Pokémon Blast

Competitivo 101: Vamos aos céus estudar os tipos elétrico e voador

Usando combinações de tipos na elaboração de sua equipe, características básicas e vantagens naturais dos Pokémon elétricos (electric) e voadores (flying).

"Raio" (lighting) e "vento" (wind) são elementos bem próximos em outros RPGs. Em Pokémon podemos acreditar que são representados pelos tipos electric e flying. Eles não costumam aparecer juntos em outros RPGs além de Pokémon e Final Fantasy, mas em Pokémon temos bug e grass, e também rock e ground, que são tipos bem similares em diversos sentidos e que em outros jogos seriam uma única categoria. Mas não se iludam, esses tipos têm muitas diferenças e elas são o que estudaremos aqui.

18 tipos, 6 Pokémon

Ao elaborar sua equipe, é muito importante levar em consideração os tipos de seus Pokémon. Ataques possuem tipos, e esses tipos podem atrelar mais ou menos dano ao ataque que atingir seu Pokémon. Como já estudamos aqui, tipos duplos podem dar uma resistência ou faqueza dobrada. Weavile, por exemplo, por ser dark/ice, recebe dano duas vezes maior por ser dark, mas no final acaba recebendo dano quatro vezes maior por também ser ice-type! O que não significa que ter dois tipos é algo ruim. Já falamos aqui sobre como Dragonite pode sobreviver tranquilamente ao Solar Beam por seus dois tipos (Dragon/Flying) serem resistentes ao tipo grama. Ainda sobre elaboração de equipes, vocês devem consultar esse texto.

Se você acompanha nosso grupo no Facebook, deve ter visto que dias atrás começou o The Ultimate Trainer, um evento no qual o Elite Four da Liga Pokémon Blast seleciona doze treinadores para um time que participará diretamente dessa competição entre equipes. Em alguma madrugada de dias atrás, eu estava conversando no chat com a Isis, treinadora que é integrante do meu time. Ela estava em dúvidas sobre como elaborar uma equipe e apresentou o interesse em usar Mega Gyarados. Um ótimo Mega, se me perguntarem, a resposta é sua peculiaridade de mudar de tipo. Por exemplo, Gyarados pode não aguentar um Thunderbolt, mas Mega Gyarados aguenta, já que ele não tem dois tipos que têm fraqueza para electric moves e suas defesas são elevadas. Em caso similar temos Mega Charizard X, evolução que pode te proteger de um K.O. para um Surf bem aplicado, já que durante a transformação ele se torna dragon-type, que tem resistência contra water-type. Então, é importante saber quando e como mega evoluir: evoluir no começo do combate, no primeiro turno, pode ser o motivo da derrota. Mas isso é algo que entraremos mais a fundo outro dia.

Então Isis queria usar Mega Gyarados. E sua dúvida era: quem seriam os outros cinco? Perguntei a ela quais eram as fraquezas de Mega Gyarados. Hesitante ela respondeu electric, grass, fairy e, com uma pequena ajuda do Google, fighting e bug. "Então ele tem essas cinco fraquezas, certo?" - perguntei. Seguido da confirmação dela, questionei sobre algum Pokémon que poderia suprir aquelas deficiências, um Pokémon que tivesse resistências. Chegamos em Dragonite: ele é resistente aos golpes fighting e bug por ser flying, recebe dano neutro de electric, e grass-type não faz cocegas nele. Todavia, Dragonite, assim como Mega Gyarados, tem fraqueza para fairy-type. Podemos sim ter dois Pokémon com a mesma fraqueza na equipe, mas é importante cobrir isso o quanto antes! Ao mesmo tempo ela encontrou necessidade de ter um Pokémon para usar Rapid Spin (já que os candidatos a Defog são flying-type, e ela já tinha dois na equipe). Chegamos em Excadrill. Ele tinha resistência ao fairy-type, além de cobrir as outras fraquezas dos outros dois, mas compartilha da mesma vulnerabilidade que Mega Gyarados (fighting-type) e recebe dano neutro do tipo que tem mais vantagem perante o Dragonite, ice-type. Aegislash foi nossa quarta escolha por ter imunidade ao fighting-type, mantendo a resistência ao fairy-type. Tanto ele como Excadrill têm fraqueza para fire-type e ground-type, mas isso não é problema para Gyarados e Dragonite.

Perceberam porque o tipo é tão importante na hora de montar sua equipe? Considerar fraquezas e escolher Pokémon com base nessas desvantagens é muito importante. Caso contrário, um Pokémon com um golpe pode levar seu time inteiro!

