Vem aí

Prévia: Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call (3DS) mistura RPG e ritmo novamente

Com muito conteúdo e novidades, o novo jogo rítmico da Square Enix promete muitas horas de diversão e nostalgia.

Quando Theatrhythm Final Fantasy foi anunciado para 3DS, os jogadores ficaram intrigados com a combinação de jogo de ritmo e RPG. O título de nome estranho foi um sucesso, recebendo até uma versão para iOS repleta de DLCs. Diante de tamanha aceitação, lançar uma nova versão era só questão de tempo. Felizmente a espera está próxima de acabar: Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call é o nome da continuação que será lançada para 3DS em 2014. A promessa é que essa seja a versão definitiva da aventura musical por conta da grande quantidade de conteúdo e novidades.

Misturando jogo de ritmo e RPG

Mas afinal, qual é a premissa de Theatrhythm? O título revisita a trilha sonora da série Final Fantasy por meio de vários desafios musicais. Para jogar e vencer os desafios basta executar algumas ações na tela sensível ao toque do portátil, de acordo com os símbolos exibidos na tela superior. Um círculo vermelho exige um simples toque, enquanto setas indicam riscos com a caneta. Estes dois comandos são combinados também com momentos em que é necessário segurar a stylus na tela por alguns momentos. Tudo parece fácil, mas a junção de todos esses elementos torna as partidas bem desafiadoras.


A jogabilidade é dividida tem três momentos: Field (campo), Battle (batalha) e Event (evento). Os comandos são os mesmos para os três modos, mas cada qual tem nuances bem diferentes. Músicas do modo Field retratam os heróis explorando cenários; no Battle um grupo de personagem enfrenta inimigos da série, com direito a magias e ataques especiais. O Event revive momentos marcantes da franquia por meio de vídeos.

Elementos de RPG também estão presentes em Theatrhythm. Personagens ganham experiência e sobem de nível, aprendendo feitiços e técnicas no processo. Itens podem ser equipados, melhorando as várias características de cada herói. Estas habilidades e atributos afetam a jogabilidade: mais HP permite errar mais notas, técnicas facilitam encontrar itens raros e ataques especiais matam monstros mais rapidamente.


Muita música e um jogo mais acessível

Em Curtain Call a jogabilidade e conceitos básicos foram mantidos. A novidade da vez é a inclusão de mais conteúdo. E a primeira destas adições será na música: mais de 200 composições estarão disponíveis. O número de personagens também foi incrementado e o jogo contará com mais de 60 heróis. Dessa vez o conteúdo do jogo não está limitado somente aos episódios da série principal e contará também com músicas e personagens de outros títulos como Final Fantasy: Crystal Chronicles (GC), Final Fantasy Tactics (PS/PSP) e Final Fantasy Type-0 (PSP). Ainda não está satisfeito com a seleção? Faixas e heróis extras poderão ser comprados via DLC por meio do eShop.


Os desenvolvedores fizeram pequenas alterações para tornar o título ainda mais acessível. Agora o jogo poderá ser controlado completamente por meio de botões, o que deve agradar muitos jogadores e trazer maior precisão. Quem jogou o primeiro sabe muito bem que era trabalhoso destravar novas músicas. A promessa é que em Curtain Call boa parte das faixas e dificuldades sejam liberadas mais rápido. Por fim, a organização dos menus será mais ágil, com direito a montagem de lista de favoritos e filtros de busca, que deve facilitar a navegação pela grande biblioteca de músicas existentes.

Explorando mapas e enfrentando amigos

Além destes ajustes, Curtain Call contará com novos modos de jogo. O primeiro deles é o Quest Medley, que já tinha aparecido na versão de iOS do título. Nesta modalidade, o grupo de heróis tem que explorar mapas, vencer desafios e enfrentar chefes, encontrando tesouros e novos personagens no caminho. Ele terá três versões de durações e dificuldades distintas. O outro modo é o Versus Battle: enfrente localmente um amigo em confrontos rítmicos, com direito a ataques especiais para atrapalhar o oponente. Será possível também lutar contra o computador.

A customização de personagens ganhou um novo sistema, chamado Collecta Crystarium. Por meio dele será possível fortalecer os heróis com as cartas colecionáveis obtidas no jogo. Prepare-se para gastar muitas horas treinando seus personagens.


Uma continuação bem-vinda

Assim como outros jogos musicais, Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call mantém as mecânicas básicas do original e adiciona algumas boas novidades. A impressionante quantidade de músicas e personagens, em conjunto com os novos modos de jogo, promete muitas horas de diversão. Mesmo quem não é fã da série Final Fantasy pode aproveitar esse título por conta da grande variedade de estilos das composições. Com tantas qualidades, Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call tem tudo para ser um dos melhores jogos do gênero para 3DS.


Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call — 3DS
Desenvolvimento: Indies zero/Square Enix
Gênero: Musical
Lançamento: 2014
Expectativa: 4/5
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Douglas Fernandes

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google