Miyamoto fala sobre unificar o desenvolvimento de jogos para portáteis e consoles

O designer da Nintendo fala sobre as dificuldades atuais de se fazer um jogo que funcione em consoles e portáteis e sobre os planos da Nintendo de mudar isso no futuro.



Em uma entrevista feita durante a E3, Shigeru Miyamoto falou sobre as dificuldades em fazer jogos que funcionam em máquinas tão diferentes como o Wii U e o 3DS, e sobre os planos da empresa de unificar o ambiente de desenvolvimento de consoles e portáteis no futuro.
Se você olhar para os jogos que nós temos no show floor, verá que cada um foi feito especificamente para o sistema no qual está rodando. Há jogos que tiram vantagem de estar numa máquina mais poderosa ligada numa TV e há jogos que foram feitos para rodarem melhor em um portátil. Mas nós chegamos em uma era em que a tecnologia avançou tanto que é possível ter uma experiência similar a de uma máquina poderosa em uma mais fraca. Mesmo considerando somente o Wii U, nós temos os jogos feitos para ele e o Virtual Console, que mostra como você pode ter jogos que requerem especificações de hardware mais altas e outros que funcionam bem com menos poder. Então eu certamente acho que há uma possibilidade nessa área no futuro.

O que eu posso dizer é que, com certeza, o ambiente de desenvolvimento dos nossos consoles de mesa ser tão diferente do dos nosso portáteis é realmente uma área de estresse e desafio para as nossas equipes de desenvolvimento. Então, conforme avançamos, nós vamos ver o que podemos fazer para unificar os dois ambientes de desenvolvimento.

Particularmente agora com jogos digitais e a ideia de comprar o direito de jogar um jogo e não o jogo em si, fica aberta a possibilidade de compra digital multiplataforma de jogos, em que você pode baixar e jogar tanto em um quanto no outro. Certamente, do ponto de vista de desenvolvimento, é um grande desafio se você tem dois aparelhos com especificações bastante diferentes e estão te falando para desenvolver seu jogo de forma que ele rode nos dois aparelhos. Mas ter um ambiente de desenvolvimento unificado no qual se pode facilmente fazer o mesmo código rodar nos dois sistemas, ao invés de ter que fazer uma versão do jogo para cada sistema, seria uma grande oportunidade para nós.
O entrevistador aproveitou para mencionar que, enquanto é ótimo ouvir isso, recentemente a Nintendo lançou no Virtual Console o jogo Super Mario Bros. 3, que teve lançamento simultâneo nas eShops do 3DS e do Wii U, mas que quem quisesse jogar nos dois sistemas teria que pagar duas vezes pelo jogo, ao que Miyamoto respondeu com um pedido de desculpas e com uma promessa de que vai pensar sobre melhorar isso no futuro.


Ainda que longe de ser um anúncio de qualquer tipo, não é a primeira vez que ouvimos sobre uma possível fusão entre portáteis e consoles da Nintendo na nona geração.

No começo de 2013, o CEO da empresa, Satoru Iwata, anunciou que as divisões de desenvolvimento de consoles e de portáteis da Nintendo seriam fundidas em uma única divisão, e na oportunidade comentou sobre como é difícil portar um jogo do Wii para o 3DS e do 3DS para o Wii U, elogiando o iOS e Android por permitirem uma integração entre hardwares tão diferentes, e dizendo que a Nintendo se beneficiaria se trilhasse o mesmo caminho.

Mais recentemente, no começo deste ano surgiram rumores sobre o console e portátil para próxima geração da Nintendo, que supostamente terão uma ligação extremamente forte.

Com tantos indícios, não seria de se estranhar se no fim das contas isso se tornar realidade. Ainda assim, o 3DS completou 3 anos há pouco tempo e o Wii U só faz 2 anos em Novembro, e por tanto, mesmo que um console e um portátil tão intimamente ligados estejam nos planos da Nintendo para a nona geração, informações concretas sobre estes ainda devem demorar alguns anos para aparecerem.

Fonte: Kotaku

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google