Jogamos

Análise: Cooking Mama 5 (3DS) lhe deixa com água na boca

Novo jogo de Cooking Mama, Bon Appétit!, reitera a jogabilidade da franquia em diversas receitas e mini-games para divertir os amantes da culinária.


Cooking Mama chegou ao Nintendo DS em 2006, desenvolvido pela Office Create (que viria a se tornar, tamanho o sucesso do jogo, Cooking Mama Limited). Com grande aprovação pelo público, teve quatro continuações – e também diversos spin-offs. O lançamento de Cooking Mama 4: Kitchen Magic marcou a chegada da franquia ao Nintendo 3DS, mas não demonstrou nenhuma inovação de peso em relação aos jogos anteriores. Agora, em sua quinta iteração, será que Bon Appétit! merece um lugar na sua biblioteca de jogos? É o que você descobrirá hoje! Prepare os utensílios de cozinha para nossa análise de Cooking Mama 5!

Nada como a comida da Mama

Vamos começar pelo Let’s Cook!, modo principal do jogo que tem seu lugar desde o início da franquia. Há aqui mais de 60 receitas diferentes, incluindo nuggets de frango, abóbora gratinada, coquetéis, tofu e biscoitos de gengibre. Em cada uma você irá participar de praticamente todas as etapas que são realizadas na cozinha – incluindo cortar, descascar, peneirar, rechear, mexer, bater, moer, até mesmo abrir latas de molho de tomate (que pode ser uma experiência realmente frustrante). Como em seu predecessor, o giroscópio e o acelerômetro do console são utilizados em apenas algumas receitas, praticamente limitando o jogo ao uso da stylus.
Cuidado para não adicionar os ingredientes na ordem errada...
É essencial ter calma para evitar cometer erros: afinal, em algumas etapas, uma simples falha irá resultar em perda da pontuação integral da mesma, e consequentemente, um adeus à nota 100 e à medalha de ouro na receita. Paciência, mas agilidade, pois além de seguir à risca as instruções, você irá lutar contra o relógio para conseguir tudo “perfeitamente”. Você consegue um “Wow!” da Mama caso consiga terminar, na maioria das vezes, na metade do tempo proposto (ou melhor, quando o ponteiro chegar no pimentão verde), mas não é algo que influencie na nota final.
Espeto com selo de qualidade da Mama!
Mais uma vez é possível se conectar e jogar com amigos através do Let’s Play Together!, utilizando o Download Play; até 4 pessoas podem jogar simultaneamente. A Mama’s Gallery também está de volta, trazendo ainda mais formas de personalizar a decoração da cozinha e as roupas da Mama. Há vários modos de jogo diferentes, dos quais iremos falar agora.

Todos (os modos) por um!

O jogo traz um novo modo, o Cooking Dojo, no qual você realmente irá travar uma batalha contra o relógio. Você irá conquistar medalhas pela rapidez e precisão em cada etapa das receitas que terminou de fazer no modo principal. Você poderá refazer cada passo quantas vezes quiser, mas não é algo que seja muito divertido por se tornar tedioso após algum tempo e é muito repetitivo.


O modo Let’s Combine!, presente no antecessor, foi deixado de lado. O Let’s Help! foi dividido em quatro partes, todos integrando diversos mini-games, que somam mais de 30. Em Let’s Help in the Shop!, você irá, dentre outras tarefas, distribuir sorvetes, contabilizar e entregar pedidos; ou seja, atuar como o garçom para a Mama. Com Let’s Help Harvest!, você coletará e selecionará os ingredientes que serão utilizados na cozinha. Já em Let’s Help Mama!, você não mais auxilia na cozinha, e sim em diversas atividades domésticas, como alimentar os animais e plantar flores (e claro, com vários obstáculos).



Em Let’s Study! há uma perspectiva completamente diferente. Há várias atividades, como pôr números em ordem crescente e organizar a ordem das letras para soletrar as palavras corretas. Embora possa ser divertido, este modo é mais interessante para as crianças, por estimular o desenvolvimento do raciocínio e cognição; de qualquer forma, é uma interessante adição ao jogo.

Menos massa e mais recheio, por favor

Os gráficos do jogo não foram muito melhorados ao longo do tempo. Uma boa novidade é o 3D que é um pouco mais utilizado neste título (finalmente somos apresentados à Mama em 3D); a resolução da imagem também foi melhorada em comparação ao jogo anterior. De qualquer forma, não houve muitas mudanças no quesito gráfico.


A trilha sonora ainda é basicamente a mesma. A dublagem da Mama (que no começo é meio que indecifrável) e efeitos sonoros, até as músicas parecem ser as mesmas de sempre. É algo um pouco decepcionante – não que a trilha seja enjoativa, mas é uma grande desconsideração da desenvolvedora em não criar uma trilha mais diversificada.

Ponha o avental e prepare a espátula

Cooking Mama 5: Bon Appétit! (3DS) repete novamente o que nos tem sido apresentado desde 2006. A inovação ainda está sendo deixada de lado; é praticamente como se cada nova iteração fosse um simples DLC do jogo anterior. Apesar disso, ainda é uma ótima forma de matar o tempo, especialmente se você ainda não foi apresentado à franquia. Caso ainda esteja com dúvida se é interessante para você adquirir o jogo, experimente sua demo, disponível na eShop do console. Se não é seu estilo de jogo... melhor guardar seu dinheiro para os lançamentos de fim de ano.
Boa jogatina e bon appétit!

Prós

  • Novos modos, incluindo o Cooking Dojo;
  • Agradável a todos os públicos, especialmente aos gamers casuais;
  • Continua sendo divertido;
  • Mini-games divertidos são uma boa forma de fugir da repetitividade.

Contras

  • Jogo continua sem grandes inovações na mecânica;
  • Poucas melhorias gráficas, semelhante ao antecessor;
  • Trilha sonora ainda parece ser a mesma de sempre;
  • Uso do 3D continua escasso.
Cooking Mama 5: Bon Appétit! – Nintendo 3DS – Nota: 6.5
Revisão: Alberto Canen
Capa: Daniel Silva 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google