Blast Battle

Mario Kart e F-Zero disputam uma corrida pelo lugar mais alto no pódio

Mario Kart ou F-Zero? Veja quem domina as paradas nas pistas de corrida mais empolgantes da Nintendo neste Blast Battle.

Duas séries, uma só emoção! A velocidade corre nas veias quando falamos de F-Zero e a diversão descompromissada e interativa dá sinal ao jogarmos Mario Kart. Mas, e se tivéssemos de escolher um só para subir ao topo do pódio, com as três estrelinhas e o que mais fosse necessário para obter a pontuação máxima? Está será a proposta deste Blast Battle: colocar as duas séries frente a frente em categorias como inovação, jogabilidade, enredo, entre outras para testar o que cada uma tem de melhor. O resultado vocês conferem abaixo nesta empolgante matéria. Segurem firme nos seus volantes e cockpits e boa leitura!

1 . A inovação que faltava

Chega a ser um contrassenso dizer isso, mas, apesar de colocar à tona aspectos futurísticos e de mundos ultramodernos, não vemos um novo jogo da franquia F-Zero desde seu último lançamento: F-Zero: Climax, um jogo para GBA que apareceu apenas no Japão após F-Zero: GP Legend, o último título americano da franquia.

Por conta disso, a série tem perdido muito e não passou por diversas mudanças que a era dos jogos online e de realidade social passaram. Mario Kart já é facilmente um dos títulos com o maior apelo online e sua mais nova sequência, Mario Kart 8, parece estar vindo revolucionar esse meio mais uma vez e de uma maneira ainda mais impressionante.
Uma das inovações na época, o Arcade F-Zero AX
Chat online, novos itens, pilotos, pistas, novas ideias, interações, gráficos, tudo de bom que sempre tivemos e de uma maneira nova é o que promete este novo lançamento de corrida da turma do bigodudo. Ficamos satisfeitos pelo progresso da série velocista da Nintendo, mas como fica F-Zero? A desculpa por não se adaptar às ideias do Wii não caiu muito bem, mas esperamos por novidades, ainda mais agora com a revelação de Captain Falcon como personagem jogável no mais novo Super Smash Bros. for Wii U & 3DS.

Vencedor: Mario Kart

2. Características multimídia cheias e completas

Temos aí um combate difícil. Se por um lado a franquia Mario Kart vem inovando em seus visuais e sistemas de jogo, é inegável que F-Zero já estava um pouco à frente nesses quesitos tempos atrás. Os estonteantes gráficos de F-Zero GX, para GameCube, são capazes de fazer frente até aos jogos da última geração, o que por si só já é um feito grandioso. A realidade na tela esbanjando efeitos e adrenalina são capazes de deixar qualquer um no clima de um verdadeiro piloto da fórmula Zero!


No tocante às músicas, também podemos dar um bom destaque para as melodias clássicas de F-Zero, em preterimento às de Mario Kart, que fazem um papel um pouco mais de sons climáticos e de músicas com inspiração para formar backgrounds (o que também acontece com GX). As músicas de F-Zero X (N64) e de Maximum Velocity (GBA) trazem um ar mais clássico, com composições mais memoráveis e com melodias que são lembradas em muitos jogos como nos da série Super Smash Bros., vide a famosa Big Blue. Agora, tente se lembrar de alguma música característica de toda a série Mario Kart e você também vai concordar comigo quanto ao merecedor da vitória nessa categoria.

Vencedor: F-Zero
Ninguém é páreo para a linda Big Blue e sua arrasante trilha sonora!

3. Diversão multiplayer e extras são o que mais importam

Tudo bem que não nos divertimos tanto no multiplayer de um F-Zero como nos divertimos a mil em um título da franquia Mario Kart. Afinal, esta é uma das séries mais consagradas do universo multiplayer e online, batendo de frente com grandes títulos como Super Smash Bros., Mario Party e Call of Duty quando o assunto é jogatina em conjunto.

