Pokémon Blast

Competitivo 101: A arte do predict manipulando os Pokémon adversários!

Aprenda a fazer jogos mentais e tenha total controle sobre o campo de batalha, com a ajuda dos Pivots, pensamento lógico e bastante experiência!

Boa tarde, pessoal! Como vão vocês em mais este dia de Competitivo 101? Ontem pode até ter sido o aniversário de 18 anos de Pokémon Red/Blue (GB), mas não quero desculpas de ninguém com ressaca ou com diabetes por overdose de bolo. Então, podem ir se ajeitando na cadeira e se preparando para a aula, pois hoje precisarei de um nível de atenção redobrado dos senhores e senhoras. O motivo? O assunto desta tarde é extremamente delicado, e é uma das partes mais importantes e fundamentais do cenário competitivo de Pokémon, nos instruindo a respeito da habilidade de predizer o que um oponente pode fazer durante uma batalha.

O poder da experiência

Aplicado em Pokémon.
Quem diria.
Não é exclusiva de Pokémon a máxima de que: se você for capaz de prever os movimentos do inimigo, a vitória estará ao seu lado. Aliás, isso já foi dito por Sun Tzu também, em A Arte da Guerra: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

É com base nesse raciocínio que entra em ação o que chamamos de predict, a habilidade de conhecer o adversário e de estar um passo à frente dele no momento de selecionar o seu movimento. Se você for capaz de conhecer o oponente, saberá o que fazer para ficar um passo à frente, o que pode nulificar um golpe mortal, ou como atingir um golpe específico num Pokémon adversário. Basta ter pleno entendimento do que está ao seu alcance, se conhecer e conhecer o inimigo. E cá estou eu parafraseando Sun Tzu em ensinamentos de Pokémon novamente. Como ninguém me internou ainda?

Diferente do anime, colocar o
Rhydon na frente de um golpe
elétrico é uma boa ideia.
De qualquer maneira, a principal pergunta que me fazem quando toco nesse assunto é: “E como eu vou praticar o meu predict?”. Eu sinto dizer, mas, infelizmente, não há uma maneira fácil de conseguir isso. O principal é a experiência; conforme você combate diversos adversários diferentes, você começa a aprender sobre como o senso comum funciona em determinadas situações, algo que torna muito simples a ação de prever como o adversário pode agir em uma dada posição. Muitas vezes é o caso de se perguntar: “O que eu faria no lugar dele?”.

“Mas Fellipe, como Thunderbolts eu vou decifrar o meu oponente? Quero dizer, eu vou enfrentar ele agora e talvez nunca mais o veja, e a maioria das lutas do competitivo são assim!” Tenha calma meu jovem. Sim, isso é um fato, você raramente enfrentará uma pessoa duas vezes se ela não for do seu círculo de amizades ou se ela não frequenta os mesmos torneios que você, mas aí eu lhe pergunto: “Quem disse que é para decifrar o que o treinador vai fazer?”. Tá, eu acabei de, pelo menos aparentemente, me contradizer, mas vocês vão entender tudo em alguns instantes.

Treino Básico: prevendo ataques e trocas

O oponente é um treinador, mas o que ele tem em campo é um Pokémon, e se você souber do que esse Pokémon é capaz, você saberá as opções que o seu adversário tem. É neste ponto que entra a experiência, pois, depois de já ter enfrentado muitos oponentes e de ver como eles agem, você pode mais facilmente saber o que determinados monstrinhos, dentre os mais usados, são capazes de fazer, assim ficando melhor preparado para uma próxima vez que você os encontrar.

