Pokémon Blast

Guia Pokémon X/Y (3DS): Abilities, Natures, Tipos, EXP, Breeding, IVs, EVs, NPCs, e locais úteis no game

Descubra as funções secretas das Abilities, o funcionamento das Natures, como ganhar mais experiência e até como breedar em nosso guia de Pokémon X/Y

Sejam bem-vindos ao Guia Pokémon X/Y (3DS)! Hoje trazemos um especial com diversos conteúdos de Pokémon X/Y que muitas vezes passam despercebidos por treinadores novos e veteranos, que podem ser muito úteis em suas aventuras. Decore os efeitos dos tipos, saiba como breedar seus Pokémon de forma perfeita, conheça a forma de melhor extrair o seu potencial máximo através de IVs e EVs e se torne um verdadeiro mestre Pokémon!

Os segredos das Abilities

Existem muitas Abilities em Pokémon que são extremamente poderosas em batalha, como Multiscale (que corta o dano recebido pelo Pokémon pela metade quando seu HP está cheio) ou Huge Power (que dobra o Attack do Pokémon em questão), mas não somente de confrontos vive um treinador. Existem muitas habilidades que possuem efeitos extremamente úteis fora de combate, e é bom saber quais são elas para nunca ser pego desprevenido!

Arena Trap/Illuminate: quando o portador de uma dessas habilidades está à frente da equipe, a chance de encontrar um Pokémon selvagem dobra.

Compound Eyes: se o usuário dessa habilidade estiver liderando a equipe, mesmo que esteja nocauteado, as chances de encontrar itens em Pokémon selvagens aumenta de 50%/5%/1% para 60%/20%/5%.

Talonflame é um bom
usuário de Flame Body
para chocar seus ovos!
Cute Charm: se o usuário dessa habilidade está à frente da equipe e é macho, a chance de encontrar Pokémon fêmea é de 66,7%, independente das taxas de gênero do Pokémon. Obviamente, a recíproca é verdadeira.

Flame Body/Magma Armor: possuindo um Pokémon com uma dessas habilidades em sua equipe, cada passo contará como dois para chocar ovos. Contudo, ter vários deles não vai aumentar o efeito.

Hustle/Pressure/Vital Spirit: quando um monstrinho com essas habilidades lidera o time, a chance de encontrar Pokémon com nível maior que o usuário aumenta em 50%.

Intimidate/Keen Eye: contanto que o Pokémon usuário dessas habilidades esteja à frente da equipe, as chances de encontrar monstrinhos de níveis inferiores a ele são reduzidas em 50%.

Magnet Pull: quando o líder da equipe tem essa habilidade, a chance de aparecer Pokémon do tipo Steel aumenta em 50%.

Ursaring afasta
seus inimigos com
Quick Feet!
No Guard/Swarm: a chance de aparecerem monstrinhos selvagens aumenta em 50% se um Pokémon com essa habilidade lidera o time.

Quick Feet/Stench/White Smoke: oposto ao caso acima, o usuário de Quick Feet na frente da equipe reduz a chance de acontecerem encontros em 50%.

Sand Veil/Snow Cloak: se o treinador estiver em uma área com Sandstorm ou Hail ativos e o líder do time carrega uma das respectivas habilidades, a chance de encontrar oponentes reduz em 50%.

Static: a chance de encontrar Pokémon do tipo Electric aumenta em 50% se o Pokémon à frente do time possui essa habilidade.

Abra é um Synchronizer
muito eficiente!
Sticky Hold/Suction Cups: o Pokémon com uma dessas habilidades é um verdadeiro parceiro de pesca, pois mais Pokémon mordem a isca se o possuidor da habilidade estiver liderando a equipe.

Synchronize: os Pokémon selvagem encontrados tem uma chance de 50% de possuir a mesma Nature do seu monstrinho com essa habilidade, contanto que ele lidere a equipe.

Muitas dessas habilidades podem não parecer muito úteis, mas combinadas elas podem tem uma grande eficácia. Ter um Pokémon com Compound Eyes nocauteado na frente da equipe aumenta a chance de encontrar itens, e você pode colocar o segundo membro do time com a habilidade Frisk para averiguar se o item apareceu. Depois, é só pegá-lo!

Personagens úteis Kalos afora

No decorrer de sua aventura, irá encontrar diversos locais com personagens extremamente úteis e que podem fazer diversos serviços pelo treinador. Veja a seguir uma pequena lista de onde eles estão e o que cada um pode oferecer:

Name Rater
Função: permite trocar o nome de qualquer Pokémon que você tenha contanto que ele seja originalmente seu (ou seja, possua o seu Trainer ID e OT).
Onde encontrá-lo: no Pokémon Center de Camphrier Town.

