Pokémon Blast

Competitivo 101: Psíquicos e fadas, o limite entre a mente e a magia

Soberania dos Pokémon psíquicos na primeira geração, o ajuste feito com adição de novos tipos, e a história se repetindo com adição do tipo fada.

Introduzidos à sexta geração, fomos apresentados ao novo tipo Fairy (fada), que prometeu trazer um maior equilíbrio ao jogo, ou ao menos sanar as preocupações de quem tinha problemas com o dragon-type. Esse ajuste, por meio da adição de um novo tipo, já aconteceu cerca de dez anos atrás com a chegada da segunda geração nas versões Gold/Silver e os tipos dark e steel. Que esses tipos existem, todos sabem, mas não são todos que sabem que o principal responsável por eles chegarem foi o psychic-type, que era soberano na primeira geração. Hoje estudaremos um pouco mais sobre esses dois tipos.

Além da resistência

Buscando causar maior dano no oponente, é natural um treinador atingir a satisfação ao ler "It's Super Effective" em seu log de combate ao desferir um ataque contra o Pokémon oponente. Em contrapartida, temos a satisfação oposta ao ler "It's not very effective". Semanas atrás nós estudamos aqui sobre como golpes podem causar até quatro vezes mais dano pelo tipo do golpe ser efetivo contra os dois tipos do Pokémon. Estudamos também que o dano pode ser neutro quando o golpe é efetivo contra um tipo, mas pouco efetivo contra outro tipo. E sabemos também que existem as imunidades: quando o tipo protege o Pokémon de sofrer dano de golpes de determinado tipo. Por exemplo, ground-type Pokémon são imunes aos golpes electric-type como Thunderbolt. Como Pokémon são capazes de aprender golpes de outros tipos, logo, encontrar um oponente que seja imune ao seu tipo natural não significa fracasso total. Um Gliscor pode sorrir diante de um Pikachu, mas ser surpreendido por um Hidden Power: Ice, por exemplo, uma situação bem comum em combates entre treinadores mais experientes. Já aprendemos que não é proveitoso elaborar um moveset (os quatro golpes de seu Pokémon) apenas com golpes de um tipo ou até mais de um golpe de dano do mesmo tipo (exemplo: Fire Blast e Flamethrower). Escolher apenas um (ou dois, caso o Pokémon tenha dois tipos) golpe(s) que aproveite o STAB é o suficiente.
Falamos aqui também sobre deficiência ofensiva, não? Se seu Pikachu tem Thunderbolt, que se aproveita do STAB, em quais tipos esse Thunderbolt causa dano reduzido? Grass? Dragon? E quais golpes batem efetivo contra esses tipos? É seguindo esse pensamento que se elabora um bom moveset ofensivo.
Uma atenção especial deve ser dada as condições incomuns. Sabemos que todo Gliscor será imune ao Thunderbolt, mas abilities também podem conceder imunidades. O exemplo mais óbvio é Levitate, ability introduzida na terceira geração (Ruby/Sapphire). Levitate torna o Pokémon imune aos golpes ground-type, mas não o torna flying-type! Então, nem pensem que Pokémon com Levitate têm alguma fraqueza contra electric-type ou qualquer coisa assim. Em razão dessas situações é importante conhecer todas as abilities existentes, quais abilities cada Pokémon pode adquirir, e identificar rapidamente qual ability ele possui. E não se preocupem: não é difícil aprender essas informações, é algo que vocês podem adquirir com prática e costume mesmo. Quanto mais batalharem, mais se tornarão familiarizados com isso.

Psychic, a mente humana

Ao falar de psychic-type, um dos primeiros Pokémon que deve vir na mente de todos é Kadabra ou Alakazam. Ou até mesmo Abra, e todo ódio que devem guardar por ele teleportar quando tentam capturá-lo. Acredita-se que essa família tenha sido inspirada em Uri Geller (tanto que o nome japonês de Kadabra é "Yungerer") um ilusionista que aparecia em programas televisivos na época de nossos pais e avós clamando ter o poder de... entortar colheres. Com o tempo isso virou um tipo de truque, vários "entortadores de colheres" surgiram. Como isso era feito com o poder da mente, aqui temos os Pokémon psíquicos. Outro dia, nos comentários de algum Pokémon Blast, um leitor comentou sobre as fraquezas do psychic-type estarem relacionadas com os medos humanos sobre fantasmas, insetos e escuridão. Isso faz sim muito sentido, pois até então eu não entendia uma lógica por trás dessas fraquezas. Em uma escala maior, dark-type são imunes aos psychic-type.