Por exemplo, vamos supor que você tenha em campo um Ferrothorn e que o seu oponente colocou um Charizard. O seu Pokémon possui fraqueza quadruplicada contra o tipo Fire, o que o torna uma presa fácil para o adversário. Nisso, o instinto básico do inimigo será de atacar com um golpe de fogo, pois isso irá eliminá-lo rapidamente, mas se você for capaz de prever isso, poderá trocar para um Pokémon que resista ao ataque do inimigo, assim ganhando tempo e momentum na batalha.
Saber a hora de recuar: é chamado switch o ato de trocar de Pokémon durante a batalha. Enquanto parece algo simples, no modo competitivo o switch tem importância fundamental em todos os confrontos, pois ele é a principal arma do predict. Ao prever como o seu adversário vai atacar, isso pode te dar uma chance de colocar um Pokémon que resista, seja imune ou possa tirar proveito do golpe que você antecipou, o que deixa o oponente numa situação desfavorável em campo. Sempre saiba o momento certo de trocar!
Também pode haver o caso de o oponente se ver numa situação desagradável e acabar querendo trocar de Pokémon, e novamente, esta pode ser uma boa oportunidade para se fazer uso de suas habilidades em predict. Usando o exemplo do Ferrothorn e Charizard, o adversário, nesta situação, pode achar que você com certeza irá fugir, e assim, pode preparar um outro golpe ou mesmo uma troca, justamente para se aproveitar que você deu essa brecha ao fazer o switch. Nisso, começa então um confronto de predictions, um complexo jogo mental que é a verdadeira arte do Pokémon competitivo.

Um dos melhores Anti-Fairies
da geração, Skuntank
também é um ótimo Trapper.
Além disso, existem movimentos que funcionam muito bem quando combinados com predictions, e são justamente os movimentos que já abordamos em aulas anteriores: os Set Up Moves e os Trapper Attacks. Os primeiros podem ser usados quando a situação for lhe garantir que o oponente irá trocar, e os segundos (Sucker Punch e Pursuit) são perfeitos para quando é possível definir se o adversário vai atacar ou fugir!

Mas, é claro, esse jogo mental formado pelo confronto entre predictions pode ser bem desgastante e, se os dois jogadores tiverem níveis equivalentes de experiência neste ponto, os confrontos podem ser infindáveis ou definidos por um mínimo deslize ou surto de sorte/azar. É para tentar sanar isso que precisaremos de um treinamento mais complexo, que fortaleça as bases e a estrutura deste assunto.

Treino Avançado: manipulando o oponente

"Por favor, use um golpe
elétrico em mim. Obrigado."
Convenhamos, fica muito fácil adivinhar o que um oponente irá fazer quando você o está induzindo a tomar certas decisões. É partindo deste pressuposto que se aprende a fazer um outro tipo de predict, que envolve forçar o oponente a fazer o que você quer. Este método é bem mais difícil de ser usado que o primeiro, pois, para tal, é preciso que o jogador seja ótimo em estratégias de jogos mentais. Mas dominar esta técnica é algo muito recompensante quando se consegue fazer com que o adversário jogue exatamente do jeito que você quer que ele jogue.

Para começar, é preciso saber criar uma isca. Um exemplo bem comum disso seria usar um mesmo ataque repetidas vezes para fazer com que o inimigo pense que você possui um item Choice no seu Pokémon, algo que o pegaria de surpresa quando ele visse o adversário trocar de movimento. É claro, que essa situação tem uma chance bem remota de acontecer, mas a uso apenas para passar a ideia do que deve ser feito para manipular o oponente: jogar uma isca.

Rotom-W é considerado por
muitos o melhor Pivot do jogo.
Aliás, é aqui que costumam entrar os Pivots, os últimos membros daquela lista da nossa segunda aula, que têm grande importância no cenário competitivo − tanto que a grande maioria dos times possui um. Os Pivots costumam ser as “ferramentas do predict”, servindo, principalmente, para entrar em campo e evitar maiores problemas, e saindo assim que o problema em questão for contornado, assim garantindo momentum ao seu time. Ficou confuso? Vamos explicar de outra forma.