Massage Woman
Função: essa mulher pode aplicar uma massagem em qualquer um de seus Pokémon, uma vez ao dia, para elevar a sua felicidade.
Onde encontrá-la: na casa perto do Pokémon Center de Cyllage City

Happiness Checker
Função: a moça pode analisar o líder de sua equipe para verificar o seu nível de felicidade, o que pode ser avaliado de acordo com a frase que ela disser.
Onde encontrá-la: no Pokémon Fan Club em Laverre City

Move Reminder & Deleter
Função: a mulher permite que o seu Pokémon se lembre de qualquer ataque que ele tenha aprendido antes por nível e posteriormente esquecido, e as vezes ensina alguns golpes que o Pokémon nunca sequer conheceu. Já o homem pode deletar qualquer golpe que seu monstrinho tenha, mesmo que este seja um HM.
Onde encontrá-los: ambos vivem na mesma casa ao nordeste do Pokémon Center de Dendemille Town.

Hidden Power Checker
Função: esse rapaz pode analisar um Pokémon apresentado a ele e definir qual o tipo que o ataque Hidden Power terá quando usado por ele.
Onde encontrá-lo: em uma casa na área sudeste de Anistar City.

Ainda existem o EV Checker e o IV Checker, mas o primeiro é obsoleto com a onipresença do Super Training para averiguar a situação dos Effort Values de seus Pokémon e o segundo será abordado mais adiante.

Aumentando o ganho de experiência

Os Experience Points são o que fazem o seu Pokémon subir de nível e absorver os EVs que você atribuiu a ele, aumentando seus stats. Por isso é um dos pontos mais fundamentais do jogo (como em qualquer RPG), mas o diferencial de Pokémon é que aqui nós temos muitas formas de aumentar a quantidade de experiência adquirida em uma batalha. São diversas variáveis cumulativas, e você pode vê-las a seguir:

Método
Bonificação
Pokémon equipado com o item Lucky Egg
x1.5 (+50%)
Pokémon ter dois ou mais corações no Pokémon-Amie
x1.2 (+20%)
O-Power de Experiência nível 1
x1.2 (+20%)
O-Power de Experiência nível 2
x1.5 (+50%)
O-Power de Experiência nível 3
x2.0 (+100%)
Pokémon vindo de outro cartucho
x1.5 (+50%)
Pokémon vindo de outra região
x1.7 (+70%)

Com isso, se um Pokémon estiver equipado com Lucky Egg, com afeição alta no Pokémon-Amie, sob efeito do O-Power de nível 3 e vindo de outra região, a experiência ganha em uma batalha aumenta para 340% do original! Assim fica bem mais fácil de se chegar no nível 100!

O funcionamento das Natures

As Natures são uma parte fundamental da formação dos Pokémon, e não somente para saber o temperamento de seus monstrinhos como também para definir em quais stats eles terão maior proficiência. Todas as Natures aumentam um atributo em 10% e reduz outro na mesma quantidade (ou o mesmo stat, o que acaba gerando uma Nature neutra por não aumentar nem reduzir nada). É essencial conhecê-las, pois é a base na formação de qualquer Pokémon que você venha a criar.

Sem mais delongas, vamos conhecer as Natures!


STATS
(-) Attack
(-) Defense
(-) Sp. Attack
(-) Sp. Defense
(-) Speed
(+) Attack
Hardy
Lonely
Adamant
Naughty
Brave
(+) Defense
Bold
Docile
Impish
Lax
Relaxed
(+) Sp. Attack
Modest
Mild
Serious
Rash
Quiet
(+) Sp. Defense
Calm
Gentle
Careful
Quirky
Sassy
(+) Speed
Timid
Hasty
Jolly
Naive
Bashful

Esse Vigoroth me parece
ser bem Adamant.
A escolha da Nature é sempre baseada no stat que o seu Pokémon usará mais e qual usará menos quando em batalha; se estiver desenvolvendo um Sweeper Físico, provavelmente vai optar por Jolly para elevar sua Speed ou Adamant para seu Attack, reduzindo o Sp. Attack, que não será usado. Isso é bem variável de acordo com a sua estratégia, se quer ser o mais rápido em campo, se pretende ser mais lento e usar uma estratégia de Trick Room, se não precisa se preocupar com velocidade porque tem golpes de prioridade…

No fim, são muitos fatores a serem considerados, mas tudo coincide no mesmo ponto: Natures são quase tão importantes quanto os tipos dos seus Pokémon no combate.

