Super Mario 3D World e seus grandes mistérios misteriosos

Coloque sua Cat Suit e venha tirar o máximo proveito de 3D World: vidas infinitas, warp zones e vários easter eggs, tudo devidamente listado nesse especial!


Super Mario 3D World é um dos jogos mais ricos em detalhes e conteúdo do Wii U, logo, era de se esperar que escondesse várias coisas não tão visíveis enquanto está se jogando descompromissadamente. Ainda assim, tais coisas são tão divertidas e curiosas (algumas até mesmo muito úteis) que nós não poderiamos deixar passar. Então eu e a Luciana nos equipamos com o Super Bell e vestimos nossa Cat Suit para desbravar os grandes mistérios misteriosos desse jogo do bigodudo!




Hugo: Nossa, Lú, como demorou para nós compilarmos tantas informações de Super Mario 3D World! Quem diria que ele teria tantas fases e tantos coletáveis assim, não é?
Luciana: Você não tem noção, Hugo… a análise foi tranquila, mas eu sofri para terminar aquele guia dos carimbos. Se bem que aí imagino você com 380 estrelas para catalogar e ainda dando dicas para passar a fase mais difícil do jogo. Enfim, agora que a gente terminou tudo dá para relaxar. Se bem que eu chei uns segredinhos bem legais enquanto jogava…
Hugo: É verdade! Eu mesmo me deparei com algumas coisas interessantes. É impressionante como a Nintendo encheu o jogo de conteúdo além das coisas que você normalmente já tem que fazer para completar a aventura 100%! Tantos segredos secretos e mistérios misteriosos… eu mesmo perdi diversas vidas tentando encontrar todos.
Vidas infinitas 
Luciana: Aposto que você não encontrou todos! Sabia que logo na fase 1-2 tem um lindo segredinho que te ajuda a conseguir o limite máximo de vidas do jogo, que por algum motivo aleatório é 1.110?! Na hora que chegar no primeiro Koopa, é só quebrar o bloco roxo que está no chão para cair e chegar a uma parte com outro Koopa. Roube o casco dele, vá para a pequena passagem na parte direita, fique bem encostado na parede e, de frente para o outro lado, logo na estrada deste caminho estreito, solte o casco e pule logo em seguida. Se fizer isso certinho, o casco ficará quicando nos dois lados e você pulando automaticamente em cima dele, por algum motivo isso vai te encher de vidas até que o limite seja atingido. Mas não faça nada até isso acontecer ou o casco vai te atingir. Provavelmente, vai dar tempo de conseguir todas as vidas de uma vez e ainda conseguir chegar ao final da fase.
Secreto Trem Dourado
Hugo: Pegar vidas infinitas dessa forma pode até ser fácil, mas deixar o personagem pulando sozinho é meio entediante… A maneira mais divertida de se ganhar vidas em 3D World, na minha opinião, é através da fase secreta do trem dourado do Bowser. Bem escondida, você só vê a fase ao longe quando pega o cano para o mundo 6. Para acessá-la, basta chegar ao final do mundo 5 e, logo perto do castelo, apertar o botão “A” em frente a um círculo no chão para que um cano apareça. Ao entrar nesse cano, você é levado a uma ilha com mais dois círculos que também se transformam em canos. O de baixo serve como atalho para o mundo 1, enquanto o de cima te leva para a fase secreta. Sem limite de tempo, a fase bônus anda sozinha e conta com centenas (talvez até milhares) de moedas para serem coletadas e fazer o contador de vidas subir vertiginosamente. Mas tem que ter cuidado porque essa fase é acessível apenas uma vez e só reaparece se você receber um game-over.

Rosalina “MA-RA-VI-LHO-SA” como personagem destravável
Luciana: Desta eu não sabia, tenho que tentar depois! Mas eu tenho um “segredo” melhor ainda… Tudo bem, acho que isso não é bem um segredo para ninguém, mas vale a pena falar. Além de Mario, Peach, Luigi e Toad, dá para jogar com a fabulosa Rosalina! Como sei que você acha ela maravilhosa, tinha que te falar como destravá-la: basta terminar a segunda fase no Star World, chamada apropriadamente de “Super Galaxy”. Além de um vestido que por si só é um luxo (como você diria), ela tem o diferencial de possuir um Spin Jump, podendo atacar seus inimigos no ar. Claro que se ela pegar um Power-Up, perde essa habilidade.

