Pokémon Blast

Competitivo 101: Montando o seu time e aprendendo os papéis dos seus Pokémon!

Após uma calorosa aula de introdução e o início das aulas do professor Sheen quanto aos tipos dos nossos amados monstrinhos, acredito qu... (por Fellipe Camarossi em 17/01/2014, via Nintendo Blast)

Após uma calorosa aula de introdução e o início das aulas do professor Sheen quanto aos tipos dos nossos amados monstrinhos, acredito que hoje possamos iniciar nossa matéria oficialmente: entrando no cenário competitivo. Como devem saber, antes de iniciar qualquer tarefa, é preciso deixar prontas todas as ferramentas necessárias, e esta regra também se aplica a Pokémon. Sem mais delongas, é hora de começar a se preparar para o competitivo em mais um Competitivo 101, primeiramente selecionando o seu time.

Tá, parece fácil, como começamos?

Calma aí, sabichão. Escolher um time é muito mais simples na teoria do que na prática. Em uma situação normal, o processo seria “selecione seis Pokémon que você gosta e manda ver!”, mas estamos nos preparando para o competitivo e apenas esse tipo de pensamento não vai conseguir te levar à vitória. Sim, você deve escolher os Pokémon que gosta, mas deve saber o que está fazendo na hora de escolher.

Escolher 6 dentre 718
não é uma tarefa fácil.
Como devem saber, todos os Pokémon possuem determinados Base Stats, que determinam as capacidades máximas daquele monstrinho em cada atributo (HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed). Através destes stats é possível determinar que tipo de papel aquele Pokémon consegue desempenhar melhor, e é a primeira coisa a ser analisada quando escolher o seu parceiro.

Agora algo que deve estar se perguntando é: “o que são esses tais papéis?”. Bem, estas são as diferentes atuações que os Pokémon podem ter em combate, dependendo somente dos seus stats e dos movimentos que podem aprender. Uma vez que você saiba o que aquele Pokémon é capaz de fazer, você saberá se ele é o que se encaixa melhor no seu objetivo ou deverá ficar na reserva, dando espaço para um outro parceiro.

Bem, isso já dá uma boa noção sobre como começar essa aula. Sem mais delongas, vamos aprender agora os diferentes papéis que seus monstrinhos podem atuar!

