Segundo jornal japonês, há conflitos internos e descontentamentos na Nintendo

Mídia japonesa relata que há uma pressão e descontentamento interno a respeito de Satoru Iwata na presidência da Nintendo.


Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, está enfrentando muito mais do que apenas o seu problema nas vias biliares, os desenvolvimentos dos próximos jogos da Big N e o prejuízo financeiro. Segundo a publicação japonesa Business Journal, supostamente está havendo um tumulto interno na Nintendo.


O artigo afirma que há um consenso entre analistas de que Iwata é o responsável pela crise na gestão da Nintendo. É considerado anormal a revisão de metas para o final do ano fiscal, o que pode desencadear uma forte crise na empresa. Muitos cogitam que a reestruturação interna é algo urgente, havendo conflitos e descontentamentos na Nintendo

O Business Journal aponta que o "orgulho" de Iwata é alvo de críticas, principalmente pelo fato do presidente vetar a ideia de levar jogos e franquias da Nintendo para os smartphones. É dito que há uma fixação de Iwata a respeito de consoles e do "desenvolvimento unificado de software e hardware da Nintendo" em função de ser um ex-desenvolvedor de jogos, já que no mercado mobile não há exigência de mídias físicas.

Um ponto curioso apontando pelo jornal é que há um sentimento de impotência entre os executivos nativos da Nintendo em relação a Iwata, já que, com o falecimento do ex-presidente Hiroshi Yamauchi, não há ninguém que possa "desafiá-lo". Segundo um funcionário relatou ao Business Journal, há um rumor de conspiração para depor Iwata da presidência, pois há um atrito cultural possivelmente causado pelo fato dele não ter origem na própria Nintendo. Por último, o jornal relata ainda que os gestores que se opõem a Iwata gostariam que o primeiro filho de Yamauchi assumisse a presidência da Nintendo.



Para quem não sabe, Iwata iniciou sua carreira na HAL Laboratory como programador e, posteriormente, tornou-se presidente da empresa. Em 2002, ele assumiu a presidência da Nintendo no lugar de Yamauchi, indicação do próprio ex-presidente, e, curiosamente, Iwata continua envolvido com o desenvolvimento de softwares.

Satoru Iwata foi o responsável pela ascensão da Nintendo na era Wii e DS, fazendo com que a empresa retomasse o primeiro lugar no mercado de videogames. Entretanto, desde o lançamento do 3DS em 2011, Iwata enfrentou prejuízos financeiros, cortes de preços nos portátil 3D e Wii U, além do desempenho abaixo do esperado do atual console. Vale lembrar que o presidente foi reeleito este ano com uma taxa de aprovação de 80,64% na última reunião com acionistas.

E você, acredita que o relato no jornal possa ser verdadeiro e que há um grande descontentamento com Iwata? Acha que Iwata tem fracassado nos últimos anos?

Fonte: NE


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google