Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #189: creepypasta especial; Bayonetta no Wii U e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!

E aí, galere pedrástica, como está o Dia das Bruxas de vocês? mais doces ou mais travessuras? ;D Na coluna de hoje, temos perguntas sobre os Trophies de Smash Bros., a bela Bayonetta, personagens da Nintendo baseados em pessoas reais, Jet Force Gemini e, para comemorar o Halloween, uma creepypasta muito especial de dar medo em qualquer jogador — queria até saber como é sentir isso para saber o que vocês vão sentir após ler. :D


Pedra, ainda não consegui entender pra que servem esses 'Trophies', eles servem pra que?
Anônimo "Trophy" da Silva
Os Trophies são simplesmente itens colecionáveis para causar aquela coceira terrível de querer obter todos (gotta catch 'em all!). Além disso, os troféus são uma excelente forma sobre conhecer mais sobre as séries e personagens da Nintendo, já que cada um vem acompanhado de uma bela descrição. E é claro que os troféus são maravilhosamente detalhados e são simplesmente lindos de ficar olhando de todos os ângulos. Na versão do jogo pra Wii U, os troféus ainda terão uma divertida utilidade a mais que é a possibilidade de usá-los para criar cenas, tirar fotos e tudo mais. Infelizmente não existe este modo na versão de 3DS...
Esse troféu do Little Mac está mais para Big Mac. #badumtss

Ó Onipotente Pedra, gostaria de saber: compro Bayonetta pra Xbox ou pra Wii U?? Existe alguma diferença que vá mudar minha experiência no jogo?
Anônimo "Bayo" da Silva
A resposta é fácil: compre Bayonetta 2 pro Wii U e leve o primeiro jogo de brinde! Grande parte das cópias físicas do segundo jogo estão vindo acompanhadas do primeiro e até pela eShop, se você comprar Bayonetta 2 por $49,99, você pode comprar o 1 por $9,99. O valor total final de $59,98 é equivalente ao valor normal de um lançamento de Wii U, então você estará levando dois jogos incríveis pelo preço de 1. Quanto à diferenças do primeiro jogo em relação à versão do Xbox, existem sim, sendo que as principais são as roupas de Peach, Daisy, Samus e até do alfacinho que a Bayonetta pode vestir. E nem preciso dizer que o segundo jogo — que está excelente, por sinal — é exclusivo do Wii U, né?
Bayonetta vestida para o Halloween. Assim vai assustar todo mundo.

Pedra, o smash de wii u vai ter suporte para 8 jogadores, mas o wii u vai suporta 8 wii remotes????
Anônimo "Octo" da Silva
Com o modo de 8 jogadores e a quantidade de controles que Super Smash Bros. for Wii U permite, existem diversas combinações que podem ser feitas, respeitando os seguintes limites:
- Máximo de 1 Wii U Gamepad;
- Máximo de 7 Wii Remotes;
- Máximo de 7 Wii U Pro Controllers;
- Máximo de 8 controles de GameCube (sendo necessários 2 adaptadores, já que cada um tem 4 entradas);
- Máximo de 8 3DS usados como controles (sendo que cada 3DS precisa ter uma cópia do jogo para poder ser usado como controle).
O jeito vai ser cada um levar o seu controle para os encontros.

Pedra, eu estava pensando em comprar um Wii U, porém tenho algumas dúvidas em relação a ele: 1º Posso comprar qualquer jogo de Wii U de forma digital? 2º Sai mas barato comprar jogo digital ou mídia física? 3º Eu posso pegar qualquer jogo "antigo" da Nintendo de forma digital (Wii, Game Cube, 64)?
Anônimo "eShop" da Silva
1º) Sim. Atualmente todos os jogos físicos de Wii U são lançados também em versão digital e mesmo os mais antigos já foram também disponibilizados na eShop.
2º) Depende. Na verdade, o preço do jogo em mídia digital tende a ser o mesmo da mídia física — dizem que é para não dar prejuízo às lojas físicas —, mas naturalmente isso depende do lugar onde se compra. Como todos sabemos, o preço dos jogos no Brasil é absurdamente mais caro do que o preço original americano, então se você acessar a eShop americana, você poderá comprar bem mais barato do que se fosse comprar em uma loja física brasileira. Já pra quem mora nos EUA, dá no mesmo, pois o preço dos dois formatos é igual. De qualquer forma, se você for comprar pela eShop, você será obrigado a usar a loja de outro país — como dos EUA ou Canadá — pois ainda não existe versão brasileira. E se existisse, os preços dos jogos lá também seriam altos, equivalentes aos preços brasileiros oficiais das versões físicas, como acontece na eShop do 3DS.
3º) Não. O Virtual Console (que é o nome do emulador de jogos antigos nos consoles da Nintendo) do Wii U já conta com vários jogos de NES, SNES, N64 e GBA e outros, mas não são todos. De GameCube ainda não há nenhum (embora ainda exista a expectativa para a chegada destes) e de Wii também não há e até o momento não há nenhum indício de que vá haver.


