Pokémon Blast

Vamos dar uma olhadinha em Battle Trozei e Art Academy

Visão rápida dos recentes jogos da franquia, Battle Trozei e Art Academy. O primeiro título é um Match-3, enquanto o segundo promete criar novos artistas.

E aqui estamos mais uma vez. Após esse primeiro trimestre focados em introduzir os treinadores novatos no cenário competitivo, voltamos à nossa programação normal. Apesar do último texto sobre tipos não ter sido publicado ainda, ele já está pronto e deve dar as caras por aqui ainda essa semana. Por agora, que tal nos atualizarmos um pouco? No mês de maio vamos nos atualizar sobre as novidades dos últimos meses que deixamos de comentar, começando pelos jogos que falaremos hoje. Vamos lá!

Bejeweled com Pokémon?

Pokémon Battle Trozei (Pokémon Link: Battle na Europa) foi lançado há cerca de dois meses. Quando o jogo chegou no eShop, logo vi como "oh droga, mais um daqueles spin-off de Pokémon". Creio que entre vocês há alguns que, assim como eu, não é fã dos jogos de Pokémon fora da franquia principal. No entanto, seria um preconceito muito bobo de nossa parte não aceitar que há alguns jogos bacanas nessa linha. Por exemplo, eu gosto muito daquele Pokémon Puzzle Challenge (GBC). No fim do ano passado fui surpreendido pelo Pokémon Rumble U (Wii U): ele recebeu críticas negativas em diversos sites e, por um instante, tive a mesma opinião, até ter a experiência com as miniaturas - o jogo tornou-se deveras mais divertido e interessante. E por fim, muitos de vocês devem amar Pokémon Snap (N64).


Então; certo, há bons spin-off. Mas eles não são a maioria. Trozei me deu a impressão de que seria um Bejeweled com visual de Pokémon. E nada contra Bejeweled - sempre que compro um celular novo, é o primeiro jogo que pego (aliás, um dos poucos que gosto de jogar em celular). E depois de aproximadamente seis horas de jogatina (uma noite não dormida), tive uma opinião diferente. O que eu tinha em mãos era sim um Bejeweled ("Match-3" é o nome desse gênero de jogo), mas com mecânicas de Pokémon. Ao mesmo tempo, não eram mecânicas tão complexas, eram coisas simples como "ei, água vence fogo". Devo admitir que por um instante fiquei em dúvida se minha boa impressão era influenciada pelo visual adorável do jogo ou realmente as mecânicas eram relevantes e interessantes. Bem, recentemente joguei ele para refrescar a memória e escrever para vocês sobre, e posso dizer que minha impressão ficou mais firme e sólida sobre ser um bom jogo.


Se você busca uma experiência relaxante, mas que não faça você sentir que está jogando tempo fora, Pokémon Battle Trozei é uma boa opção. Mas claro, não há jogo perfeito. Depois que você domina o Trozei Chance, o jogo torna-se muito mais simples e rápido. Neste ritmo, algumas mecânicas são deixadas de lado, tais como os Pokémon de suporte (Chansey que pode curar você, Mr. Mime criando barreiras), mas não se tornam obsoletas. Em todo caso, é um título que recomendo com vigor para você que é fã dos monstrinhos de bolso, para aquela namorada(o) que não joga Pokémon competitivamente mas gosta de Pikachu e seus amigos, ou para seu pequeno irmão(a) que apenas assiste o desenho na tv. Nesses casos, não deixem de saborear o modo cooperativo local - ele pode elevar suas impressões do jogo para outro patamar.

É sério que vamos aprender a desenhar?

Pokémon Art Academy foi anunciado pouco tempo atrás. O lançamento é previsto para 19 de junho (eShop, 3DS). Devo citar que minha cabeça explodiu quando vi o trailer do jogo (que você pode conferir abaixo). Eu fiz um curso de "como desenhar mangá" muito tempo atrás (entendam por "ter feito" como "me inscrevi, mas não frequentei a maioria das aulas") e até pouco tempo atrás eu sabia apenas desenhar olhos e faces em estilo mangá. Diferente de minha namorada, eu não sei fazer desenhos tão realistas que parecem reais.


O fim de Kill la Kill (anime muito bom, recomendo) me inspirou a arriscar alguns desenhos há algumas semanas. Entretanto, eu ainda sou muito ruim (e acredito que muitos de vocês compartilham dessa tristeza). Eu estou aprendendo a desenhar dedos, pois nunca saem proporcionais, o mesmo para braços que mais parecem do Popeye. E eu consigo fazer isso apenas a mão, nunca "digital" (tablet, paint, qualquer coisa assim). Esse spin-off de Pokémon, até onde entendi, promete que eu conseguirei fazer desenhos como aqueles asiáticos fazem no Miiverse? Isso é sério? Sendo esse o caso, "game of the year" em meu coração.


O jogo terá cerca de 40 tutoriais entre diferentes dificuldades. Não sei para vocês, mas 40 lições me parecem bem pouco, dependendo de como serão aplicadas. Algum de vocês já fez desenhos no 3DS? Me falaram que a tela do 3DS é horrível para desenhar, mas ainda assim vejo desenhos invejáveis no Miiverse. O máximo que me aventurei nisso foi o Pictochat (era esse o nome?) do DS. Estou empolgado pela experiência que Pokémon Art Academy pode proporcionar e tenho a boba esperança de desenhar em nível asiático dentro de pouco tempo no Miiverse.
Pokémon Battle Trozei e Pokémon Art Academy serão disponibilizados na versão digital (apesar de Art Academy receber cartucho, não sabemos se chegará no ocidente). Isso pode ser um detalhe triste para quem não tem cartão de crédito ou créditos no eShop. E mais triste ainda para quem tem, mas não tem espaço no seu SD Card (e por alguma situação especial não tem condições de adquirir um novo). Em todo caso, fiquem com essas duas recomendações de bons jogos (apesar de Pokémon Art Academy ainda não ter sido lançado, mas minhas expectativas estão bem altas). Não esqueçam de enviar suas perguntas sobre Pokémon aqui nos comentários, no meu Ask ou na Pedra.

Curiosidade da Semana

A história de Hoenn (Ruby & Sapphire) se passa ao mesmo tempo que a história dos jogos de Kanto (Red & Blue). Então alguns anos depois temos a continuação dessas histórias em Gold & Silver (para Kanto) e Diamond & Pearl (para Hoenn). Apesar de algumas pessoas pensarem que a história de Unova (Black & White) seguiria esse padrão e se passaria na mesma época de Hoenn e Kanto, ela se passa alguns meses depois das histórias de Sinnoh e Johto. Alinhando as histórias temos: Hoenn e Kanto, espaço de 3 anos, histórias de Johto e Sinnoh, espaço de alguns meses, histórias de Unova (Black & White), espaço de 2 anos, novamente Unova (Black 2 & White 2). Red, o treinador supremo de Kanto, tem cerca de 17 anos durante o Pokémon World Tournament de Black 2 & White 2.


Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google