O seu oponente está atacando com um Scizor, distribuindo potentes Bullet Punches por aí. Nisso, você troca para Rotom-Wash, um Pivot defensivo muito eficaz por suas muitas resistências, poucas fraquezas e stats muito equilibrados, e que, além disso, ainda possui acesso a ataques que prejudicam pesadamente o adversário, como Will-o-Wisp e Thunder Wave. Com o risco de ter seu atacante em estado Burned, o adversário recua o Scizor, e você, prevendo isso, pode recuar também para outro Pokémon que não poderia entrar com um Bug/Steel em campo − seja por switch ou através do movimento Volt Switch. Um Pivot ofensivo funcionaria de maneira semelhante, mas ameaçando o adversário por sua pura força ofensiva.
Um é pouco, dois é bom: assim como o switch é extremamente eficaz com o predict básico, no modo avançado ele é melhor ainda. Uma técnica comum em combates mais profissionais é o Double Switch, literalmente uma troca dupla. Através deste artifício, o jogador pode fazer uma troca para um Pokémon que intimide seu oponente com uma boa resistência ou ofensiva, forçando-o também a trocar logo em seguida, e assim, o jogador pode trocar novamente para um novo, que também tenha vantagem contra o novo Pokémon do adversário. Isso se torna mais simples quando se tem acesso a um Pivot que tenha Volt Switch, U-Turn ou Parting Shot, para garantir uma troca segura e para um Pokémon que tenha vantagem contra o oponente!
Elaborar seu Pivot não é muito difícil, já que ele costuma ter mais do que apenas uma função, podendo ser ofensivo ou defensivo. Em ambos os casos é necessário que o tipo do Pokémon escolhido tenha muitas resistências, para poder entrar em campo quando for necessário. Quanto as Natures e aos EVs, os mesmos modelos de Sweepers e Walls se aplicam. Não há muito mistério na elaboração de seu Pivot, basta ter um bom tipo defensivo e que seu treinador saiba usá-lo. Ah! Volt Switch, U-Turn e o novato Parting Shot também são muito úteis!

Quanto aos itens, Leftovers costuma ser muito bom para os Pivots defensivos, pois aumenta sua longevidade. Outra opção comum em ambos os casos é o Choice Scarf, que é extremamente eficiente combinado com o uso dos golpes de troca, e que ainda garantem velocidade para os Pivots ofensivos e possibilitam uma maneira de complicar seus oponentes com movimentos como Trick, prendendo o adversário num único ataque − o que garante ainda mais oportunidades de predict!

Infelizmente, não há muito mais o que ser dito sobre as predictions, já que boa parte disso não se aprende lendo, e sim através da prática. Então, tomem o que foi aprendido aqui e vão para o campo de batalha, aprendam mais sobre seus Pokémon e seus oponentes, e só voltem quando já souberem o que fazer ao ver um Scizor do outro lado do campo de batalha. Dispensados.

Ask Me-owth                                    

Tá, não estão dispensados ainda. É melhor responder as dúvidas da semana antes, e vocês também podem ter perguntas depois de um assunto tão complexo, não? Bom, se tiverem dúvidas mais curtas e rápidas, podem me contatar pelo Twitter, sem medo! Também quero avisar que estou com um projeto para adicionar vídeos às aulas, novas e antigas, mas não quero dar muitas informações para não estragar a surpresa. Sem mais delongas, vamos às perguntas!
voces descreveram o Umbreon como baton passer, sempre vi ele como wall e uso ele como wall, inclusive já derrubei salamence e latios com máximo de hp com o umbreon, quais moves dele são de um baton passer ?
— Marco Oliveira
Umbreon pode atuar em
vários papéis!
Bom, Marco, Umbreon pode ser um bom BPasser em times mais lentos e com Tanks, que não vão se importar de receber as quedas em Speed com aumentos de Attack e Defense do movimento Curse. Além disso, é uma forma muito eficaz de abusar do ataque Payback enquanto estiver em campo, e Baton Pass é uma ótima forma de passar Wish, caso o alvo já esteja danificado. Work Up também é uma opção viável, principalmente para Mixed Sweepers e Wallbreakers, e Yawn ajuda muito quando queremos acionar vários estágios de Set Up e agir como pseudo-Phazer!
Tenho um tiranitar defensivo, para entrar na arena e ativar sandstorm e usar stealth rock. Tem também dragon tail para forçar a troca. E que mais seria recomendado para ele?
— Eduardo Silveira
E nós nem falamos
de seu Mega!
Uma boa opção, Eduardo, é dar ao seu Tyranitar o movimento Pursuit e torná-lo Trapper. Ele é um Pokémon viável em diversos papéis diferentes, e por isso é imprevisível, o que muitas vezes pode forçar o adversário a trocar para estar melhor preparado. Se conseguir dar um predict certo usar uma estratégia de prediction com sucesso, poderá causar danos altíssimos no oponente antes de sua fuga, e somente então você deve ativar Stealth Rock em campo!

