Pokémon Blast

Competitivo 101: Uma breve análise do competitivo Pokémon atualmente

Desbravamos o competitivo, do 3DS aos simuladores, em busca de poder compreender um pouco mais como anda o cenário competitivo de Pokémon no momento.

Treinadores e treinadoras, sejam bem-vindos a mais uma aula do Competitivo 101, ensinando os básicos do cenário competitivo de Pokémon para todos os iniciantes e veteranos que querem afiar suas habilidades. Na aula de hoje iremos falar de um assunto que já abordei superficialmente em diversos capítulos: o estado presente do metagame. Conhecendo o que você pode encontrar por aí e o que rege o cenário competitivo, você estará a um passo de poder montar o seu time.

Need for Speed

Não se preocupe, apesar do subtítulo você ainda está em uma matéria de Pokémon. Eu escolhi esse nome para a primeira seção pois ela define exatamente o estado presente do metagame de Pokémon. Não é novidade para ninguém que já jogue o competitivo a mais de uma geração que o atributo Speed sempre foi o mais importante do jogo. Céus, foi isso que levou ao banimento de Blaziken nas últimas duas gerações nas modalidades do Smogon.

A questão toda é que agora o metagame está ainda mais rápido. Com a adição de velocistas como Greninja e Noivern e Mega Evolutions que parecem quebrar a barreira do som quando atacam, hoje a velocidade parece ter dominado completamente o meta, fazendo muitos Pokémon que antes eram populares caírem muito por não conseguirem acompanhar o ritmo frenético. Contudo, teve outra coisa que essa geração nos ensinou: o mais importante não é ser rápido, e sim atacar primeiro.

Se as gerações anteriores foram as “Gerações da Velocidade”, a que temos agora poderia ser chamada de “Geração da Prioridade”. Priority Moves estão em alta como nunca antes, o que leva muitos Pokémon mais lentos a serem populares. Isso se iniciou com os temíveis Brave Birds acelerados por Gale Wings de Talonflame, mas não parou por aí; Mach Punch de Conkeldurr, Vacuum Wave de Mega Lucario e Sucker Punch de Bisharp são outros dos populares ataques que colocam a velocidade de lado quando o assunto é bater rápido.

Para completar o caos, com a adição de Sticky Web, os confrontos de velocidade só pioraram. Hoje é raro encontrar um time que não tenha um Spinner ou Defogger, pois os Entry Hazards continuam em alta e atormentando qualquer usuário de Focus Sash ou Sturdy. O mais incrível é que a presença de Stealth Rock não intimidou o tipo quadruplamente fraco de Talonflame como fizera com Charizard, da mesma forma que aconteceu nas gerações anteriores.

Em clima de mudanças

Garchomp sente falta
de usar Outrage
sem medo.
Com a chegada do Fairy-type, o metagame também sofreu um forte balanço. Além de uma grande diminuição na frequência de Dragon-types com Choice Itens ou com o uso de Outrage, diversos Pokémon tiveram seu uso aumentado ou diminuído devido às mudanças no equilíbrio dos tipos; Metagross caiu muito após receber fraquezas contra Dark e Ghost, enquanto Togekiss decolou com sua recém recebida imunidade aos temíveis dragões - em especial Garchomp, o qual Togekiss é imune a ambos STABs.

A mudança nos poderes dos ataques também alterou muito os movesets que estávamos acostumados até a geração passada. Hoje não é incomum ver um Heatran carregando Magma Storm ao invés de Fire Blast ou Lava Plume, devido ao dano residual aumentado pelos golpes que prendem o oponente no campo (agora levando 12,5% do HP por turno). Bisharp recebeu um aumento considerável, tanto por ser um matador de Aegislash com seu Sucker Punch poderosíssimo como pelo aumento da eficácia de Knock Off, este último que se tornou extremamente popular agora.
Bobeou, perdeu: O ataque Knock Off esteve presente nos jogos desde a terceira geração, mas nunca foi considerado seu uso. Remover o item do inimigo com certeza é uma boa, mas não compensa se levar em conta o poder de apenas 20 do ataque Dark-type. Porém, uma luz recaiu sobre este golpe na sexta geração, que teve seu poder aumentado para 65 e, quando atinge um inimigo portando um item (praticamente todos no competitivo), seu poder é aumentado para um impressionante 97,5! Isso explica sua repentina popularidade. Então, se suspeitar que seu oponente vai usá-lo, troque imediatamente para um Pokémon com a Mega Stone, pois ela não pode ser removida e não confere poder extra ao ataque!
Outra coisa que diminuiu muito a frequência foi a Weather War. Para quem não sabe, esse era o nome dado para o metagame da geração passada, onde havia um predomínio de times focados nos quatro climas (Rain, Sunshine, Sandstorm e Hail). Com a diminuição da eficácia das habilidades indutoras deles (respectivamente: Drizzle, Drought, Sand Stream e Snow Warning), que antes mantinham o clima até um novo ser imposto e agora só duram 5 turnos - ou 8 se os Pokémon portarem as pedras climáticas -, parece que tudo retornou ao seu equilíbrio e é seguro usar um time sem nenhum clima em específico.

