Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #175: HQ The Legend of Pedra; Pokédúvidas e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


E aí, galera pedrástica! Tá todo mundo ansioso por mais um capítulo da minha incrível HQ The Legend of Pedra? Não se preocupem, pois hoje eu a trouxe para vocês e com muitos easter eggs revelados! \o/ Vamos ver quem acertou. Além disso, temos as melhores respostas das semana, como sobre os jogos de NES que podem ser jogados em Animal Crossing, dúvidas sobre Pokémon Blue e Green, nome correto daquele vilão que parece um ovo (Robotnik ou Eggman?) e muito mais. Veja todas depois de ler a HQ, que eu sei que você vai direto pra ela. ;D

Pedra, qual é o melhor tipo de HD externo para se usar no Wii U? Pode colocar no usb traseiro? ,Cabem duas unidades no usb traseiro? Como o Wii lan adapter e o HD (caso possível), pois no Wii tentei encaixar 2 pendrives e não consegui e pelo que vi o Wii U não tem tanto espaço entre os usb detrás‎.
Matheus Eiji Tsuboi, de novo na coluna :P
O melhor tipo de HD externo para usar no Wii U é o tipo que tem cabo de alimentação própria. O console precisa transitar muita informação entre ele e o HD e, como as suas entradas USB são do tipo 2.0, muitas vezes os HDs que não tem alimentação própria não conseguem energia suficiente apenas pelo cabo USB e acabam travando. Outra opção (se o HD não tiver alimentação própria) é usar um cabo USB em Y, para conectá-lo em duas entradas do Wii U e, assim, obter mais energia. A desvantagem, como você deve ter percebido, é que isso ocupa duas entradas USB ao invés de apenas 1. De qualquer forma, o Wii U possui 4 entradas USB, duas na frente e duas atrás. Você pode usar qualquer uma destas e, portanto, você pode tranquilamente usar as duas de trás para o HD e as da frente para o LAN Adapter.

Este e outros: recomendados pela Nintendo
Pedra, eu vi gente dizendo que dava pra jogar alguns jogos de NES na franquia Animal Crossing, é verdade?‎
G, bem econômico no nick da Silva
Sim, é verdade, mas isso só existiu no primeiro jogo da série, para o GameCube (assim como na versão japonesa para o N64). Nele, era possível obter um item para a sua casa que era um NES com uma caixa de um jogo em cima e, se você usasse o item, podia jogar o jogo clássico completinho.

10 jogos de NES podiam ser encontrados normalmente no jogo:
- Balloon Fight;
- Clu Clu Land;
- Donkey Kong;
- Donkey Kong Jr. Math;
- Excitebike;
- Golf;
- Pinball;
- Tennis;
- Wario's Woods;
- Baseball.

Outros 5 eram obtidos através de distribuição promocional da Nintendo:
- Soccer;
- Donkey Kong Jr.;
- Donkey Kong 3;
- Clu Clu Land D;
- Punch Out!!

Mais 2 jogos podiam ser obtidos usando o obscuro acessório e-Reader:
- Mario Bros.;
- Ice Climber.

1 jogo foi exclusivo no Japão (e apenas na versão "plus"):
- Super Mario Bros.

E, por último, o grande mistério que é o jogo que nunca ninguém descobriu nenhuma forma legítima de obter. O jogo está lá dentro, mas até hoje a única forma que se descobriu para acessá-lo é através de hacks. Qual é o jogo? Ora, é claro que não podia ser nenhum outro senão o melhor jogo do NES, o primeiro jogo da MINHA série, The Legend of Zelda!

Portanto, no total são 18 jogos de NES que existem no primeiro Animal Crossing. Sem dúvida era algo muito legal, mas infelizmente também é uma coisa que não devemos mais esperar nos jogos da série. O tio Eguchi — o criador da série — disse que na época do primeiro jogo eles acharam que incluir os jogos clássicos era uma ideia interessante, mas agora que existe o Virtual Console, isso já não faz muito sentido.


Pedra, tenho algumas dúvidas: entre Pokémon Blue e Green só muda o nome? Não tem nenhuma outra diferença? E um amigo meu disse que tem dois bugs em Red/Blue/Green no qual fazem com que você encontre o Mew, isso é verdade? E se for, é possível transferir esse Mew para as outras versões??
Anônimo "All Blue" da Silva
Na verdade, Pokémon Green tem várias diferenças em relação à versão Blue lançada posteriormente. Como você deve saber, Red/Green foram os primeiríssimos jogos da série e foram lançados apenas no Japão. Para o seu lançamento no restante do mundo, várias modificações foram feitas e a versão Green deu lugar à versão Blue (pelo visto eles achavam que os americanos gostavam mais da cor azul do que da verde...). Entre as principais diferenças estão algumas localizações de Pokémon, inclusive permitindo encontrar Lickitung, Jynx e Kadabra (nas versões posteriores estes passaram a ser "não-capturáveis"), a existência de mais itens disponíveis, o Unknown Dungeon que é bem diferente e — talvez o mais notável — os sprites dos Pokémon durante as batalhas, que foram todos redesenhados para as versões posteriores. Veja na imagem abaixo os desenhos originais... destaque para o Jigglypuff/Wigglytuff com um olho maior que o outro e para o Mew que mais parece uma salamandra.

