Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #181: New 3DS, Banjoo-Kazooie, Smash Bros. e mais!

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


A melhor e mais pedrástica coluna do Nintendo Blast está na área, súditos! E temos dúvidas bem variadas hoje, como Resident Evil Revelations 2 fora dos consoles Nintendo, Pokken Tournament ser exclusivo para arcades, Koopalings e Bowser Jr. em Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, ausência de jogos third party no Wii U e muito mais! Leia (e conte) cada vírgula, hein? ¬¬'

Pedra magnifica sábia, em sua opinião a continuação da franquia Banjo-Kazooie lançada pela Microsoft (Banjo-Kazooie Nuts & Bolts), em termos de história e jogabilidade são boas?
Anônimooie da Silva
Pra falar a verdade, Nuts & Bolts até que foi razoavelmente bem recebido. A sua jogabilidade é divertida e a mecânica é bem original e interessante. O grande problema, entretanto, foi eles terem usado a série Banjo-Kazooie para esse jogo, pois foi como um chute nas partes baixas de qualquer fã da série nos dias de glória do N64. A todos que esperavam um Banjo-Threeie, dando continuidade aos perfeitos jogos de plataforma 3D que foram os primeiros, ver a dupla de urso e pássaro finalmente voltar neste bizarro spin-off foi uma das maiores decepções gamísticas dos últimos tempos. Desde o novo visual "moderno" dos personagens à toda essa mecânica de construção, nada do que tornou os jogos originais tão divertidos parece que foi levado à essa "continuação". Nuts & Bolts é divertido, mas nunca deveria ter sido o jogo que marcou o tão aguardado retorno de Banjo e Kazooie.


Pedra, por que alguns jogos, da nova geração, não são portados para Wii U? Tem algum bom motivo das fabricantes que justifique esse não investimento. Ou realmente o hardware o muito inferior [ o que não acredito]?‎
Anderson Sonteam (Sony Team!? ó,Ò)
Bom, o hardware do Wii U é, de fato, consideravelmente inferior aos do PS4 e Xbox One. Embora ele já seja considerado pela maioria como sendo mais poderoso que os consoles da geração anterior, o "poder" do Wii U está bem mais próximo aos do PS3 e Xbox 360 do que aos dos últimos consoles da Sony e Microsoft. Mesmo assim, isso não é motivo para as empresas não portarem seus jogos para o console da Nintendo, já que muitos jogos recentes recebem ports até para o PS3 e Xbox 360 e não para o Wii U. O motivo? Tudo se resume na popularidade do console. Porque o Wii U está com um número de vendas abaixo do esperado, as grandes empresas não querem arriscar de perder tempo e dinheiro desenvolvendo uma versão dos seus jogos para o console, sabendo que existem poucos compradores em potencial para tal versão, o que provavelmente levaria a lucros baixos ou até negativos.

É necessário dizer que a Nintendo tem grande parte de culpa nisso, já que o marketing inicial do console foi muito ruim (a começar pelo nome) e ela demorou muito pra lançar os títulos de peso e os recursos verdadeiramente inovadores do Wii U, como usos inteligentes do GamePad e os bonequinhos Amiibo, que só agora começarão a ser vendidos. Se a Nintendo tivesse conseguido que o começo da vida do Wii U fosse mais forte — aproveitando a vantagem de um ano em relação aos concorrentes — o console poderia ter vendido bem mais e as empresas se animariam mais a fazer versões dos seus jogos para ele. De qualquer forma, essa tendência também mostra a baixa confiança que as empresas tm nos seus próprios jogos, já que eles presumem que tais jogos não fariam um impacto grande o suficiente para atrair os jogadores. Enfim, agora cabe à própria Nintendo fazer o possível para mudar esse cenário. Com o forte investimento que ela está dando agora no Wii U, a sua popularidade provavelmente irá crescer e, assim, talvez as third parties finalmente passem a ver o console com outros olhos.

