Pokémon Blast

Competitivo 101: Poder ilimitado; o potencial e as ameaças do Set Up em Pokémon!

Boa tarde, meus queridos alunos! Como estão em mais esta sexta-feira? Sei que sexta é um dia de "se livrar dos estudos", mas nun... (por Fellipe Camarossi em 14/02/2014, via Nintendo Blast)

Boa tarde, meus queridos alunos! Como estão em mais esta sexta-feira? Sei que sexta é um dia de "se livrar dos estudos", mas nunca é o suficiente quando se está aprendendo sobre Pokémon, não é? Com isso em mente, trago mais uma aula cheia de informações que podem ser úteis em sua empreitada no cenário competitivo de Pokémon. Hoje iremos falar sobre um fator importante do combate e sobre como cada Pokémon pode ter um potencial infinito quando usado o movimento certo, na hora certa. É hora de aprender sobre o Set Up.

Dando mais que 100%

Em aulas anteriores, eu já expliquei sobre os Set Up Moves, mas acredito que relembrar não vai machucar ninguém - afinal, aula não é aula sem um pouco de revisão. Os Set Up Moves são movimentos usados pelos Pokémon classificados na categoria “status”, ou seja, não são ofensivos. O poder desses movimentos é o de amplificar o potencial ofensivo ou defensivo de seus monstrinhos, elevando seus stats para valores acima do seu padrão de 100%.

Essas variações, denominadas “estágios dos stats”, foram explicadas em uma resposta na nossa aula sobre Leads. Por esse motivo, deixarei a seguir exatamente o que respondi para o aluno Gabriel Teles:
Os níveis de stats são alterações nos atributos do Pokémon que duram apenas enquanto ele estiver em campo, sendo resetados ao fazer uma troca. Essas alterações são essenciais em batalhas competitivas, pois elevam a capacidade de causar ou receber dano dos Pokémon de maneira exponencial em um único turno.
Essas alterações possuem seis estágios para cima e seis para baixo, sendo calculadas tendo em base frações. Para cada estágio aumentado de um stat, esse é elevado em 50% (ou 1½ do original), chegando a um teto de quatro vezes o valor original no sexto estágio. Já quando o stat é reduzido, o valor é calculado numa progressão de frações do original (⅔, ½, ⅖, ⅓…), parando quando o stat atinge apenas ¼ de seu valor original. Vale ressaltar que esses valores não são válidos para as mudanças em Accuracy e Evasion, que têm seus valores aumentados em taxas de 33% (parando em 3 vezes o original) e reduzindo em frações de 3 (¾, ⅗, ⅓…).
Embora pareça complexo, na verdade é bem fácil de se compreender depois de pegar o jeito. Em uma tabela simples, os estágios dos stats seriam:

Como dito antes, os Set Up Moves aumentam determinados stats em um número X de estágios que não estão explícitos na descrição do movimento em questão, mas que podem ser identificados durante o seu uso. Quando apenas um estágio é aumentado, é dito no jogo que determinado atributo “rose!”, que significa que ele aumentou, contudo se forem dois estágios, a mensagem será que o atributo “sharply rose!”, que significa que aumentou muito. Por exemplo, se usar o movimento Swords Dance, a mensagem será que “Pokémon’s attack sharply rose!”, representando que seu ataque subiu em dois estágios (ou seja, para 200% do original).

Além dos Set Up Moves, existem também determinados ataques que causam alterações positivas ou negativas nos estágios de seus stats, como Power-Up Punch que eleva seu Attack em 1, Flame Charge eleva a Speed em 1, e Draco Meteor, que reduz seu Special Attack em 2. Apesar da lista ser grande, é sempre bom ter ciência desses movimentos e seus efeitos colaterais, pois podem ser muito viáveis em seus combates.

Lidando com as mudanças de estágios

Agora que já sabem como funcionam as alterações de stats, é preciso saber como lidar com elas em um combate competitivo. É preciso levar em conta que tanto você como o seu adversário estarão prontos para usar Set Up Moves na primeira oportunidade que surgir, e seu trabalho é evitar que essa oportunidade apareça. Além disso, existirão casos em que o seu adversário pode tentar criar brechas em seus movimentos prejudicando os seus stats, reduzindo seus estágios e quebrando seu momentum.

Para começar, é importante sempre lembrar que os estágios dos atributos só duram enquanto o Pokémon estiver em campo. Isso é algo que conta muito tanto para você como para seu oponente, pois é uma das poucas formas viáveis de se livrar das alterações negativas, forçando trocas, além de ser necessário cuidado ao setar com um determinado Pokémon, pois se pretende trocá-lo, pode não valer muito a pena.