É hora de voar

Assim como ice-type, o flying-type era outro tipo que não tinham Pokémon "puros" (exclusivamente desse tipo). Ice-type recebeu seu verdadeiro representante em Hoenn com Glalie, mas flying-type só recebeu seu monstrinho apenas em Unova, Tornadus. E foi apenas em Kalos que tornou-se tipo primário com a família de Noivern. Não que isso seja tão relevante: a ordem do tipo (sendo primário ou secundário) não afeta em nada a efetividade. Flying-type tem três fraquezas: rock, electric e ice. Em combinação com outros tipos, ele recebe imunidades ou resistências contra esses tipos. Um bom exemplo é Gliscor: ele é Ground/Flying, e assim é imune aos golpes electric-type, e recebe dano neutro de rock-type, já que ground é resistente. Em contrapartida, ele recebe dano quatro vezes maior de golpes do tipo gelo, já que essa é uma fraqueza em comum entre seus dois tipos. Vale ressaltar que Gliscor tem duas imunidades, já que por ser flying-type é imune ao ground-type. Outro exemplo pode ser Drifblim, que além de sua imune ao ground-type, é também imune aos golpes normal-type e fighting-type. Apesar de ter três imunidades, Drifblim tem cinco fraquezas, em compensação, Gliscor tem apenas duas (ice e water).

Golpes desse tipo são efetivos contra Pokémon dos tipos grass, bug e fighting, mas causam dano reduzido contra Pokémon dos tipos electric, rock e steel. Sobre o último caso, steel, tudo bem, já estamos acostumados. Afinal de contas, esse é o papel dessas muralhas, serem resistentes. Mas essa desvantagem ofensiva desse tipo contra rock-type e electric-type é um tanto perigosa e deve ser considerada na hora de elaborar movesets, já que Pokémon desse tipo matariam flying-type sem dificuldades. Hoje mesmo eu estava conversando com Mark, um membro de minha equipe, sobre como Zapdos anula completamente aquele Togekiss de "paraflinch" (Thunder Wave + Air Slash). Então, todo Pokémon flying-type (exceto por Tornadus) é duplo tipo. Trabalhem com isso, verifiquem quais são suas fraquezas, suas vantagens e elaborem movesets que cobrem suas desvantagens. E lembrem: quando um Pokémon tem fraqueza para um tipo, não significa que ele enfrentará apenas aquele tipo. Por exemplo, Gliscor tem desvantagem pra ice-type, então você pensa em colocar Steel Wing para derrotar o ice-type? E se um water-type aparecer com Ice Beam (o que é bem comum)? É simples, mas é um erro bem comum, evitem cometê-lo.

Os monstrinhos mais rápidos da batalha

A característica mais marcante dos electric-type é sua velocidade. Eles costumam ter Speed elevada, salvo alguns poucos casos (olá, Eelektross). Eles têm apenas três resistências: contra eles mesmos (o que é bem comum em tipos "elementais"), flying-type e steel-type. Suas vantagens ofensivas, flying e water, são tipos bem comuns, o que é muito bom para quem usa Pokémon e golpes desse tipo. Mas o que faz eu aceitá-los como o melhor tipo, em minha opinião, é o fato deles terem apenas uma fraqueza, ground-type! E essa única fraqueza pode ser contornada com Magnet Rise (que aliás, é um golpe electric-type e é aprendido por muitos Pokémon desse tipo) ou Air Balloon.

Assim como psychic-type, esse tipo geralmente tem Pokémon ofensivos com base em seu Special Attack e Speed elevada. Todavia, há algumas exceções, como Electivire que é um physical sweeper e tem um generoso valor de Attack. Não são muitos Pokémon electric-type que seguem a ideia de serem barreiras como as formas alternativas de Rotom. Eles costumam funcionar de maneira ofensiva, na ordem de bater rápido e forte. Se você gosta de Pokémon assim, deveria conhecer melhor esses monstrinhos.
Falta apenas mais um! Na próxima vez estudaremos os tipos normal e lutador. Não esqueçam de deixar suas dúvidas nos comentários ou no Ask.fm. Na próxima semana devemos voltar a "nossa programação comum" com Ask Me-owth, Curiosidade da Semana e comentar sobre as casualidades que sempre falamos. Não esqueçam de acompanhar o The Ultimate Trainer no grupo do Facebook e fiquem atentos para as inscrições do penúltimo ginásio que teremos daqui alguns dias.
Revisão: Leonard Nazareth
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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