Game Music

Mario Kart 8 (Wii U) quebra paradigmas com sua excepcional trilha sonora

Instrumentos reais e composições memoráveis fazem com que a música do jogo alcance patamares nunca vistos antes na série.


Mario Kart 8 encanta inúmeros jogadores com sua jogabilidade divertida, design de circuitos criativo e belos gráficos. Mas nada disso seria completo se o jogo não tivesse uma música à altura. Felizmente o áudio de Mario Kart 8 é excelente e muda padrões da série de corrida. Assim como Super Mario Galaxy (Wii) e Super Mario 3D World (Wii U), o oitavo título da franquia de karts usa instrumentos reais em várias composições, o que resultou em uma trilha sonora incrível.

Um time de novos talentos

A música de Mario Kart 8 é um trabalho conjunto de um grupo de artistas. A direção do áudio ficou a cargo de Kenta Nagata, que já tinha exercido essa posição em Mario Kart 7 (3DS). Ele foi também o compositor da trilha sonora de Mario Kart 64 e Mario Kart: Double Dash! (GC). Sob a supervisão de Nagata, um grupo de musicistas criou as faixas do jogo. Todos eles são compositores novatos que trabalharam principalmente em títulos recentes da Nintendo. São eles:

A grande novidade da vez foi o uso de instrumentos reais nas músicas, como em Super Mario Galaxy e Super Mario 3D World, em contraste com as composições de títulos passados que utilizavam somente som sintetizado. Em entrevista para o site Kotaku, o diretor de som diz que essa decisão foi baseada no visual em alta definição do título: “Nós sentimos que música ao vivo gravada funcionaria muito bem com gráficos HD. Isso realmente cria uma sensação vibrante e real, amplificando a escala do jogo”.

Nagata chamou instrumentistas de renome no mundo dos jogos para executar as composições como Satoshi Bandoh (bateria), que compôs diversas faixas do Gran Turismo 5 (PS3). Os sons sintetizados não foram completamente abandonados e muitas faixas ainda são completamente construídas utilizando esse recurso.


Os instrumentistas gravando algumas das composições do jogo

Instrumentos reais e novas composições

Assim como os outros títulos da série, Mario Kart 8 visita vários estilos musicais diferentes. O uso de metais e baixo dá uma sensação de estar ouvindo a uma Big Band — aqueles grandes grupos de músicos que executam composições animadas de jazz ou swing. Os instrumentos reais conferem um ar muito diferente às corridas, resultando em composições memoráveis. Confira uma seleção das novas faixas:

Mario Kart 8

De autoria de Atsuko Asahi, a música tema do jogo é impactante, complexa e excepcional. A guitarra,  em conjunto com os metais e baixo,  resulta em uma melodia enérgica e contagiante. E o passado da série é relembrado mais para o final da composição com a presença da música da tela título de Super Mario Kart (SNES).

Mario Kart Stadium

A melodia empolgante da primeira pista do título usa instrumentos de sopro e guitarra como os principais, dando a sensação de que uma nova era se abre. Destaque para o piano e solo de guitarra na metade da faixa.


Toad Harbor

Uma guitarra limpa e um pandeiro ditam o clima relaxado e ensolarado dessa composição, que casa perfeitamente com o tema dessa pista — por mais que a sensação de tranquilidade logo desaparece no caos da corrida.

Dolphin Shoals

A corrida nesse circuito começa em um trecho subaquático, com uma música animada, mas tímida. Mas basta sair da água para ser saudado por um saxofone festivo e espetacular, que muda completamente o tom da composição. Não deixe de conferir a versão completa da música, tocada nos replays: ela tem solos de saxofone exclusivos.

Sunshine Airport

O sintetizador é o destaque nessa tranquila composição, combinando perfeitamente com o cenário ensolarado e as várias partes aéreas do circuito.


Mount Wario

O violino dita o tom inicial dessa melodia. Pouco a pouco ela cresce, misturando camadas de instrumentos em uma composição complexa. É uma faixa perfeita para esse circuito por conta de sua extensão e variedade de situações.

Cloudtop Cruise

A sensação de aventura e fantasia é forte nessa composição, o que é ideal para uma corrida nas nuvens. Ao entrar na nuvem negra repleta de relâmpagos, a música fica urgente com a presença da guitarra. O final tem um trecho da popular Gusty Garden Galaxy de Super Mario Galaxy, que combina perfeitamente com o tom e tema da música.

Bowser’s Castle

Os temas do castelo do Bowser sempre foram tensos e permeados por tons graves, mas a versão de Mario Kart 8 é surpreendente. A faixa, que lembra um pouco o tema de Bowser de Super Mario 3D World, tem como destaque as guitarras que fazem uma melodia intensa e pesada digna de uma banda de hard rock.

Passado refrescado

As músicas dos circuitos clássicos também foram retrabalhadas, sendo que algumas composições receberam também instrumentos reais. Confira algumas seleções:

Wii Moo Moo Meadows

Que tal passear por planícies ao som de um incrível violino? A leve pegada celta deu um novo ar a essa composição.

GBA Mario Circuit

A sensação de big band é bem forte nessa reimaginação de Mario Kart: Super Circuit (GBA) por conta do uso de metais e baixo.

N64 Yoshi Valley

O violino e bandolim trazem a sensação de passear no interior, numa pegada meio country.


N64 Rainbow Road

Uma das composições mais memoráveis de toda a série recebeu um ótimo tratamento em Mario Kart 8. Mais uma vez metais dominam a faixa, sendo acompanhados por guitarras mais para a metade, dando um tom épico e imponente à última pista do jogo.

Uma trilha sonora excepcional

Qualidade e melodias marcantes permeiam a trilha sonora de Mario Kart 8, que mostra que é possível inovar na música mesmo em um jogo de corrida. As composições com instrumentos reais trouxeram uma identidade única ao título e mudou o que podemos esperar dos jogos futuros da série. E vocês, o que acharam da música de Mario Kart 8? Quais são as suas faixas favoritas?


Revisão: Marcos Silveira
Capa: Felipe Araujo

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google