Jogamos

Análise: Siesta Fiesta (eShop/3DS) é pura alegria ao melhor estilo Arkanoid

Siesta Fiesta traz à eShop um misto de plataform com rebatidas ao melhor estilo Breakout, que deu origem a Arkanoid, em um clima mexicano e divertido.

Jogos com mecânicas baseadas no game Arkanoid, que teve origem em Breakout, parecem já terem ficado no tempo se pensarmos na quantidade de games que surgem hoje em dia com características cada vez mais diferentes. Siesta Fiesta vem na contramão e tenta recuperar este gênero com muitas adições, incluindo bons ares e gotas coloridas para juntar, em uma miscelânea interessante. Prepare seu chapéu mexicano e vamos alcançar os pontos balançando as bolas pelos cenários!

Avante e Arriba!

Siesta Fiesta o coloca no controle de uma placa que deve arremessar os "embolados" personagens que compõem a trama deste jogo (se é que existe uma trama). Ao longo de cenários tropicais e de uma progressão lateral, seu objetivo será rebater os pequenos personagens para que possa ganhar pontos ao coletar gotas, destruir blocos, passar por trechos de bonificação, entre outros. Os combos são uma parte interessante deste jogo e irá fazer com que o interesse se mantenha ainda constante a cada rebatida.
Vivendo na pele o clima siesteiro deste simpático jogo
 Um medidor desses pontos fica na tela de baixo, bem como o limite de cinco vidas, que aparece representado pelos típicos personagens de aparência mexicana. Errar a direção ou não conseguir alcançar aquela retacada rápida são convites bem próximos para a tela de Game Over. Mas não se preocupe, apesar do jogo oferecer diversas maneiras de controlar o elemento rebatedor, não é tão difícil alcançar a bola, mesmo em momentos de sufoco. Parece que o controle, mesmo que um pouco limitado pela velocidade e dimensão do cenário, tem o poder de ajudar o jogador por algumas vezes.
Nada como relaxar na praia!

Modos de jogo e elementos típicos

Siesta Fiesta conta comtradicionais modos de jogo, mas movimentado lateralmente — o famosos bate-rebate típico dos jogos Arkanoid ou das cópias não tão longínquas. Há uma média de seis fases em cada cenário, que deve ser completado para se prosseguir. Ao final de cada mundo, ainda há um chefão que deve ser derrotado. Bom ou quer mais? Prepare-se para alguns desafios bem loucos e para novos elementos sendo apresentados a cada nova fase neste game. Eles farão toda a diferença em aspectos-chave.
Belas vistas noturnas encantarão suas andanças
 Você ficará admirado com os cenários apresentados, cada qual bem característico, todos levando em conta o aspecto praiano do game. Compostos de oito mundos, eles passam por ambientes como um porto até uma fábrica de uvas. A tela de seleção de cenários também irá lhe fazer lembrar de Super Mario, ou, melhor, de Donkey Kong Country, já que os ambientes naturais combinam muito mais com este game. Ou seja, não lhe faltará diversão. Até mesmo cenários gelados estão inclusos no pacote.

Parece que o natal chegou mais cedo...
As músicas são outro aspecto à parte. Apesar de cumprir bem o papel, com cantos onde aparecem as vozes dos personagens, elas são um pouco chatinhas e deixam a desejar em alguns momentos. Afinal, ninguém merece sofrer com os simples sonzinhos e gritos bobos dos personagens.

Pessoalmente, o jogo não me pareceu grande coisa, mas é inegável que ele contém muitas opções para os amantes do gênero. A Mojo Bones, empresa também responsável por alguns títulos para iOS, fez um bom trabalho com este game, reunindo diversos elementos dentro de uma variada festa na sexta-feira. Atualmente é um dos bons títulos de lançamento na eShop do 3DS.

Prós

Muitos modos de jogo e diversidades nas fases;
Mecânica sólida e controles fáceis;
Fornece grande quantidade de cenários, atividades e combos.

Contras

Cenários e músicas de aparência defasada e entediante;
Jogabilidade um pouco presa e às vezes rápida demais;
Nada de muito diferente e inovador na cena indie.
Siesta Fiesta — eShop/3DS — Nota: 7.0
Revisão: Alberto Canen
Capa: Daniel Silva

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google