Pokémon Blast

Um mega guia sobre as Mega Evoluções de Kanto em Pokémon X/Y

Mega Evolução, Mega Evolution, ou Mega Shinka. Essa nova mecânica mudou a maneira como preparamos nossos Pokémon. Hoje entenderemos um pouco mais sobre isso.

A primeira vez que li sobre mega evolução, devo admitir que fiquei um pouco receoso. Eu pensei sobre um quarto estágio evolutivo, algo que quebraria o tradicional formato de até três estágios que a franquia segue há mais de uma década. Esse mesmo susto existiu há mais de dez anos atrás com os jogos Gold & Silver, onde Bellossom foi apresentado por alguns veículos da época como uma evolução de Vileplume. Ao mesmo tempo, a mega evolução é isso misturado com o sistema de formas alternativas (Giratina ou Shaymin em Platinum) que já conhecemos criando algo totalmente novo: uma evolução para uma forma alternativa temporariamente. Como esses Pokémon têm atributos acima da maioria dos monstrinhos, há como restrição que eles estejam equipados com uma Mega Stone, o item catalizador para essa transformação, e também um limitador evitando assim combos que seriam absurdos com esses atributos.

Mega Venusaur: boa combinação, boa resistência

Por ser um Pokémon do tipo grama, Venusaur e outros iniciantes desse tipo acabam por serem alvo de um preconceito por grande parte dos treinadores. Eles tem muitas fraquezas, logo, são ruins. Esse pensamento simplista deixa de considerar as golpes que esses monstrinhos podem aprender, suas ability e todo seu potencial em geral. Mega Venusaur vem para mostrar como todo esse julgamento é tolo. Thick Fat reduz o dano dos golpes fire-type e ice-type. Essas são duas fraquezas naturais de Venusaur sendo anuladas pela ability. Apesar de ainda apresentarem a mensagem "It's Super Effective", o dano causado é o mesmo de um golpe neutro. Isso deixa Venusaur com apenas duas fraquezas, Psychic e Flying.


Com auxilio de Leech Seed, Synthesis ou Giga Drain, Mega Venusaur abre mão de Leftovers e continua sendo um excelente tanque. Substitute e Sleep Powder também estão entre suas opções, tornando a vitória de seu oponente uma tarefa mais árdua que o comum. E ao enfrentar um desses também deve se tomar cuidado com os Sludge Bombs STABeados (bonificação por mesmo tipo) causando um dano razoável e com chance de envenenar o alvo. E acreditem, perder HP todo turno por veneno e Leech Seed contra um Pokémon difícil de derrubar não é uma situação muito agradável.

Mega Charizard: antes de evoluir

Qual será? Mega Charizard X ou Mega Charizard Y? Deixar o oponente nessa dúvida é parte do sucesso de Charizard atualmente. Considerando que sua evolução alternativa adiciona um novo tipo para o nosso querido dragão, isso pode mudar completamente a escolha do oponente durante aquele turno. Escolher Earthquake pode causar dano super efetivo em Mega Charizard X, mas não causar dano algum em Mega Charizard Y. Assim como Hydro Pump pode matar Mega Charizard Y, mas pode não derrotar um Mega Charizard X. Dessa forma, é importante saber o momento correto para mega evoluir e muitas vezes esse pode não ser o primeiro turno. Ao mesmo tempo, caso você evolua tarde demais, pode acabar morrendo sem conseguir evoluir em uma situação na qual sobreviveria se tivesse evoluído. Esse momento dependerá apenas de seu oponente, o Pokémon que está enfrentando e o que seu oponente está pensando (ou o que você está fazendo ele pensar).


E quando você mega evolui, Charizard segue por dois caminhos opostos. Enquanto Mega Charizard Y foca em special attack, Mega Charizard X foca em physical attack. Não apenas physical attack, há alguns poucos ataques que fazem bom uso de sua ability, mas nós já discutimos sobre isso meses atrás. No caso de Mega Charizard Y é bem comum encontrá-lo com Fire Blast, Flamethrower, Solar Beam (Drought!), Dragon Pulse, Focus Blast e algum Hidden Power, Roost, ou um golpe physical (Earthquake). Sobre o Mega Charizard X, seus golpes costumam ficar dentre as opções apresentadas no texto citado há pouco, mas brevemente podemos lembrar de Flare Blitz, Brick Break, Steel Wing, Dragon Claw, Thunder Punch, dentre outros golpes de contato.

