Blast from the Past

Home run! Bolas altas e passes rápidos em Mario Superstar Baseball (GC)

Mesmo sendo primariamente encanador, o bigodudo Mario já participou em dezenas de atividades muito além de seu currículo. Pass... (por Anônimo em 26/01/2014, via Nintendo Blast)

Mesmo sendo primariamente encanador, o bigodudo Mario já participou em dezenas de atividades muito além de seu currículo. Passando-se por tenista, golfista, jogador de futebol, corredor de kart e até mesmo doutor de medicina, as opções para o herói do Reino do Cogumelo pareciam já estar se esgotando, mas foi em agosto de 2005, com uma parceiria com a Namco que a Nintendo lançou, para Nintendo GameCube, o mais novo título esportivo da turma do Reino do Cogumelo: Mario Superstar Baseball!

Tacada Inicial

Mario Superstar Baseball foi a primeira experiência da turma nesse esporte tipicamente estadunidense. Herdando diversos elementos tradicionais das outras séries de esporte, Superstar Baseball também inclui mecânicas diferenciadas como as tacadas especiais conhecidas como Power Shots, bem similares aos vistos em Mario Power Tennis, os perigos aleatórios que diferem de estádio para estádio e o Toy Field, que mistura a diversão de quatro jogadores regada à moedas de Mario Party com uma partida rápida de beisebol.

Poderes especiais conhecidos como Power Shots também voltam nessa versão
Outros elementos, contudo, são trazidos exclusivamente pela Namco para o estádio. Cada equipe em Superstar Baseball é composta de um capitão principal (que dará o nome à equipe) e outros membros secundários, habitantes do Mundo do Cogumelo. De todos os jogadores, apenas capitães são capazes de executar Power Shots de efeitos diversos, sendo que os membros secundários podem efetuar uma versão mais poderosa de uma tacada ou arremesso conhecida por Star Shot. Outras mecânicas novas, como o conceito de "química" de equipe, por exemplo, define o quão efetivo o trabalho em equipe do seu time será diante da formação com outros parceiros na equipe e a quantidade de estrelas de Power Shots do próprio capitão. Personagens que se gostam, como Mario e Peach, efetuam passes e jogadas com uma melhor eficácia, enquanto personagens que não se dão bem, como Luigi e Waluigi, podem ter a sua performance afetada se precisarem cooperar durante um jogo.

Um grande elenco

Um dos maiores destaques de Superstar Baseball que até mesmo supera as séries esportivas anteriores é a imensidão de opções de personagens selecionáveis. Para aqueles que pensam que Mario não tem um universo bem desenvolvido, o jogo prova o contrário ao oferecer 32 personagens diferentes (e algumas variações de cor para alguns deles) diretamente do Reino do Cogumelo, dentre Paragoombas, Magikoopas e Nokis, cada um classificado em até quatro categorias: Balance, Speed, Technique e Power. Esse número bate até mesmo o recorde de personagens jogáveis em um jogo do Mario, que até então era uma proeza dos 20 personagens de Mario Kart: Double Dash!!
Dentre todos esses personagens, 12 considerados estrelas principais da série são particularmente classificados como capitães de equipe, possuindo uma habilidade secundária além de Power Shots exclusivos. Em campo, eles travam disputas ao se cruzarem nas jogadas, rendendo pontos para Power Shots e outros bônus. Esses capitães devem ser escolhidos como líderes antes de se formar uma equipe durante a composição do seu time. Confira a diferença de cada um dos capitães:

