Discussão

A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

Já não é mais novidade para ninguém que o Wii U está longe de ter o sucesso almejado pela Nintendo e pelos fãs da empresa. Apesar dos g... (por Unknown em 02/02/2014, via Nintendo Blast)


Já não é mais novidade para ninguém que o Wii U está longe de ter o sucesso almejado pela Nintendo e pelos fãs da empresa. Apesar dos grandes esforços da Big N em popularizar o console, o público não parece ter se dado por satisfeito com o que foi oferecido, o que é bastante preocupante dada a quantidade de jogos que a Nintendo lançou no segundo semestre de 2013. As baixas vendas do console ocasionaram uma onda de cancelamentos de jogos de third-parties e um ceticismo crescente de todos os setores da indústria. Na última semana, a gigante nipônica anunciou os resultados do terceiro trimestre fiscal de 2013 e apresentou mais um prejuízo, causado principalmente pelas baixas vendas de seu console de mesa. Estando numa situação delicada e tendo que enfrentar a concorrência fortíssima de dois novos consoles, surge uma pergunta que não quer calar: a Nintendo deve descontinuar o Wii U?


Uma faca de dois gumes

Descontinuar um produto devido ao seu admitido fracasso é uma tarefa ingrata e bastante desconfortável para qualquer empresa. Sua marca fica manchada para os olhos de acionistas e, principalmente, consumidores, que deram duro para adquirir o produto, confiando em seu sucesso. A insatisfação geral com esse tipo de atitude vinda de uma empresa de porte, como a Nintendo, pode destruir sua imagem para sempre, a não ser que algum plano muito bem arquitetado esteja sendo pensado.

A Nintendo já desistiu de um console. Lembram-se do Virtual Boy?
Caso haja um plano B, descontinuar o produto pode ser, a curto prazo, algo terrível, mas que pode ir se corrigindo com o passar do tempo. Dado o grande prejuízo da Nintendo, que vem crescendo cada vez mais graças ao Wii U, descontinuar o console em um futuro próximo e lançar um novo hardware com potencial competitivo ao dos concorrentes não seria má ideia. E não estou dizendo para a Nintendo deixar de criar o que sabe fazer de melhor, e de maneira nenhuma seria uma saída viável ela transformar Mario em Call of Duty. A questão é que o Wii U é um console que chegou ao mercado com a promessa de atrair de volta o público perdido pela empresa durante a vida do Wii, algo que se tornou praticamente impossível graças à dificuldade de trazer para ele os jogos lançados para a nova geração de consoles concorrentes. Isso ocorre devido a sua arquitetura, que é completamente distinta daquela presente nos produtos oferecidos pela Sony e pela Microsoft.

Fiquem tranquilos, pois isso nunca vai acontecer. Espero...
Não estou falando de capacidade gráfica, pois já é sabido por todos que o Wii U é capaz de gerar gráficos lindos que, apesar de não competirem de igual para igual com o que é apresentado no Xbox One ou no PlayStation 4, pelo menos não representam o abismo que testemunhamos entre o Wii, o PS3 e o Xbox 360. Estou dizendo que os consoles concorrentes possuem a arquitetura similar à de um PC, o que faz com que a programação dos jogos e até mesmo os ports sejam feitos sem muita dor de cabeça. O Wii U, no entanto, usa como base a mesma arquitetura do Wii, só que mais parruda, de maneira que um jogo multiplataforma precisa ter várias partes de seu código totalmente reconstruídas para ser lançado na plataforma da Nintendo. E considerando as baixas vendas do console, qual a vantagem de uma desenvolvedora gastar tanto em um port que ela sabe que não vai vender muito?

A real situação do Wii U

Depois de cerca de um ano no mercado, o Wii U vendeu pouco mais de cinco milhões de unidades ao redor do globo, o que é um número baixíssimo se considerarmos que o Xbox One e o PlayStation 4 já estão chegando a essa marca após estarem por apenas cerca de dois meses nas lojas. Esforços de todos os lados vieram, e estão vindo, por parte da empresa, que está lançando todas as suas franquias de peso em um curtíssimo período de tempo, para que os jogadores satisfaçam-se com o que mais buscam quando adquirem um console da empresa: jogos exclusivos de extrema qualidade.