Com isso, seu trabalho é usar as mudanças de stats para prejudicar o tempo do oponente e ganhar uma vantagem de campo. Um bom exemplo, é colocar um Pokémon com a habilidade Intimidate na frente de um Sweeper físico; ele terá sua principal fonte de dano prejudicada e será forçado a trocar se quiser se ver livre da desvantagem, o que te dá um turno para agir e tomar as rédeas de todo o combate. O mesmo pode ser feito com o movimento Parting Shot, ataque assinatura de Pancham e Pangoro, que reduz ambos stats ofensivos do oponente em um estágio e depois troca com outro Pokémon de sua equipe.

Uma vez que manipular seu oponente é algo já compreendido, é preciso saber como carregar seus próprios Set Ups. Apesar de parecer difícil encontrar oportunidades para acionar os seus Set Up Moves, existem outras maneiras de deixar seus atacantes prontos para qualquer embate. É neste ponto que entram os BPassers, explanados na primeira aula.

Esses Pokémon em específico têm como função carregar o máximo possível de estágios elevados de seus atributos para um outro membro do time através do movimento Baton Pass. Montar o BPasser exige que o Pokémon saiba o movimento Baton Pass, mas a decisão de qual usar costuma recair em sua habilidade ou nos Set Up Moves que o monstrinho pode aprender.
Passando o bastão: o movimento Baton Pass permite ao usuário transferir para outro membro do time qualquer tipo de alteração física que esse possua, seja positiva ou negativa. Isso garante que o usuário passe para o alvo alterações de stats, Substitute e até mesmo Ingrain, todavia também pode passar Leech Seed, então é preciso ter cautela para transferir seus poderes. 
Algo muito comum é usar Pokémon com a habilidade Speed Boost que possam usar Baton Pass (Blaziken, Ninjask e Scolipede até o presente momento) para o papel de BPasser pela sua capacidade de aumentar naturalmente os estágios de Speed no final do turno, permitindo setar mais de um tipo de stat ao mesmo tempo. Claro, tudo vai depender da sua estratégia, existem muitos movimentos potentes por aí que podem ser mais viáveis. É tudo uma questão de saber escolher o melhor para o seu time. Ou talvez melhores.

Outra estratégia muito popular antigamente era chamada Chain Pass, onde diversos BPassers iam transferindo alterações de stats entre si até chegar em um Pokémon com potencial ofensivo, e esse usa todo o poder acumulado para exterminar o time oponente. Ainda hoje, é uma estratégia viável, mas que pode ser facilmente interrompida se o inimigo entender o que está havendo e tiver meios de parar os BPassers, seja com força bruta, seja com um Phazer.

Do a barrel roll Ninjask! Um Phazer está vindo!

Aparando o avanço inimigo

Explicados na aula de formação de time, o trabalho dos Phazers é quebrar a ofensiva que possua um Sweeper ou Tank setado, já que são comumente armados para anular os estágios elevados do inimigo. Costumeiramente defensivos, Phazers têm a seu alcance ataques como Haze (que removem todas as alterações de stats do campo) ou golpes que forcem a troca (como Roar, Whirlwind, Dragon Tail…), quebrando, assim, o set up. Também são ótimos quando combinados com um Lead que tenha colocado Entry Hazards em campo, circulando os oponentes e causando dano indireto.

Phazers em geral costumam ter grande resistência, seja física ou especial, se forem usuários de golpes que retiram o oponente de campo devido a prioridade negativa desses ataques, ou extremamente rápidos para usar Haze antes que o inimigo possa agir. Além disso, muitos Phazers têm outras formas de causar dano ou causar status negativos, o que os torna muito úteis - principalmente em times defensivos, que costumam dar muitas brechas pro adversário setar.
Às vezes, um passo atrás: da mesma maneira que existem movimentos com prioridade elevada, existem aqueles com prioridade reduzida, fazendo com que sempre ajam depois do oponente se sua prioridade for 0. Também explicados em uma matéria do meu estimado amigo Jameson Sheen, alguns exemplos de golpes com prioridade são os ataques que retiram o oponente de campo (Roar, Dragon Tail...) e Trick Room (algo irônico, já que o golpe torna Pokémon lentos os mais rápidos em campo).
Compreendendo o potencial do Set Up, fica fácil perceber que é uma vantagem que se quer ter do seu lado, e definitivamente não quer ter do lado adversário. Quando montar o seu time, considere com cautela como abusar desse artifício e considere que seus oponentes decerto tentarão fazer o mesmo, então esteja pronto para qualquer situação. Guardem o material e para a lição de casa, estudem como elaborar seu Set Up!