Se depender de jogos third party, o Wii U ficaria assim...
Pedra, uma pergunta, como assim o Pokken Tournament vai sair só para arcade?? Arcade é oque mesmo??
Anônimo "Cadê no Wii U?" da Silva
Arcades são aquelas máquinas de fliperama que você paga pra poder jogar. Pois é, o fato de terem anunciado apenas pra arcades por enquanto deixou muita gente revoltada... mas a boa notícia é que as últimas fofocas dizem que a Nintendo tem planos de começar nos arcades, mas depois fazer uma versão pra Wii U. E considerando que os jogos da série Tekken são lançados primeiros pra arcade e depois nos consoles, até que faz sentido... então ainda restam esperanças!


Pedra, considerando o fato de que a linha do 3DS foi recém atualizada pro "Wew 3DS", você acredita que existem planos pro mesmo acontecer pro Wii U? Quero muito comprar um, mas com a iminência de um talvez possível upgrade nesse sistema, estou em dúvida se compro um agora ou se espero um pouco mais!
"Anewnimo" da Silva
Pois é, essa é sempre uma dúvida muito cruel: comprar um console agora, ou esperar por uma versão melhorada? É natural que versões melhoradas dos consoles surjam no decorrer de sua vida, mas o New 3DS pegou muita gente de surpresa porque não se trata apenas de uma melhoria estética ou com algum recurso mais refinado, mas sim um modelo realmente mais poderoso que o original, inclusive levando à existência de jogos que serão compatíveis apenas com esta nova versão.

Por mais surpreendente que isso tenha sido, se pensarmos bem, não é algo que nunca tenha acontecido no mundo dos portáteis da Nintendo. Algo parecido já aconteceu com a chegada do GameBoy Color e o DSi. Já nos consoles de mesa, entretanto, isso é mais difícil de acontecer. O máximo que já vimos foram acessórios que eram necessários para jogar alguns jogos (como o Expansion Pak do N64, por exemplo), mas não um modelo novo de console para o qual alguns jogos fossem exclusivos. Então, imagino sim que ainda veremos novos modelos de Wii U, provavelmente com diferentes tamanhos e cores e talvez até com uma capacidade de armazenamento maior. Mas acho extremamente improvável um novo Wii U mais poderoso, então se está realmente com muita vontade de comprar o console, eu diria pra ir em frente.


Pedra, por que Resident Evil Revelations 2 não vai sair para o 3DS? Ainda mais agora que ele esta mais potente, achei isso um absurdo.
Anônimo "Revelaintons" da Silva
Pois é, revoltante isso, não?!? Tinha que ser a Capcom de novo... o Revelations nasceu no 3DS, fez sucesso nele, se provando muito melhor do que RE5 e RE6, levando então a um port para os consoles. Agora que o segundo jogo é anunciado, como a Capcom mostra a gratidão dela pelo que o 3DS fez para a série??? Deixando-o completamente de lado, claro! ¬¬... Ainda daria pra dar um pequeno desconto se o novo jogo exige mais do que o portátil é capaz (apesar do New 3DS mais potente, como você comentou), mas não há absolutamente desculpa NENHUMA para fazer versões para PS3 e Xbox 360 e NÃO pro Wii U. É um golpe baixo demais da Capcom e o perfeito exemplo de como as grandes third parties só querem saber de lucro imediato.


Pedra qual a relação entre Cojiro a (galinha azul) e a galinha pintadinha?
Anônimo "Cucco" da Silva
Muito bem observado! Kojiro é ninguém mais ninguém menos do que a própria Galinha Pintadinha, nos seus dias de juventude! O que aconteceu foi que pouco depois de participar em Ocarina of Time, ela contraiu uma rara doença raríssima. Ora, se você viu o primeiro vídeo da galinha pintadinha, você deve se lembrar que a música conta como a galinha ficou doente, ao ponto de precisar dos cuidados do Dr. Urubu. A galinha acabou se recuperando, mas uma sequela da doença foi deixar pintas brancas por todo o seu corpo... E o resto é história!

