Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #179: Vício nos games; o Birdo ou a Birdo?; Konami Code e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


Olá, galera pedrástica! Já sei que estão sentindo falta da minha HQ, mas o ilustrador está com uns probleminhas aí e vai atrasar (falou que andou apanhando nas costas... quem será que fiz isso com ele?). O ritmo da HQ vai diminuir, mas continuará saindo, mas não se preocupem, estamos na reta final. XD Na coluna de hoje, temos perguntas sobre Club Nintendo, vício nos games, sexo da Birdo, Wii U bivolt, Player Search System de Pokémon X/Y, trava de região, Ocarina of Time descontinuado fisicamente e mais. Confiram tudo! ;D

Pedra, minha vida está um caos, acho que é por causa do meu fascínio por games. É saudável ser tão vidrado em games? Sinto que estou perdendo parte da minha vida. HELP, você já passou por algo assim? Pode me dar alguns conselhos? Estou com medo do meu futuro.
Anônimo "Vidrado" da Silva
Não, se você mesmo está percebendo que está jogando tanto videogame a ponto de trazer prejuízos para a sua vida, então com certeza a coisa já passou do limite do que é saudável. E, sim, eu sei bem como é isso, pois eu também já tive uma fase em que eu não conseguia parar de jogar... principalmente os jogos da MINHA série, claro! Acredita que eu não conseguia parar nem pra informar as horas?!? Enfim, jogar videogame é muito bom, mas como qualquer outra coisa na vida, a partir do momento em que isso se converte em um vício, se transforma em um problema sério, pois passa literalmente a causar dependência e, assim, a pessoa gradativamente começa a perder a sua vida social, ter problemas na escola, no trabalho, nos relacionamentos com as pessoas, etc. E, claro, praticamente tudo pode se tornar um vício: comida, bebida, TV, games, Internet, celular e até o próprio trabalho. É por isso que sempre temos que nos cuidar para procurar fazer aquilo que a gente gosta, mas sempre sabendo ter moderação com tudo.

A boa notícia é que você já deu o principal e mais difícil passo que é reconhecer o vício. É extremamente difícil uma pessoa admitir que é viciada em alguma coisa e isso impossibilita qualquer tipo de recuperação. Então, o que eu te aconselho é, primeiro, ir aos poucos. Não adianta querer diminuir o tempo que você passa jogando videogames bruscamente de uma hora para outra, pois isso só vai fazer a vontade de jogar ficar mais forte. Então, vá diminuindo gradativamente. Se hoje — é um exemplo, não sei se chega a tanto assim — você joga 10 horas por dia, passe a controlar para jogar no máximo 9. Quando estiver se sentindo bem com isso, diminua pra 8. Vá diminuindo até chegar a um tempo saudável que pode ser algo em torno de 1 a 2 horas por dia. Em segundo lugar, busque outras formas de se divertir. Pode ser um esporte, leituras, sair com os amigos ou alguma atividade como desenho, teatro, dança, etc. Quando você encontrar outra coisa que te divirta e ocupe o seu tempo, vai ser bem mais fácil reduzir o tempo jogando videogame. Por último, tenha em mente a ideia de que você não precisa deixar de jogar por completo. Como eu falei, jogar videogame é muito bom e até faz bem, com benefícios comprovados para a cabeça, os reflexos e outras coisas. O importante é só não deixar que isso comprometa as outras coisas na sua vida. E você me pareceu uma pessoa muito inteligente e com força de vontade, então eu sei que você irá conseguir sem grandes problemas! E, precisando de mais ajuda, sabe que pode falar comigo sempre que quiser! ;)
Achei errado a atitude dele... controle com fio é muito antigo. XD
Pedra, qual o verdadeiro sexo da/do Birdo??? Muitos falam que é ELE, mas na fase Royal Raceway do Mario Kart 8 tem uma placa escrito "Woman in the racing" apenas com mulheres e a/o Birdo esta lá.
Anônimo "Bird..." da Silva
Ah sim, essa talvez seja o principal mistério dos nossos tempos: Birdo é macho ou fêmea? E a resposta é... que ninguém sabe ao certo! xD Tudo começou em Super Mario Bros. 2, no qual o manual diz, na descrição do personagem que "Birdo pensa que é uma garota e gosta de ser chamado de Birdette. ELE gosta de usar um laço na cabeça e atira ovos pela boca." Claramente, a Nintendo não quis dar muita corda nesse tema com tanto potencial para polêmica e, depois disso, passou a ou descrevê-la como fêmea ou, no máximo, como de "sexo indeterminado". Mesmo assim, a Nintendo não deixou de fazer uma piada ou outra com o assunto, sendo mais notáveis os casos de Mario & Luigi Superstar Saga (GBA), onde o personagem Popple faz uma pausa de reflexão antes de chamar Birdo de "dama", e o jogo exclusivamente japonês e exclusivamente bizarro Captain Rainbow (Wii), no qual Birdo faz uma aparição com voz masculina e onde uma side-quest consiste em encontrar prova de que a personagem é fêmea, depois que a polícia a apreende por usar o banheiro feminino. No fim, uma prova é encontrada, confirmando o seu gênero feminino, mas o que essa prova é... digamos simplesmente que é algo censurado. Acredite se quiser.


