Pokémon Blast

Vamos respirar um pouco: hoje é dia de responder suas dúvidas

Já tem quase um mês que eu e Fellipe Camarossi começamos a publicar artigos focados no cenário competitivo de Pokémon. A ideia é ajudar ... (por Unknown em 05/02/2014, via Nintendo Blast)

Já tem quase um mês que eu e Fellipe Camarossi começamos a publicar artigos focados no cenário competitivo de Pokémon. A ideia é ajudar você, treinador inexperiente, que começou a jogar há pouco tempo ou que não joga há muitos anos e está perdido com tantas novidades. Enquanto Fellipe tem focado na parte dos combates (como batalhar, elaborar times, táticas e etc), eu tenho focado nos tipos, apresentando um pouco mais sobre cada um e explicando pequenos detalhes que não estão escritos no jogo. Hoje é dia de uma pausa para responder as dúvidas das últimas semanas e absorver tudo o que foi apresentado.


Recado do autor

Como estão vocês? Espero que estejam treinando bastante. Devo admitir que desde meados de dezembro eu não tenho jogado tanto Pokémon X/Y. Recordo-me que antes do jogo ter um mês, eu já havia atingido 300 horas, o que daria cerca de pouco mais de 10 horas por dia. Esses dias percebi que estou com quase 3000 ovos chocados. Mas parece que não sou o único que já investiu tempo demais por ali, pois quando entro não costumo ver tantos amigos online como acontecia em outubro. Atualmente, quando entro, é apenas para pegar algumas vitórias no BattleSpot, jogar alguns Pokémon no WonderTrade, ou distribuir alguns restos de breed entre meus amigos. Imagino que o culpado disso seja o League of Legends. Fiquei sem jogar em outubro e novembro, mas fui voltando em dezembro e atualmente voltei ao ritmo de jogar bastante quando chego em casa. Ainda assim, parece que não fiz tanto em Pokémon; ao chegar em torneios ou eventos e ser reconhecido por leitores ou membros do grupo do Facebook, é comum uma ou outra pessoa pedir pra ver algo no meu jogo como dinheiro, troféu de Battle Maison e coisas assim. E isso faz parte de suas preocupações? Eu nunca joguei os outros modos do Maison além de Single Battle, mas há pessoas que finalizaram todos os modos! Se você, caro leitor, é uma dessas pessoas, eu lhe dou os parabéns. Realmente, Pokémon X/Y tem muitas coisas para fazer: mesmo com quase mil horas de jogo, vejo que ainda não fiz muitas coisas por lá. Talvez eu tenha investido muito tempo em breeding. Talvez.

E além de Pokémon, o que vocês têm jogado? Recentemente abordei alguns leitores no grupo do Facebook sobre quais franquias eles gostam além de Pokémon, e entre os mais citados estavam The Legend of Zelda, Monster Hunter e Kingdom Hearts. No primeiro citado, eu preciso finalizar o A Link Between Worlds (que vocês podem conseguir na Geekverse) e será mais difícil conseguir isso agora que peguei o PS Vita. No segundo caso, eu soube que Monster Hunter 4 será lançado logo mais no ocidente e terá modo online. Eu apenas não joguei MH3U pela ausência do modo online no 3DS, mas estou empolgado para o MH4 (e quem sabe uma coluna semanal sobre Monster Hunter não apareça por aqui?). Kingdom Hearts é outra franquia que eu gostaria de entrar com mais determinação, apesar de ter os mangás e ter finalizado a maioria dos jogos. Vocês têm alguma recomendação de bom jogo (não apenas pro 3DS) para jogarmos além de Pokémon? Deixem nos comentários, certamente outros leitores também agradeceriam. Ontem eu toquei no meu Mario Kart 7 depois de anos e esse é um jogo que eu adoraria jogar com vocês em algum evento.

STAB, o bônus por tipo

STAB é uma abreviação para same-type attack bonus que significa "bônus que o ataque recebe por ser do mesmo tipo que o Pokémon". Basicamente, um golpe do tipo fogo causa mais dano quando utilizado por um Charizard (fire/flying) do que por uma Nidoqueen (poison/ground). Considerem esse bônus como 50%: então, se o golpe tem o dano base de 120, ele será como 180 quando usado por um Pokémon do mesmo tipo que ele. Essa bonificação é considerada apenas para golpes de dano. Um Thunder Wave, por exemplo, não tem diferença alguma se for usado ou não por um Pokémon electric-type. Mas vale citar que Toxic nunca erra quando usado por um Pokémon poison-type, mesmo que isso não esteja ligado ao sistema de STAB.

