Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #174: Super Smash Bros., Pokémon shiny e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


Hora de comemorar porque a nova edição do N-Blast Responde está na área (mais que o Fred na seleção). E temos muitas dúvidas sobre Pokémon, como a divisão da série entre a Nintendo, Creatures Inc., e Game Freak, os métodos mais efetivos para conseguir um shiny e se é possível obter um jirachi legítimo, técnica DI em Super Smash Bros., a estranha e curiosa adição de Lucina no novo título da série para Wii U e 3DS, e muito mais! Não fique aí parado igual ao Fred e leia o resto da coluna! ¬¬'
Pedra, o que é Smash DI?
Anônimo "DI" da Silva
DI é uma das técnicas avançadas em Super Smash Bros. que muitos jogadores experientes talvez nem conheçam e que pode parecer insignificante... mas dominar esta técnica faz toda a diferença em batalhas competitivas. "DI" é a sigla de "directional influence", ou "influência direcional", e se refere à possibilidade de modificar levemente a direção em que seu personagem é lançado após um ataque, ou durante um combo. Muita gente provavelmente utiliza a forma mais básica de DI instintivamente, porque ela consiste em simplesmente mover o direcional em certas direções contrárias enquanto está sendo atirado, de forma a minimizar o impulso. Mas além disso existe o "Smash DI" da sua pergunta, também conhecido como "Tap DI", que exige um pouco mais de conhecimento e experiência. Talvez você já tenha reparado que quando um personagem é atingido por um golpe, ele fica paralisado por alguns frames, antes de ser jogado. Dependendo do golpe ou poder, o personagem pode ficar mais ou menos tempo paralisado.

De qualquer forma, é neste momento em que o personagem está paralisado que é a hora de executar o Smash DI. Se você der toques rápidos no direcional analógico durante estes breves frames, você modificará de leve a direção para a qual o personagem será atirado, sendo que a alteração na direção depende de para onde você fez o toque no direcional. Desta forma, você pode fugir de combos ou então evitar que seu personagem seja jogado para fora do cenário, por exemplo. Além da variação nesta "janela" do Smash DI, cada golpe tem também um multiplicador de DI, que significa o quanto que o DI terá efeito se usado contra aquele golpe. Há golpes onde o DI é muito eficiente (como muitos combos, por exemplo) e golpes onde o DI não tem nenhum efeito (o Lightning Kick da Zelda é um exemplo).



Cara Gossip Stone, gostaria de comprar um Wii U no Paraguai e queria saber se haverá algum tipo de limitação, como um Region Block (Moro no Brasil)
Anônimo "Paraguaio" da Silva
O Wii U possui, sim, trava de região. Entretanto, são apenas 4 as regiões que o console pode ter: America, Europa, Japão e Austrália. Portanto, se você comprar no Paraguai, ele provavelmente será modelo americano e funcionará normalmente com os jogos vendidos no Brasil, EUA, Canadá, etc. Apenas certifique-se que realmente seja americano antes de comprar... ah, e já que é no Paraguai, certifique-se também que seja um Wii U de verdade, e não um falso como o da imagem abaixo xD
Pedra, qual a vantagem de ter um GameCube se os melhores jogos dele foram relançados no Wii que tem retrocompatibilidade no Wii U que tem virtual console?
Anônimo "Cubo" Silva
Pra quem tem o Wii, ter um GameCube de fato não tem nenhuma vantagem a não ser o fator nostálgico ou de colecionador, já que os jogos e acessórios do cubo funcionam normalmente no Wii. Agora, pra quem tem apenas o Wii U, ter o GameCube é vantagem sim, pois o novo console não é compatível com os jogos de GameCube. Sim, alguns jogos foram relançados no Wii e até no Wii U e é possível que eventualmente venham a ser lançados jogos de GameCube no Virtual Console, mas com certeza nem todos os jogos serão portados e muitos clássicos do cubo provavelmente só poderão ser jogados ou no próprio console ou no Wii.