  • Mario é a estrela que todos conhecem e um capitão do tipo Balance e pode ajudar na cobertura de campo com suas habilidades Wall Jump e Sliding Catch. Seu Power Shot faz com que a bolinha pegue fogo e atordoe os oponentes. Como capitão, o time de Mario pode se chamar Mario Fireballs sob a presença maior de parceiros do tipo Balance, Mario Sunshines quando o time incluir Luigi e habitantes de Delfino Island (Piantas, Nokis e Monty Moles), Mario All-Stars quando o time contar com a presença ilustre dos astros Peach, Yoshi, Donkey Kong e Bowser ou, genericamente, Mario Heroes se nenhuma das situações anteriores for atingida.
  • Luigi é o irmão quase sempre ignorado de Mario que também segue o tipo Balance e pode executar as habilidades Wall Jump e Super Jump para evitar que a bola saia do estádio, além de possuir um Power Shot similar ao irmão mas de cor verde. Seu time se chama Luigi Vacuums na presença de personagens predominantemente do tipo Balance, Luigi Mansioneers quando aliado aos seus colegas de Luigi’s Mansion (Toad, Bowser, Boo e King Boo), Luigi Leapers com os especialistas em saltos Waluigi, Diddy Kong, Daisy e Baby Luigi ou Luigi Gentlemen em outras situações.
  • Peach pode ser a princesa do Reino do Cogumelo, mas isso não a impede de usar seu tipo Technique e suas habilidades Quick Throw e Super Catch no jogo. Seu Power Shot camufla a bolinha no meio de uma tempestade de corações e confunde os adversários. As equipes lideradas por Peach podem se chamar Peach Dysnasties com a maioria do time carregando o tipo Technique, Peach Monarchs ao ser acompanhada de Daisy, Toad, Toadsworth e Toadette, Peach Princesses aliando-se à Mario, Bowser, Baby Mario e Bowser Jr. ou Peach Roses fora dessas circunstâncias.
  • Daisy é a princesa de Sarasaland que, diferente da amiga, alinha-se pelo tipo Balance e utiliza as habilidades Quick Throw e Sliding Catch em campo. De forma similar à Peach, seu Power Shot camufla a bolinha em pétalas de margaridas. As equipes com Daisy na liderança podem se chamar Daisy Cupids se a maioria for do tipo Balance, Daisy Queen Bees com a presença das floridas Peach, Dixie Kong, Toadette e Noki, Daisy Petals ao ser aliada com Dixie Kong, Birdo, Wario e Petey Piranha ou Daisy Lilies em outras formações.
  • Wario é um capitão grandalhão e parrudo do tipo Power que conta com a ajuda das habilidades Sliding Catch e Body Check. Seu Power Shot cria um dente de alho que confunde os oponentes de qual dos dois é a bolinha. Quando Wario está no controle de um time inteiro, o nome da equipe passa a ser Wario Steakheads se a maioria for composta pelo tipo Power, Wario Greats quando aliado com Waluigi, King Boo, Magikoopas e Petey Piranha, Wario Beasts ao lado dos monstruosos Donkey Kong, Bowser, Bowser Jr. e Hammer Bro ou Wario Garlics em todas as outras condições.
  • Waluigi é o rival de Luigi da mesma forma que Wario é de Mario, e seu tipo Technique aliado às habilidades Laser Beam e Super Jump deve colocar bastante desafio no caminho do pobre encanador verde. O Power Shot desse desengonçado antagonista é parecido com o de Wario, com a exceção que ele cria uma berinjela ao invés de um dente de alho para confundir o time oposto. Sob o comando de Waluigi, uma equipe recebe o nome de Waluigi Smart-Alecks quando a maioria for tipo Technique, Waluigi Flankers com os vigaristas King Boo, Wario, Magikoopa e Dry Bones como membros, Waluigi Mashers com a presença de Mario, Luigi, Toadsworth e Wario ou Waluigi Mystiques em situações genéricas.
  • Yoshi é o simpático dinossauro da Ilha dos Yoshis que, ao jogar beisebol, é classificado no tipo Speed e conta com as habilidades Tongue Catch e Clamber. Seu Power Shot transforma a bola em um de seus ovos, que quica algumas vezes no chão de uma forma errônea para driblar os oponentes antes de rachar. Ao ser nomeado capitão de um time, as equipes de Yoshi podem se chamar Yoshi Speed Stars com a maioria de tipo Speed, Yoshi Islanders ao contar com a presença de Birdo, Baby Mario, Baby Luigi e Shy Guy, Yoshi Flutters com os voadores Boo, King Boo, Koopa Paratroopa e Paragoomba ou Yoshi Eggs nos demais casos.
  • Birdo é a estranha companhia de Yoshi que antagonizava os heróis em Super Mario Bros. 2. Como uma capitã do tipo Balance auxiliada pelas habilidades Suction e Body Check, Birdo é capaz de efetuar um Power Shot similar ao do amigo Yoshi, com a diferença que seu ovo tem marcas rosas. Quando uma equipe é liderada por Birdo, ela passa a se chamar Birdo Models se a maioria for do tipo Balance, Birdo Bows com os heróis de Super Mario Bros. 2 (Mario, Luigi, Peach e Toad), Birdo Fans com os parceiros Yoshi, Shy Guy, Goomba e Koopa Troopa ou Birdo Beauties nas outras situações.
  • Donkey Kong é o querido gorilão residente da DK Island e que carrega consigo o tipo Power dentro de um campo de beisebol, juntamente com suas habilidades Clamber e Laser Beam. Seu Power Shot transforma a bola em uma banana capaz de curvar grandemente a trajetória como se fosse um bumerangue, atrapalhando a jogada dos rivais. Quando Donkey Kong forma uma equipe sob seu nome, ela pode se chamar DK Wild Ones na presença da maioria de tipos Power, DK Kongs com seus amigos Diddy Kong e Dixie Kong além de Goomba e Koopa Troopa, DK Animals ao se juntar com os selvagens Yoshi, Bowser, Monty Mole e Petey Piranha ou DK Explorers no resto dos casos.
  • Diddy Kong é o amigo e parceiro de Donkey Kong em suas macaquices e é classificado pelo tipo Speed. Suas habilidades são Super Catch e Clamber, e seu Power Shot é idêntico ao do colega gorila. Quando Diddy se torna o capitão de seu próprio time, a equipe passa a se chamar Diddy Ninjas na presença majoritária de tipo Speed, Diddy Tails com seus colegas de caudas Yoshi, Boo, Birdo e Dixie Kong, Diddy Red Caps com amigos portadores de acessórios vermelhos Mario, Birdo, Baby Mario e Toadette ou Diddy Survivors nas outras formações.
  • Bowser é o vilão e anti-herói de Mario, sempre raptando a princesa e causando confusão. Seu tipo Power e suas habilidades Body Check e Laser Beam prometem dar muita dor de cabeça ao bigodudo durante seus duelos dentro de campo. Seu Power Shot transforma a bola em um Bullet Bill capaz de empurrar os oponentes que tentarem agarrar a bola. Os infelizes times que tiverem o exigente Bowser no comando serão nomeados como Bowser Blue Shells na maioria de personagens Power, Bowser Monsters com a presença de Bowser Jr. e soldados de sua tropa (Dry Bones e Hammer Bro), Bowser Black Stars na concatenação de vilões Waluigi, Petey Piranha, Wario e Hammer Bro ou Bowser Flames em situações menos específicas.
  • Bowser Jr. é o possível sucessor do império maligno de Bowser e, tal como o pai, traz consigo o tipo Power para dentro de campo, juntamente com as habilidades Body Check e Wall Jump. Seu Power Shot também é idêntico ao de seu pai, com a diferença que seu Bullet Bill também usa uma bandana. No comando do pequenino, uma equipe passa a se chamar Jr. Bombers quando a maioria for composta pelo tipo Power, Jr. Pixies aliando-se à Diddy Kong, Boo, Shy Guy e Goomba, Jr. Rookies com os baixinhos Diddy Kong, Dixie Kong, Baby Mario e Baby Luigi e Jr. Fangs nos demais casos.