Entre 1999 e 2001 era possível encontrar em torneios um ou outro treinador com um Pokémon com dois ou até três golpes do mesmo tipo em seu Pokémon. Por exemplo, um Charizard com Flamethrower e Fire Blast treinadores faziam isso para guardar o Fire Blast para situações especiais e usar o Flamethrower em situações comuns. Como já devem saber, isso não é uma boa escolha e raramente encontrará alguém assim em torneios atuais. Ter dois golpes de dano do mesmo tipo em seu Pokémon pode reduzir, e muito, o potencial ofensivo dele. Usando esse caso do Charizard como exemplo, ele tem 4 golpes, e se um oponente é imune ou tem resistência a eles, seu potencial ofensivo é reduzido em 50% (os outros dois golpes restantes). Por essa razão vocês devem escolher bem os quatro golpes de seu Pokémon, mas sobre como elaborar um moveset o Camarossi explica para vocês.

Hora das respostas

Pedro Rosenfeld: Como os Pokémon do tipo terra vencem os Pokémon do tipo Elétrico? Como os Pokémon do tipo água vencem os tipo pedra?
Sheen: Isso parece bem simples, não? Você já deve ter ouvido falar sobre aterramento, por exemplo. E água está no solo, entre pedra/terra? Minha maior confusão sobre isso de resistências e fraquezas dos tipos era sobre os dragon-type e psychic-type, mas nos comentários podemos encontrar teorias muito interessantes.
Artêmo Junior: Por que os tipo planta não são muito usados no cenário competitivo ? Apesar das suas cinco franquezas (!), eles batem efetivo nos tipo água, pedra e terra que são bastante usados no metagame atual, não é mesmo ?
Sheen: Talvez por medo, Artemo. Eu, pessoalmente, não tenho problema em usar os grass-type, mas realmente não vejo tantos por aí. Faça assim: quando encontrar algum amigo que não gosta usar grass-type, pergunte a ele a razão.
João Amaro: Bem, e quem usa lendários simplesmente por encontrar conexão entre eles, como é o meu caso? Gosto de jogar com times mono(type, color, "status") e até mesmo os lendários over -seguindo a classificação da, ugh, Smogon- podem funcionar bem juntos. Essa generalização foi meio infeliz ao afirmar que quem enche o time de lendários busca vitória certa e não dura 4~5 turnos :c
Sheen: Os Pokémon lendários/guardiões são bons. Apesar de alguns terem um movepool um tanto quanto limitado, todos têm excelentes atributos. É possível sim, usá-los com maestria, como é o seu caso. No entanto, você deve entender o exemplo que citei: geralmente, treinadores inexperientes recorrem esses Pokémon imaginando um atalho para vitória, dificilmente isso funciona. Não pelos Pokémon serem ruins, mas por eles não saberem usá-los.
Luis Henrique: Qual O Melhor Tipo Grass Que Tem No Pokemon X-Y
Sheen: Hm, você quer dizer "de Kalos"? Ainda assim é uma pergunta bem ampla, pois é difícil saber o que é "melhor" no seu ponto de vista. Poder ofensivo? Defensivo? Atributos elevados? Trevenant, Gourgeist, Gogoat e Chesnaught são as opções de Kalos, estude-os e veja qual você mais gosta.
Ewerton de Souza: Adoro as matérias aqui do Nintendo blast, mais tenho uma dica. Acho que essa matéria em específico do Competitivo 101 é para iniciantes que querem aprendem a jogar competitivo certo? Então ficar falando sobre tipos praticamente distintos não vai ensinar muitas coisas sobre o competitivo não. Afinal é só olhar aquela tabela básica de tipos, que todos irão saber qual tipo tem vantagem em qual e quais as diferenças entre eles. Achei válido comentar sobre os ataques, que por ex. um Ninetales com Fire Blast/Solarbeam não vai fazer nem cócegas em um Dragonite, mais uma matéria pra isso seria suficiente rs. Estou no aguardo de como aprender a fazer os famosos pokémons 5IV's (não tenho idéia do que seja), algumas estratégias para iniciantes e etc... Vlw!
