Pokémon Blast

Conheça o PokéBattle e sua forma inovadora de se jogar Pokémon

Conheça o PokéBattle, um simulador de batalhas Pokémon com um metagame inovador, e conheça as mentes por trás do projeto nessa entrevista exclusiva!

Quando se fala sobre testar times de Pokémon competitivo, imediatamente vem a mente o Pokémon Showdown. O simulador de batalhas online criado pela Smogon University que foi pioneiro por permitir uma forma de se jogar Pokémon rapidamente com pessoas do mundo todo. Contudo, o sistema deles funciona idealmente para jogar no metagame da própria Smogon, metagame este que carrega amantes e inimigos dentre os treinadores do mundo afora. Mas e se você pudesse experimentar uma nova forma de jogar? É essa a proposta do PokéBattle.

O que é o PokéBattle?

PokéBattle é um portal elaborado para dar uma nova perspectiva do cenário competitivo de Pokémon. O site é composto por um forum de interação com outros treinadores e discussão de metagames e melhorias para o portal, uma Pokédex competitiva que está em constante atualização, na qual qualquer membro pode adicionar conteúdo e um simulador de combate no estilo de Pokémon Showdown, mas com um diferencial muito interessante: um metagame próprio.

O sistema apelidado de PokéBattle Values, ou PBV, envolve formar uma equipe com no máximo 1.000 pontos (ou 500, em uma nova modalidade recentemente adicionada), na qual cada Pokémon recebe um valor numérico de acordo com o seu grau de poder. Isso permite que você use Pokémon mais fortes, como Darkrai (260 PBVs), mas terá de compensar usando opções mais fracas no seu time, como Lickilicky (120 PBVs). Atenção que estes valores são referentes à presente temporada e tendem a ser renovados de três em três meses, mantendo o meta em constante mudança.

Apesar disso, há uma inspiração no sistema da Smogon em alguns pontos. Existem Clauses criadas pela comunidade que são usadas também no portal PokéBattle, como é o caso da Evasion Clause e Prankster + Swagger Ban (que foi recentemente adicionada). Ainda assim, as mecânicas de formação de time dão uma liberdade muito maior aos treinadores, permitindo uma variedade incomum de Pokémon se comparado com os outros metagames vigentes, seja o não-oficial ou o oficial (VGC).

E quem está por trás disso?

Felizmente eu fui um dos selecionados para participar do Closed Beta do portal PokéBattle, então consegui uma chance de conversar com algumas das mentes por trás do projeto. Se identificando como Philip7086 e Blue Kirby, tivemos um papo bem interessante sobre os bastidores do projeto e eles mesmo apresentaram a ideia. Sem mais delongas, confiram a nossa entrevista exclusiva!

Atenção: cliquem nas imagens para obter uma melhor visualização!
De onde veio a ideia de fazer um novo simulador de batalhas Pokémon quando já existe o Pokémon Showdown?
Philip7086 – Sarenji, um de nossos co-fundadores, decidiu a alguns anos (antes mesmo do Showdown existir) que gostaria de fazer um simulador de batalhas Pokémon via navegador de internet. Isso era mais um hobby para ele do que qualquer outra coisa, então ele trabalhava de vez em quando nisso, sempre que tinha algum tempo livre. Quando [o projeto] estava perto de se completar, ele veio até o Blue Kirby e eu para saber se estávamos interessados em fazer disso algo muito maior do que o inicial, e foi isso que nos trouxe aqui hoje!