Novos desafios, velhos rivais

Além de contar com o modo tradicional Exhibition para partidas single ou multiplayer e do modo especial Toy Field, Mario Superstar Baseball também inclui um modo história denominado Challange, onde Bowser convida os capitães para desafiá-lo em um jogo de beisebol. O objetivo nesse modo é batalhar entre os outros capitães enquanto viaja pelo Reino do Cogumelo para recrutar novos membros para a equipe e torná-la forte o suficiente para vencer Bowser em um jogo.
Durante esse modo é necessário que se explore e vença as seis diferentes arenas de beisebol para chegar ao final, cada uma delas com sua própria peculiaridade para tornar o jogo ainda mais interessante e divertido:
  • Mario Stadium é a casa de Mario, Luigi e casa da equipe Mario Sunshines durante o modo Challange. Como não existe nenhum tipo de obstáculo, é o estádio perfeito para se jogar uma partida pura e normal de beisebol que dependa apenas das habilidades dos jogadores.

  • Peach Garden é um estádio construído dentro dos jardins do castelo da Princesa Peach que serve como casa da equipe Peach Monarchs. Nesse estádio, diversos blocos se posicionam no espaço aéreo, dificultando as rebatidas. Os blocos de notas musicais quicam a bola e os blocos de tijolos são destruídos pelo impacto, enquanto blocos de interrogação liberavam um power-up ao serem acertados.

  • Wario Palace é um imenso palácio de tesouros, casa da equipe Wario Greats, que coloca Chain Chomps em campo para perseguir os indefesos jogadores, além de usar geradores de tempestade de areia para atrapalhar a direção da bola em ocasiões aleatórias.

  • Yoshi Park é um estádio bem gramado construído na Ilha dos Yoshi para servir de casa para a equipe Yoshi Islanders. Nesse campo, algumas Piranha Plants podem atrapalhar os jogadores que tentarem recuperar as bolas se eles chegarem próximo demais delas.

  • Donkey Kong Jungle é um estádio construído no meio da selva nativa da família Kong e que serve de casa para a equipe DK Kongs. Canhões nas bordas do campo atiram barris nos jogadores ocasionalmente, além do perigo que os Klaptraps oferecem se os jogadores chegarem perto demais deles.

  • Bowser Castle é, como o nome já diz, um estádio construindo dentro do imenso castelo de Bowser. Ele serve de casa para a equipe Bowser Monsters e possui poços de lava em suas extremidades, além de Thwomps bloqueando as áreas externas e impedindo qualquer tentativa de um home run.

De todas as arenas de beisebol, apenas Bowser Castle deve ser destrancada no modo Exhibition ao vencer o modo Challange pelo menos uma vez para poder ser selecionada.

Como a primeira vez em um esporte ainda inexplorado, Mario Superstar Baseball é um home run na diversão multiplayer entre amigos ao revigorar o jogo com as tradicionais e queridas mecânicas de esporte dos diversos spin-offs de Mario e nos trazendo personagens diferenciados, poderes especiais, arenas divertidas e tudo mais que se espera de um spin-off esportivo do bigodudo. Ainda dá tempo de recuperar suas bases se você possui um Nintendo GameCube ou um Wii, então não dê bola fora!

Revisão: José Carlos Alves
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google