Ask Me-owth


E cá estamos em mais uma sessão de perguntas! Agradeço a todos por continuarem dando seu constante apoio e peço que tenham paciência, pois nossas aulas ainda têm muito a abordar! Se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar, e saibam que meu Twitter está sempre pronto para receber perguntas. Bem, exceto nessa última semana, pois enfrentei alguns problemas de saúde, mas torço para que não se alastre. Sem mais delongas, vamos às perguntas!
Olá, Fellipe. Queria que você me recomendasse alguns vídeos (por favor das versões X e Y) de batalhas que exemplificassem melhor as estratégias das quais você está falando. E acho que seria uma boa você postar sempre uma batalha, explicando as estratégias que estão sendo usadas nela -- até seria uma boa começarem uma série de narração de batalhas no canal de vocês no Youtube (só sugerindo :P). Abraços.
— Felipe Martins
Gostei da sua ideia, chará! Foi uma pena só ter visto ela após essa edição ter sido concluída. Contudo, sua sugestão foi devidamente anotada e certamente irei usar disso no futuro. Na verdade, quanto a isso das narrações, devo lhe dizer que é algo já planejado para o futuro. Um protótipo disso foi executado na final do torneio do Gym Fire que ocorreu em Dezembro e está disponível em nosso canal, sugiro que veja e nos de sua opinião!
ola felipe,vc saberia me dizer se meus pokemons estão com uma boa combinação de ataques e se seria necessario trocar algum ataque ou algum pokemon no meu time,no time principal eu tenho um Greninja(serious) com extrasensory,ice beam,night slash e hidro cannon,uma Venosaur(rash) com frenzy plant,sludge bomb,synthesis,earthquake,um Blaziken(impish) com brave bird,sky uppercut,flare blits,um Talonflame(careful) com flame charge,roost,steel wing e fly,um Vivilion(rash) com psychic,hurricance,bug buzz,draning kiss,um Pangoro(adamant) com crunch,low sweep,sky uppercut,surf, e como reserva uma Sylveon(bold) com psychock,moonblast,shadow ball,last resourt,um Zoroark(relaxed) com toxic,nasty plot,flamethrower,punishment e por fim um Lucario(hasty) com dragon pulse,aura sphere,extreme speed,close combat, saberia dizer se é um time bom?
— Gabriel Vinicius
Gabriel, eu sinto lhe dizer mas o seu time (e seu comentário) estão uma bagunça! Começando por suas Natures, poucas aí são realmente úteis para esses Pokémon. Olhando por cima, vejo que são todos Pokémon que você adquiriu no decorrer de sua aventura na história principal, então assumo que não possuem muitos IVs maximizados, o que é outro problema. Por fim, temos o problema de que seus Pokémon todos possuem ataques incompatíveis com os seus papéis, como Toxic no Zoroark, que tem como principal foco ser um Special Sweeper.

Eu recomendo que dê uma lida nas outras partes do Competitivo 101 (podendo ser localizadas na sessão Pokémon Blast da aba Colunas no topo do site) e veja sobre como estruturar os papéis de seus Pokémon, assim lhe dando um norte de como elaborar melhor cada membro do seu time. Se houver mais alguma dúvida, estarei à disposição!
gente o que acham dessa extrategia: scizor swepper (x scizor,fury cuter,protect,u turn), mega venusaur tank/hazard (sleep powder, leech seed,protect,petal blizard), sandslash lead eartquake, stealt rock, sand atack, stone edge, noivern swepper fly,air slash, boomburt, sword dance, manectric sweeper thunder,thunderbolt, eletric terain, strenth, arcanine tank extreme speed,flametower, rest, sleep talk.
— José Melo
Assim como o caso do Gabriel, o seu time está bem confuso, José. A princípio, devo avisar que você parece ter confundido um pouco os papéis de seus Pokémon. O Scizor só tem golpes de tipo Bug, e somente um deles se aproveita de sua poderosa habilidade. Este Mega Venusaur está com um moveset de Wall, não de Tank. O uso de Sand Attack não é muito recomendado, ainda mais pra um Pokémon que pode cair com um só golpe. O Noivern possui um Set Up Move de Attack mas somente um de seus golpes é físico - e um golpe não muito recomendado por dar um turno ao oponente. Dois golpes elétricos com o mesmo propósito no Manectric é desperdício, e por que Strength se é um golpe físico? Por fim, Sleep Talk não é uma boa para Arcanine, ainda mais que qualquer Rock-type o barra completamente.