Pedra, tô ficando triste, te perguntei 3 vezes (4 contando essa) sobre que personagens da Nintendo foram baseados em pessoas reais e você não me respondeu :( Só por que é muito aclamada por ser tão linda e sábia, não significa que não pode dar atenção pros pebleus, não é cara? (E você é homem?)‎
Rodolfo da Silva Fiais Pereira
Olá Rodolfo, meu amigo perseverante! Em primeiro lugar, parabéns pela sua força de vontade, não desistindo de sanar a dúvida que tanto te atormenta! Em segundo lugar, me desculpe pela demora em respondê-la. Acontece que algumas perguntas exigem mais tempo de investigação e pesquisas e a sua foi uma destas. Mas aqui estou eu, respondendo e espero que acalmando o seu espírito.

E o que eu descobri, com relação a personagens da Nintendo baseados em pessoas reais? Na verdade, não existem muitos casos disso, mas é impossível deixar de lembrar o infame caso de Kadabra, que foi obviamente inspirado no mágico Uri Geller — além de apresentar a característica habilidade de entortar colheres com a mente, o nome japonês do Pokémon é "Yungerer" — que inclusive levou a celebridade a abrir um processo contra a Nintendo.

Outro personagem é o cachorro músico da série Animal Crossing, K. K. Slider (em japonês, Totakeke), que foi baseado em Kazumi Totaka, que compôs músicas para essa e várias outras séries da Nintendo.

Embora não tenha encontrado outros casos de personagens da Nintendo baseados em pessoas reais, há sim vários casos de personagens cujos nomes foram dados a partir de pessoas reais. O próprio Mario foi chamado assim porque esse era o nome do homem italiano que alugou o depósito que serviu de escritório da Nintendo no começo da década de 80. Já Luigi, recebeu o seu nome graças a um restaurante chamado "Mario & Luigi's" que ficava próximo ao escritório da Nintendo na época.
O nome Samus Aran, muito curiosamente, se originou de ninguém mais ninguém menos que Pelé... ou, em seu nome verdadeiro, Edson Arantes. Os nomes americanos da dupla de Pokémon Hitmonlee e Hitmonchan foram baseada em dois famosos lutadores orientais de artes marciais: Bruce Lee e Jackie Chan, respectivamente.

Há também o curioso caso dos Koopalings, cujos nomes são todos baseados em músicos reais. Larry Koopa vem de Larry Mullen Jr. (U2); Roy Koopa vem de Roy Orbison; Wendy O. Koopa vem de Wendy O. Williams (The Plasmatics); Iggy Koopa vem de Iggy Pop (The Stooges); Morton Koopa Jr. vem de Morton Downey Jr.; Lemmy Koopa vem de Ian Fraser "Lemmy" Kilmister (Motörhead); e Ludwig von Koopa vem de Ludwig von Beethoven. Alguns deles até compartilham certas características físicas das suas inspirações reais, como os óculos escuros de Roy Koopa e o cabelo de Ludwig von Koopa.

Bom, não sei se falei sobre todos os personagens com inspirações de pessoas reais, mas espero que tenha saciado pelo menos um pouco da sua curiosidade. E, por fim, eu não sou homem nem mulher, sou Pedra.
Cara de um, focinho do outro.