Os mais procurados

Hoje em dia, boa parte dos jogadores competitivos usam o Pokémon Showdown para testar seus times ou para partidas sérias. Isso dá ao Smogon, responsável pelo simulador, a capacidade de mensurar os usos dos Pokémon e a frequência com a qual eles aparecem em times. Os dez Pokémon a seguir são os dez mais usados do metagame atual (até Fevereiro/2014), e também descrevo o motivo por trás de seus usos:

10. Azumarill: ocupando a décima posição com uma frequência de uso de 11.59448%, o Water/Fairy se popularizou justamente pelo seu novo tipo e grande resiliência, mas sua verdadeira arma está no novo sistema de breeding que permitiu que este pudesse ter um combo de dois ataques que antes não podia: Belly Drum e Aqua Jet. Maximizando seu ataque (+6 estágios) em um turno e distribuindo golpes de prioridade a partir daí (eu não disse que estavam em alta?), Azumarill se tornou uma grande ameaça a ser reconhecida.

9. Garchomp: o temível tubarão da terra continua intimidador como sempre, com uma frequência de 12.04187% nos times competitivo afora. Embora suas armas possam ter tido sua eficácia reduzida, seus stats amedrontadores ainda impressionam e lembram o porquê de ter sido classificado Uber na quarta geração. E se aparecer uma Fairy, não tema; Garchomp pode aprender Iron Head e Iron Tail, além de que não precisa enfrentar sozinho as fadas do time inimigo.

8. Conkeldurr: o colosso Fighting-type teve um aumento em sua popularidade e alcança a oitava posição com uma frequência de 12.15604%. Sua resiliência foi só melhorada com a chegada de Assault Vest, sua velocidade é ignorada por Mach Punch, mais um Priority Move, e agora ele está pronto para derrubar os itens dos inimigos com um dos Knock Offs mais fortes do competitivo. Poucos Pokémon podem entrar na frente desse colosso.

7. Scizor: representando os Bug-types nos dez mais usados, Scizor obteve a sétima colocação com 12.29698% de uso. Assim como alguns de seus antecessores na lista, ele também tem como ataque principal o Priority Move Bullet Punch, aumentado pelo seu Technician. Carregar apenas uma fraqueza, um monte de resistências e um grande poder ofensivo torna fácil entender porque ele está aqui.

6. Heatran: em uma terra de Talonflames, Scizors e Mega Charizards, quem melhor do que alguém que resiste todos seus STABs e ainda pode atuar em diversos papéis diferentes? Com um dos melhores - e únicos - typings do jogo, o Fire/Steel é um dos mais usados desde que chegou aos jogos. Com 12.45876% de frequência, ele justifica estar no sexto lugar.

5. Greninja: o astro da nova geração e provavelmente o inicial a escalar mais rapidamente ao gosto popular, Greninja faz a festa com seu poder de mudar de tipo todos os turnos através da ability Protean. Apesar de ser, em geral, previsível, bons treinadores conseguem fazer estragos colossais com ele e mesmo os mais inexperientes podem abusar de todos seus golpes desferirem STABs. Não é a toa que sua frequência de uso seja de 14.49611%.

4. Talonflame: o temível pássaro de fogo é também o primeiro Pokémon alado das primeiras rotas a conseguir tal façanha no competitivo. Provavelmente o precursor da “Geração das Prioridades”, seu Gale Wings faz qualquer golpe do tipo Flying ganhar prioridade, podendo despejar Brave Birds por aí de forma indiscriminada. É uma força a ser reconhecida e todo time deve estar pronto para enfrentá-lo, já que tem uma frequência de 14.85993%.

3. Aegislash: chegamos na grande trindade, os três Pokémon mais usados atualmente, começando pelo terceiro Aegislash. O novato dessa geração que consegue ser, ao mesmo tempo, Wall e Tank, é conhecido pela versatilidade de seus stats. Ele faz bem o papel de espada: na mão de um inexperiente, é previsível, mas na de um mestre, pode cortar todo o seu time. Isso explica o porquê de sua frequência alcançar os 15.93173%.

2. Charizard: aqui está a surpresa do metagame: o Pokémon que, até a geração passada, raramente era usado, agora está no segundo lugar. A questão é que o seu valor de frequência é duvidoso, porque 16.68517% dos jogadores não estão usando somente Charizard, mas suas duas Mega Evolutions. Por isso, Mega Charizard X e Y dividem essa posição, povoando o metagame com suas labaredas.