Sobre o Mew, sim, é verdade. Em todos os jogos da primeira geração existe um glitch que permite capturar o lendário Mew de forma "legítima" (legítima no sentido de sem usar métodos de hack). Sim, é possível trocá-lo normalmente, mas como a compatibilidade dos jogos da primeira geração terminou na segunda, o máximo que você pode transferi-lo é até Gold/Silver/Crystal. O glitch não é difícil de se executar, mas requer vários passos específicos, então recomendo que você assista ao vídeo explicando, se estiver interessado:



Pedra, eu finalmente peguei o Pikmin3 da promoção do Mario Kart 8 e adorei, mas eu nunca joguei os outros dois e não entendi direito algumas coisas tipo: por que a nave Drake caiu? Por que Louie tava viciado em comida? Por que a nave do Captain Olimar tava destruída? O que era aquele Final Boss de ouro? (pode dar spoiler)
Anônimo "Spoileto" da Silva
Apesar de que se você jogar os dois primeiros jogos da série, vai conhecer um pouco mais sobre Olimar e Louie, você não vai achar mais nenhuma informação para nenhuma das perguntas que você fez. Os jogos anteriores não fazem a menor menção aos habitantes de Koppai e muito menos sobre ao Drake. Não há maior explicação para a queda da nave do que é dito na introdução de Pikmin 3: um simples mau funcionamento. Da mesma forma, os outros jogos não falam nada sobre a última aventura do Capitão Olimar — no qual ele sofreu a queda no planeta PNF-404 — e nem sobre o chefe final, então toda a informação que você vai ter sobre isso é aquela obtida no próprio Pikmin 3. Sem dúvida nenhuma eu recomendo que você jogue os dois primeiros jogos da série, mas não o faça esperando maiores explicações sobre os eventos do terceiro, porque não há.


Olá pedra, saludos desde a Bolívia! Uma pergunta: não tá achando os últimos jogos da SUA série muito facéis? O Skyward Sword e o A Link Bentween Worlds sao ótimos, mas não lembro de ter suado muito em nenhum templo ou chefe.
Anônimo "peruano que vivia na Bolívia" da Silva
¡Hola amigo boliviano y muchos saludos a todos mis fans de Bolívia! (y ahora, no sé si te respondo en español o en portugués... bueno, ya que me preguntaste en portugués, supongo que usaré ese idioma)
É verdade que os últimos jogos da MINHA série não estão entre os mais difíceis do mundo... mas se você pensar bem, o único jogo da série realmente CRUEL foi o segundo, o Adventure of Alfacinho (e, é claro, o Templo da Água do Ocarina of Time, com o qual muita gente terá pesadelos para o resto da vida). Fora isso, os jogos sempre trouxeram desafios em doses amigáveis e nada ao nível de querer arrancar os cabelos. De qualquer forma, todos os jogos recentes da MINHA série contam com o "Hero Mode", para satisfazer a sede por dificuldade de quem quiser sofrer um pouco. É bom que exista essa opção para que tanto jogadores novatos como experientes possam se divertir, mas espero que eles continuem fazendo como em Wind Waker HD, onde o modo difícil está disponível desde o começo e não como em Skyward Sword ou Ocarina of Time 3D, onde se tem que terminar o jogo no modo normal primeiro. Agora, te digo uma coisa... se eles colocassem a MIM como chefe, pra lutar contra o Alfacinho... ahh, daí o jogo seria IMPOSSÍVEL de vencer, hehehehe....

Se é para ser chefe final, tem que humilhar, não basta derrotar.
Pedra, o nome do vilão dos jogos do Sonic é Eggman ou Robotnik? Em todos os jogos que eu joguei ele é chamado de Eggman, mas tem um grupo de pessoas chatas me chamando de noob porque eu não sei o nome dele.
Anônimo "Homem Ovo" da Silva
Não fique angustiado, meu amigo confuso: você está certo. E os outros também. xD O caso do Eggman é um dos vários exemplos de confusões causadas por alterações feitas nas traduções de jogos japoneses para o inglês. Antigamente, quando as grandes séries como Sonic e Mario ainda não tinham a importância que têm hoje, ninguém dava muita bola de que os personagens fossem conhecidos em todo o mundo pelo mesmo nome, então era comum fazer alterações quando acreditava-se que certo nome não cairia muito no gosto do público americano. O inimigo do Sonic sempre foi conhecido como Dr. Eggman no Japão desde o começo, mas quando a série foi levada aos Estados Unidos, a Sega of America não gostou muito do nome e decidiu mudar para Robotnik. Foi apenas em Sonic Adventure que eles perceberam que a diferença de nomes era problemática considerando o quanto a série havia crescido e, assim, eles decidiram finalmente unificar o nome, usando o nome original japonês, Eggman. Casos semelhantes são os da Princesa Peach, que no começo era conhecida como Princesa Toadstool em inglês, e da Aerith (Final Fantasy 7) que era inicialmente conhecida como Aeris em inglês.
Sou mais Robotnik. Homem Ovo é meio sem moral
Pedra qual jogo vc mais recomenda NES Remix ou Earthbound?
Anônimo "Platinum Member" da Silva
Se você nunca jogou Earthbound e gosta de RPG, eu recomendo que você dê preferência a ele, sem dúvida. É um jogo incrível, um dos grandes clássicos da Nintendo e que muita gente não teve a oportunidade de jogar por só ter sido portado recentemente. O sistema de batalhas pode parecer bem antiquado nos dias de hoje — apesar das batalhas não serem randômicas, o que era algo incomum na época —, mas os personagens e a história é algo sem igual. A mistura de situações hilárias com momentos verdadeiramente assustadores, é algo que poucos jogos conseguiram realizar tão bem até hoje. Agora, se você já tiver jogado Earthbound, mesmo sendo um jogo ótimo, você não vai encontrar nada novo no seu relançamento do Virtual Console, então nesse caso eu recomendo o NES Remix, que também é muito bom.