Pedra, sobre o jogo Jet Force Gemini, ele pertence a Rare ou a Nintendo? O que você acha dessa franquia em termos de gráficos e jogabilidade?
Anônimo "Gêmeo" da Silva
Jet Force Gemini foi desenvolvido e publicado pela Rare, então pertence a ela. Tanto que no Minecraft: Xbox 360 Edition há uma DLC que disponibiliza roupas de Juno, Vela e Lupus (os protagonistas de Jet Force Gemini) para usar no personagem. Quanto ao que eu acho do jogo, embora não seja o meu preferido da Rare, eu o acho excelente, e com certeza está entre os melhores do N64. Os gráficos eram incríveis para a época, mesmo não fazendo uso do Expansion Pak. A jogabilidade era excelente, como era de costume nos jogos da Rare. A mistura de ação, tiro e exploração foi implementada muito bem e era muito divertido poder alternar entre os três personagens principais, cada um com suas próprias características. É uma pena que nunca houve uma continuação do jogo... mas acho que, a estas alturas, é melhor que fique assim! >.<

Void Player

Pra finalizar, que melhor maneira de combinar Halloween e internet do que com uma boa creepypasta? Isso mesmo, é hora de apagar as luzes e acender a lareira virtual, porque eu tenho uma história arrepiante pra contar.

A creepypasta a seguir não é nenhuma dessas que todo mundo está cansado de ler não... trata-se de uma história baseada em relatos de acontecimentos muito recentes e que, portanto, ainda estão pouco documentados pela internet. É a história do... Void Player.

O Void Player é uma entidade que supostamente se manifesta em partidas online de diversos jogos. Ele aparece como se fosse mais um jogador normal se juntando ao jogo, sempre usando o nome “void” (que em inglês significa “vazio”), mas até agora ninguém sabe quem – ou o quê – o controla. A aparência do personagem em sua maior parte é normal dentro do contexto do jogo, com exceção de pequenos detalhes que muitas vezes são vistos como glitches ou bugs, como a cabeça levemente torta, ou braços e pernas virados de forma não natural. Entretanto, a característica física que mais parece se repetir são os olhos que, quando visíveis, se mostram totalmente pretos.

O Void Player parece entrar aleatoriamente em partidas online de qualquer jogo — mesmo em grupos fechados — e, quando isto acontece, o personagem fica inicialmente imóvel... até que alguém o ataque. No momento em que alguém tenta qualquer tipo de ofensiva contra o Void Player, este passa imediatamente a investir contra o agressor, até matá-lo, ou derrotá-lo (dependendo do jogo). Em seguida, o Void Player desaparece sem deixar rastros.

Vejam a seguir a transcrição de uma gravação que estava sendo feita quando o Void Player apareceu. Trata-se de um dos primeiros relatos relacionados à entidade, durante uma partida de Call of Duty: Ghosts:
(...)
[jogador 1] – Quê? O que é isso?
[jogador 2] – O que foi?
[jogador 1] – Quem é que acabou de entrar? “Void”?
[jogador 3] – Estou vendo.
[jodador 2] – Deve ser o Mike. Mike, seu filho da ****, achei que você não ia jogar com a gente hoje.
[jogador 3] – Não é o Mike não... ele acabou de me mandar uma mensagem dizendo que está na aula.
[jogador 1] – Ei, quem está aí? É você, Todd? Responde logo!
[jogador 2] – Estou olhando pra ele. Acho que é glitch, caras. Ele está parado feito um idiota e tem alguma coisa estranha na cara.
[jogador 3] – Não faz nada?
[jogador 2] – Não. Vou matar o desgraçado!
[jogador 2] – Mas o que... filho da ****!!!
[jogador 1] – Que foi?
[jogador 2] – Eu atirei bem na cabeça dele, ele não morreu e depois começou a atirar em mim e me matou!
[jogador 3] – E agora sumiu. Era glitch mesmo.
[jogador 1] – Hahahahaha está perdendo até pra bugs do jogo agora, Ty?
[jogador 2] – Cala a boca!
Depois disso a conversa seguiu normal por mais alguns minutos, até que o jogador que foi atacado pelo Void Player anunciou que iria se desconectar por “não estar se sentindo muito bem”.

Isto por si só pode não parecer tão assustador – afinal, é apenas uma derrota em um jogo. Mas o que realmente assusta está no que dizem que acontece depois com a pessoa que foi atacada pelo Void Player, na vida real. Em todos os relatos que se tem até o presente sobre estas aparições, o resultado parece ser a morte de tal pessoa por ataque cardíaco. Por esse motivo, é difícil obter muita informação sobre o que exatamente acontece, mas dizem que estas pessoas parecem ser assombradas pelo Void Player fora do jogo e principalmente em sonhos, quando dormem. Dizem que as pessoas passam a ter visões do Void Player, espreitando pelas sombras e penumbras. Nos sonhos, essas visões parecem se tornar especialmente vívidas e isto aparentemente faz com que as pessoas literalmente morram de medo.