1. Rotom-Wash: tá, alguém está surpreso de ver o melhor Pivot do jogo aqui? Rotom-Wash domina esse ranking desde seu lançamento, com assombrosos 19.71770% de frequência. Para ter noção, isso significa que praticamente um de cada seis treinadores usam ele. Isso se deve ao seu excelente tipo defensivo, acesso a ótimos ataques de suporte, e por ter uma forma confiável de causar dano e de sair de campo quando for preciso. Ame ou odeie (meu caso), ele está aqui pra ficar.

Isso conclui essa breve análise do metagame atual. Embora essa lista tenda a se alterar no futuro, essas dez ameaças devem continuar permeando-o até uma futura atualização. É possível que Gliscor, Tyranitar ou Ferrothorn tomem os lugares dos lugares mais baixos, mas é fato que cada um destes oponentes entrará em seu caminho enquanto estiver desbravando os territórios do competitivo. Por isso, preparem-se, pois o inferno está chegando.

Ask Me-owth

Como não podia faltar, cá estamos em mais uma sessão de perguntas e respostas dos comentários! Não se esqueçam de fazer perguntas claras para que eu possa responder exatamente o que querem saber, e sempre lembrem-se que podem me contatar no Twitter a qualquer momento se tiverem uma dúvida mais imediata ou rápida! Bom, alguém tem alguma dúvida? Levantem a mão!
como eu acabo com um Mega Charizard Y,trocar para um Tyranitar com Sand Stream vai impedir o Solar Beam?como posso usar um Dunsparce no competitivo,eu vi que o HP dele e bem alto e sua possibilidade de ataques também e muito grande(eu pensei no Move Set,Toxic,Protect,Rock Slide,Roost ou Poison Jab
— Hudson Lincoln
Então, Hudson, seu raciocínio está parcialmente correto. Sim, se você colocar um Tyranitar em campo e anular o Sunshine com seu Sand Stream, o Solar Beam irá levar dois turnos para carregar. Contudo, há um pequeno problema: essa troca só pode ser feita depois que o Charizard já está em sua forma Mega. O motivo é que as ações no turno ocorrem numa determinada ordem, e a troca é a primeira coisa a ser feita (a não ser que o oponente use o ataque Pursuit), então o Tyranitar vai entrar em campo antes do Charizard virar Mega Charizard Y, o que vai anular a Sandstorm e descarregar um Solar Beam na sua cara.


O Dunsparce não é muito bom para um set Stall (como o indicado) porque seu HP não pode compensar suas defesas e péssimo tipo defensivo, mas você pode tentar usar o clássico set de Serene Grace que o Togekiss também usa; paralise o oponente com Glare ou Body Slam e depois acerte com Headbutt, Rock Slide ou qualquer outro golpe para causar flinch. A estratégia chamada “Paraflinch” é extremamente frustrante pra quem a está recebendo, mas muito prazerosa para quem executa.
Estou pensando em elaborar um Farfetch’d, pensando que sempre provocará um Critical Hit. Somando o seu item exclusivo Stick e golpes com grandes chances de provocar danos críticos (“With high Critical Hit ratio”) como o Slash, porque na Gen VI eles são mais fáceis de serem provocados. Bem, pensando nisso queria saber qual a melhor nature pra ele, e , como vai ser um Top5 queria saber qual IV descartar, quais EVs treinar e qual o melhor moveset pra ele. Estou pensando em Slash, Night Slash, Leaf Blade (que é um Egg Move) e Air Cutter. Estou um pouco pensativo sobre esse último pq ele atige todos os oponentes em Doubles e tem STAB. O problema é que ele é um Ataque Especial e o Farfetch’d tem mais atributos físicos, por isso estou hesitando em descartar ou não o IV de Sp. Attack. Estou pensando em até tirar o Slash e colocar outro golpe com alta chance de Critical Hit e trocar o Air Cutter pelo Agility. E aí? O que eu faço? E se prepare Prof. Camarossi, porque esse é o primeiro de vários pokémons que estou planejando fazer. Hehehehehe
— Ewerton Silva Gomes
Farfetch’d é um Pokémon lindo, decerto devia receber uma evolução. Apoio sua ideia, Ewerton, é muito criativa! Todavia, eu devo te informar que não compensa ir atrás do STAB em Air Cutter, Slash vai ter de servir. Entretanto, a velocidade baixa do pássaro pode prejudicar seus planos. Eu recomendo partir pro Agility e usar como item Focus Sash; isso vai garantir que possa usar uma vez e aumentar sua Speed, e vai permitir que use como STAB Flying o movimento Acrobatics, que tem sua força dobrada quando o usuário não tem item. Combine Slash, Acrobatics e Night Slash (ou Knock Off, abordado nessa matéria) para ter uma coverage excelente e distribuir críticos por aí!
Venho aqui de novo, pedir para analisarem minha equipe, e para agradecer pelas aulas,
Minha team é:
Forretress: Nature Impish; Ability Sturdy; Moves( Spikes, Toxic Spikes, Sunny Day, Giga Drain) EVs: HP: Full, SP.Def: Full, Defense: (O que sobrou)
Torterra: Nature Calm; Ability Overgrow; Moves( Solar Beam, Leech Seed, Roar, Synthesis) EVs: Não distribuidos ainda.
Snorlax: Nature Relaxed; Ability Thick Fat; Moves( Earthquake, Body Slam, Rest, Sleep Talk) EVs: Não distribuidos ainda.
Lucario: Nature Naive; Ability Inner Focus; Moves(Vacuum Wave, Extreme Speed, Shadow Ball, Aura Sphere) EVs: Não distribuidos ainda.
Bisharp: Nature Adamant; Ability Inner Focus; Moves(Pursuit, Sucker Punch, Thunder Wave, Iron Head) EVs: Não distribuidos ainda.
Mega Charizard Y: Nature Modest; Ability Blaze/Drought; Moves(Solar Beam, Earthquake, Flamethrower, Focus Blast) EVs: SP.Atk: Full, Speed: Full, HP: (O que sobrou)
— Joelton Junior 
Assim que bati o olho no seu time eu percebi uma fraqueza predominante ao tipo Fire. Isso é letal, considerando que pretende manter Sunshine ativo o tempo todo. Apenas dois Pokémon resistindo ao tipo não vai compensar pela fraqueza dos outros quatro, e isso pode te custar diversas batalhas. Além disso, o Mega Charizard Y pode ter sua velocidade facilmente superada com Modest, então Timid seria o mais indicado.

