Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Lagiacrus, o terror dos mares

Segure o fôlego e mergulhe nas profundezas do mar para enfrentar Lagiacrus, o leviatã elétrico que já deu muita dor de cabeça em Monster Hunter.

Depois de um fichamento completo de Rathian, chegou a hora do Lord of the Seas (Senhor dos Mares, em tradução livre) dar as caras aqui no Blast. Para quem não sabe, Lagiacrus é um monstro que, até agora, só marcou presença em plataformas da Nintendo, uma vez que surgiu em Monster Hunter Tri (Wii) e é carta marcada em Monster Hunter 3 Ultimate (Wii U/3DS). Mesmo que seja uma criatura nova na franquia (comparado à Rathian, que esteve presente desde o primeiro jogo, para PS2), Lagiacrus foi capa do jogo de Wii e já é conhecido por todos os hunters como um desafio à altura. Confira agora sua história e principais características.

Um levi… o que?

Os Leviatãs (ou Leviathans, em inglês) não são dragões e nem tampouco dinossauros, como alguns pensam. Esse grupo é representado por répteis marinhos gigantescos caracterizados por um longo e serpenteante pescoço e uma cauda igualmente longa. Entre os representantes mais ilustres desse grupo temos Royal Ludroth, Gobul e, é claro, Lagiacrus.

Entretanto, mesmo que o principal habitat desses monstros seja as profundezas dos mares, esse não é o único lugar de preferência deles. Os Lagiacrus, por exemplo, costumam ficar nas praias para tomar banhos de sol enquanto outros, como Agnaktor, nem chegam a ir para o mar, pois se adaptam melhor em regiões vulcânicas.

Um fato curioso e pouco observado em Lagiacrus, ou Lagi para os hunters mais acostumados, é que sua coloração muda um pouco de tom, conforme sua localidade, ou seja: no fundo do mar ou na terra firme. Como é possível ver na imagem abaixo, quando Lagi está em águas profundas, suas escamas ficam muito mais azuis e seus espinhos mais escuros. Na praia, por causa da luz solar intensa, suas escamas ficam mais claras e seus espinhos mais amarronzados.

Raios e trovões!

Uma das principais habilidades dessas criaturas é utilizar seus espinhos como catalizadores elétricos, fazendo gerar relâmpagos que percorrem todo o seu corpo. Lagiacrus pode manipular esses relâmpagos para arremessá-os nos alvos desavisados à distância, ou então acertar alvos próximos com uma explosão estática. Em momentos de fúria, ele é capaz de transmitir raios para a sua boca e dar mordidas elétricas nos inimigos.

Além de toda a capacidade elétrica do Senhor dos Mares, Lagiacrus é um dos mais ágeis Leviatãs, por se locomover de forma semelhante aos nossos crocodilos e se contorcer de diversas maneiras, lembrando uma cobra. Essa habilidade “contorcionista” permite que Lagiacrus mude rapidamente a sua direção de ataque, além de golpear ao mesmo tempo tanto os alvos que estão a sua frente quanto aqueles que pensam estar em vantagem por atacar esse gigante por trás.



Só o fato dele ser um monstro aquático com habilidades elétricas já o torna uma criatura difícil de enfrentar. Contra suas investidas rápidas e relâmpagos mortais, a única saída é desarmá-lo. Para isso, o ideal é quebrar seus espinhos para que diminua a chance de soltar raios e também cortar sua cauda para que o alcance de seus ataques e sua velocidade diminuam.

Tamanho é documento sim!

Lagiacrus não são chamados de Lords of the Seas por um acaso. Barcos pesqueiros e hunters novatos caçando criaturas marinhas menores podem ser surpreendidos por um desses monstros e esse encontro não costuma ser muito divertido. Com um incrível tamanho mínimo de  23 metros, os Lagis são os maiores leviatãs que já surgiram em um jogo da franquia. Um Lagiacrus mais velho e com habitat favorável pode alcançar surpreendentes 33 metros de comprimento. Com exceção dos Elder Dragons marinhos (como Ceadeus), Lagi é um dos maiores monstros marinhos da franquia, somando isso aos seus ataques elétricos e incrível agilidade, tornam-o um dos mais formidáveis adversários.

Graças a tudo isso, os Lagiacrus dominam as regiões que habitam e sempre ficam no topo da cadeia alimentar. Eles são encontrados em regiões tropicais, como Deserted Island e Flooded Forest, mas preferem águas profundas com fonte abundante de alimentos. Como são nadadores poderosos, eles costumam viajar longas distâncias e são vistos também em Old Jungle, Jungle e Tide Island, onde facilmente dominam as demais criaturas.



Eles podem ser encontrados, ainda, sob duas subespécies diferentes. Uma é mais comum na terra, enquanto a outra fica nas profundezas mais escuras, chegando a dividir território, em certos casos, com o grandioso Goldbeard Ceadeus. Saiba mais um pouco sobre as duas:


  • Ivory Lagiacrus: os famosos Lagiacrus brancos não costumam ir muito para a água. Eles preferem ficar escondidos em cavernas e se diferem de seus parentes aquáticos pela coloração, tanto da sua pele (branca) quanto de seus espinhos (azuis). Além disso, também possuem ataques elétricos mais abrangentes que o Lagiacrus original;



  • Abyssal Lagiacrus: esses terríveis monstros habitam as mais escuras profundezas e, além de sua couraça negra, possuem bioluminescência em certas partes do corpo. Fora os mais poderosos golpes elétricos e a habilidade de ficar permanentemente carregado elétricamente, possuem a capacidade de criar redemoinhos que atordoam os inimigos, permitindo que ataquem mais livremente.




Rivalidades épicas!

Mesmo que não tenham um comportamento territorialista, Lagiacrus normalmente vivem em áreas que invadem o território de outros monstros, esses sim, territorialistas. Uma de suas rivalidades mais épicas e mortais é contra Rathalos, a contraparte macho da nossa já conhecida Rathian. Como habitam praias de Deserted Island, vez ou outra os leviatãs esbarram com um desses wyverns, culminando em um confronto devastador que pode varrer tudo que está em volta, inclusive você.



Outra das rivalidades clássicas dessa criatura, mais raras, é contra Agnaktor. O leviatã da lava possui vantagens contra Lagiacrus da mesma forma que Lagi possui vantagens contra Agnaktor. Dessa forma, como ambos possuem habilidades para destruir o outro, uma luta de leviatãs seria épica. Entretanto, como a ameaça é bidirecional, eles procuram manter distância. Dessa forma, os Lagiacrus não chegam nem perto de vulcões, enquanto Agnaktors nem pensam em chegar perto da água (mesmo em sua forma glacial).

Essa última informação nos dá uma dica de qual elemento é o mais vantajoso contra os Lagiacrus: o fogo. Nenhum elemento além do fogo funciona de maneira muito efetiva contra esses monstros, uma vez que eles possuem resistência à armas elétricas por motivos óbvios. Então, quando forem caçar essas criaturas mortais não se esqueçam: armas de fogo, golpear os espinhos, cortar a cauda e correr muito!

Mesmo que Lagiacrus seja relativamente novo na franquia, ele já é considerado por muitos como uma criatura clássica e indispensável para os próximos jogos da série, o que justifica o tão merecido perfil aqui no Blast. Mas, e para vocês leitores?  Lagiacrus é realmente memorável? Quais os outros monstros que vocês acham que merecem um perfil aqui no Blast? Comentem as suas indicações!

Jogos nos quais Lagiacrus aparece:
  • Monster Hunter 3 (2009, Wii);
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, 3DS/Wii U).
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Stefano Genachi

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google