Nintendo teve março difícil nos Estados Unidos

Com apenas um grande lançamento no mês, a Nintendo não consegue emplacar nenhum jogo entre os dez mais vendidos e Wii U fica bem atrás dos rivais.

Se por um lado a Nintendo teve resultados avassaladores em sua terra natal no último ano, emplacando 9 jogos entre os dez mais vendidos no país - sendo 5 de desenvolvimento próprio. Nos consoles, pelo Japão - onde ainda não há a concorrência do Xbox One - o 3DS vendeu mais que todos os demais juntos e o Wii U como o console de mesa mais vendido, o mesmo otimismo não pode ser aplicado para os Estados Unidos.


No mês de março, a Nintendo não conseguiu colocar nenhum exclusivo entre os dez mais vendidos entre os jogadores estadunidenses. Apesar da entrada em fevereiro de Bravely Default (3DS), produzido em parceria da Square Enix com a Silicon Studio e publicado pela Nintendo no ocidente, o cenário se tornou comum, a última vez que um exclusivo tinha entrado foram Pokémon X e Y (3DS) em outubro.

O desempenho está bem abaixo o início de 2013, quando em vários meses seguidos os títulos Animal Crossing: New Leaf (3DS), Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS), Donkey Kong Country Returns 3D (3DS), Lego City Undercover: The Chase Begins (3DS) e mesmo Pikmin 3 (Wii U), o único jogo do console a chegar no Top10 estadunidense, mantiveram os jogos da Big N entre os mais vendidos no país.
Rumores espalhados por jornalistas e analistas pela internet indicam que em março deste ano, o Wii U vendeu apenas cerca de 70 mil unidades no mês. Embora seja um número expressivo, maior que o vendido no Japão, o console ficou muito atrás de Xbox One com 311 mil unidades e Xbox 360 com 111 mil - sendo que o PlayStation 4 foi a plataforma mais vendida, mas sem números brutos divulgados (informação que pode ser apenas revelada pelas fabricantes). Para comparação, o Wii conseguiu vender ainda quase 30 mil consoles.

Ainda assim, o 3DS ainda vendeu boas 159 mil portáteis. Além disso, há rumores também que apontam para expressivas vendas de 160 mil de Yoshi's New Island (3DS), o único grande lançamento para as plataformas da Nintendo em março, mas que não foi suficiente para chegar ao Top 10. Até agora a Nintendo, contrariando a postura convencional, não comentou sobre os resultados do ranking de vendas.
Pikmin 3 foi o único jogo do Wii U, após o lançamento, até hoje a figurar entre os dez mais vendidos dos Estados Unidos em um mês.
O que vocês acham deste quadro? É algo preocupante o desempenho da Nintendo após a chegada de seus rivais Xbox One e PlayStation 4, ou é a hype do lançamento de ambos ainda ocorrendo? Ou sequer vale a pena comparar o desempenho da Nintendo às demais desenvolvedoras?

Fonte: NPD e David Gibbons

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google