Ninguém duvida que Mario Kart 8 será incrível. Talvez só não seja o suficiente
Infelizmente, todos sabemos que as coisas nem sempre dão certo para todo mundo, mesmo que na nossa cabeça esteja tudo bem. Na última quinta-feira, Satoru Iwata realizou alguns anúncios para o console, entre eles: a adição de jogos de DS ao Virtual Console, um maior uso do GamePad e até mesmo o mês de lançamento de Mario Kart 8, um dos jogos mais esperados do console. Mas isso é mesmo o suficiente? Eu acredito que não.

O futuro de Watch_Dogs no Wii U é um pouco incerto
Enquanto várias notícias um pouco animadoras vêm da própria Nintendo, outras nada agradáveis vêm de todo o resto do mercado, que, acredite, já não se limita mais às escolhas e inovações da Nintendo há algum tempo. Além de o Wii U receber pouquíssimos jogos de third-parties, estes vêm com diversas limitações, como a ausência de modo multiplayer de Batman Arkham Origins (que teve seu DLC de Wii U cancelado na última semana) e a falta de qualquer conteúdo adicional de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Para piorar a situação, alguns jogos antes dados como certos para o console, como o esperadíssimo Watch_Dogs, já não estão completamente garantidos, dado o silêncio da Ubisoft quanto ao curioso desaparecimento do título em vídeos promocionais do Wii U.

O rumor do Nintendo Fusion

Apesar de claramente se tratar de um rumor que dificilmente se concretizará, só o fato deste tipo de notícia começar a pipocar na internet já pode trazer alguma luz do que pode acontecer em um futuro não tão distante. Apesar do Wii U possuir diversos jogos programados para este ano, não consigo enxergar algo tão brilhante para os próximos anos. Considerando que o console da Nintendo está cada vez mais sendo sustentado apenas pela própria empresa, manter o produto no mercado por muito tempo se tornará uma tarefa quase impossível. Viradas de jogo à parte, a Nintendo está diante de uma das situações mais difíceis de sua história, que chega perto do que ocorreu com o Virtual Boy, há mais de dez anos.

Apesar de não ter sido um sucesso estrondoso, o GameCube nunca deu prejuízo à Nintendo
Muitos dirão que o GameCube também não foi lá um grande sucesso, mas havia uma grande diferença entre o saudoso cubo da Big N e o Wii U: o lucro. Enquanto a Nintendo nunca vendeu sequer uma unidade do GameCube com prejuízo, cada Wii U vendido tem uma parcela de seu valor subsidiada pela empresa, que contava, pelo menos depois de algum tempo, com a obtenção de uma compensação através da venda de software, o que não está acontecendo graças às vendas baixíssimas do console, que tornam os jogos pouco demandados, por melhores que sejam, como por exemplo no caso de Super Mario 3D World, que perdeu em vendas, em algumas regiões como o Reino Unido, para Knack (PS4).

Acredite ou não, o pior jogo de lançamento do PS4 superou Super Mario 3D World em vendas
O prejuízo apresentado nos últimos meses não fará com que a Nintendo deixe de produzir consoles de mesa ou, muito menos, a levará à falência, como muitos adoram profetizar. O fato só nos mostra que alguma medida grande deve ser tomada para que a empresa volte a ser saudável e sustentável. Lançar um novo console com especificações competitivas, que possibilitem que as third-parties trabalhem à vontade no console, não tem nada a ver com a Nintendo deixar de ser a empresa que tanto amamos, e sim com abrir caminhos para fazê-la tornar-se ainda maior e indispensável para a indústria. O rumor do Fusion provavelmente é falso, visto que a Nintendo é mais fechada que o Fort Knox, e informações desse tipo nunca vazariam de forma tão esdrúxula. Mas, ainda assim, a ideia desse console poderia ser um bom caminho a ser traçado pela Nintendo, que finalmente adotaria o conceito de ecossistema para suas plataformas, que passariam a se integrar de forma mais profunda que apenas por meio de uma junção de saldos do eShop. Além disso, o console teria poder de fogo suficiente para receber ports de vários dos jogos que serão lançados nos próximos anos para os consoles concorrentes, que conviveriam com as maravilhosas franquias da própria Big N. Seria uma combinação de peso que faria com que a Nintendo possuísse cacife suficiente para encarar sua concorrência, o que, infelizmente, não está acontecendo agora.

A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

Dadas as circunstâncias, a Big N deve, pelo menos, pensar em uma estratégia consistente para o médio prazo. O ano passado serviu para nos mostrar que nem as mais amadas franquias da desenvolvedora estão sendo o bastante para sustentar seu console. Dado este problema, algo deve ser pensado com urgência para que a empresa volte a se tornar competitiva e relevante na indústria. Afinal, a Nintendo sempre foi a empresa que esteve passos à frente de seus concorrentes no quesito inovação, mas para isso, os conceitos anteriores foram sempre destruídos. Se isso acontecer, só torço para que deixem o nome Wii no passado, visto que trazê-lo à nova geração foi uma escolha deveras infeliz.