Mega Blastoise: utilidade para os canhões

Primeiro devemos lembrar que Mega Launcher eleva também o dano de Aura Sphere, e não apenas dos golpes "pulse". A razão disso podemos entender no Curiosidade da Semana deste texto. Dito isso, já sabemos que temos uma opção a mais. Blastoise já era um Pokémon bem defensivo antes, e sua mega evolução continua seguindo o mesmo caminho. Essa ability, em contrapartida, permite que ele tenha algum potencial ofensivo, apesar de limitado em alguns golpes. Entretanto, não esperem que todos Mega Blastoise ataquem com Water Pulse, pois Hydro Pump ainda é uma opção. Ice Beam e Rapid Spin também podem estar presentes dentre as estratégias usadas nesse Pokémon, tal como Dragon Pulse que é mais frequente do que Dark Pulse. Como Mega Blastoise não pode se aproveitar do efeito de flinch do Dark Pulse, ele pode compensar isso seguindo o caminho inverso e apostando em Roar para eliminar Pokémon que estejam fortes por meio de atributos elevados.

Mega Alakazam: foi melhor sem evoluir

Esse é um Pokémon que seu problema começa antes de evoluir. Alakazam tem três opções de abilities: Synchronize, Inner Focus e sua hidden ability, Magic Guard. Apesar de Inner Focus ser menos comum em Alakazam (pois ele já é rápido e dificilmente será vitima de flinch), o mesmo não se aplica para os outros dois casos: tanto Synchronize quanto Magic Guard tem sido usado nesse Pokémon como boas opções. Entretanto, como Mega Alakazam também é mega frágil, quando treinadores fazem ovos pensando em usar esse monstrinho, a escolha feita na maioria das vezes é Magic Guard para protegê-lo de Stealth Rock ou qualquer dano residual. Para quem não conhece essa ability, ela protege o Pokémon de qualquer dano que não seja causado diretamente por um ataque. Logo, nada de dano de poison, clima ou efeitos ao entrar em arena. Em contrapartida, ao mega evoluir, Trace (copia ability do oponente) não é um caminho tão interessante para ele. Copiar Drought, Mega Launcher ou Tough Claws, por exemplo, deixa muito a desejar. Ele poderia ser mais interessante com suas abilities anteriores, Synchronize ou Magic Guard.

Dazzling Gleam, Shadow Ball, Psyshock e Focus Blast são bem comuns em seus movesets. Psyshock merece uma atenção especial, pois ele causa dano usando o Special Attack de Alakazam contra Defense (não Special Defense) do alvo. Por exemplo, se você pensa em jogar uma Blissey e sua assustadora Special Defense contra Mega Alakazam, considere essa possibilidade, pois Mega Alakazam poderia derrotá-la com um golpe. Apesar de causar muito dano e ser muito rápido, Mega Alakazam é incrivelmente frágil, e pode ser derrotado com um ataque de vários Pokémon, basta sobreviver a um ataque dele ou ter um golpe que ignore Speed (Sucker Punch e Shadow Sneak são excelentes opções)

Mega Gengar: assustador antes de existir

Com informações sobre fairy-type antes do lançamento de X & Y, muitos já sabiam que esses Pokémon seriam bem populares em batalhas ao menos no primeiro jogo da geração. A fraqueza pra poison me agradou por ser um tipo que não tinha vantagens ofensivas muito relevantes, até que lembrei de Gengar: ele já era forte usando apenas seu STAB por ghost-type, agora ele poderia se aproveitar (e muito bem) de seu STAB poison? Gengar já era muito usado e responsável pelo resultado de muitas batalhas mesmo em Black & White, agora em Kalos ele receberia uma mega evolução, eu já podia ver o inferno, praticamente. Apesar de tudo, Mega Gengar foi "aceitável", eu nunca tive muitos problemas com ele, ele é um bom Pokémon, mas nada tão absurdo. Apesar de que recentemente ele foi banido em algumas comunidades, o que eu até julgo justo, mas eu esperava que seria bem mais assustador.

Em adição aos seus antigos Shadow Ball, Focus Blast, Destiny Bond, Thunderbolt, Taunt, agora Gengar pode ser visto também com Dazzling Gleam, Sludge Wave, Protect, Substitute, Disable e Perish Song em seu moveset. Claro, há muitas outras opções, ele é um Pokémon bem versátil, mas esses são os golpes mais comuns nos Gengar por aí. Diferente de Mega Alakazam, esse é um monstrinho que foi abençoado tanto em sua forma comum quanto em sua mega forma, sobre quais abilities possui, indo de Levitate para Shadow Tag.

Mega Kangaskhan: do limbo ao trono

Quando vi Mega Kangaskhan pela primeira vez, eu me decepcionei. Basicamente ele apenas tem um bebê que saia da bolsa da mãe? Que triste. Eu nem mesmo prestei atenção em sua ability, Parental Bond, que faz com que seus golpes ofensivos atinjam o alvo duas vezes (sendo que a segunda vez causa apenas metade do dano original, apesar de ainda aplicar efeitos). Com o jogo em mãos, vi em muitos fóruns pessoas chorando e reclamando sobre como Mega Kangaskhan era poderoso. Com o tempo percebi que todo esse potencial dele funciona apenas em batalhas 3x3 (BattleSpot?), mas ele é bem fraco em batalhas 6x6. Ele não tem muito Attack, o segundo dano causa um dano mais "mental" (Nossa, ele está me batendo de novo!) do que realmente faz alguma diferença. Exceto por aqueles que aplicam efeito como Power-Up Punch e Drain Punch.


