Jogamos

Análise: Mighty Switch Force! 2 (eShop/3DS) mistura puzzle e plataforma mais uma vez

A continuação de um dos títulos mais famosos da eShop utiliza os mesmos conceitos do jogo anterior, com algumas poucas novidades.


Migthy Switch Force! é um dos jogos mais populares na eShop do 3DS: ele foi um dos primeiros títulos de qualidade da loja virtual por conta de sua ótima jogabilidade e parte técnica. Foi pensando nesse sucesso que a produtora Way Forward decidiu lançar a sequência Mighty Switch Force! 2. Utilizando as mecânicas básicas da primeira aventura e adicionando algumas novidades, o novo título prometia expandir ainda mais as aventuras da robô policial.

De policial a bombeira

A protagonista da série Mighty Switch Force! é a bela andróide Patricia Wagon. No primeiro título, ela era uma policial que tinha como objetivo capturar as fugitivas Hooligan Sisters. Já em Mighty Switch Force! 2 muda de profissão: Patricia entra para a brigada de bombeiros de Planet Land e tem que impedir que Tangent City seja completamente consumida por um grande incêndio. Para piorar a situação, as Hooligan Sisters (agora não mais criminosas) estão na cidade e precisam ser resgatadas. De posse de uma mangueira, Patricia Wagon precisa navegar por vários estágios extinguindo fogo e salvando as vítimas.

Puzzles em chamas

Mighty Switch Force! 2 é dividido em fases que apresentam desafios que são uma mistura de puzzle e plataforma. Em cada estágio, o objetivo é salvar as cinco Hooligan Sisters e depois encontrar a saída. Para isso, Patricia tem a disposição um radar que indica a posição das garotas, conta com movimentos básicos de jogos de plataforma — pulo e disparo de água da mangueira — e uma ação especial: o botão L permite ativar e desativar inúmeros blocos espalhados pelos cenários. Dominar esse movimento é essencial, pois trocar a posição desses blocos é necessário para avançar nos estágios.


O começo da aventura pode parecer bem trivial, afinal tudo é bem simples: basta ativar os blocos no momento certo e derrotar os inimigos para encontrar as garotas e vencer os estágios. Mas as coisas vão ficando complicadas com a introdução de novos tipos de plataformas: uma delas lança os personagens pela tela; outra trava blocos de cores específicas; já uma terceira cria uma tubulação para água, muito útil para limpar blocos e inimigos à distância. A mistura de todas essas variáveis cria puzzles inteligentes e desafiantes, tornando a experiência bem divertida.

A variedade de situações também é grande: enquanto em um estágio o objetivo é seguir sempre para a direita, outra fase é um grande labirinto que pode ser navegado livremente. Alguns desafios exigem pulos precisos e trocas de blocos na hora certa, enquanto em outros é necessário resolver puzzles para seguir em frente. Além disso, cada estágio tem um bebê (escondido em um local de difícil acesso) para ser salvo opcionalmente. Para os que querem maior desafio, as fases contam com um tempo “par”. Batê-lo exigirá técnica e velocidade.


Eu já não fiz isso antes?

Mesmo com variedade de puzzles e situações, Mighty Switch Force! 2 tem alguns problemas. O primeiro deles só afeta quem jogou o primeiro título: a segunda aventura de Patricia Wagon é extremamente similar à primeira. Mesmo com a troca da arma por uma mangueira e a inclusão de alguns novos perigos e blocos, a sensação é de estar jogando uma versão modificada do primeiro jogo por conta de puzzles e situações parecidas. Isso é uma pena, pois a nova arma podia ser utilizada em vários locais e quebra-cabeças interessantes envolvendo água.


O outro problema também foi herdado do primeiro episódio: a quantidade reduzida de conteúdo. Mighty Switch Force! 2 tem somente 16 estágios, que podem ser completados tranquilamente em pouco mais de duas horas. O fator replay também é baixo, pois os únicos incentivos para revisitar os estágios são encontrar os bebês escondidos e bater os tempos “par”. Infelizmente não existe uma maneira de comparar esses tempos com outros jogadores, isso tornaria as coisas bem mais interessantes.

Uma sequência com gosto de expansão

Mighty Switch Force! 2 é um jogo que diverte muito com ótima jogabilidade e boa variedade de desafios. Além disso, o título conta com belos gráficos, ótimo efeito 3D e trilha sonora contagiante. Seus defeitos são a baixa quantidade de conteúdo e as similaridades com o primeiro título — o que dá a sensação de que ele é na verdade uma nova versão da primeira aventura. Mesmo assim, Mighty Switch Force! 2 é uma experiência divertida e perfeita para quem gosta da série, de puzzles e jogos de ação e plataforma.

Prós

  • Belos gráficos e ótimo efeito 3D;
  • Jogabilidade intuitiva e divertida;
  • Boa variedade de desafios e situações.

Contras

  • Pouco conteúdo;
  • Muito similar ao primeiro título.
Mighty Switch Force! 2 — eShop/3DS — Nota: 8
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Silva

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google