Pokémon Blast

O que podemos esperar de Alpha Sapphire e Omega Ruby?

Aproveitando o hype dos tão esperados remakes de Hoenn, vamos debater o que pode vir nessa versão, e sonhar um pouco com o que seria tão legal de ver.

"21 de novembro de 2014" é a previsão que Game Freak divulgou sobre o lançamento dos novos jogos da franquia dos monstrinhos de bolso. As versões Alpha Sapphire e Omega Ruby são remakes das versões lançadas para Game Boy Advance 12 anos atrás, Sapphire e Ruby. Seguindo essa linha, sabemos que os jogos a serem lançados no fim do ano devem ter sua história centrada em Hoenn. Ou, ao menos, é o que imaginamos. A confusa mensagem fazendo referência a "um novo mundo" deixou muitos em dúvida se estamos falando de Hoenn com um novo visual ou realmente um novo local (o que seria uma continuação de Hoenn). Teorias, especulações, expectativas. É sobre isso que falaremos hoje no Pokémon Blast.

Partindo de Kalos

Percebam que seremos introduzidos às novas aventuras pouco mais de um ano após conhecermos Kalos. Pokémon X/Y foram lançados no fim do ano passado, em outubro, e Omega Ruby e Alpha Sapphire serão lançados em novembro desse ano. Podemos falar que é um pouco cedo para ter um novo jogo da franquia, mas o espaço entre os últimos jogos não foi tão distante.
Jean Dias: Eu acho que o novo remake deve trazer novas mega evoluções, mas como dizem que elas só podem acontecer em Kalos, eu arriscaria encontrar essas pedras em Hoenn e transferi las para Kalos, mesmo pra não deixar o jogo de lado. E tb move outros, porque we need decent move tutors
Guilherme Eric: Não acho que terão move tutors; novas mega evoluções devem ser de mons exclusivos de uma versão ou outra (como Zangoose, Seviper) e os pseudo lendários; espero que seja uma continuação de Hoenn. E QUE VENHA A ACRO BIKE
Tendo X/Y como base, ou ao menos imaginando que Nintendo usará a mesma engine, podemos esperar Mega Evolutions e roupas. E, claro, um ambiente 3D. Considerar que teremos novas roupas em Hoenn já resulta em um novo visual para antigas cidades. Não por questão de ângulo, mas pela necessidade por lojas de roupas que não existiam nos títulos originais de Game Boy Advance. Apesar de parecer estranho no começo, isso pode fazer mais sentido se os Shop forem dentro dos Pokémon Center como tem acontecido desde Black/White.
Rafyel Poffo Filho: Quero que a minha bicicleta consiga dar pulinhos. Quero fazer minha casinha.
Ciro de Melo: Precisamos de cornetas. Muitas, muitas cornetas.
Mesmo sendo "o mesmo jogo, mas em Hoenn", é possível que sejamos surpreendidos por algum avanço técnico. As versões X/Y foram desenvolvidas muito tempo atrás, e certamente nesse tempo a Game Freak teve oportunidade de aprender mais sobre desenvolvimento para o 3DS (não apenas por Pokémon!). Será que teremos novos cenários para batalhar online, por exemplo? Não seria uma surpresa.

Mega Hoenn

Junto de Mateus Lôbo, Fellipe Camarossi, Vinícius Muza e Fran Molina, chegamos a comentar no LiveBlast semanas atrás sobre como essa nova Hoenn pode ser uma evolução da antiga (sendo um novo mapa ou não). Por exemplo, novas mega evoluções podem estar disponíveis apenas nessas versões (olá, Mega Sableye). Digo, o item necessário, a Mega Stone, estar presente apenas na nova Hoenn (não significa que não poderemos fazer essas evoluções em X/Y, desde que tenhamos as pedras). Sabemos que Mega Latias e Mega Latios serão algumas dessas evoluções. Eu aposto em um Mega Metagross e até um Mega Zangoose.
Jessica Bianchi: Quero (preciso) de um Mega Metagross pro Steven. OK, ele pode ter um Mega Aggron, mas o Metagross é marca registrada dele. E ele já dá um Beldum pro player no jogo, né? Imagina ele dar o Pokémon carregando a mega stone? Perfeito. Espero Move Tutor sim. Quis montar um Pokémon pro competitivo, mas faltou um move que só aprendia através de Tutor. Fiquei meio decepcionada por não ter no XY, então acho que terá no ORAS para que os jogadores sejam "obrigados" a comprar os dois. Dive em 3D  Talvez a Winona só com Sky Battle (acho difícil, pois a Altaria dela tem Earthquake, mas só esperar  ). A possibilidade de enfrentar os líderes mais de uma vez (tinha isso no Emerald, né?) e uma melhora da Pokénav.  Concursos em 3D com MUITA PURPURINA e que não seja só o Move e pronto. A roupa do treinador poderia influenciar na categoria e o "ataque" seria diferente do que é em batalha. 
Outro ponto sobre o qual estive ponderando são as localizações acessíveis por eventos. O Mew em Faraway Island (Emerald). Latios/Latias não-errantes. E estou esquecendo algum? Sobre Latios/Latias, lembro que era necessário passar um card no e-Reader (acessório do Game Boy Advance) e receber o ticket para ir à ilha onde ele estava. Bem, não imagino como esse evento pode ser replicado no 3DS. Distribuição de um item via WiFi? É possível.
Taise Goulart: Estou muito ansiosa por uma nova versão da Battle Frontier, para mim é um dos melhores desafios pós-game da serie. E a volta dos contests, em 3D! Se ficarem mais parecidos com o que é no anime ia ser muito legal.
Igor Silva: Uma continuação, já que o trailer promete uma nova aventura e um novo mundo. Groundon e Kyogre provavelmente terão uma nova forma. Tem também a questão do Leafeon e Glaceon, que precisam dos locais específicos pra poder evoluir.
Diferente de outros jogos da franquia, Ruby/Sapphire são os únicos jogos onde temos duas organizações malignas, Team Aqua e Team Magma. Me pergunto se serão fieis aos títulos antigos ou terá uma "mistura". A dúvida surge com base em HeartGold e SoulSilver tendo algumas das novidades que foram apresentadas apenas na versão Crystal.