As muitas peças desse jogo de Xadrez

Lead é o Pokémon que abre o jogo, o primeiro a ser colocado em campo. Este costuma ser o responsável por deixar o campo da melhor forma possível para entrar os outros parceiros. Em geral colocando Entry Hazards (Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock e Sticky Web) que ajudem o grupo e/ou induzam status negativos no adversário, também é comum ter Leads que sirvam no papel de Anti-Lead, impedindo que o Lead adversário execute seu papel, ou através de pura força bruta ou através de movimentos como Taunt, que impedem o uso de movimentos não-ofensivos.
Sweeper é onde fica a força bruta do seu time. Um Pokémon Sweeper é responsável por ser aquele que irá nocautear a maior quantidade de oponentes possíveis usando golpes de alta velocidade e grande potência. Sweepers costumam ter movimentos que aumentam sua força natural (como Swords Dance, Dragon Dance e Nasty Plot), e podem ser tanto físicos, especiais ou mesmo um pouco de cada (conhecidos como Mixed Sweepers).
Wall é o Pokémon que foi feito justamente para impedir os Sweepers oponentes, sendo uma verdadeira parede contra a força inimiga. Os Walls costumam ter quantidades enormes de HP, Defense e/ou Special Defense, para segurar mesmo as mais fortes ameaças. Também costumam ter movimentos de recuperação de HP e que debilitem os adversários com status, diminuindo sua periculosidade.
Wallbreaker é semelhante a um Sweeper, mas especializado em derrubar Walls. Em geral eles possuem distribuição de stats semelhantes às de um Mixed Sweeper, mas com ataques de alto risco e alta recompensa. Golpes como Overheat, Superpower e Draco Meteor, capazes de causar danos elevados, são os utilizados pelos Wallbreakers para quebrar qualquer tipo de Wall, atacando por onde o oponente não pode se defender (já que são raras as Walls que defendem perfeitamente bem tanto na defesa física como na especial).
Tanks parecem uma mistura de Sweeper e Wall, sendo poderosos atacantes mas que não contam com a velocidade para se manter em campo, e sim sua alta resistência. Tanks costumam ter um potencial ofensivo assustador, mas devido à baixa velocidade, recebem muitos golpes e não costumam durar muito sem o suporte certo - como ataques com prioridade ou suporte de Trick Room, que inverte a ordem dos atacantes baseada em velocidade.
Revenge Killer é o responsável por eliminar ameaças que seu time possa ter, ou simplesmente se vingar de um Pokémon oponente que derrotou um seu. Revenge Killers costumam ter ataques potentes e alta velocidade, em geral combinados com Choice Scarf para garantir que atacarão antes, ou abusam do uso de golpes com prioridade elevada para garantir que derrubem os oponentes já enfraquecidos com precisão e eficácia.
Trapper é um Pokémon semelhante a um Revenge Killer, mas ele não precisa ser, necessariamente, mais rápido. Trappers em geral costumam deixar o oponente numa situação onde ele vai acabar se dando mal de qualquer maneira, seja forçando-o a trocar e receber um Pursuit de dano aumentado ou a atacar e receber um Sucker Punch que decerto causará altos danos.
BPasser é um Pokémon que usa do movimento Baton Pass para transferir stats aumentados para outro Pokémon, deixando-o ainda mais ameaçador. É extremamente viável para tornar um Sweeper frágil ainda mais potente, já que serão raras as oportunidades de conseguir aumentar suas capacidades com algum movimento de aumento de stat. Ainda existem times que envolvem o uso de Chain Pass, fazendo com que vários Pokémon usem do Baton Pass para criar um único Pokémon extremamente potente, mas é difícil conseguir criar essa corrente devido às muitas ações que podem interrompê-la.
Phazer, por exemplo, é um Pokémon feito justamente para quebrar a ofensiva de um oponente que abusa de stats aumentados por movimentos. Através de ataques como Roar e Dragon Tail, o Phazer pode forçar uma troca e remover as alterações de stats, ou usar Haze e fazer o mesmo sem a troca. Essa é a principal ameaça de times de Chain Pass, além de conseguir quebrar muitos Sweepers na perda de sua força bruta.
Pivot é um Pokémon feito para causar trocas e ganhar momentum em combate (isso será explicado com mais detalhes no futuro). Um Pivot pode ser tanto ofensivo quanto defensivo, sendo o primeiro para fazer o adversário trocar de monstrinho pela sua pura ameaça e o segundo porque o oponente não pode fazer muito contra ele. Em ambos os casos, o objetivo é se aproveitar da troca para ganhar tempo e debilitar o time adversário.
Cleric, como o nome sugere para fãs de RPGs em geral, é um Pokémon responsável por restaurar as forças de seus compannheiros. Com movimentos como Aromatherapy e Heal Bell para curar os status negativos e Wish para trazer de volta HP, os Clerics são essenciais em times defensivos, aumentando a resiliência de Walls e Tanks.
Supporter é muito semelhante ao Cleric quanto ao seu desempenho em relação ao time. O Supporter tem como objetivo melhorar o desempenho de seus parceiros através de movimentos que melhorem suas defesas ou prejudiquem os oponentes, como Reflect, Light Screen ou induzindo status negativos no adversário.
Spinner, por fim, é o Pokémon responsável por limpar a arena de Entry Hazards (colocados pelo Lead) através do ataque Rapid Spin. Em geral, costumam ser Pokémon rápidos ou com boa resistência, garantindo assim a remoção dos ataques inimigos do seu campo. Esse nome é antiquado, considerando que nesta geração o movimento Defog foi atualizado, recebendo agora o efeito de remover os Entry Hazards dos dois lados da arena, assim retirando Rapid Spin do posto de único movimento capaz dessa façanha.
Estes são alguns dos mais famosos papéis executados pelos Pokémon no cenário competitivo, mas é claro que existem outros, variáveis destes já apresentados e até versões mistas de alguns deles. Existem até Pokémon que conseguem atuar de diversas formas diferentes apenas com uma mudança na distribuição de EVs (explicarei isso nas próximas aulas) e movimentos! O céu é o limite quando montando a sua equipe. Ou ao usar Fly.

Agora podemos montar a equipe?

Bem, sim e não. É nesta etapa que você decide como será o seu time. Agora que você já sabe o que cada Pokémon pode fazer, poderá selecionar os papéis que mais se aplicam ao seu estilo de jogo e começar a buscar nos Pokémon que gosta (ou simplesmente nos melhores em cada atuação) para começar a formar seu time.

Por exemplo, se você é um jogador hiper-ofensivo, vai ser interessante ter um Lead que prepare o campo para uma série de Sweepers e Tanks que irão se focar em destruir seus oponentes com golpes potentes. Já se é um jogador mais defensivo, achará viável ter Walls, Clerics, Supporters e Phazers, garantindo longevidade e resistência para até os mais fortes batedores. Tudo vai depender do seu estilo de jogo.

Em geral, uma receita genérica de como montar o seu time envolve o uso de um Lead, dois Sweepers, uma ou duas Walls, um Pivot e o último espaço fica a mercê do que os seus Pokémon mais precisam. É difícil seguir sempre a mesma receita, pois isso depende muito dos monstrinhos que forem escolhidos para a sua equipe, então, por hora, vamos deixar esse assunto em aberto. Abordaremos de forma mais específica depois que todas as principais funções dos Pokémon estiver completamente explicada.

Afinal de contas, isso foi apenas um índice das nossas próximas aulas. Vamos nos aprofundar mais com os mais importantes destes muitos papéis que seus Pokémon podem assumir. Alguma pergunta?