Já quanto aos colecionáveis, F-Zero brilha um pouco mais por trazer peças de nave, músicas desbloqueáveis, dentre outros já clássicos, como personagens, novas naves etc. Uma pena o jogo estar tanto tempo longe dos consoles, o que o deixa um pouco atrás de Mario Kart em alguns quesitos como o rank de vitórias, pontuações online e acréscimo de itens e interações com Miis, deixando o bigodudo mais uma vez, e por pouco, à frente de seu rival F-Zero.

Vencedor: Mario Kart
Um dos melhores multiplayers da história!

4. Jogabilidade velocista ahead!

Aqui há de se comentar algo deveras interessante. Mario Kart sempre foi um título que chegou antes nas plataformas Nintendo, deixando espaço, após um tempo, para o seu irmão mais veloz chegar, que dava uma injeção de velocidade e fazia o jogo da turma do bigodudo parecer... lento. Para efeito de comparação, isto pôde ser sentido em jogos como Super Circuit/Maximum Velocity e também ficou bem claro em Double Dash/GX.

Ainda que tragam uma variedade bem diferenciada de recursos em pista: Mario Kart com seus diversos itens e pilotagem mais cerebral com ritmo de quebra-cabeças, e F-Zero com seus rachas violentos, sistema de batidas em rivais e controle nas curvas, os dois games se completam por trazerem, cada um, uma atração diferente e bastante válida nos jogos de corrida: velocidade vs. diversão. E não é que cada um deles desempenha e muito bem o seu papel? É aquela mecânica, aquele sistema físico que não perde a autenticidade e transporta os jogadores da Nintendo a altos níveis de qualidade ao se tratar de jogos de corrida.

Vencedor : Empate

5. História da série e dos personagens

A turma do reino do cogumelo já é numerosa, e vai ficar mais ainda com o grupo dos koopalings chegando, além de novos corredores que trazem boas histórias no reino da princesa cabeça-de-cogumelo. Já vimos que as histórias destes personagens ganham uma complexidade dimensional nos RPGs já lançados e que remontam aspectos gerais da turma.
Muitos personagens para escolher
Também não podemos esquecer que os pilotos de F-Zero trazem boas histórias em seus currículos, fazendo até pontes com personagens de outras séries, como é o caso do piloto James McCloud e sua relação com a série Star Fox. Destaque também para o anime de 51 capítulos que inspirou os títulos GP Legend e Climax, que conta com novos protagonistas atuando em um mundo de corridas F-Zero no ano de 2201, em busca da tão sonhada vitória e de investigações criminais em uma nova cidade.



Vencedor: Empate

E a vitória vai para:

Não há como negar que a grande maioria já esperava pelo resultado final. A série Mario Kart vem obtendo um enorme sucesso a cada dia e isto se deve aos lançamentos e consolidação da franquia nos consoles da Nintendo. Não há nada mais legal do que jogar um multiplayer de Mario Kart com os amigos ou então tentar conseguir todas as estrelas das copas para se vangloriar no modo online. Por outro lado, F-Zero também estaria muito bem caso continuasse a ser lançado (quem sabe apareça algo nesta E3?) e isto foi uma das coisas que mais o afetou. Sua permanência no passado não o deu oportunidade de utilizar modos online, nem mesmo de testar ainda as capacidades das plataformas mais atuais da casa.


Contente ou não com o resultado, a dica é uma só: o que importa mesmo é se divertir da melhor forma com o seu jogo predileto. Mario Kart traz horas de diversão com amigos em um mundo fantasioso e cheio de itens. Já F-Zero destaca a realidade sobre pistas futurísticas e sinuosas através de naves ultra velozes em um mundo onde apenas o primeiro lugar importa. Em dúvida sobre qual jogar primeiro? Pegue o seu jogo predileto e acelere rumo à diversão!

Revisão: Bruno Nominato
Capa: Felipe Araujo

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google