Pokémon Blast

Competitivo 101: Como prometido, hoje teremos os Pokémon tipo fantasma e venenoso

Hoje temos dois tipos que receberam atualizações relevantes entre as versões Black2/White2 para as atuais X/Y. Recordo-me que antes do fai... (por Unknown em 18/02/2014, via Nintendo Blast)

Hoje temos dois tipos que receberam atualizações relevantes entre as versões Black2/White2 para as atuais X/Y. Recordo-me que antes do fairy-type ser formalizado, eu já comentava que provavelmente esse novo tipo teria fraqueza para poison-type por ser um tipo tão "esquecido" que chega a ser menosprezado pelos treinadores. Por outro lado, ghost-type, que é em minha opinião um dos melhores tipos existentes, recebeu mais um ponto positivo. Enfim, vamos ao que interessa!

Mudando forma e tipo

Em meio os 718 Pokémon (ou devo dizer 719?) há alguns monstrinhos que têm a capacidade de atingir outras formas. Em alguns casos, essas mudanças são apenas estéticas, só a aparência muda, como é o caso de Unown e suas mais de vinte formas. Em outros casos, essas mudanças podem mudar seus atributos (Deoxys), ataques que aprenderá (Meowstic) ou tipo (Shaymin). O caso mais curioso dentre esses é Rotom, aquele Pokémon Electric/Ghost de Diamond/Pearl. Apesar de receber suas formas alternativas em Platinum, ele continuava a ser Electric/Ghost, mas isso mudou em Black/White: Rotom é sempre Electric, mas seu segundo tipo varia de acordo com sua forma. Ghost para sua forma de origem, Fire para a torradeira, Water para a maquina de lavar, Ice para a geladeira, Flying para o ventilador e Grass para o cortador de grama.

Não é muito comum Pokémon trocarem de tipo, mas é muito importante que vocês, treinadores, estejam atentos nessas atualizações. Até mesmo atualmente, quase 3 anos após Black/White, ainda é possível ver pessoas usando Shadow Ball para causar dano em Rotom pensando que ele é Electric/Ghost. Além de Rotom, temos o caso de Magneton que era Electric-type em Red/Blue/Yellow, mas tornou-se Electric/Steel nas versões Gold/Silver. Na prática, isso apenas intensificou a fraqueza para ground-type que ele já possuía e adicionou novas fraquezas (fire e fighting). Digo, claro que ele ganhou muitas resistências pra compensar isso, mas quem estava desavisado da mudança de tipo, poderia usar um Earthquake que seria até mais efetivo do que antes. Em um caso inverso temos Clefable: ela era normal-type, e em razão disso recebia dano dobrado de ataques fighting-type. Em X/Y seu tipo mudou para fairy-type que, por sua vez, tem resistência contra fighting-type. Nesse cenário, não foi tão incomum receber alguns Close Combat em minha Clefable no começo de X/Y e o oponente se assustar ao ler "It's not very effective". Um erro assim pode custar uma batalha, então prestem atenção nessas mudanças de tipos.

 Não tão gasosos

Ghost-type é, de longe, um de meus tipos favoritos. Eles são o único tipo que tem duas imunidades (normal, fighting) e combinado com o tipo correto pode render uma terceira imunidade (Spiritomb e Sableye, por exemplo, são imunes fighting, normal e psychic por serem dark-type). Ofensivamente, eles não causam dano em normal-type e causam dano reduzido em dark-type. Até Black/White, Pokémon steel-type tinham resistência aos ataques ghost-type, mas isso foi removido em X/Y. Logo, um Metagross (Steel/Psychic) receberá dano dobrado de Shadow Ball, algo que não acontecia antes. Causar dano reduzido em apenas um tipo (dark), torna ghost-type uma excelente opção ofensiva! Arrisco dizer que eles funcionariam como dragon-type (ou melhor) se tivessem representantes com atributos mais elevados e um ou dois golpes com dano massivo (acima de 100~120?). Seus ataques causam dano dobrado em Pokémon dos tipos psychic e ghost. Em questão de resistências, eles recebem dano reduzido dos tipos bug e poison, mas recebem dano dobrado deles próprios e dark-type. Ter resistência contra poison os torna muito mais interessantes em X/Y, já que esse tipo tornou-se mais popular devido a vantagem que receberam contra o novo tipo, fairy.