Da mesma forma que sugeri acima, recomendo que dê uma nova lida nos capítulos anteriores do Competitivo 101, temos explicações detalhadas de como elaborar cada papel dos seus Pokémon. Uma breve lida vai lhe dar a chance de repaginar seu time. Uma sugestão é estudar os base stats dos seus monstrinhos escolhidos, isso lhe dará uma melhor noção do papel que podem desempenhar!
adorei a aula só que não entendi mto bem os trappers :p
— Caio Marcelo Bernardo Ferreira
Dugtrio é
um ótimo
Trapper.
Os Trappers têm como função deixar o oponente numa situação de cheque-mate, onde não importa o que ele faça, ele vai sofrer. Eles causam um jogo mental onde o adversário não sabe se ataca ou foge, e se você souber predizer corretamente a ação do oponente, ele irá perder seu Pokémon. Por exemplo, você coloca um Bisharp em campo com Pursuit e Sucker Punch. Se você sentir que o oponente vai fugir, use o Pursuit que causará dano dobrado antes que ele fuja, e se sentir que vai atacar, use Sucker Punch e ataque ele antes com muita força. 

Também existem aqueles que possuem habilidades que impedem o oponente de fugir, assim o travando e forçando a agir como não queriam, recebendo um ataque direto. Por essas e outras que Trappers são muito difíceis de se usar, pois exigem que seu treinador seja excelente em jogos mentais e em ler seu adversário. Mas nada que muita prática não resolva!
Queria saber como posso aproveitar bem um Masquerain, não sei se ele é um bom no ataque ou na defesa, pois seus stats equilibrados (e baixos diga-se de passagem). Bom os golpes dele até agora são o Sticky Web e o Scald. Botei Scald por uma "referência" a sua pré-evolução Surskit q era do tipo Inseto-Água. E também queria saber como usar o Dragalge ofensivamente, eu gosto dele, mas ele tem bons stats defensivos, mas, eu gosto de ficar mais no ataque do que na defesa.
— Ewerton Silva Gomes 
Easter Egg de
Valentine's Day.
Por incrível que pareça, Masquerain é um Pokémon extremamente versátil - inclusive para uma das funções ditas na aula de hoje. O fato dele ter acesso a Quiver Dance, um dos melhores Set Up Moves do jogo (aumentando Special Attack, Special Defense e Speed em um só turno) e Baton Pass faz dele um excelente BPasser, e isso pode ser combinado com sua excelente habilidade, Intimidate (que diminui o ataque do oponente em um estágio). Scald é apenas a cereja do bolo, podendo deixar o oponente Burned, o que corta seu ataque pela metade, o pesadelo dos Tanks e Sweepers físicos. Além de tudo isso, acesso a Sticky Web é sempre útil, podendo trazer vantagem para o seu lado reduzindo a Speed de seus oponentes terrestres.

Quanto ao Dragalge, eu recomendo que espere até sua Hidden Ability ser liberada. Enquanto agora é fortemente recomendado usá-lo como Wall, ele será um excelente Tank quando tiver acesso a Adaptability, que dobra a potência de seus STABs - se tornando um dos mais poderosos anti-Fairies do jogo!

E é um Dragon-type muito épico.
Bom, aqui concluímos mais um capítulo do Competitivo 101. Falta pouco para que todos os papéis sejam devidamente explicados, e com isso poderemos ir para a parte mais agitada do competitivo. Com isso, peço que tenham paciência, continuem acompanhando, comentando e participando! Nos vemos na próxima aula!
Revisão: Bruno Nominato
Capa e arte: Daniel Machado e Doug Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. aproveitando que aula foi sobre Set ups pergunto:
    Um set up defensivo que aumenta 2 estágios ou um barreira(Reflect), qual seria mais util?
    Estou pensando em uma Klefki como Lead, ainda não sei qual nature mais seu moves vão ser: Spikes, Calm mind, Draining Kisses e Iron defense ou Reflect.

    ResponderExcluir
  2. queria ver se meu trapper ficou bom : abilidade arena trap ataques earthquake, sucker punch, stealth rock e reversal.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google