Blue Kirby – O plano era pegar toda essa incrível base de trabalho e criar um novo tipo de comunidade. Nós queríamos ser os mais inclusivos para todos os diferentes tipos de treinadores possíveis. Enquanto no beta estamos apenas usando o sistema PDV, nós queremos acomodar outros metagames para servir de lar para todos os tipos de jogadores. As ferramentas que estamos trabalhando fora do simulador também devem ajudar a todos a tirar o máximo do jogo.
E quanto ao desenvolvimento? Vocês tiveram muitos problemas para fazer o forum, simulador e Pokédex trabalharem juntos?
A interface é simples
e amigável.
Bue Kirby – O desenvolvimento levou bastante tempo, estivemos trabalhando em montar todo o PokéBattle desde o ano passado. Nós concordamos logo de início que queríamos tudo o tão coeso quanto possível, então as coisas não foram tão difíceis quanto poderiam ter sido se não estivéssemos trabalhando dessa forma desde o princípio. Mesmo agora, o nível de integração entre os diferentes programas não está tão bom quanto irá ficar quando terminarmos - isso é apenas uma demonstração do que está por vir!
Vocês poderiam falar um pouco mais sobre o “sistema de pontos” do PokéBattle? Como os Pokémon são classificados nesse sistema?
Philip7086 – O sistema de PokéBattle Value é uma nova abordagem para classificações competitivas, cujo ao invés de banir determinados Pokémon, nós designamos um valor em pontos para ele e os jogadores podem ter apenas 1.000 pontos por time. A lista original de PBVs foi determinada usando uma equação que fatorava os base stats, movepool, ability e tipo do Pokémon. A partir dali, os PBVs foram ajustados através de rigorosos testes de jogo para encontrar um forte equilíbrio. Quando PokéBattle se tornar público, as pessoas poderão votar por mudanças no PBV no fim de cada temporada (que duram três meses). Isso vai criar um metagame em constante evolução no qual você precisa se adaptar continuamente para continuar no topo.
Como podem ver na imagem, cada Pokémon possui um PBV de acordo com seu potencial. Esse time alcançou 950 dos 1.000 pontos disponíveis.
Qual a inspiração por trás dos PokéBattle Values?
Quer usá-la?
335 PBVs.
Philip7086 – Eu costumava ser responsável pelo sistema de classificação (“tiering” no original), e sempre senti que tinha algo de errado na forma que lidavam com o banimento de Pokémon. Muitas vezes, era uma combinação de diferentes Pokémon que eram “bons demais”, e ainda assim um deles era banido. Essa abordagem sempre pareceu boba para mim, e foi assim que tive a ideia dos PokéBattle Values. O propósito deles é:

  • Criar um metagame mais balanceado em que grandes ameaças são usáveis, mas com um alto preço;
  • Promover a criatividade na elaboração de times. Assim os jogadores não usarão sempre diferentes combinações das 10 ameaças mais poderosas;
  • Descentralizar o metagame o quanto for possível, aumentando a variedade de Pokémon sendo usados;
  • Recompensar a habilidade ao forçar todos os jogadores a lutarem em um ambiente de igualdade, ao menos em relação à formação de times.
O que vocês acham do estado presente do metagame - tanto o oficial como o da Smogon?
Os times equilibram
populares e desconhecidos.
Philip7086 – Eu admito que não jogo muito com as regras oficiais da Nintendo, então não posso falar sobre. Quanto a Smogon, eles fizeram um bom trabalho moldando seu próprio banlist. O metagame deles é bem balanceado, embora pareça que stall esteja se tornando cada vez mais popular com ameaças ofensivas como Lucario e Kangaskhan fora da equação.

Blue Kirby – O mais interessante do metagame oficial (VGC) é que ele não segue o modelo Singles. Doubles parece ser naturalmente mais balanceado que Singles, algo que pode ser visto em primeira mão se você ir online e tentar jogar uma partida no Battle Spot 3v3, por exemplo. As tiers da Smogon obviamente funcionam para quem joga neles, embora sempre exista o risco de irem banindo as grandes ameaças até não sobrar nada. Nosso objetivo é providenciar uma nova visão de como controlar um metagame através do sistema de PBV.
Quais são os planos para o futuro do PokéBattle? Depois dessa entrevista, provavelmente teremos muitos brasileiros entrando no seu sistema!
A Pokédex sugere opções
similares e pode ser
editada pelos membros
da comunidade.
Philip7086 – Todos os brasileiros são bem-vindos! Eu fiz alguns amigos brasileiros no decorrer dos anos, e vocês são muito amistosos. Quanto aos planos para o futuro, nós queremos apenas cultivar uma comunidade crescente de jogadores competitivos de Pokémon. Nosso objetivo é sermos reconhecidos como uma das melhores e mais divertidas formas de se batalhar, e queremos ter certeza que aqueles que jogarem o PokéBattle sejam reconhecidos como alguns dos melhores jogadores do mundo.