Wonder Guard é a ability do Shedinja (Bug/Ghost) que permite que ele sofra dano direto apenas por ataques super efetivos. Sabendo usar bem, conhecendo as fraquezas e vantagens de cada tipo, esse Pokémon pode ser uma ferramenta perigosa na mão de um bom treinador. Mas não é desde sempre que ghost-type tem representantes assim: Na primeira geração, Red/Blue/Yellow, o único ghost-type em estágio final era Gengar (Ghost/Poison). Aliás, isso levantou duvidas em alguns treinadores: Agatha, do Elite Four, era apontada como especialista em ghost-type, mas além de Gengar e Haunter, ela usava Arbok e Golbat. Dessa forma, todos seus Pokémon era poison-type! E ela não foi a única a enfrentar esse dilema: Lance, o especialista em dragon-type, carregava apenas Dragonite e Dragonair consigo, pois Dragonite era o único dragon-type em estágio final. Diferente de Agatha, seu time não era composto por um mesmo tipo, ele usava Gyarados, Aerodactyl... e... ei! Ele usava um monotype flying? Exceto pelo Dragonair, claro.

Em Gold/Silver esses dois tipos (dragon e ghost) receberam mais um representante cada: Misdreavus e Kingdra. Essa situação começou a melhorar apenas em Ruby/Sapphire, nesses títulos ambos os tipos receberam muitos representantes, mas então a Game Freak teve que trabalhar com Dark e Steel, pois haviam sido recentemente adicionados e tinham apenas cinco Pokémon de cada tipo em estágio final, tornando impossível montar uma equipe monotype mais uma vez.

Pokémon desse tipo que vocês podem conhecer: Banette, Cofagrigus e Froslass.

Venenosos aceitos

Poison-type teve um começo ruim por ter fraquezas contra psychic-type. O que vocês reclamam de dragon-type hoje, foi semelhante ao que acontecia com psychic-type em RBY. Não existia a divisão entre Special Attack e Special Defense, apenas o atributo "Special", e não precisa pensar muito pra sacar como psychic-type tinha esse atributo em valores bem elevados. Eles eram os imperadores do jogo, e por essa razão Gold/Silver chegou com dois novos tipos: Dark-type tinha imunidade contra psychic, além de causar dano dobrado, e steel-type tinha resistência contra eles, além de bons valores físicos.

Além de terem sido esmagados pelos psychic e caído no esquecimento, o movepool (variedade de golpes) deles não era das melhores. Ofensivamente, eles causavam dano dobrado em grass-type e bug-type, mas a vantagem ofensiva contra bug-type foi removida com a chegada de Gold/Silver. Creio que essa decisão tenha sido tomada para valorizar o bug-type: apesar de ter vantagem contra psychic (o único tipo em RBY, ghost não era efetivo contra psychic), eles não tinham golpes. Ou ao menos, não golpes que eram suficientes para entrar em um moveset e fazer a diferença.

Mas poison-type superou esse passado tenebroso! Com a chegada de fairy-type, e o fato de seus ataques serem efetivos contra "aqueles que matarão os dragões", não é incomum ver Goodras atacando com Sludge Wave. Infelizmente eles continuam recebendo cerca de dois ou três Pokémon em estágio final por geração, continuam com movepool bem limitado e suas vantagens ofensivas são grass e... fairy. Infelizmente, ataques desse tipo causam dano reduzido contra ground, ghost, poison e rock, além de não causar dano algum em Pokémon steel-type. Em uma matemática simples, eles têm duas vantagens ofensivas e o dobro em desvantagens (sem considerar a imunidade de steel-type). Isso é bem triste. Mesmo que golpes poison-type estejam sendo mais usados com a chegada de fairy-type, não parece muito interessante usar esses golpes. Mas os Pokémon, em contrapartida, têm o dobro de resistências em relação suas fraquezas. Eles recebem dano dobrado apenas de psychic e ground, mas recebem dano reduzido dos tipos grass, fighting, bug, fairy e poison. Ainda assim é bom tomar cuidado ao usar um Pokémon poison-type: mesmo que ataques psychic sejam mais incomuns de serem usados por Pokémon que não recebem STAB, Earthquake é um golpe que pode ser encontrado no moveset de diversos Pokémon, inclusive aqueles que não recebem STAB.

Pokémon desse tipo que recomendo que conheçam: Scolipede, Tentacruel, Toxicroak, Skuntank, Weezing, Nidoking e Nidoqueen.
Provável que daremos uma pausa na próxima semana para um modelo mais tradicional com Ask Me-owth e Curiosidade da Semana, pois há muitas novidades que ainda não explorados com cuidado aqui, não? Diance, Pokémon Bank. Então, podem deixar suas dúvidas sobre os tipos de hoje, sobre Diance, sobre Pokémon Bank, e outros temas relacionados com Pokémon!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google