Popularidade de Youkai Watch (3DS) estoura no Japão

Após exibição de desenho animado e publicação de mangá, o jogo da Level 5 para 3DS está adquirindo popularidade cada vez maior.

Lançado em julho do ano passado,o RPG da Level 5 - desenvolvedora da série Professor Layton - para o 3DS Youkai Watch, teve vendas bastante regulares, ficando muitas semanas entre os dez primeiros e com sonoras 170 mil unidades vendidas em menos de dois meses, mas nada que fosse astronômico. Hoje a situação não é mais a mesma, e o jogo volta a figurar entre os mais vendidos do Japão nos últimos tempos após 9 meses de seu lançamento. Atualmente já está batendo mais de 650 mil vendas, com média 40 mil por semana, terminando o ano fiscal de 2013-14 como o 9º jogo mais vendido do Japão.


O correspondente no Japão do portal Kotaku decidiu contar um pouco de como o, aparentemente, pouco ambicioso jogo da Level 5 se tornou um fenômeno entre os nipônicos. Vendo o potencial de seu título, a desenvolvedora iniciou trabalhos com estúdios de animação para transformar o jogo em desenho animado. Exibido no início deste ano, ele estourou por todo o país.

A história do jogo e anime conta a vida do garoto Keita que, em uma floresta mística, conhece um monstrinho chamado Whisper. Esta criatura o presenteia com o Youkai Watch, um relógio de pulso que possibilita a criança a interagir com os youkais - monstros sobrenaturais do folclore japonês, presentes, por exemplo, em Yu Yu Hakusho (embora de forma muito menos violenta aqui, claro). Whisper se torna seu parceiro e o garoto passa a enfrentar outros youkais que estão causando problemas na cidade. Além disso, conforme Keita faz amizade com outros youkais do bem, eles o entregam medalhas. Estas medalhas, quando inseridas no relógio, permitem que o Keita invoque os monstrinhos para lutar ao seu lado.

Lá pela terra do sol nascente o sucesso é absoluto, as cópias dos jogos estão esgotadas. Os brinquedos físicos (como réplicas do relógio e medalhas) somem das prateleiras em instantes, e os lugares que os têm, enfrentam filas quilométricas. O chefe da Level 5, Akihiro Hiro, é chamado de gênio pela forma como conseguiu desenvolver um jogo com uma receita tão amada, ao mesmo tempo tão comum, no Japão e ainda se destacar dessa forma.

Alguém já conhece o jogo? Acha que é possível, ou gostaria de vê-lo (e que provavelmente se tornará uma série em breve) em terras ocidentais?

Fonte: Kotaku

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Com certeza sera muito bem vindo, só iria aumentar e muito a biblioteca de grandes rpg's para o portátil.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google