Blast from the Past

Em Boktai: The Sun is in Your Hand (GBA) a luz solar é uma poderosa arma

Idealizado por Hideo Kojima, este título de ação utiliza um sensor de luz para criar uma jogabilidade única e criativa.

Vampiros são criaturas que odeiam o Sol, afinal a luz da grande estrela brilhante é capaz de fritar e destruir estes seres. Inúmeros jogos têm os sugadores de sangue como os principais vilões, sendo Castlevania uma das séries mais conhecidas. Foi juntando esses dois temas que surgiu Boktai: The Sun is in Your Hand, um título de aventura da Konami para GBA. Idealizado por Hideo Kojima, o cartucho do jogo contava com um sensor de luz que influenciava profundamente toda a jogabilidade.

Um caçador de vampiros solitário

Em uma era distante, o fim dos tempos se aproxima. O mundo está numa situação complicada: mortos-vivos apareceram, espalhando o terror e escuridão. Uma matéria negra é a causa desse problema, corrompendo e amaldiçoando praticamente todos os seres vivos do planeta. Os Imortais, criaturas sedentas por sangue e escuridão, dominam tudo. As poucas pessoas que sobreviveram vivem escondidas e com medo, afinal o último grande caçador de vampiros foi derrotado.

Mas nem tudo está perdido. Um garoto chamado Django herdou a Gun Del Sol, uma pistola que utiliza raios solares para destruir os Imortais. O rapaz, que é descendente de uma grande família de caçadores de vampiros, decide vingar a morte de seu pai, contando com a ajuda de Master Otenko, o mensageiro do Sol. Django então parte para Istrakan, a cidade dos mortos e centro de comando dos monstros sombrios, a fim de mudar a situação da humanidade.

O Sol é o poder

Em uma primeira olhada, Boktai parece um jogo de ação qualquer. O objetivo de Django é simples: encontrar e derrotar todos os Imortais. Para isso o garoto explora inúmeros calabouços e regiões repletas de monstros. Além de estar em menor número, Django tem que prestar atenção em um detalhe importante: a sua arma Gun Del Sol só funciona com luz solar. E é aí que o sensor de raios ultravioleta do cartucho entra em ação. O dispositivo, em conjunto com o relógio interno do título, replica a iluminação do mundo real no universo do jogo de inúmeras maneiras.



Sair de casa e levar o portátil para fora é essencial para se dar bem em Boktai. O principal uso da luz solar é carregar as baterias da arma de Django, pois sem energia ela é incapaz de fazer disparos. O Sol também espanta os vampiros e monstros, que evitam a luz do dia a qualquer custo. Mas deve-se tomar cuidado para não exagerar: passar tempo demais sob o Sol faz com que a Gun Del Sol esquente demais, tornando-a inutilizável por um curto intervalo de tempo - o que pode ser fatal em algumas situações.



Durante a noite, Boktai torna-se bem desafiador: além da falta de luz para carregar a arma, a quantidade de inimigos aumenta, e os monstros também se tornam mais poderosos na ausência do sol. Felizmente, é possível guardar energia solar em bancos espalhados pela aventura, que pode ser resgatada quando necessário. Alguns itens também ajudam a recarregar a arma ou simular a presença do sol, mas seu uso é recomendado somente para momentos de extrema necessidade por conta de sua escassez. E não adianta tentar enganar o sensor: ele capta raios ultravioletas, que não são lançados de lâmpadas comuns. Jogadores que costumam jogar na parte da noite vão sofrer um pouco mais ao jogar Boktai.

Furtividade diante das limitações

A missão de Django pode até parecer fácil com o poder do Sol, mas os Imortais e outros monstros não são bobos. A maioria dos calabouços e castelos são construções fechadas, o que limita drasticamente o uso da arma solar, que só pode ser recarregada em locais abertos. A solução nessas situações é se utilizar da furtividade. Nestes momentos, a jogabilidade de Boktai se aproxima muito da série Metal Gear Solid, também de Kojima: Django precisa se infiltrar nos locais sem ser notado, evitando conflitos. O herói pode se esgueirar pelas paredes e até mesmo fazer sons para atrair inimigos. Alguns poucos pontos destes labirintos apresentam grades que deixam passar luz e permitem recarregar a arma, além dos bancos de energia solar, contudo a melhor estratégia ainda é evitar lutar.



Depois de conseguir resolver os puzzles, evitar os inimigos e enfim chegar ao fim de um calabouço, é hora de enfrentar o chefe. Os Imortais são bem poderosos e podem dar trabalho, principalmente se o jogador não tiver economizado energia durante as áreas anteriores. Mas derrotar o chefe não é suficiente: é necessário purificar e destruir completamente o monstro. Para isso, Django tem que retornar e fugir do calabouço levando consigo os restos mortais do Imortal dentro de um caixão. Por conta disso, a velocidade do herói é reduzida pela metade, o que o torna alvo fácil para os monstros. A furtividade é mais uma vez necessária para sobreviver.



Felizmente Django conta com vários objetos e equipamentos que o ajudam em sua aventura. Além de itens que recuperam energia do protagonista e energia solar, poderosas granadas de efeitos variados podem ser lançadas contra os inimigos. A Gun Del Sol também é customizável com partes que alteram características como o formato dos tiros, alcance e até diferentes usos: um equipamento, por exemplo, faz com que a pistola dispare som, perfeito para enganar inimigos. Todas essas peças extras recebiam experiência e tornavam-se mais poderosas.

A Konami e a Capcom criaram uma parceria curiosa na época de lançamento do jogo: Django apareceu em Mega Man Battle Network 4. Na aventura cibernética do robô azul, o caçador de vampiros pede ajuda para purificar um vampiro. A parceria continuou nos títulos futuros, com direito até a um modo multiplayer entre as duas diferentes séries.

Uma aventura única

Boktai: The Sun is in Your Hand inovou ao integrar a luz solar na jogabilidade de um título. Além disso, a aventura contava com personagens carismáticos, ótimos gráficos e um interessante sistema de jogo que mistura ação, furtividade e elementos de RPG. Essa criação de Hideo Kojima foi bem recebida, o que rendeu mais dois títulos para GBA (Boktai 2: Solar Boy Django e Shin Bokura no Taiyo: Gyakushu no Sabata, sendo que o último não saiu do Japão) e um sucessor espiritual para DS, de nome Lunar Knights. Poucas unidades do jogo foram produzidas por conta do sensor no cartucho, que encarecia o custo. Por consequência, Boktai é um jogo caro e difícil de encontrar atualmente. E vocês, já conheciam Boktai: The Sun is in Your Hand? Gostariam de experimentar esse curioso título?



Revisão: Alan Murilo
Capa: Leonardo Correia

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google