Coincidência? Acho que não! #AcordaHyrule
Pedra, por que em The Legend of Zelda: The Wind Waker os peixes chamam o Alfacinho de "fry"? O que eles querem dizer com isso? ;-;
Anônimo "Fry" da Silva
Pois é! Eu já falei para aquele peixe que comer alfacinho frito é coisa de doido!! Hehe, brincadeira... na verdade, "small fry" é uma expressão em inglês que seria melhor traduzido como "peixe pequeno", no sentido de uma pessoa pouco importante que pensa que é grande. Descreve muito bem o Alfacinho, eu diria!


Pedra , você pode me explicar o conceito de Primal Form?? Qual é a desculpa para Pokémons lendários possuírem tal forma??
Anônimo "Anti-evolução" da Silva
A "Primal Reversion" é uma nova forma de evolução que será introduzida em Omega Ruby e Alpha Sapphire. Ainda não foi revelado muito sobre isso, mas ao que parece é parecido com as Mega Evoluções, no sentido que é uma evolução temporária, mas a diferença é que a Primal Reversion faz o Pokémon voltar à sua forma primitiva. Groudon e Kyogre são Pokémon pré-históricos mas com o passar dos anos eles foram se tornando menores e menos selvagens. A Primal Reversion reverte isso, fazendo eles voltarem ao seu estado primitvo, com um poder muito maior. Para melhor entender, imagine que se você usasse a Primal Reversion em uma galinha, ela se tornaria um Tiranossauro Rex! Legal, não? Resta saber se essa nova "anti-evolução" funcionará com outros Pokémon... talvez com os pré-históricos fossilizados?


Pedra, estão dizendo por aí que os Koopalings e Bowser Jr. foram confirmados para o novo Smash Bros., até agora no site oficial do game não tem nenhum desses confirmados até mesmo o Dr. Mario e Ganondorf não estão lá. É realmente verdade esses tais rumores?
Anônimo "Super Rumor Bros." da Silva
Quanto a Bowser Jr., Dr. Mario e Ganondorf, podemos praticamente dizer com certeza que estarão presentes como personagens jogáveis. Como você disse, não houve nenhuma informação oficial sobre eles ainda, mas o que aconteceu foi que houve "vazamento" de alguns vídeos e imagens mostrando esses personagens e ao que tudo indica eles eram legítimos. Esses vídeos e imagens também mostravam o Shulk e desde então ele já foi confirmado oficialmente, então agora deve ser apenas uma questão de tempo para que o mesmo aconteça com os demais. Aliás, podemos esperar também a revelação da dupla do cachorro e pato de Duck Hunt como novatos, pois eles também apareciam nas imagens.

Agora, quanto aos Koopalings, isso já envolve um pouco mais de especulação. Acontece que nesses vídeos e imagens vazados, pode-se ver um troféu de Larry Koopa, um dos Koopalings. Ora, você pode dizer, mas um troféu não quer dizer nada, afinal há troféus de dezenas de personagens que não são jogáveis em Smash Bros.! Isso é verdade, mas o detalhe peculiar é que o troféu mostra o Larry em cima do Clown Car — aquela navinha com cara de palhaço — e os Koopalings NUNCA usaram o Clown Car antes. O Bowser Jr. aparece nas imagens lutando sobre a nave, então muitos acreditam que esse troféu indica que Larry Koopa — e consequentemente os demais Koopalings — também serão jogáveis e também usarão o Clown Car para lutar.

É claro que 7 novos personagens pode parecer demais, mas E SE, ao invés de cada Koopaling for um personagem à parte, eles forem "roupas" alternativas do Bowser Jr.? Pense bem: o Sakurai afirmou recentemente que cada personagem nos novos Smash Bros. terá 8 variações de visual. Bowser Jr. + 7 Koopalings = ... 8! É verdade que sendo variações de um mesmo personagem, eles precisam compartilhar um único nome, o que pode parecer estranho... mas, se pensarmos bem, o nome "Bowser Jr." pode se aplicar a todos eles, afinal são todos filhos do lagartixão! Novamente, nada disto foi confirmado ainda e por enquanto não passa de fofoca... mas as peças parecem se encaixar. O que você acha?


É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google