Dragon Tail é viável como Phazer, embora eu não creia que ele irá durar muito para usar repetidas vezes. Se estiver preocupado com Substitutes, pode trocar por Roar que, como movimento sonoro, pode furar esse tipo de barreira. Por fim, um Ice Beam ou um Fire Blast viriam bem a calhar para pegar de surpresa adversários que tentem trocar para Pokémon que resistam bem aos principais ataques de Tyranitar, como o Landorus-T e o Ferrothorn.
O que nós como treinadores podemos fazer um bom uso daqueles pokémons aparentemente "frágeis" como os généricos do Raticate ( Furret, Bibarel...) e do Pikachu ( Plusle, Minun, Dedenne) entre outros como Chimecho, Corsola, Parasect, Farfetch'd, Delibird, Luvdisc... dentre vários outros. Isso no competitivo.
— Ewerton Silva Gomes
Se tem uma coisa em que eu acredito, Ewerton, é que todo Pokémon tem seu potencial. O problema é que, muitas vezes, o potencial de um determinado Pokémon brilha mais em um do que em outro, e isso os tornam ofuscados. Por exemplo, Raticate é um usuário muito bom da combinação Guts + Facade, mas Ursaring possui mais Attack. No fim, cada monstrinho pode brilhar de uma forma, se receber o suporte certo.

Agora ele pode distribuir
Critical Hits para todo lado!
Na maioria dos casos citados nós temos Pokémon com Base Stats muito baixos, algo que os torna fracos “geneticamente” e que dificulta que eles usem ao máximo seus potenciais. Contudo, como já citaram em alguns comentários, todos se encaixam em seus respectivos papéis no cenário competitivo, e, às vezes, possuem uma ou outra característica que os torna únicos. No exemplo anterior, ainda, Raticate possui Sucker Punch, enquanto Ursaring, não.

Corsola pode ter stats catastróficos, mas tem resistência quádrupla contra Fire, acesso a Stealth Rock e tem, como habilidade, Regenerator. Chimecho pode entrar tranquilamente na frente de um ataque Ground-type e usar algum movimento Supporter. Enfim, deu pra entender a ideia, não? É só cavar nos confins do movepool de seus parceiros e estudar o que eles podem oferecer, mas sempre tendo em mente que pode haver, em algum lugar, outro Pokémon que o supere naquele quesito. Mas isso não importa, não é? O que importa é usar quem você quiser e fazê-lo o melhor no que ele faz.

"E tira esse Rotom da minha frente!"
Bem amigos, isto conclui mais esta fase do Competitivo 101. Agora já falamos de todos os papéis mais importantes do cenário competitivo, e, com isso, a primeira parte de nossas aulas chega ao fim. Mas não se preocupem, isso não é um adeus! É agora que vamos estudar mais sobre outros fatores competitivos, estratégias em geral e sobre como aplicá-las nos diferentes metagames. Ansiosos? Eu sei que eu estou. Então permitam-me que eu volte a escrever e, enquanto isso, apliquem o que aprenderam com esta aula. Agora sim, dispensados.
Revisão: Samuel Coelho
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. eu gosto muito do bannet e queria saber uma maneira de usa-lo de um modo mais defensivo você pode me dar umas dicas?

    ResponderExcluir
  2. Alguém tem alguma das evoluções do inicial do tipo água de Unova (Oshawott, Dewott ou Samurott) e o Buneary pra trocar em Pokémon Black&White 2? Só faltam eles pra eu completar a Unova Dex e poder capturar o haxorus shiny. Posso passar Snivy level no level 1 ou algum outro pokémon, já que nenhum desses pokémon que eu quero são difíceis de se conseguir (basta fazer um ovo do samurott/buneary/loppuny com um ditto msm). Qualquer level, sexo, EV, habilidade...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google