The Legend of Pedra

E agora, o momento mais feliz de todos... a continuação da minha aventura!

Anteriormente, em The Legend of Pedra...

1 a 19  
20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29
30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37

Primeiramente, vamos conferir as respostas das referências no último capítulo e ver quem acertou:

1) Um jogo e acessório de SNES

Mario Paint e o SNES Mouse, no 2º quadrinho.
Parabéns a Daniel Gallo e Fernando Avenger que descobriram!


2) Um personagem de um jogo de NES

Eu e a Zelda estamos usando uma fantasia de Noid, um homem vestido de coelho e obcecado por pizzas, do jogo Yo! Noid.
Parabéns a Daniel Gallo, Emmanuel Thomé, Fernando Avenger e Nicolau Junior que descobriram!


3) Dois personagens de um jogo de 3DS

Link está usando a roupa roxa do personagem Ravio e Nida está fantasiada de Sheerow, ambos personagens de A Link Between Worlds. A referência vai um pouco mais além, mas não direi mais nada para não causar nenhum spoiler.

Parabéns a Daniel Gallo que descobriu os dois e a Emmanuel Thomé que descobriu parcialmente.


4) Um elemento de um jogo de Wii

As criaturas/monstros/alienígenas/fantasmas da fase Shiverburn Galaxy de Super Mario Galaxy 2 aparecem no topo do castelo, ao fundo. Inicialmente as silhuetas são de árvores e isto é pelo fato das criaturas terem o nome de "Hell Valley Sky Trees".

Parabéns a Régis Soffiatti que descobriu e também a Daniel Gallo, embora tenha dito Galaxy e não Galaxy 2.


5) Um inimigo da MINHA série

O inimigo que aparece dentro do castelo é o cavaleiro chamado Darknut. A sua aparência é a de Spirit Tracks, mas eles sempre aparecem nos jogos da MINHA série.

Parabéns a Daniel Gallo que identificou o cavaleiro e Pedro Jeremias Rossi que soube dizer de qual jogo era a aparência, mas ninguém disse o nome do inimigo.


6) Um elemento de um jogo de SNES

Na bifurcação do final, a porta do meio é igual às portas de chefe do jogo Super Mario World.

Embora o Daniel Gallo tenha dito Super Mario Bros. 3, não está errado, pois a versão do jogo em Super Mario All-Stars (SNES) tem uma porta igual também.


7) Um elemento de um jogo de PlayStation

O Save Point do final é igual ao do jogo Final Fantasy VII. Parabéns a Daniel Gallo e Romulo Augusto que descobriram.


No último capítulo eu e meus amigos conseguimos nos infiltrar como ninjas no castelo do inimigo! Mas então nos deparamos com diferentes caminhos possíveis para seguir, então vamos ver qual deles foi o mais votado:

A) A escadaria desnecessariamente longa. - 6 votos

B) A porta suspeitosamente imponente. - 1 voto

C) O corredor com um save point convenientemente colocado. - 8 votos

Sem dúvida, o mais seguro a se fazer é sempre salvar nas horas difíceis!

É isso aí! O confronto final está para começar! E a primeira impressão é muito importante para ganhar moral, então preciso pensar bem no que responder... me ajudem a escolher!

A) (Melhor chegar intimidando!) "Viemos pra te destruir, seu verme imprestável!!!"

B) (Melhor tentar ser pacifista...) "Você está destruindo todo o reino de Hyrule! Tenho certeza que podemos chegar a um acordo pra não prejudicar ninguém!"

C) (Melhor tentar confundir ele!) "AHHHH QUEREMOS UM AUTÓGRAFOOO!!"

Por último, estas são as dicas para as referências escondidas neste capítulo, vamos ver quem descobre!

1) Um jogo de PlayStation;
2) Um jogo de DS;
3) Um jogo de GameCube;
4) Um jogo de N64 / Creepypasta;
5) Um elemento de um jogo de GameCube;
6) Um elemento de um jogo de N64;
7) Uma série de jogos da Capcom;
8) Uma série de TV.
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google