Pedra, quais os métodos mais efetivos para a captura de um Pokémon shiny no Pokémon X & Y? Como é possível pegar um Gardevoir shiny? (quando fica na forma Mega, fica muito legal!)
Anônimo "Temos que Pegar" da Silva
Existem duas formas de obter os tão cobiçados Pokémon shiny: encontrando um selvagem ou através de breeding. Mas há várias coisas que podem ser feitas para aumentar a chance de conseguir o shiny, então vamos listar todas as possibilidades para o Gardevoir, do método com menos chances pro método com mais chances:
  • Encontrar um shiny Ralts selvagem normalmente. Isto é o mais difícil de acontecer, já que a chance de um Pokémon selvagem ser shiny é de 1 em 4096. Não é possível encontrar Kirlias e Gardevoirs selvagens em Kalos, então a opção seria tentar a sorte com um shiny Ralts nas flores da Rota 4.
  • Procriar um shiny Ralts normalmente. Também muito difícil, tendo a mesma chance de 1 em 4096.
  • Encontrar um shiny Kirlia no Friend Safari. Depois de vencer a Elite, você ganha acesso a Kiloude City, onde se encontra o Friend Safari. Lá, você consegue usar a ajuda dos seus amigos do 3DS para encontrar Pokémon que não aparecem em Kalos normalmente. E, o mais importante: dizem que as chances de um shiny aparecer no Safari é mais alta do que encontrar normalmente. E Kirlias podem ser encontrados em Safaris do tipo Fairy, então pode uma ótima chance se conseguir o shiny.
  • Obter o Shiny Charm e caçar um Ralts selvagem. O item Shiny Charm é um dos mais procurados no jogo por um simples motivo: ele quadruplica a chance de encontrar um Pokémon shiny selvagem. Ou seja, que as chances passam a ser de 1 em 1024. O problema é que conseguir o Charm não é nada fácil:... você precisa capturar TODOS os Pokémon da National Dex. Sim, todos os Pokémon das antigas gerações, incluindo os lendários (apenas os "míticos", como Mew e Jirachi são perdoados). Então já pode imaginar que terá que fazer muuuitas trocas. Mas, se por acaso vier a conseguir o Shiny Charm, você pode caçar shiny Ralts na Rota 4 novamente, com muito mais chance de ter sucesso (lembrando que o Charm parece não ter efeito no Friend Safari nem em breeding).
  • Usar o Método Masuda para procriar um shiny. Uma das melhores formas de conseguir shinies, dizem que em X/Y a chance de conseguir por este método é de 1 em 682! Ele consiste em cruzar pais originados em jogos de regiões diferentes, já que isto aumenta a chance de nascer um shiny. Então, se a sua região é o Brasil, você pode tentar conseguir um Ditto japonês (não é difícil pelo GTS) e procriar Ralts até conseguir um shiny. O problema deste método é que procriar pode ser um processo demorado e tedioso (ajuda muito ter o Egg Charm e o Hatching O-Power).
  • Chaining. Por último, temos o método mais garantido de todos pra conseguir um shiny. Se feito corretamente, com o chaining você tem certeza que irá conseguir um shiny... mas é demorado e qualquer falha fará com que você tenha que começar tudo de novo. É possível fazer chaining de Ralts na Rota 4, mas infelizmente os trechos de flores são pequenos, o que torna o procedimento mais difícil. Se quiser mais ajuda com chaining, faça outra pergunta, porque já acabou o espaço desta resposta. xD