Pedra, o AC adapter do Wii funciona no Wii U? Tem AC adapter de 100V A 240V(100-240) para o Wii U à venda?‎
Matheus Eiji Tsuboi
Não, o AC adapter do Wii não é compatível com o Wii U, pois o novo console utiliza uma maior quantidade de watts (15W versus os 12W utilizados pelo Wii). Sobre encontrar um adaptador bivolt, até dá pra encontrar alguns pela internet, mas os que você achar provavelmente não serão acessórios oficiais da Nintendo. Em todo caso, DIZEM que o AC adapter que vem com o Wii U, apesar de indicar apenas 110V, na verdade é bivolt (com essa informação escondida supostamente para desencorajar a exportação). No site da IGN, você inclusive pode ver fotos de um redator que abriu tanto a fonte do Wii U como do GamePad para comprovar que o circuito realmente é bivolt. Mas eu, pedramente falando, nunca fiz o teste de ligar direto em uma tomada 220v, então use essa informação com cautela. De qualquer forma, mesmo com um adaptador compatível com 220v, eu sempre acho mais seguro usar um estabilizador ao invés de ligar direto na tomada, porque assim você protege o console em casos de picos de energia.
Adaptador de energia do Wii U
Adaptador do GamePad
Oooiie Pedra tudoo bereza? Então eu queria saber o que leva a Big N a descontinuar um jogo? Tipo eu ia comprar o meu 3DS mês que vem e um dos primeiros jogos que eu ia comprar era o Ocarina 3D (morrendo de medo de não ter mais quando eu for comprar). 
Anônimo "Ô Carina" da Silva
Um jogo geralmente é descontinuado depois de um tempo que ele foi lançado e dependendo também da sua procura. A demanda por qualquer jogo eventualmente acaba diminuindo a um ponto no qual não compensa mais continuar produzindo cópias do jogo, mas é claro que os melhores e mais populares levam mais tempo para chegar nisso. Felizmente, Ocarina of Time 3D, por ser um dos MELHORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS, ainda pode ser encontrado facilmente na loja virtual Geekverse, que é de grande confiança.
Melhor solução seria colocar os jogos a 79 reais.
Pedra como eu adiciono amigos no Pokemon X & Y pra lutar, trocar etc e tem como eu lutar ou trocar com alguém que não é meu amigo no jogo?
Anônimo "PSS" da Silva
Como você deve ter percebido, os treinadores que aparecem na tela do PSS (Player Search System) são divididos em três categorias. Os "passerby", ou transeuntes, são aqueles que aparecem aleatoriamente e com quem você tem opções limitadas de interação, basicamente podendo convidar para batalhar ou trocar Pokémon. Qualquer transeunte com quem você interagir de alguma forma, se torna um "aqcuaintance", ou conhecido. As opções para ele continuam limitadas, mas esse treinador fica salvo como uma espécie de "favorito", deixando mais fácil de ver quando ele está online. E por fim temos os "friends", ou amigos, com os quais você tem todas as opções de interação, podendo até se comunicar por voz, além também de poder entrar no Friend Safari dele. A maneira mais fácil de cadastrar alguém como amigo é pelo próprio sistema de amigos do 3DS, cadastrando o seu Friend Code ou usando uma comunicação local. Uma vez que uma pessoa for cadastrada como amigo no 3DS, ele automaticamente será um amigo em Pokémon X/Y. Mas há também uma forma de transformar um "conhecido" em amigo e para isso basta que, depois que ele já passou a ser "conhecido", você batalhe ou troque com aquela pessoa novamente. Depois disso, aparecerá uma mensagem perguntando se você gostaria de tornar aquela pessoa um amigo.