Sheen: Ewerton, você leu os textos do Fellipe Camarossi nas sexta-feiras? Acredito que isso pode te ajudar mais. E lembre-se: mesmo que isso seja bobo e simples pra você, não é para muitas pessoas (muitas mesmo, acredite). Como disse, dê uma olhada nesses textos do Camarossi, eles exploram a parte mais tática do jogo, talvez seja o ponto que você precisa agora.
Cauã Henrique: não precisamos de stream, apesar que possa ser legal, temos Stunky e seu ´´Pum Gas``não é? E tambem, se tivesse tipo stream, Vaporeon teria que mudar de tipo! ou estou errado? ou seria mas um tipo para Eevee ñ ter? 
Sheen: Eevee evolui para os tipos que eram categorizados como special antigamente. E se fairy-type existisse antigamente, provavelmente seria special-based. Com base nisso, "steam-type" provavelmente seria special também, considerando sua natureza. Bem, eu ainda espero um Eevee dragon-type.
Fillipe Queiroz: Nos gramas que vc recomendou n incluio ele, por isso pergunto como montaria um Venusaur(mega ou não) competitivo?
Sheen: Sim, Mega Venusaur é um dos melhores tanks atualmente. Na lista dos que foram citados, foquei em alguns grass-type menos vistos ou não citados, mas veja que não foi apenas Venusaur que não foi citado. Não é uma lista de todos os grass-type existentes, não se preocupe. E sobre "Mega", logo deve ter um texto abordando todos os Megas e como usá-los.
Marcelino Castiglioni: Me ajuda a montar um Shuckle. Eu adoro ele mas não sei usa-lo.
Sheen: Isso vai muito do seu gosto, Castiglioni. Mas se quer uma dica, tente Contrary (Hidden Ability) com Shell Smash.
Cassiano Lelis: Não falar de Rotom-washer e Azumarill o.O? Sério? Cade mamoswine também para representar os tipo ice?
Sheen: Oh não! E onde está o Lapras? E.. e.. tantos outros Pokémon water/ice-type tão incríveis no cenário competitivo? Onde estão?! Calma, Lelis, o título não é "Guia completo sobre todos os Pokémon do tipo water e ice" - a proposta é introduzir iniciantes (que nem sabem o que é STAB) sobre os diferentes tipos de Pokémon. Há uma leitora, por exemplo, que não sabia que existem Pokémon azuis que não são water-type (Metagross, Wobbuffet), esse é o público-alvo. Então, se você não é o público alvo e está em um nível mais avançado, tente esse texto. Ou se você ainda é tão incrível e mais avançado, pode tentar o Smogon. No Nintendo Blast terá textos "mais técnicos e avançados" em um futuro não tão distante, mas esse não é o momento. Agora é hora de cuidar daqueles iniciantes que não sabem que existem Pokémon water-type que não são azuis, aqueles iniciantes que sabem bem pouco, assim como você foi um dia.
Bruno Bahia: 'Pokémon desse tipo são imunes aos "pós"...' Poderia ter usado "pólen" ou "esporos", pq "pós" soou mto mal kkkkkkkkkkkk e "Pokémon" nesse trecho tinha q tá no plural
Sheen: Sabe que eu concordo contigo? Eu fiquei meio receoso sobre colocar "pó", e a palavra pólen nem veio em minha cabeça na hora, ou esporo. Mas bem, deu pra entender. E como te foi respondido nos comentários: o plural de Pokémon é... Pokémon.
Não tenham medo ou vergonha de fazerem perguntas. Se você não tem coragem de admitir erros, dificilmente acertará com mais frequência. É importante aprender com nossos erros (e dos outros) para acertarmos com mais frequência. Ao mesmo tempo, não é justo zombar de alguém que tem uma dúvida que você já sabe, pois um dia você não soube daquilo e certamente não ficará feliz em ver alguém fazendo isso contigo. Pokémon é um jogo mais chatinho e complexo do que a maioria do público pensa, então não pensem que são "burros" (e que horrível quem usa essa palavra) por terem dúvida em um ponto que não conseguem entender.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google