Perfil

Lakitu e sua assistência constante no mundo de Mario

Lakitu é referência nos jogos das séries Mario, principalmente em Mario Kart quando o assunto é dar a largada e controlar a câmera.

- "Bom dia telespectadores da TV Nintendo! Hoje é dia de corrida e estamos aqui mais uma vez, na arena Mario Kart, para darmos início a mais uma disputa dos séculos. Como podem ver, o dia está límpido e pronto para receber o piloto mais veloz no lado mais alto do pódio! Vamos dar a largada e observar como esta partida se desenvolverá? Acompanhe-nos abaixo e saiba mais um pouco sobre mim, Lakitu, neste perfil especial, e não perca mais um sinal verde. Boa largada!"

Só de olho nessa treta de vocês!

Lakitu é um dos personagens mais marcantes do universo Mario. Com sua câmera sempre posicionada e suas bolas com espinhos à espreita, o lagartinho voador é causador de inúmeras revoltas e aparece sempre que uma situação mais tensa é mostrada na tela do seu videogame. Ele já passou por muitos estágios e também fazendo pontas com variadas formas de labuta. A personalidade deste fera reflete o cara que é: atento, salvador de vidas, aconselhador, mas também atrapalhador de caminhos, e sempre com aquele sorriso no rosto.

Uma das maiores atividades, e utilidades, de Lakitu é sem dúvida a sua capacidade de visualizar tudo e a todos a sua volta. É assim que podemos enxergar os belos cenários de Super Mario 64, através dos irmãos Lakitu (um dos membros de sua família) ser resgatados quando caímos em algum abismo, nos jogos da série Mario Kart, ou mesmo impedindo de atravessar uma fase quando não convém ao bichano, como pode ser visto em Super Mario World, por exemplo; sim, ele também tem seus dias de fúria.

Características koopatroopianas

Lakitu pertence a uma classe bem conhecida pelos salvadores de princesas no Reino do Cogumelo: os Koopas. Ele vem de uma linhagem da classe dos Lakitus, em que reina o chefe Giga Lakitu. Possuidor de um belo casco verde e corpo amarelado, Lakitu está sempre em cima de alguma nuvem, sempre atento e planejando um aparecimento repentino a qualquer momento.

Apesar de ser um Koopa Troopa, Lakitu contém em suas costas uma larga geração de personagens parentes seus. É sobrenome Lakitu de todos os tipos! Eles vão desde algumas subespécies como Dark Lakitu (Paper Mario: The Thousand-Year Door), Fishin' Boo (Super Mario World), até alguns personagens próprios como Lakithunder (New Super Mario Bros.), Lakilu (Paper Mario), os já citados Lakitu Bros. (Super Mario 64), entre outros.

Um personagem carismático?

Pode não parecer, mas, mesmo pertencendo à classe dos inimigos que andam junto à turma de Bowser, Lakitu, muita das vezes, está sempre pronto a te ajudar, como nas inúmeras vezes em que você caiu em uma pista de Mario Kart, seja por não calibrar direito o controle manual ou automático, ou mesmo por levar aquela brecada de um oponente mais nervosinho; ou quando erramos um caminho mal planejado por pensarmos estar ganhando vantagem em descobrir um novo atalho.

Seja como for, o cara merece a nossa confiança. Afinal, quem nunca simpatizou com aqueles óculos desajeitados que mostram uma simpática lagarta por detrás dos holofotes? De certo, ele já está confirmado em alguns jogos por sua personalidade forte, além de estar sempre na cabeça da galera, literalmente.

Curiosidades sobre Lakitu:

  • Lakitu é um dos personagens prediletos de Shigeru Miyamoto, que confirma isto em uma resposta sobre o personagem que mais se identifica. Sua preferência pelo Lakitu se deve ao espírito livre que tem, sempre voando pelos céus e indo aonde quiser.
  • Nas pistas Bowser's Castle ou Toad's Factory, de Mario Kart Wii, andar na contramão ao mesmo tempo em que estiver perto de um Thwomp, poderá causar o esmagamento do pobre Lakitu, que estará à vista tentando lhe avisar sobre o errado caminho que está tomando. Coitado!
  • Pela primeira vez, Lakitu é um personagem controlável no sétimo título da franquia Mario Kart, para 3DS, e também já está confirmado para o oitavo. Seu paraquedas não poderia deixar de ser uma nuvem clássica.
  • Andando por terrenos distintos, Lakitu faz uma aparição também em The Legend of Zelda: The Minish Cap, em que se veste de inimigo, semelhante a um Deku Scrub, e arremessa ataques elétricos. Os dias de Cosplay no mundo dos games está apenas começando!

Jogos em que Lakitu já apareceu:

Mario & Luigi: Dream Team (3DS)
Mario & Luigi: Partners in Time (DS)
Mario Baseball (série)
Mario Golf: World Tour (3DS)
Mario Hoops 3-on-3 (DS)
Mario Kart (série)
Mario Party (série)
Mario Sports Mix (Wii)
Mario Tennis (série)
New Super Mario Bros. (série)
Paper Mario (N64)
Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC)
Super Mario 64 (N64/DS/VC)
Super Mario Bros. (série)
Super Mario Galaxy 2 (Wii)
Super Mario Land (GB/VC)
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES/VC)
Super Mario World (SNES/VC)
Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES/VC)
Super Smash Bros. Brawl (Wii)
The Legend of Zelda: The Minish Cap (GBA/VC)
Yoshi's New Island (3DS)


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Stefano Genachi

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google