O Forretress tem três problemas principais: o primeiro é não ter Rapid Spin, o segundo é ter Giga Drain (nunca use um movimento ofensivo num Forretress) e o terceiro é ter Sunny Day. Dica: nunca dê Sunny Day para um Pokémon quadruplamente fraco contra fogo. Para concluir, Torterra é melhor como atacante físico do que especial, então eu consideraria trocar o Solar Beam por Seed Bomb ou Wood Hammer.


Fora isso, é notavelmente um time climático, mas pode precisar de algumas adaptações. A adição de um Ninetales defensivo pode ser eficaz para manter o clima em jogo, além de reduzir o número de fraquezas contra Fire. Boa sorte!

Com isso concluímos mais um capítulo do Competitivo 101… ou será que não? Nós falamos de como anda o competitivo em Singles, mas como será que está o VGC e o cenário Doubles? Fiquem ligados na próxima semana para podermos estudar um pouco mais a arte do competitivo em Pokémon!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Doug Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ei poderia analisar minha equipe Fellipe Camarossi?

    Whimsicott @ Focus Sash
    Ability: Prankster
    EVs: 252 Spd / 150 Atk / 106 HP
    Jolly Nature - Toxic- Encore –Tailwind - U-turn
    Hitmonchan (M)
    Ability: Iron Fist
    EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Spd
    Careful Nature - Power-Up Punch- Mach Punch- Bullet Punch- Substitute
    Milotic @ Rocky Helmet
    Ability: Competitive
    EVs: 252 HP / 252 Spd / 4 Def
    Bold Nature - Mirror Coat- Dragon Pulse- Recover- Surf
    Slurpuff @ Pixie Plate
    Ability: Sweet Veil
    EVs: 8 SDef / 252 HP / 248 Spd
    Calm Nature - Draining Kiss- Surf- Cotton Guard- Calm Mind
    Luxray @ Air Balloon
    Ability: Rivalry
    EVs: 252 Spd / 100 Atk / 156 HP
    Impish Nature - Wild Charge- Attract- Crunch- Ice Fang
    Rapidash @ Wide Lens
    Ability: Flame Body
    EVs: 252 HP / 252 Spd / 4 Atk
    Impish Nature - Flare Blitz- Wild Charge- Morning Sun- Hypnosis

    ResponderExcluir
  2. Camarossi eu preciso saber se um pokemon consegue absorver todos os evs ganhos até o nível 50 , quantos níveis sao necessarios ? ou só é possível absorver upando até o 100 ? E os ivs ? no lv 50 e me desculpa tanta perguntas mas ex você treina um larvitar do nvl 1 até. ele evoluir pro competitivo lv 50 então é a mesma coisa de usar um pupitar ?! Só muda a estetica e a abilidade por favor responda ó grande pedra sábia digo felipao você é taum bom que virou técnico da seleção do brasil do pokernao !?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google