Revisão: Samuel Coelho
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mesmo no prejuizo a nintendo tem que arcar com jogos e prejuizos se ela descontinuar seu console pode lancar o ultra ninguem confia mais, lance suas melhores franquias e dure mais 4 anos e lance outro ai sim,.eu nao acredito que ela desista do seu console a sega fez isso no saturno depois ninguem confiou mais

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa que a Nintendo deve pensar bem antes de lançar um novo console seja daqui 2, 3... 10 anos é não lançar o console com o mesmo poder gráfico dos atuais xbox one e ps4 tem que lançar com hardware Super poderoso se não vai acontecer a mesma coisa que esta acontecendo com Wii U, ou seja, trocar seis por meia dúzia.

    ResponderExcluir
  3. Fico triste.. Acho o wii a definição pura de video game, o wii é oque video game significa.. O wiiu sendo o super wii deveria ser algo estrondoso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara voce falou tudo agora o wii e fantastico jogos plataformas tiros tudo tinha nele, pra mim o melhor video game q exitiu

      Excluir
  4. Não dá para falar muita coisa já que o futuro é incerto, o problema é que antes mesmo do console ter problemas as thirds já não queriam fazer nada (leia-se EA, Konami, Square Enix e outras), muitas falaram que não existia a menor possibilidade de seus jogos aparecerem no console, o que me faz pensar que já estava programado o "boicote" ao Wiiu. Esse negócio de arquitetura do console para mim é desculpa de preguiçoso que só quer fazer software mais do mesmo, ainda mais agora que a moda é dane-se os fás! Ao menos se lançarem um novo console, espero que os guerreiros que lutaram pelo console (como eu, esse foi meu primeiro console de lançamento! ) sejam recompensados pelo esforço.

    ResponderExcluir
  5. Ainda vou comprar o meu.....

    ResponderExcluir
  6. Ainda vou comprar o meu.....

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a matéria ,o que foi anunciado por iwata não vai salvar o wiiu infelizmente ,por outro lado descontinuar o console seria um desrespeito com quem comprou ,ou quem pretende comprar um ,como eu

    ResponderExcluir
  8. As últimas notícias tem me desanimado muito, comprei o wii u no lançamento e se acontecer oq o autor da matéria profetiza (oq acho improvável) vou perder o investimento, o valor de mercado do wii u vai cair a preço de banana.

    ResponderExcluir
  9. As vendas de knack no ps4 só provam que qualidade de software é coisa do passado, tudo indica que essa geração vai ser marcada pelo marketing em cima do console e não o que ele oferece.

    ResponderExcluir
  10. Bobagem. Eu tenho o WiiU e ele é um otimo videogame. O que falta a Nintendo é posiciona-lo no mercado. Manter a marca Wii foi o pior erro da Nintendo, o que nao comunica o potencial do aparelho para os não aficionados. Algo parecido com o 3DS. Uma mudança de estratégia deverá mostrar as qualidades do gamepad e o valor de se adquirir o aparelho. Vendi meu Wii e estou muito feliz com o meu WiiU.

    ResponderExcluir
  11. Bobagem. Eu tenho o WiiU e ele é um otimo videogame. O que falta a Nintendo é posiciona-lo no mercado. Manter a marca Wii foi o pior erro da Nintendo, o que nao comunica o potencial do aparelho para os não aficionados. Algo parecido com o 3DS. Uma mudança de estratégia deverá mostrar as qualidades do gamepad e o valor de se adquirir o aparelho. Vendi meu Wii e estou muito feliz com o meu WiiU.