Pedro Henrique: Pokemon contest em 3D,pokemon seguindo vc fora da pokebola,usar dive e ver o oceano em 3D,batalhas contra treinadores(ou so pokemons selvagens) usando dive,uma nova historia,mais skys battles(assim quem sabe contra gym leader ou treinadores,pokemon xy n tiverao tantas skys battles pra poder lutar),novas roupas e chapeus e acessorios junto podendo mudar o visual,Usar um visual novo no pokemon contest(e quem sabe n trazem dos pokemons contests de sinnoh com as pokebolas poderem entrar nas capsulas!!!isso em 3D ia ser foda),Poke bank acessivel no jogo(atravez de uma atualização e junto poder transferir pokemons de xy pra or e as,irar trazer logo como um evento inicial(igual ao q teve to torchic)pegar latiosite e latiasite.Novas megas evoluções,moves tutors,batalha da fronteira em 3D,uma nova região quem sabe,r mt mais e n sei oq mais dizer.
Seguindo essa mesma linha, temos o problema dos campeões. Nas versões originais, Steven Stone é o champion do Elite Four, enquanto Wallace é o último Gym Leader. Na versão Emerald, Wallace é substituido por Juan em seu posto como Gym Leader de Sootopolis City. Eu aposto em Wallace como champion, o que é uma pena, pois Steven foi um dos melhores champions em minha opinião, junto de Lance e Cynthia (Iris é legal também, mas eu gosto apenas da música tema dela).