Na primeira geração, os atributos (stats) não eram distribuídos como hoje. Tanto Special Attack quanto Special Defense eram resumidos em um único atributo, Special. Por mais bobo e simples que isso possa parecer, imaginem resumir seu potencial ofensivo e defensivo em um único valor. Para os tempos de hoje, é como se vocês pudessem effortar um único atributo e ele dar valor ofensivo e defensivo. Em suma, por serem Pokémon que sempre tinham valores elevados nesse atributo, isso tornava os psychic-type realmente fortes. Não apenas por isso, mas a ausência de fraquezas também tornava uma tarefa difícil ter que derrubá-los. Eles tinham fraqueza apenas contra bug-type (e eram imunes ao ghost-type) que não tinha muitos golpes ofensivos (e nem tantos representantes relevantes). Atualmente, eles não se destacam tanto, mas também não estão no limbo dos tipos. Eles geralmente são rápidos e são bons ofensivamente, mas costumam pecar em sua defesa física, tornando fácil derrubá-los com um golpe bem aplicado (e nem precisa ser efetivo, na maioria dos casos).

Pokémon desse tipo que precisam conhecer: Grumpig, Musharna, Jynx e Girafarig.

Matadores de dragões

Sylveon e seus amigos chegaram em Kalos quase como profetas. Aqueles que seriam responsáveis por eliminar os dragões. Isso foi visto de uma maneira um tanto quanto exagerada pelos treinadores menos experientes. É evidente que a Game Freak não anularia, por completo, algum tipo. A esperança de muitos é que dragões acabariam, não seriam mais vistos e devo dizer que talvez eu continue a ver mais dragões do que fadas em combates. A ilusão de que dragões seriam exterminados deve vir daqueles treinadores que tiveram muitas dificuldades contra eles nos últimos anos e devem ter apanhado bastante pra eles. A razão disso se dá pelo dragon-type não ter muitas fraquezas e seus ataques não causarem dano reduzido em muitos tipos. Apesar de algo simples, é o que tornou eles tão superestimados. Havendo a necessidade de adicionar um novo tipo, fairy-type, para "equilibrar" essa situação.
Claramente, o grande chamariz de fairy-type é ser imune ao dragon-type. Ou seja, nada de Outrage aqui. Ao mesmo tempo, eles são fracos contra steel-type e poison-type. Isso não apenas faz um equilíbrio (dando fraquezas ao fairy para não ficarem como dragões ficaram) como torna steel-type e poison-type mais viáveis ofensivamente, já que esses golpes não eram efetivos contra muitos tipos relevantes. Duas fraquezas é um bom número, assim como water e ghost têm, e como dragon-type tinha. Entretanto, assim como dark, os fairy-type não possuem uma característica forte. Sabemos que steel geralmente são mais lerdos e tem valores defensivos elevados. Dark-type, por sua vez, não tem essa similaridade entre seus representantes, e o mesmo acontece com fairy: você pode encontrar uma fada com ótimos valores físicos, outra com excelente velocidade, ou outra com bons valores defensivos. Isso ajuda, e muito, em monotypes.

Pokémon desse tipo que devem conhecer: Mr. Mime, Granbull, Aromatisse e Carbink.
Ainda restam alguns tipos para conhecermos, e até o fim desse mês devemos conhecer todos. Enviem suas sugestões, dicas, e compartilhem experiências com outros leitores nos comentários. Caso tenham alguma dúvida (dentro ou fora de contexto), basta enviar pelo Ask.fm que responderei assim que possível. E fica aqui a sugestão: montem uma equipe monotype (único tipo) do seu tipo favorito e desafie seus amigos em batalhas dessa maneira. É outra maneira de como pensar em equipe e uma experiência deveras produtiva.
Revisão: Alan Murilo
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google