Blue Kirby – De uma perspectiva de desenvolvedor, nós vamos nos focar em coisas que permitam-nos integrar o simulador com o resto do site da melhor forma que pudermos. Vocês podem esperar por novidades como poder pegar dados diretamente da sua batalha e jogar numa calculadora de dano, conquistas desbloqueadas em seu perfil para as batalhas que participou e diferentes áreas para grupos de jogadores conversarem e discutirem o jogo.
Que tal um simulador de TCG via navegador? Não existe algo assim no momento, e como a abordagem do PokéBattle é fazer uma comunidade de treinadores, não seria uma boa ideia para expandir sua audiência?
Philip7086 – Um passo de cada vez! Nós ainda temos muito a ser feito com o PokéBattle, mas talvez quando nossas visões estiverem realizadas, podemos pensar em expandir para o TCG.
Vocês poderiam nos dizer a principal razão pela qual vocês acreditam que o sistema do PokéBattle é exatamente o que o metagame atual precisa?
Philip7086 – Eu acredito que, conforme novos jogos de Pokémon são lançados, nós vamos ver mais e mais ameaças sendo introduzidas. Black/White foi o ponto alto disso, e isso vai ficar apenas mais fora de controle conforme avançamos. Com isso em mente, a única forma de manter o metagame balanceado é alterar a abordagem de classificações da forma que estamos tentando fazer. Depois de jogar o metagame do PokéBattle, eu acredito que a maioria das pessoas vão achar que ele é muito mais balanceado, estratégico e divertido. Existe uma curva de aprendizado na criação de times, mas é aí que você coloca a sua criatividade e mostra do que você é feito!
Onde mais pessoas tem coragem de usar Sliggoo em seus times?
Blue Kirby – Para mim, uma das coisas mais interessantes do sistema PokéBattle é que ele dá uma nova visão do jogo. O sistema PBV é nossa abordagem para o desenvolvimento do metagame, mas também esperamos que, conforme as pessoas se juntem a nossa comunidade, também aprendam a ver o jogo de uma forma diferente. Com o passar do tempo, vamos elaborar o site para acomodar jogadores que queiram jogar em suas próprias regras - e é definitivamente quando a coisa vai ficar num novo nível!
Alguma mensagem para os treinadores brasileiros?
Philip7086 – BR RULE!

Blue Kirby – Vejo vocês no placar geral. >:)

Um futuro brilhante

Não tenha mais medo de
usar seus favoritos.
O PokéBattle pode ter chegado em excelente hora para o cenário competitivo de Pokémon. Um portal dedicado e integrado com sua própria comunidade e um metagame em constante mudança pode agraciar muitos Pokémon pouco usados com uma nova visão. A descentralização do uso de determinados monstrinhos é a chance que outros mais fracos precisavam, e hoje é possível fazer um time com seus favoritos mesmo que eles não sejam tão viáveis assim, já que pode compensar os pontos usando outros poderosos.

O servidor deles está em fase beta, porém aberto ao público. Basta acessar ao site oficial, criar sua conta e começar a socializar. É um portal com um futuro brilhante pela frente e com um grande potencial para renovar a forma de se jogar Pokémon, de forma a que o competitivo esteja em constante renovação. Se estiver com tempo livre, crie uma conta e dê uma chance; pode ser um dos pioneiros a explorar o possível metagame do futuro.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Bruno Feltran

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google