Cenário competitivo e adições

Move Tutor! Podemos presumir que teremos um NPC para ensinar golpes até então inacessíveis aos nossos Pokémon. Pode ter a mesma gama de possibilidades oferecidas em nossos jogos de Unova, mas até isso seria muito bom, já que é muito trabalho transferir um Pokémon pelo Pokémon Bank para ter esses golpes. Além disso, seria possível ter acesso a novos movesets e estratégias, já que não teríamos a limitação de escolher entre aquele egg move exclusivo de Kalos e/ou o golpe aprendido pelo Move Tutor de Unova. Mas o que há de errado em esperar algo mais? Temos novos golpes que foram adicionados em X/Y, e não falo apenas dos golpes fairy-type. É possível que novos golpes sejam ensinados aos antigos Pokémon e também antigos golpes ensinados para Pokémon que não aprendiam antes.
Ricardo Amancio: Novos Move Tutors. Mais Egg Moves, especialmente para os Pokémons de Kalos que geralmente só tem 3 ou 4. Novos Contests, retorno de Pokéblocks e Secret Base. Algo novo no pós-jogo, ou ao menos os mapas que existem em RSE, mas que não se dá para ir neles sem AR. Retorno das antigas Berries que não existem em Kalos (Belue, Bluk, etc). Possibilidade de se ter a Acro e Mach Bike ao mesmo tempo. Rebattle de Trainers e Gym Leaders. PWT atualizado.
Addam Barcelos: Espero move turors legais(stealth rock,bug bite,punches...),q tenha mega sceptile(meu inicial favorito),e que peguem um pouco de kalos pra hoenn,como a personalização,PSS,super training,etc.
E a base secreta. Quero minha base. Ah é,quero mais doubles battles(ñ apenas o steven,mas a may,wally,etc).
Esse simples NPC, dependendo de suas opções, pode tornar o potencial de Pokémon até então esquecidos voltando aos torneios e competições. Um exemplo é Azumarill que em X/Y recebeu novo tipo e a possibilidade de usar Belly Drum e Aqua Jet, tornando-o realmente perigoso. As vezes até uma adição boba como um soco elemental (Thunder Punch, Fire Punch, Ice Punch) pode mudar completamente o potencial de um Pokémon em combate.
João Vitor: Espero realmente as novas megas, e que Groudon e Kyogre recebam apenas formas alternativas. Megas pra eles acho bem desnecessário. Megas de pokes comuns serão os iniciais, exclusivos de cada versão e pf o Metagross. Tutores eu acho que serão introduzido mais pelo fato da conexão dos jogos antigos serem encerradas. Contests que será muita mancada se não tiver e a Battle Frontier para compensar o pós-game inexistente de XY. E claro terá muitas novidades.
Felipe José: Oi Profeta,Quero Ver Muito o Dive Deve Estar D+ *-*...Só Imagino Essa Maravilha de Dive e a Cidade de Sootopolis em 3D...Imagina o Sky Pillar? *-*
Bruno Araujo:  Contest em 3D, manobras para a acro bike parecidas com as dos patins, mega metagross pro Steven, e principalmente MAY!
Mesmo sem esse NPC (ou melhor: além de ter ele) podemos ter Pokémon aprendendo novos golpes por nível. Tivemos isso em Pokémon Crystal, Emerald, Yellow e nos remakes anteriores. Algumas são novidades pouco relevantes, outras no mínimo curiosas, e ainda há aquelas que fazem toda diferença e podem causar impacto que comentei agora.
Robyn Royksopp: mega kyogre e mega groundon porque não? jogo com diferença de dia e noite ja quer nos originais acho que não tinha isto! ja que inventou as batalhas de 2 contra 2 e tal? porque nao coloca as batalhas em duplas no ginasio seria interessante não? um radar pra encontrar o feebas puts é muito dificil achar ele! agoraas batalhas vao ser mais complexas pois existe o tipo fada! quem sabe regigigas capturavel? ja que naquela epoca ele nao existia? Battle Frontier melhorado e estendido!
Guilherme Roumillac: Eu espero que não só seja um "full rameke" no sentido "fidedigno" da palavra, quero ficar boquiaberto com personagens novos, locais novos e possíveis novas formas ou megas. Não quero que o jogo tenha como atrativo apenas o fato de ser totalmente trabalhado em 3D, por mais que ele tenha sido 100% recriado. Crio a cada dia que passa, mais expectativa em relação a possíveis NOVIDADES. Quando soltaram o primeiro vídeo eu li algumas palavras como "dramatic" e "epic". Poxa, quero coisas novas, tem muita historia que pode ser criada a partir do que nós ja começamos. Eu realmente espero um jogo que me deixe tão feliz e tão impressionado quanto HGSS conseguiu me deixar.
Kelvin Matheus: Bases secretas. Escavações de fósseis e itens. Pokémon Contest. Novas Mega Evoluções. Novos Evoluções de Pokémon. Novos Pokémon
Vale lembrar que nem todos os itens estão acessíveis em Kalos. Existem itens que estão no código do jogo, mas não temos acesso. Por exemplo, apenas Normal Gem é acessível em X/Y, mas ainda não temos Water Gem, Fire Gem e outras. Os itens existem no código do jogo (ou seja, são compatíveis), mas não temos em Kalos. Eles podem vir nos remakes de Hoenn. E aliás, Fairy Gem foi criada, mas também não está acessível em X/Y.
Danilo Chalegre: O cenário de quando vc usa o HM dive, deve ser demais em 3d, fora o segredo de capturar os regis, ter os pokemons específicos !! Se o seu pai no jogo ainda for líder do ginásio normal, deverá ser emocionante
Philipe Santos: acredito que eles vão inventar alguma desculpa para a mega evolução acontecer, talvez um colar com um cristal que emita a mesma onda que o cristal de Kalos ou talvez uma condição de turnos de funcionamento da Mega Evolução. A parte de usar pokemons como montaria poderia ser estendida e se tornar um HM ou coisa parecida. Mas se tiver a opção do pokemon te seguir, mantendo mais ou menos uma proporção, aí sim meu coração vai bater mais forte
Os remakes de Hoenn são esperados por muitas pessoas por terem sido sua primeira experiência com Pokémon. Nós, fãs da Nintendo, devemos ser gratos por estarem tornando isso realidade, já que não é um remake tão necessário como os outros dois foram. Como temos acesso aos antigos Kyogre e Groudon (e não aos Lugia de Silver, Mewtwo de Red/Blue, por exemplo), fico feliz que eles tenham a novidade exclusiva dos remakes ("Primal Form"). E que venham os remakes!

Revisão: Bruno Nominato
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google