Pedra, querida, me explica por favor o porquê de existir a trava de região, que eu não tô entendendo.
Anônimo "Travado" da Silva
Em teoria, a trava de região serve para facilitar o controle e a classificação dos jogos lançados em cada região. Por exemplo, um jogo que no Japão é considerado próprio para maiores de 13 anos, na Europa pode vir a ser considerado próprio para maiores de 17. Ou então, um jogo que foi lançado normalmente em uma região pode até vir a ser banido em outra, devido a algum conteúdo que tal região considere ofensivo. Sem a trava de região, qualquer jogo poderia ser jogado em qualquer região, independente de ir contra a classificação e as leis do local. Assim, a trava de região é uma maneira de "forçar" que cada jogo seja revisto e reclassificado para cada região. Até dá para entender um pouco essa motivação, mas a verdade é que a trava acaba mais prejudicando do que ajudando. Muitos jogos que são lançados em uma região e poderiam também ser disponibilizados em outra sem problema algum, simplesmente não passam pela localização necessária e acabam se tornando inacessíveis para muitas pessoas. E, mesmo quando a localização acontece, isso às vezes demora demais, como foi o caso de Xenoblade Chronicles, por exemplo. Então, a trava de região pode até ter um fundo de causa nobre, mas acho que acaba não compensando as dores de cabeça que ela causa...

Olá. Relativo ao Club Nintendo, sou Platinum 2015 e os próximos meses serão recheados de novos lançamentos. Cadastrando novos jogos, as moedas contarão para meus status de 2016? Ou apenas após o mês de julho de 2015?
Anônimo "Platinado" da Silva
As moedas que você recebe no Club Nintendo são válidas por 2 anos. Ou seja que juntando uma quantidade de moedas agora, você terá até 2016 para usar. MAAAAS vale lembrar que moedas são uma coisa e o seu status de Elite é outra. Quando o ano do Club virar, em julho de 2015, você vai poder redimir um dos prêmios Platinum, mas para o ano de 2016 o seu status será resetado, independente de quanto você juntou até essa data. Então, se você já chegou no Platinum para 2015, eu aconselho que você deixe para registrar os próximos jogos que comprar só depois de Julho do ano que vem, assim você garante o Platinum para 2016 também!
Este ano os membros Platinum receberam apenas jogos digitais
Sábia Pedra, me responda. Eu comprei meu WiiU, aquele bundle do ZombiU que junto estava o código para baixar o Nintendo Land, fiz o download por uma conta canadense, porém exclui tal conta, agora não consigo acessar o jogo, tentei por o código na minha conta americana e nada, tenho como recuperar?
Anônimo "Excluído" da Silva
Infelizmente, não. Ao baixar o jogo usando a primeira conta, você associou a "compra" do jogo a essa conta permanentemente, o que significa que você poderia baixar novamente sem pagar apenas por aquela conta e, se você a excluiu, o direito de baixar foi perdido. Lembre-se que pra usar uma conta de outra região no Wii U você não precisa excluir a anterior, já que o console permite até 10 contas simultâneas. Não só isso, o que você baixa com uma conta fica disponível nas demais, então você poderia ter criado a segunda conta americana sem remover a canadense e ainda continuar podendo jogar o Nintendo Land. Mas se já apagou a conta, agora não tem mais jeito...

Pedra, na cronologia dos SEUS jogos, depois de OoT a história se divide em 3 "linhas", correto? Alguma delas é a "correta"?
Anônimo "Cronólogo" da Silva
Correto, e todas as três linhas são corretas. A diferença é o evento que ocorreu no desdobramento das linhas, mas é como se as três andassem paralelamente como três histórias possíveis. Se a sua dúvida é se uma delas é a mais importante, não, todas têm recebido novos jogos alternadamente. Aliás... pode até parecer irônico, mas o desdobramento que possui mais jogos é a linha do tempo resultante da morte do Alfacinho em Ocarina of Time! xD Atualmente são 7 jogos (contando os dois Oracles separadamente) contra 3 em ambas as outras duas linhas! Acho que isso comprova que todo mundo prefere o cenário com a morte do Alfacinho, hehehe...
Não faça essa cara, Alfacinho.
Todos preferimos o cenário que você morre! XD
Pedra o Konami code está disponível nos jogos mais novos dela?
Anônimo "↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A" da Silva
Sim, vários jogos recentes da Konami ainda usam o famoso Konami Code. Alguns exemplos são Castelvania: Lords of Shadow, onde o código dá acesso a um "menu de trapaças" e Metal Gear Solid: Revengeance onde o código destrava os modos mais difíceis. Há também diversos jogos que não são da Konami que utilizam o código. Entre os mais recentes estão Bravely Default (permite ver um vídeo secreto antes de destravá-lo), Assassins Creed III (revela um assassino secreto), Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! (revela uma "tela secreta"), entre vários outros.
Prefiro o Pedra Code: aperta A e vença o jogo! XD
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google