Pokémon Blast

Competitivo 101: É vez dos Pokémon noturnos e metálicos!

Uma breve visão sobre os Pokémon metálicos (steel) e noturnos (dark). Suas principais caracteristicas, vantagens naturais, pontos fortes e fracos.

Há cerca de dois meses que estamos estudando o cenário competitivo. Temos o conteúdo mais simples e básico aqui no NintendoBlast nas terças, e o conteúdo mais avançado para treinadores experientes na sexta. Ainda assim, não acabamos, mas devemos concluir essa primeira fase esse mês. Semana passada falamos sobre como a adição do fairy-type foi relevante para um rebalanceamento do jogo e chegamos a comentar que isso aconteceu anteriormente na segunda geração dos jogos Pokémon. Por sua vez, hoje falaremos dos tipos que foram adicionados naquela época e sua evolução até o cenário atual, dark-type e steel-type.

Vamos ignorar as traduções

"Dark" já intitulado como "noturno" teve várias traduções confusas desse lado do planeta. Em sua origem, os Pokémon desse tipo não devem ser conhecidos exclusivamente por terem hábitos noturnos, mas por sua postura "malvada" sobre os outros Pokémon. Por exemplo, comer ovos de outros Pokémon ainda no ninho. Essa é a essência bizarra por trás desse tipo de Pokémon que geralmente tem a maior parte de seu corpo na cor preta (assim como muitos water-type são azuis ou electric-type que são amarelos). Não vejam como "Pokémon que atuam durante a noite", mas como "Pokémon malvados, perversos", pois por atuar a noite nós temos Noctowl e Spinarak, por exemplo, que não são dark-type.

A maioria dos golpes desse tipo não são focados em dano massivo. Eles costumam ter uma condição potencializadora. Ser o último a atacar naquele turno para que o dano seja dobrado, usar o Attack do oponente para causar mais dano, o oponente escolher um golpe que cause dano para que esse funcione, o oponente trocar nesse turno para o golpe receber uma bonificação, e tantas outras possíveis condições. Considerando isso, devo dizer que um treinador especializado em dark-type não é uma tarefa fácil. Jogar com esses Pokémon, na maioria dos casos, envolve ter um bom conhecimento sobre as opções do oponente e prever reações do oponente (ou induzi-lo a reagir como você deseja). Digamos que é uma maneira bem maliciosa (perversa?) de se jogar.

Quando dark-type chegou nos jogos Gold/Silver, não era possível formar uma equipe com seis Pokémon em estágio final, um monotype, sendo que existiam apenas cinco Pokémon em estágio final. O objetivo desse tipo era reduzir o potencial do psychic-type que causou tantos problemas na geração anterior. Logo, seu grande charme era ser imune a ele, mas assim como o psychic-type, os noturnos também eram fracos contra bug-type Pokémon. Em um equilíbrio perfeito, dark-type era fraco contra fighting-type, tipo sobre o qual psychic-type tinha vantagem. Isso fechou um ciclo, assim como water, fire e grass. Tanto que nossos iniciais de Kalos são psychic (Delphox), dark (Greninja) e fighting (Chesnaught) em seus estágios finais. Com a recente adição do fairy-type, os Pokémon noturnos (?) receberam uma nova fraqueza e desvantagem ofensiva, mas como o foco das fadas são os dragon-type, poucas pessoas se atentam para isso. É possível que em uma batalha você escolha seu Pokémon dark-type e o oponente não reaja de imediato mandando um fairy, o mesmo acaba acontecendo contra fighting-type. É como se fairy tivesse vantagem apenas contra dragon-type.


Pokémon que precisam conhecer: Mandibuzz, Skuntank, Pangoro, Scrafty, Liepard

As verdadeiras muralhas

As principais características dos Pokémon steel-type são valores de Speed abaixo da média e valores elevados de Defense (e Special Defense também em alguns casos). Eles são Pokémon naturalmente defensivos, não apenas por seus atributos, mas por terem resistência contra dez dos dezoito tipos existentes, além de uma imunidade. Em algumas combinações é possível adquirir duas imunidades, em outras é possível elevar o número de resistências. Em minha opinião, esse é um dos melhores, se não o melhor, dentre os dezoito tipos existentes.

Apesar de tudo, para manter um certo equilíbrio, esses Pokémon não tinham tantas vantagens ofensivas. Golpes do tipo aço não causavam dano dobrado por efetividade em muitos tipos. Em X/Y eles ganharam a vantagem ofensiva contra o tipo fada (tipo no qual também são resistentes), mas perderam duas resistências (dark e ghost). Infelizmente, muitos treinadores usam esses Pokémon de maneira agressiva, com estratégias ofensivas, quando o verdadeiro potencial da maioria deles está em um estilo de jogo mais defensivo. Não é como o caso do dragon-type que até a chegada dos Pokémon fairy-type, poderiam usar seu Outrage sem medo em uma batalha, já que steel-type era o único tipo que poderia resistir ao seu ataque bonificado por Choice Band/Scarf. Já steel-type, aproveitando-se de STAB, causará dano reduzido em water-type e electric-type que são Pokémon muito comuns (e nem citaremos fire-type que os deixam em completa desvantagem).

Pokémon que precisam conhecer: Bastiodon, Bisharp, Durant
Estamos terminando! Restam quatro tipos e é possível abordarmos eles nesta semana. Enviem dicas e sugestões sobre o que deve ser citado sobre os tipos flying, normal, fighting e electric. Deixem suas dúvidas nos comentários, e não esqueçam de participar do nosso grupo no Facebook. E preparem-se para abril que estará recheado de torneios. Até mais!
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google