Vejam este trecho de conversa de Whatsapp entre dois amigos, que foi obtido como evidência depois de mais uma aparição do Void Player:
[Patrick]
– cara estou pirando
[Greg]
– o que aconteceu?
[Patrick]
- estou vendo coisas
- tem alguém me olhando
- nas sombras
[Greg]
- que?? como assim???
[Patrick]
- acho que é aquela coisa estranha que apareceu na partida hoje
- o tal do void
- não devia ter atacado ele acho
[Greg]
- o que, aquele bug?? Vc ta pirando mesmo
[Patrick]
- tem alguém nas sombras
- estou sentindo
[Greg]
- que? Sentindo o que??
[Patrick]
- dentes
- desespero
- medo
[Greg]
- ... vc tá delirando cara... vai dormir
Essa foi a última mensagem da conversa. A pessoa identificada como “Patrick” foi encontrada morta em sua cama no dia seguinte, a causa sendo parada cardíaca. Em outro caso de uma pessoa supostamente assombrada pelo Void Player, familiares escutaram a vítima gritar em sonhos e conseguiram acordá-la. Ao perguntar por que estava gritando, a vítima respondeu que era por causa da “criatura cheia de dentes e desespero”. Mesmo tendo sido acordada, a pessoa acabou tendo um ataque cardíaco e morrendo.

Por ser algo recente, muito pouco se sabe sobre esta entidade e a sua veracidade. O jogo “invadido” parece poder ser qualquer um que tenha modo multiplayer online. A maior parte dos relatos são de jogos de tiro como Call of Duty e Counter Strike pela sua popularidade, mas há relatos de ter acontecido em vários outros jogos, incluindo até no recente Super Smash Bros. for 3DS (neste caso, dizem que o Void Player apareceu como uma forma semelhante à versão sombria dos personagens usada nas transformações da Master Core).

Até o momento parece que ninguém que tentou atacar ou derrotar o Void Player teve qualquer tipo de sucesso e acredito que é óbvio dizer que tentar isso é uma péssima idéia. Dizem que sair ou encerrar a partida se torna impossível usando os meios do próprio jogo, já que os menus deixam de funcionar enquanto o Void Player está presente. Entretanto, usar formas forçadas para encerrar o jogo parece ser uma solução. Ao desconectar a internet ou o cabo de força manualmente, os jogadores podem abandonar a partida e, se todos fizerem isso sem perturbar o Void Player, parece ser que nenhum dos jogadores será assombrado por ele. Contudo, deve-se ter muito cuidado ao fazer isto, pois dizem que no momento em que apenas um jogador fica sozinho na partida com o Void Player, este passará imediatamente a investir contra o jogador solitário. Portanto, os jogadores devem ser muito rápidos em forçarem a desconexão, antes que o Void Player tenha oportunidade de derrotar o último jogador.

Por fim, resta saber qual é a origem ou a causa destes acontecimentos. Muitos dizem que se trata de um efeito inteiramente psicológico, desde a aparição do Void Player até as suas consequências, causada por algum tipo de delírio coletivo. Outros também defendem que a assombração e morte das vítimas tem causas psicológicas, mas que o Void Player que as desencadeia é muito real e criada como parte de algum experimento bizarro. Finalmente, há também aqueles que afirmam que o Void Player tem origens sobrenaturais... ou até extra-terrestres.

Pra piorar as coisas, depois que essas histórias começaram a circular, muitos jogadores deram por fazer a brincadeira de mau-gosto de entrar em partidas online usando o nome “void”, a fim de assustar as pessoas. Isto é um grande problema, porque pode levar a alguém se encontrar com o Void Player, acreditar que se trata de uma farsa e atacar, apenas para depois descobrir que não era brincadeira nenhuma. De qualquer forma, estejam atentos: se estiverem jogando online e virem alguém entrando com o nome de “void”, o melhor é se garantir e desconectar à força o mais rápido possível... e, façam o que fizerem, nunca – repito: NUNCA – o ataquem.

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google