Tipos: vantagens e fraquezas

Outro problema que muitos treinadores tem, novatos ou experientes, é para lembrar todas as fraquezas e resistências que os Pokémon possuem. Não dá pra culpar, são 18 tipos com suas respectivas particularidades e cada um com uma lógica. Por isso que eu sempre recorri a essa tabela minimalista e de fácil compreensão. Pode parecer confusa no começo, mas no instante em que se habituarem, irão consultá-la sempre:
Clicando na imagem é possível ampliá-la.
Quando for analisar um tipo composto (ou seja, quando o Pokémon possui dois tipos), sempre leve em conta as resistências e fraquezas de ambos tipos e anule umas com as outras, assim tendo a relação daquele Pokémon com os outros tipos. Gliscor é do tipo Ground/Flying, então um tipo torna ele imune ao dano de Ground (que seria neutro) e o outro de Electric (que seria super eficaz contra Flying). Também levem em consideração as habilidades, pois essas podem acarretar resistências e imunidades, como no caso de Thick Fat e Levitate!
As melhores combinações: existem algumas combinações de tipos que possuem uma sinergia incrível, deixando-as com o menor número de fraquezas possível, que é apenas uma! As combinações são Water/Ground, Poison/Dark, Bug/Steel e Ghost/Dark. Os tipos Normal e Electric também só possuem uma fraqueza quando estão sozinhos, e é isso que torna o Pokémon Eelektross um monstrinho sem fraquezas, já que sua habilidade Levitate anula sua única vulnerabilidade, que é ao tipo Ground!
As piores combinações: da mesma maneira, também existem combinações que não dão muito certo juntas. Em vez de suprir as fraquezas um do outro, os tipos acabam apenas agregando fraquezas, totalizando em sete vulnerabilidades para essas combinações! Elas são Grass/Ice, Grass/Psychic, Grass/Dark, Rock/Fighting, Rock/Psychic e Rock/Dark. É possível notar uma reincidência dos tipos Grass e Rock, mas isso deve-se ao seu grande número de fraquezas individualmente. Ainda assim, o tipo mais frágil de todos quando sozinho é Ice, pois mesmo que tenha quatro vulnerabilidades (uma a menos que Rock e Grass), só resiste ao próprio elemento.

Aprendendo a arte do breeding

Breeding é como chamamos o ato da procriação em Pokémon, é a forma com a qual criamos todos seus monstrinhos através do Day-Care presente em todos os jogos da série desde Gold/Silver. Muitos acham que é um processo confuso e de difícil aprendizado, mas uma vez compreendida a ordem dos fatores, tudo se tornará extremamente simples. Sem mais delongas, pegue um Pokémon com Flame Body ou Magma Armor porque teremos muitos ovos para chocar! Vamos iniciar o processo de breeding!

1. Selecione o Pokémon que irá breedar: obviamente, devemos iniciar escolhendo qual Pokémon você quer criar para a sua equipe. Quando já tiver escolhido, poderá desenvolver em sua mente como ele deve ficar em sua forma final e qual papel ele irá exercer, assim sabendo qual Nature, IVs e ataques que ele precisará ter. Esse último detalhe é importante, pois alguns golpes só podem ser aprendidos através do breeding, chamados “egg moves”, então atente se for precisar de algum desses!
Brincando de genética: IVs, ou Individual Values, são fatores genéticos que já estão presentes no Pokémon desde o seu nascimento. São valores atribuídos para cada stat, variando entre 0 e 31, e eles determinam o máximo que um determinado stat de um Pokémon pode chegar; se você tiver 27 IVs em Attack, são 27 pontos a mais a serem considerados. A meta é conseguir 31 IVs em todos os atributos importantes para o seu Pokémon (geralmente sendo 5, deixando de lado o stat não utilizado). Você pode verificar quais IVs de seu Pokémon estão maximizados através de um perosnagem no Pokémon Center de Kiloude City (na imagem)! 
2. Tenha um Ditto e Synchronizers: o Pokémon geléia Ditto é essencial para breeding pela sua capacidade de se reproduzir com qualquer Pokémon. Ele é a única forma de se conseguir criar alguns Pokémon que não possuem gênero, como Porygon. Pegue alguns no Friend Safari e tente conseguir um com 3 IVs, isso vai acelerar muito o processo de breeding posteriormente. Outra coisa útil é ter Synchronizers, Pokémon com a habilidade Synchronize com diversas Natures diferentes para conseguir capturar um pai ou mãe para o seu Pokémon desejado na Nature que você quer. Novamente, é recomendando fazer isso no Friend Safari!
Tal pal, tal filho: diversas coisas podem ser herdadas de pai e mãe para filho. A primeira delas é a Nature, que pode ser passada quando o pai ou a mãe estão segurando o item Everstone. A segunda são os IVs, que sempre são transmitidos três aleatoriamente dos dois, mas isso pode ser alterado usando os Power Itens (usados no treinamento de EVs) ou através de Destiny Knot, que aumenta o número de IVs aleatórios transmitidos de três para cinco. Até mesmo a Pokéball na qual a mãe (e exclusivamente ela) está pode ser transmitida para o filho!
3. Prepare o casal de breeding: já verificou se seu Pokémon vai precisar de egg moves? Se sim, já identificou qual pai transmite esses movimentos para ele? Encontre-o, encontre uma mãe para o filhote (nunca se esqueça que, no breeding entre diferentes espécies, o filhote sempre será da espécie da mãe) e faça com que o bebê nasça com os ataques necessários. Repita o processo com o filhote se precisar de movimentos de outras espécies. Quando enfim tiver todos os egg moves necessários, pegue um casal da espécie desejada, de preferência com IVs em lugares diferentes, ou um membro da espécie e um Ditto. Coloque uma Everstone no que tem a Nature certa, Destiny Knot na outra e vamos lá!

