Jogamos

Análise: Mighty Switch Force! 2 (eShop/Wii U) é uma homenagem à era 16-bit

Com uma mangueira e puzzles desafiadores, o segundo Mighty Switch Force! é um indie que não deve ficar nas cinzas da eShop do seu Wii U.


Alerta de incêndio! Tangent City está em chamas e as Hooligan Sisters correm perigo. Para resolver a situação, Patricia Wagon retorna em posse de uma mangueira em Mighty Switch Force! 2. Sequência do aclamado Mighty Switch Force!, lançado originalmente para o 3DS e que posteriormente recebeu uma versão em HD para o atual console de mesa da Big N, o título, que mescla puzzle e plataforma, não pode ficar nas cinzas da eShop do Wii U.

Haja água (e blocos)!

A WayForward, responsável pela série Shantae, trouxe exclusivamente para os consoles da Nintendo Mighty Switch Force!. No primeiro título, a policial Patricia Wagon precisava capturar as criminosas irmãs Hooligan, porém, neste segundo jogo são elas que precisam ser resgatadas de locais em incêndio.


O jogador assume o controle de Patricia, a personagem que utiliza uma mangueira e um Helmet Siren, chapéu capaz de alternar blocos pelas fases. São apenas dois itens, mas que são essenciais e suficientes para fazê-lo quebrar a cabeça e se divertir. Patrícia possui somente três ações: disparos com a mangueira, pulos e o uso do chapéu. Pelo fato de apenas atirar jatos de água na horizontal, muitas vezes é preciso ativar blocos para fazer com que seus disparos atinjam inimigos ou destruam obstáculos.
"Ado-a-ado, cada um no seu quadrado"
E não pense que os blocos são aleatórios, pois eles representam muito mais do que caminhos para seus disparos com água. Muitas vezes é preciso ativá-los e desativá-los no momento certo, durante pulos e até mesmo para ser disparado por um bloco lilás. O que vai dar um nó em seu cérebro por vários momentos é que há blocos de cores diferentes e apenas uma forma de progredir pelas fases. Ora é preciso ativar blocos de uma cor e desativar de outra, ora é preciso desativar todos ao mesmo tempo. Você certamente vai passar mais tempo preso em partes de puzzles com blocos do que disparando jatos de água em inimigos.
Nos blocos lilás, Patricia é disparada ao ativá-los quando passar sobre eles.
Muitas vezes é preciso usar inimigos para progredir nas fases

Como nos velhos tempos

Pulos precisos e muitas mortes vão acontecer durante as jogatinas. Patricia possui três corações de vida e perde um a cada dano sofrido ou queda em abismos. Caso o marcador esvazie, você recomeçará a fase do início. E não é apenas no quesito jogabilidade que Mighty Switch Force! 2 vai encher os olhos de quem viveu e jogou os clássicos da era 16-bit. O visual do título parece que veio diretamente do Super Nintendo, inteiramente pixelado e com cores vibrantes, além das músicas serem extremamente contagiantes.

Entretanto, não há exatamente muita coisa nova neste segundo jogo. Tudo é uma reciclagem do primeiro, desde o conceito de jogabilidade até os inimigos. Além disso, o jogo possui exatamente o mesmo conteúdo da versão lançada para o Nintendo 3DS, não há nenhuma adição. A tela do GamePad exibe um radar e indicadores de Hooligan Sister resgatadas e de vida, não há um uso diferenciado a não ser o suporte ao recurso Off-TV Play.
Patricia, o vermelho do vestido nela não é fogo!

Bebês perdidos

Cada uma das 16 fases de Mighty Switch Force! 2 possui um bebê escondido que precisa ser resgatado. O curioso é que o jogador precisa prestar muita atenção nos cenários para descobrir a forma correta de salvá-lo. Ao resgatar todos, Patricia receberá uma ajuda que pode ser útil para tentar terminar as fases dentro do tempo limite proposto. Mas não há muitos motivos para tentar bater os tempos já que o jogo não possui uma leaderboard online para comparar tempos com outros jogadores.

Não deixe-o nas cinzas da eShop

Com um espírito que ecoa Mega Man, puzzles criativos e visual 16-bit, Mighty Switch Force! 2 é indicado para os amantes do gênero. Mesmo possuindo pouco conteúdo, o título é capaz de entreter bastante, além de ser bem desafiador. Não perca a chance de aproveitá-lo e não deixe-o nas cinzas da eShop. Apagar incêndios será algo interessante e divertido.

Prós

- Trilha sonora contagiante;
- Fases com puzzles criativos;

Contras

- Pouco conteúdo;
- Não há adições em relação a versão lançada para 3DS;
- Ausência de leaderboard online para comparar tempos;
- Não há extras que valham uma segunda jogatina.
Mighty Switch Force! 2 — eShop/Wii U — Nota: 8.0
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Sybellyus Paiva


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google