Os Miis do Miyamoto, Reggie e do Shigeru podem ser obtidos como?‎
Matheus Eiji Tsuboi, o Mii Hunter
Esses Miis especiais ficam vagando por aí e aparecem de vez em quando no 3DS, via SpotPass. Geralmente acontece para promover algum evento, como o lançamento de um jogo por exemplo. Se eles ainda não apareceram pra você, terá que esperar o próximo evento. Agora, especial mesmo vai ser quando eles finalmente distribuírem o MEU Mii pra visitar as pessoas. Vai ser o dia mais feliz da sua vida, posso te garantir.
Pedra, é possível pegar o Jirachi legítimo? (tirando aquele método do Pokémon Colosseum Bonus Disc e por eventos...)
Anônimo "Legítimo" da Silva
O jirachi não pode ser encontrado normalmente em nenhum dos jogos da série e, de fato, a única forma de obtê-lo é através dos eventos ou do Pokémon Colosseum Bonus Disc. Mas isso não quer dizer que jirachis obtidos dessa forma não sejam legítimos... afinal, se fosse assim, então simplesmente não existiriam versões legítimas de Pokémon, como ele e o Mew, por exemplo, já que eles são exclusivamente obtidos por eventos e promoções. É totalmente possível que alguém tenha um desses Pokémon obtidos legitimamente em eventos e os troque... o que acontece é que na maioria desses casos eles são "clonados", já que infelizmente (ou felizmente, para alguns) isso não é difícil de se fazer. De qualquer forma, clones não são tão problemáticos, pois eles são cópias de Pokémon legítimos. O grande problema mesmo são os Pokémon hackeados, que são aqueles criados fora dos jogos e que muitas vezes possuem atributos ou habilidades que não podem ter normalmente. Infelizmente, não há uma forma certa de identificar estes Pokémon hackeados, a não ser verificando se eles possuem algo que não deveriam...
Pedra, Adorei os 3 Novos Personagens mas... não poderia ser outro em vez da Lucina? Por que aparece ''Update'' em vez de Newcomer, e também acho ela uma Marth Femea :P.
Anônimo "Why Lucina?" da Silva
Realmente, a Lucina é tipo uma versão feminina do Marth, tendo os mesmos ataques que ele (o que não é tão estranho, já que ela é descendente do Marth). Como o tio Sakurai explicou, é diferente do caso do(a) Wii Fit Trainer e do(a) Robin, pois apesar dos movimentos serem iguais, o poder e velocidade são diferentes dos do Marh e por isso ela se tornou uma personagem independente. Mesmo assim, foi mesmo um pouco inesperado porque até então eles pareciam estar evitando a inclusão de "clones" nos novos Smash Bros... mas com a chegada também do(a) Robin, a série Fire Emblem está mais do que bem representada e não há do que reclamar. De qualquer forma, acredito que ainda não acabaram os anúncios do novos personagens... (ME INCLUAM DE UMA VEEEEEZ!!! Ò.Ó)


Pra vc a Wiggler (a centopeia mais fofa do mundo *-*) é inimiga ou ela so vem pra cima da gente pq a gente incomoda ela?
Anônimo "Centopeia" da Silva
É como você falou, a Wiggler é super gente boa (ou seria "centopeia boa"? xD) e só fica irritada quando o sem noção do Mario vai lá pular em cima dela. E não dá pra culpá-la, né, porque quem não ficaria nervoso com alguém pulando em cima? Ou dando espadadas? Ou colocando bombas?... ¬¬
Oi Pedra sua linda! Vi uma notícia da Nintendo falando que ela tem apenas 32% da The Pokémon Company. Pokémon pertence a Big N ou a The Pokémon Company? É isso q garante a exclusividade da série p/Big N e qual o papel da Game Freak e essa tal de Creatures Inc que aparece nos créditos de Pokémon?‎
Caio Henrique e a Pokédivisão
Realmente, o caso da série Pokémon sempre causa muita confusão, por causa da existência de nada menos do que 4 empresas envolvidas: Nintendo, Game Freak, Creatures Inc. e The Pokémon Company. A situação é a seguinte: a série Pokémon pertence 1/3 à Nintendo, 1/3 à Game Freak e 1/3 à Creatures. A empresa "The Pokémon Company" foi criada pelas três para dar um nome mais público à série e facilitar questões de licenciamento, etc. Portanto, assim como a série, cada uma das três empresas é dona de 1/3 da The Pokémon Company.

Quanto ao que cada uma das empresas faz em relação aos jogos da série, a Nintendo financia e publica os jogos e tanto a Game Freak como a Creatures desenvolvem, sendo que a Game Freak normalmente cuida dos jogos principais da série e da criação de novos monstrinhos, e a Creatures cuida de outros jogos (como os de cards ou os da série Pokémon Ranger, por exemplo) e outras coisas, como a modelagem dos Pokémon em 3D. Por fim, sobre a exclusividade da série nos consoles da Nintendo, apesar de Pokémon estar dividido entre as três, a Creatures é first party da Nintendo — ou seja, pertence à ela — e a Game Freak é second party — ou seja, é uma empresa à parte, mas tem contrato de exclusividade com a Nintendo. Sendo assim, a Game Freak poderia até eventualmente terminar o contrato de second party e decidir fazer jogos para consoles de outras empresas, mas a série Pokémon está mais do que segura com a Nintendo. E é claro que a Game Freak não seria louca de deixar de lado essa mina de ouro! xD
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google