4. Troca de casais: se o casal que está no Day-Care é um onde ambos possuem 3 IVs perfeitos, eventualmente irá nascer um com 4 IVs perfeitos. Quando isso acontecer, substitua um deles por este novo e continue o processo, dessa maneira aumentando as chances que as novas crias tenham um valor maior. Assim poderá repetir o processo até nascer o seu bebê com 5 IVs perfeitos, nos lugares onde precisa! Com sorte pode até nascer um com 6 IVs!

5. Hora de treinar: após ter passado por todas as etapas e enfim ter o seu Pokémon em mãos, está na hora de treiná-lo. É nessa parte que se treina os EVs de seu Pokémon, o que pode ser feito tanto através do Super Training como derrotando Pokémon que lhe deem EVs nos locais corretos. Para fechar nosso guia, preparei uma pequena tabelinha com os locais mais fáceis de se conseguir EVs, através de batalhas em Horda!


Stat
Local
Horda
EVs
HP
Route 20
Foongus
5
Attack
Route 19
Weepinbell
10
Defense
Terminus Cave
Durant
10
Sp. Attack
Frost Cavern
Vanillite
5
Sp. Defense
Reflection Cave
Mime Jr.
5
Speed
Route 15
Murkrow
5


Peso de treino: quando estiver fazendo seu treinamento de EVs em Hordas, algo que pode lhe interessar são os Power Itens e Macho Brace. Os primeiros são equipamentos adquiridos na Battle Maison por 16 BPs cada, e eles garantem um ganho de 4 EVs um determinado stat quando se vence uma batalha, independente de qual seja o Pokémon adversário. Já o Macho Brace dobra todos os EVs ganhos em combate. O efeito colateral é que o Pokémon que os carrega tem a sua Speed diminuída em combate, mas considerando que Exp Share compartilha os EVs, talvez nem precise colocá-lo em batalha!
Doente por treinamento: o Pokérus é um vírus que aparece randomicamente em seus Pokémon, como encontrar um Shiny. Na verdade, é mais difícil encontrar Pokérus do que Shinies nessa geração. Porém, ao encontrá-lo, você pode passar o vírus entre os Pokémon de seu time ao fazê-los batalhar, mas se um infectado estiver no time na virada do dia (00h00), este irá ser curado e imunizado, por isso é recomendado “incubar” o vírus em algum Pokémon e colocá-lo na Box.. Agora deve estar se perguntando: “por que raios eu quero que meu Pokémon seja infectado?”, e a resposta é que o Pokérus dobra todo e qualquer ganho de EVs, e é cumulativo com os Power Itens e Macho Brace. E aí, animou agora?
Agora basta treinar o seu Pokémon até o nível apropriado e com os EVs certos e estará pronto para o combate!



Isso conclui o nosso Guia Pokémon X/Y (3DS). Apesar de parecer excessivamente básico, é o tipo de coisa que todo treinador iniciante deve ter consigo, pois isso pode sanar muitas dúvidas que venham a aparecer enquanto estiver iniciando sua jornada no competitivo. Aliás, agora que já sabe os básicos para preparar seus Pokémon e conhece todos os mistérios das mecânicas do jogo, que acha de aprender como adentrar no cenário competitivo de Pokémon? É só ler as matérias da série Competitivo 101, e logo estará pronto para qualquer torneio!
Revisão: Bruno Nominato

Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google