Galaxy, Super Mario 64 e até Legend of Zelda: ninguém ficou de fora!
Hugo: E falando na Rosalina e na Super Galaxy, haja referências ao Super Mario Galaxy, não é? Se havia gente reclamando da falta de um “Super Mario Galaxy 3”, houve referências e alusões à franquia o suficiente para que todos calassem o bico. Em especial, a volta dos Octogoombas e a Super Block Land — que lembra muito a Supermassive Galaxy de SMG2. Além disso, temos um mini “momento nostalgia” em Shifty Boo Mansion, quando entramos dentro de uma pintura para poder coletar a primeira estrela da fase. Ah, saudades do 64… E não podemos deixar escapar o easter egg de Link na fase Rainbow Run. Colorir aqueles painéis e ser agraciado não só com uma estrela verde mas também com um Link 8-Bit e um excelente remix da música tema de The Legend of Zelda é incrível. Miyamoto adora espalhar esses segredinhos, não é mesmo?
Warp Zones secretas
Luciana: Miyamoto é um safadinho mesmo, mas o que seria de um jogo do Mario sem esses segredinhos? Não é à toa que sempre temos easter eggs e saídas secretas. Em SM3DW, por exemplo, temos dois canos vermelhos que levam a outros mundos sem que você precise terminar as fases do mundo atual. Logo na fase 1-2, quando você passa por um cano transparente com algumas moedas, existe um bloco grande. Se subir nele e pular, blocos invisíveis irão aparecer e você poderá subir em uma plataforma com um Koopa. Escalando a parede com suas habilidades felinas, encontrará um cano vermelho que te levará imediatamente ao mundo 2. Já na fase 4-2, logo após sair da parte subterrânea, basta escalar a parede com o bloco e pular pelas plataformas até alcançar o cano vermelho que te levará ao mundo 3. Assim fica fácil, hein?!
Toad Houses escondidas e 1-Ups “inacessíveis”
Hugo: Ah, mas os segredos de 3D World não se restringem somente às coisas dentro das fases. O overworld do jogo possui seus próprios segredos. Ao norte da primeira fase à bordo de Plessie, no mundo 1, há uma pequena caverna em um grande arbusto. Lá dentro, existe mais uma Toad House, agraciando o jogador com mais power-ups para sua jornada! Já no segundo mundo, existe um cogumelo verde em um desnível abaixo de onde se encontra o castelo. Aparentemente inacessível, basta voltar para o “térreo” do mundo 2 e contornar a plataforma elevada sem subir na rampa lá presente para faturar mais uma vida. No mundo 8, o parque de diversões do Bowser, existe uma Toad House secreta e também um desses cogumelos — talvez para compensar a dificuldade do mundo. Para pegar o cogumelo, não suba na área que leva ao confronto contra Motley e Hisstocrat pela segunda vez. Ao invés disso, siga à esquerda da escadaria e interaja com o círculo no chão para criar um cano que leva até o 1-UP. Para a Toad House, vá para o lado oposto e entre na pequena porta na parede mais ao norte da área e colete mais alguns poderes antes de enfrentar o Bowser!
Luigi Bros.
Luciana: Sabia que fora esses presentinhos no overworld, também temos algo especial no menu principal? Pois é, uma versão modificada do famoso jogo de arcade Mario Bros. pode ser jogada no menu de SM3DW com o nome de Luigi Bros.. Quem tem um save de New Super Luigi U no Wii U consegue o joguinho logo de cara, já os menos afortunados, que nem eu e você, só conseguem destravá-lo depois de terminar os primeiro oito mundos de SM3DW mesmo.
Luigis, Luigis everywhere! 
Hugo: E para continuar a celebração do “Ano do Luigi”, além de Luigi Bros., a Nintendo se esforçou e conseguiu “esconder” (entre aspas, pois às vezes estava bem na cara) um sprite de Luigi 8 Bits — aquele de macacão branco e camisa e cabelos verdes — em literalmente toda fase de Super Mario 3D World. Algumas menções honrosas e destaques ficam para os seguintes Luigis:
  • No castelo do mundo 1, antes de entrar na warp box, repare no Luigi gigante andando pela água ao fundo.
  • Na Fase 2-3 — Shadowplay Alley — o Luigi 8 Bit é visível somente com a Cat Suit. Escale a parede do começo da fase para ver a sombra de um sprite do Luigi se agachando e levantando.
  • Na Fase final do mundo 3 — Bullet Bill Express: antes de entrar no cano que leva ao confronto com Pompom, suba na cabeça do Bowser na ponta do trem. O ângulo da câmera mudará e você irá ver o Luigi 8-Bit correndo na linha do trem mais ao fundo. 
  • Na fase Sprawling Savanna (mundo 5), tem um “sutil” Luigi 8 Bit gigante estampado na grama da extensa área com os coelhos fujões.
  • Não bastasse aparecer nas fases, Luigi também dá as caras, disfarçado com um tom dourado, ao cair junto com a chuva de moedas nas fases bônus dos caça-níqueis.
  • Dentro de todas as sprixie houses (aquelas que contêm o carimbo da sprixie salva no mundo anterior), espante as pombas que estão na janela ao fundo para revelar mais um Luigi 8 Bit.
  • Para fechar com chave de ouro, abra o manual digital do jogo (via o botão home), vá para a página oito e desça até o final para encontrar mais um Luigi escondido. Está vendo? Eles estão por todo lado!!

Luciana: Vou procurar todos esses Luigis depois! Mas acho que meu estoque de segredos sobre o jogo acabou, se bem que nem duvido que existam outros que ninguém achou ainda, viu. Mas agora que a parte difícil terminou e a gente já encontrou tudo… Sei lá, me deu uma vontade de jogar Super Mario 3D World só pela diversão. Pena que não tem multiplayer online para a gente jogar, porque aí sim a gente ia ver quem ia pegar aquela coroa no final da fase.
Hugo: O online realmente fez falta… Mas quem precisa de online quando se tem a minha “Rosalinda”! Vou aproveitar agora que já sabemos de todas as manhas e segredos do jogo para competir time trials nas fases com fantasmas de outros jogadores. É tanta fase marcante que, quando você está jogando a última, já está com vontade de relembrar a primeira. Mas esta é a magia da Nintendo, não é mesmo?

 Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google