Ask Me-owth

Como prometido na semana passada, hoje estarei pegando emprestado a mini-coluna do professor Sheen para responder dúvidas dos treinadores. Como eu disse também, estarei dando preferência para perguntas relevantes ao assunto da aula, mas cedo ou tarde todas serão respondidas. Caso tenha alguma dúvida rápida, podem me seguir e perguntar no Twitter que irei responder sem muita demora! Bom, sem mais delongas, vamos para as perguntas da semana.
Eu tenho uma dúvida para o Ask Me-owth! E é bem adequada ao nome da seção :v Eu sou karenfag e sempre coloco um Meowth no meu time por motivos de "ele é o melhor pokémon do mundo". O que posso fazer para que ele renda o máximo possível em minha equipe? qual o melhor uso para um pokémon do tipo normal em batalhas competitivas?
Thomas Schulze
Bom Thomas, usar o Meowth no cenário competitivo atual pode ser muito difícil pelo fato de que ele nem chega a ser um Pokémon em sua forma final, e a Eviolite não lhe faria muita diferença na resistência. Você pode, contudo, usar o Meowth em partidas Little Cup (nas quais todos os Pokémon estão em sua forma inicial e no nível 5), nas quais ele tem seu nicho próprio como Anti-Lead (tendo acesso a Fake Out e Covet para abusar de sua habilidade, Technician, que aumenta o dano de ataques com menos de 60 pontos de força). Se ainda assim quiser usar Meowth no competitivo, arrisque com Fake Out e Hypnosis para danificar o oponente e tentar adormecê-lo antes que ele tente agir!

Agora, se deseja ir para o competitivo sério, eu recomendo que tente ir com a forma evoluída do Meowth, Persian. Tendo uma velocidade excelente, chegando ao máximo de 361, Persian compensa sua falta de ataque com muitos movimentos de utilidade, como Taunt para agir como Anti-Lead, Fake Out para quebrar Sturdy e Focus Sash, U-Turn para sair do campo deixando algum dano e Bite para abater Ghost-types com o aumento de dano de Technician.

Por fim, caso queira fazer uma brincadeira, pode fazer um Persian com somente Fake Out e Last Resort, já que o primeiro só pode ser usado ao entrar em campo e o segundo quando os outros ataques já foram usados, e o poder base de 140 de Last Resort compensa um pouco a falta de Attack do Persian. Agora veja o que o seu time mais precisa e manda ver!
Eu quero aprender sobre a a biologia de um Marill, rsrs.
Andre Cristiano de Cunha
Como tantas pessoas curtiram esse comentário e eu disse que ensinaria se perguntassem, então vamos lá.

O Marill é um Pokémon bípede, semelhante a um coelho, porém aquático. Costuma ter cerca de 40cm de altura, e seu peso médio é 8,5kg. Seu corpo possui pelos, que possuem uma substância hidrofóbica, permitindo que possam nadar em alta velocidade, pois repelem a água e reduzem o atrito. Suas habilidades como nadadores também são enfatizadas pela sua cauda em forma de esfera, que possui um óleo dentro de si que possui menor densidade que a água, assim servindo de boia.

As orelhas de Marill conseguem captar sons mesmo que distantes, devido a sua grande sensibilidade. Além disso, sua cauda consegue servir de âncora quando presa em árvores na beira de rios e lagos, permitindo que Marill possa pescar para se alimentar, embora sua dieta componha-se, em maioria, de vegetais subaquáticos.
Mas o que você(s) acha(m) do meu time ?! (Se quiser eu coloco evs e ivs nat. etc ) ah e este time é para o battle subway super single: GLISCOR. JELLICENT, FERROTHORN.
Alan Brunoo
Bom Alan, é difícil dar qualquer informação precisa sem saber como você está usando estes Pokémon (onde entram os moves, nature, EVs e IVs), mas é possível, preliminarmente, ver que é um time sólido defensivo. Os três Pokémon tem ótimos stats de defesa, e seus tipos tem uma boa sinergia entre si, mas talvez peque um pouco na hora de causar dano. Saber a hora certa de trocar seus Pokémon durante a batalha e ter golpes fortes e com STAB, como Earthquake e Scald, vai garantir uma boa empreitada no Super Singles!

E Gliscor sempre é uma boa pedida.
Bem, pessoal, isso conclui a nossa segunda aula do cenário competitivo de Pokémon. Tiveram alguma dúvida? Algo não ficou claro? Tem algo que queiram que seja abordado, ou algo que queiram criticar? Sintam-se à vontade para comentar, perguntar e participar. Até a próxima aula, guardem o material e o último a sair apaga a luz.
Revisão: Rafael Neves
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. ei quero saber uma boa moveset para gliscor; eu não consigo pensar em uma lembrando q ele tem poison heal, e como item uma toxic orb vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Adoro a pokemon blast e desde q vcs começaram a falar do competitivo eu aprendi muito e estou muito melhor em batalhas (para vcs terem noção eu tinha no pokemon platinum um imfernape com close combat overheat blast burn e strengh)

    ResponderExcluir
  3. pro cara q pediu o gliscor, poe toxic protect earthquake e roost, set generico de stall, mais é mto bom. Eu tenho dificuldades na hora de botar os pokes na equipe, n consigo criar a sinergia de tippos

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google