    ResponderExcluir
  12. Pra mim... o wiiu deveria ter sido lançado junto com o xbox 360 e ps3. Mas mesmo com as noticias ruins eu acredito na Nintendo. Nao tenho um wiiu por dificuldades de pagar um avista. Mas tenho muita vontade de ter um wiiu. Mesmo depois de jogar pikmin 3 ae fikei com mais vontade. Acho o wiiu muito bom. Umas das maiores vantagens pra mim seria nao precisar da tv. Pra quem mora com avós kkkk ja sabe que hora da novela nao da pra jogar. Ou seja entre meu xbox360 (comprado parcelado por vender em lojas com facilidade de pagamento), ou ps3 ou 4 e xbox one. Com wiiu poderia jogar qualquer hora. Ja os outros nao pois se alguém quiser usa a tv ja era a jogatina. Eu acredito no wiiu. Entre wiiu ou meu xbox360 com 12 jogos originais... eu trocaria pelo wiiu sem pensar. Entao nintendo confio em vc e sei que pode nao ganhar mas fechar as porta nunca

    ResponderExcluir
  13. Outra coisa hj nao existe competição pois os cabeças grande da sony informou que tem wiiu em sua casa e disse que a Nintendo e importante para o mercado. Na minha opniao sonistas e fanaticos por xbox xom certeza ja jogaram algum game da Nintendo. E concertza disse: esse game poderia ter no ps3 ou no xbox. Exemplo meu primo jogou pikmin 3 wiiu e disse po game assim nao tem no meu xbox360. A Nintendo tem o maior numero de esclusividade e nomes de peso. Então ta na hora de colocar esses nomes de peso na mesa e de forma inovadora. Vamo nintendo. Vc nao vai perde se as outras empresas diz que vc tem potencial entao vamos la

    ResponderExcluir
  14. Mau pensado. Nome Wii, de um console onde muitos adquiriram outro (ps3 ou xbox360) ou passaram pra frente. O principal chamativo, gamepad, só pode ser manuseado por uma pessoa. Ideal seria 4 e não essa palhaçada de usar outros controles. Seria melhor um controle basico, deixar o projeto para o futuro e investir o dinheiro em poder de hardwere. Sistema no qual a própria Nintendo tinha dificuldade dificuldade e cada os jogos hardcore, as empresas abandonaram a Nintendo. Ainda acho que a Nintendo deveria criar um divisão para jogos hardcore e muita demora para trazer seus próprios jogos

    ResponderExcluir
  15. Só desejo sorte para a Big N. Espero que consigam sair dessa.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A Nintendo deveria investir em jogos cross platform, que eu acho que são uma inovação e tanto. Entendo que essa estratégia traria muitos empecilhos e dificuldades para desenvolvedores, mas a lista de pessoas que possuem 3ds é infinita comparada ao do WiiU e isso faria eles comprarem o console de mesa. A Nintendo, também deveria melhorar a forma de como se programa jogos para o WiiU, assim como Somy e Microsoft são programados de forma semelhante ao PC (facilitando muito para os desenvolvedores que querem lucrar muito rápido). Não sei se essa última alternativa geraria um conflito com o hardware do WiiU, mas alternativas devem ser buscadas. Poderia ser lançado também um expansion pak, tipo o do N64 para que os gráficos se assemelhassem ao dos novos consoles (apesar de que essa alternativa é muito mais difícil haja vista que não há local para tal expansão no console). Resumindo, o WiiU não deveria ser descontinuado, mas sim melhorado.

    ResponderExcluir
  18. a Nintendo e revolucionaria. o problema eu imagino só resolva com um novo hardware mais potente, e tirar fora o wii e consentrar no wii u sem deixar o suporte do wii pois se deixar vai ser o mesmo que matar o vide game, e outra a nintendo deve parar de agir sozinha pois isso faz ela andar sozinha enquanto a sony e a microsoft se unem e lançao o que a maioria da galera quer . que é video games mais poderos e mais o xbx one e ps4 tem o mesm cpu e placa de video e a mesma quantidade de memoria ram. parece que estao padronizando para oferecer o melhor para cada jogador. por isso que anintendo deve lancar um novo vide game semelhante aos ps4 e xbox one e inovar no resto . ai sim ela vai vender

    ResponderExcluir
  19. e a materia ficou 10, estou feliz em ler um artigo tao bom

    ResponderExcluir
  20. A verdade que a Nintendo é uma empresa que não aprende com os próprios erros, em relação ao nome do console, Ela teve que fazer vídeos explicando a diferença entre o ds e 3ds, ela foi super elogiada quando abandonou a marca Gameboy e ficou com medo de abandonar o ds e wii e está pagando pelo erro, a Nintendo sempre foi a mesma empresa ela tenta inovar mas não pensa se isso vale lhe trazer prejuízo foi assim com o 64 ensistindo nos cartuchos, foi assim no GameCube com uma mídia diferente, só está se repetindo a história, mas eu como a maioria desse fórum pretende comprar um wiiu ainda não comprei pq não lançaram metroid e zelda meus favoritos sem falar no preço do console. Que estar relativamente caro.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google