Além desses dois golpes, é bem comum vê-lo com Return, Body Slam, Earthquake, Sucker Punch, Fake Out, Crunch, Fire Punch. E aqui temos outros problema dele: por ser normal-type, ele não pode se aproveitar de STAB para causar dano efetivo em seus oponentes. E seus golpes que causarão dano efetivo, não receberão STAB. E isso já limita bastante o potencial ofensivo de Mega Kangaskhan dentre tantos sweepers. Após receber um Intimidate e/ou estar sob efeito de queimadura (burn), ele passa do patamar de possível ameaça para piada. Diferente do caso do Charizard (ou talvez até Gengar), esse é um Pokémon que precisa mega evoluir no primeiro turno, até mesmo se quiser aproveitar sua ability no Fake Out. Curiosamente há também aqueles que ousam um moveset mais defensivo optando por golpes como Wish, Seismic Toss, Substitute, Protect, Knock Off.

Mega Pinsir: uma barata, ou quase isso

Sua nova ability, Aerilate, transforma seus golpes normal-type em flying-type além de adicionar 30% ao dano. Como ele agora é Bug/Flying, isso também acumula STAB, fazendo com que um Quick Attack dele tenha pouco mais de 70 de dano base, o que já pode ser bem preocupante e está presente no moveset de quase todos os Pokémon desse tipo. Como Pinsir não é flying-type, Stealth Rock pode não ser suficiente para assustar um desses, já que ele pode entrar como Pinsir, receber parte do dano, e então mega evoluir. Swords Dance, Earthquake, Stone Edge e Close Combat também costumam estar em seu moveset. Então, exatamente como uma barata, o terror de Pinsir começa quando ele voa.

Mega Gyarados: adição de tipo e potencial

Apesar de Mega Gengar não receber um novo tipo, ele é bem usável sem evoluir, então pode ser usado assim por longo tempo deixando o oponente em dúvida se você vai mega evoluir ou não. Quando ele menos esperar você pode mega evoluir e surpreendê-lo com special attack melhorado causando um dano inesperado e derrubando com um golpe um Pokémon que antes não seria derrubado. Mega Gyarados não precisa evoluir no começo pelos dois motivos, tanto de Mega Gengar, quanto de Mega Charizard. Assim como Mega Gengar, ele já era utilizável antigamente e fazia parte do principal cenário de combates em torneios. Assim como Mega Charizard, ele muda seu tipo, podendo ser a diferença entre sobreviver ou morrer. Assim como Mega Alakazam, esse Pokémon tem aquele fator de "ability antes de evoluir". Intimidate de Gyarados é muito útil para elevar o potencial de tanque que Mega Gyarados tem.


Atualmente, sempre que uso um desses, eu acabo por lembrar de Isis e a oportunidade que tive de trabalhar em uma equipe com ela, onde o que deveria ser um Gyarados pra ela acabou sendo um Pokémon que gostei muito e usei por muitas vezes em batalhas como um lead da equipe. Intimidate cortando Attack do oponente, e então Taunt abrindo oportunidade para Dragon Dance antes do pesadelo começar. Esse Pokémon é visto muitas vezes com Rest, Sleep Talk, Waterfall, Dragon Dance, Taunt, Substitute, Stone Edge e Earthquake. Sim, há variações, mas esses são os golpes mais frequentemente vistos nele.

Mega Aerodactyl: outra versão de Charizard

Já falamos sobre Mega Aerodactyl meses atrás em sua comparação de quem seria melhor com Tough Claws, após um breve debate que tive com meu amigo Lucas. Infelizmente, ele não tem uma gama de opções tão vasta como Mega Charizard X tem, mas ainda assim não há um Pokémon pouco útil. Stealth Rock é visto nele, e nem pense em usar Taunt para evitar isso, pois sua Speed é mais elevada que maioria dos Pokémon mesmo antes de mega evoluir. Hone Claws pode ser preocupante caso ele consiga elevar seu Attack (que já não é ruim). Junto desses, outros golpes bem comuns em Mega Aerodactyl são: Earthquake, Stone Edge, Crunch, Aerial Ace, Fire Fang, Ice Fang, Thunder Fang.
Por aqui terminamos nossa breve visita aos Pokémon mega evoluídos. Acredito que com isso seja possível ter uma noção de como eles são, como funcionam e como batalhar contra eles. Vale lembrar mais uma vez que eles não podem usar itens (Choice Scarf, por exemplo). Aqui temos todos os Pokémon de Kanto que receberam mega evoluções nos jogos X & Y, exceto por Mewtwo – pois ele merece um conteúdo especial apenas sobre ele.
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diogo Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google