Ex-funcionário da Rare revela que a Nintendo tinha bastante "inveja" do estúdio

Você leu Rare no título desta notícia e a nostalgia te acertou em cheio. É impossível citar, ver ou ler Rare e não se lembrar dos grande... (por Alex Sandro de Mattos em 03/12/2013, via Nintendo Blast)


Você leu Rare no título desta notícia e a nostalgia te acertou em cheio. É impossível citar, ver ou ler Rare e não se lembrar dos grandes clássicos da empresa nos tempos em que era subsidiária da Nintendo. Mas você sabia que a Nintendo tinha uma certa inveja do estúdio? Ao menos foi isso que Phil Tossell, ex-funcionário da Rare, revelou em uma recente entrevista.


Tossel disse em uma entrevista ao site RetroGamer que ele sentia que a Nintendo tinha, muitas vezes, inveja da Rare. Tossel comentou que a Big N pensava que os jogos da subsidiária eram tecnicamente e artisticamente superior aos dela. Houve até um boato de que a Nintendo recriou todas as texturas de The Legend of Zelda: Ocarina of Time após ver o que a Rare tinha feito com Banjo-Kazooie.

Quanto questionado se a Nintendo compartilhava engines e códigos-fonte com a Rare, devido a proximidade da subsidiária com a Big N, Tossel respondeu:
"Não, nós nunca tivemos a engine de Zelda ou qualquer código que eles faziam! Nós vimos uma versão inicial de Zelda e que tinha uma grande influência de Dinosaur Planet. A Nintendo muitas vezes tinha bastante inveja de nós. Tinha a sensação que eles pensavam que nossos jogos eram tecnicamente e artisticamente superior aos deles. Miyamoto nos visitava regularmente e ouvi até um boato de que eles refizeram todas as texturas em Zelda após terem visto nosso trabalho em Banjo-Kazooie, porque o nosso jogo parecia melhor."
Curiosamente, esse não é o primeiro comentário de que a Nintendo tinha inveja da Rare. Há relatos de que Miyamoto fez os visuais de Yoshi's Island (SNES) como resposta aos belos gráficos de Donkey Kong Country na época. E você, acha que a Nintendo tinha inveja da Rare?

Fonte: NE


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Não que eu seja adepto a esse negócio de sentir inveja dos outros ( creio que você deve se inspirar nos outros não invejalos), mas a rare era incrível é normal que ouvesse uma certa "competição" para ver quem mandava melhor.

    ResponderExcluir
  2. Não duvido. Os jogos da Rare eram realmente mais bonitos que muitos jogos da Nintendo. É só comparar DK Country com Super Mario World, ou Banjo-Kazooie com Mário 64.
    Da minha parte, prefiro muitos jogos da Rare aos da Nintendo da época, tanto que Mario 64 nunca me animou muito, em compensação Banjo...
    Mas como eram "manas", não fazia diferença entre qual empresa era melhor.

    ResponderExcluir
  3. Cuspir no prato que comeu é f%$€ ein.

    ResponderExcluir
  4. competicao é a palavra mais certa =) se vc faz algo e ve alguem fazendo melhor, entao tenho que fazer melhor tbm

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo! Pena a big n ter perdido a rare;-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se perdeu, segundo a história na época a rare estava vacilando nos projetos, foi então que a BigN aceitou a proposta da Ms. Mas nunca se sabe pode ter cido mancada da nintendo ou não.

      Excluir
  6. bem... RARE... o mundo vive de copias... ps move por exemplo... e a função de segunda tela no xone? Pelo menos a Nintendo eh dona do nome donkey kong, sobre as ideias, surgem de qualquer lugar, a RARE tinha eh que agradecer e levanrar as maos pro alto por servir de exemplos arquitetônicos em questao de geaficos e design.

    Por falar em RARE... por onde andou todo esse tempo??? nao va me dizer que todo esse tempo passou maquinando pra falar que a Nintendo copiou algo!?!?!?

    ResponderExcluir
  7. Sinto falta de quando a Rare estava com a Nintendo...
    Bem... A Retro Studios já está substituindo a Rare mesmo...
    Enquanto a Retro está fazendo novos Donkey Kong Country e Metroid a Rare está fazendo Kinect Sports... ugh... Pelo menos teve um novo Killer Instinct agora... Que já teria desde o Game Cube se a Microsoft não tivesse... N-não vamos falar disso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não foi desenvolvido pela rare. Se não me engano o último deles foi o ksports

      Excluir
  8. Sinto muito aos fas da serie donkey kong mas eu realmente preferia os graficos do mario world, eram menos borrados e o jogo massacrava o country na questao de diversao, segundo que o jogo yoshi island nao tinha nada a ver graficamente com o country faça-me o favor. a rare devia é se tocar e não tocar no nome da bigN agora que esta fazendo jogos mais podres que goiaba com bigato na casa do vizinho x. vai fazer um jogo que presta depois fala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de gráfico é relativo. Quando eu jogava no Snes eu não sabia nem o que era gráfico ( para ser sincero mesmo na 6/7 geração eu não sabia de nada em relação a engines e outras firulas da moda de hoje), para mim não tinha diferença entre Smw e Dkc tirando o fato de um ser baixinho e bigodudo e o outro um gorila gigante!

      Excluir
    2. O importa e q tanto o Mario quanto DK são da Nintendo , em questão gráfica eu tbm fui fica mais ligado nisso quando comprei meu Wii. N vejo motivo em discutimos qual tinham gráficos melhores os fans vao defender os seus , e cá entre nós entre Mario e DK eu prefiro os 2

      Excluir

Disqus
Facebook
Google