Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #188: Pokémon X/Y; Smash Bros.; Star Fox e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


Fala, galere pedrástica! Todo mundo no clima de Halloween? Semana que vem o NBR cairá bem no Dia das Bruxas, será que teremos alguma surpresa por aqui? E vocês estão se fantasiando de que nas festas? Na coluna de hoje, temos dúvidas sobre como upar mais rápido em Pokémon X/Y; como jogar bem em Super Smash Bros. para 3DS; FIFA 15 no Wii, mas não no Wii U; claro que também há perguntas sobre o chato do Alfacinho. Então confere tudo aí e volte a costurar essa sua fantasia de fantasma (lençol com dois furos para os olhos XD).

Pedrinha querida, tem algum lugar ou algum jeito em que eu possa upar meus Pokémon de um jeito fácil e rápido no Pokémon X/Y?
Anônimo "Apressado" da Silva
A minha estratégia preferida para ganhar níveis rapidamente em X/Y é participar das batalhas triplas no Restaurante Le Wow. Se você conseguir treinar um Pokémon bem forte com um poder que acerte os 3 Pokémon oponentes (uma sugestão é Eruption, que pode ser aprendido pelo Typhlosion e Camerupt), você pode deixar os outros lugares da equipe para os Pokémon que precisam de treinamento e ainda vencer sem grandes problemas, usando apenas este poder. Mais uma dica: antes de começar a batalha use o O-Power de experiência adicional. Como todas as batalhas são seguidas, o efeito do poder só vai sumir quando todas terminarem, mesmo que tudo dure mais do que três minutos. Um toque final opcional é usar um ou mais Lucky Eggs nos Pokémon. Fazendo tudo isso, é possível treinar um Pokémon do nível 1 ao 40 em apenas uma entrada no restaurante! E de lambuja ainda dá pra lucrar uma grande quantidade de dinheiro!


Olá Pedra, tenho uma série de perguntas: 1- O que acontece se o pessoal do Club Nintendo descobrir que sou um BR? 2- Existe alguma maneira de eu pegar os prêmios físicos do Club? 3- Por que em vez de você atacar de volta o Link quando ele te ataca, você fala as horas?‎
TheGtaku (TheShiro)
1- Eles mandarão um exército de Goombas para te punir. Brincadeira... eles não têm como comprovar o endereço verdadeiro das pessoas cadastradas no Club, então pode ficar tranquilo que nada vai acontecer (a não ser que você envie um e-mail para a Nintendo reclamando do Club Nintendo e informando que você é brasileiro. Sim, há relatos disso :P);

2- Para os prêmios físicos você precisa obrigatoriamente de um endereço americano (ou do país correspondente ao Club que você está cadastrado), então a única forma é ter alguém conhecido lá que possa receber e trazer (ou mandar) pra você. Existem também serviços na internet de "endereço nos EUA", que recebem as suas compras de lá e depois mandam por correio, mas obviamente entram aí custos de frete e lucro do site, então o valor final acaba ficando bem alto;

3- Ora, é porque ao contrário do Alfacinho, que é um bruto, um bárbaro, um ser totalmente desprovido de classe, EU tenho decência e respeito! Não saio por aí retribuindo violência com violência!... Só se provocar muito, aí dou Pedrality! ¬¬

Só prêmio bacana... Quando será que o Club Nintendo chegará ao Brasil?
Pedra, ainda não pude comprar Super Smash Bros. for Nintendo 3DS, então decidi baixar a versão demo. É a minha primeira investida na série, então fiquei bem confuso no momento de jogar. Não entendi muita coisa quanto à jogabilidade, controles e critérios para vencer as lutas, O que faço?
Anônimo "Porradeiro" da Silva
Não se preocupe, o primeiro contato com Super Smash Bros. costuma mesmo levar um pouco à confusão porque é um jogo totalmente diferente de qualquer outro. A ideia é a seguinte: você e os demais lutadores são colocados em uma arena e cada um deve fazer o possível para permanecer dentro dela, enquanto tenta jogar os outros para fora. E como você joga os outros pra fora? Dando porrada neles, claro! Reparou na porcentagem que aparece junto ao ícone do seu personagem? Isso é o medidor de dano. Ele começa em 0% e vai aumentando conforme o personagem vai levando dano. Quanto maior a porcentagem, mais longe o personagem voa com os golpes. Alguém com 0% que leva um ataque bem forte não será jogado pra muito longe, mas alguém que está com 150% — por exemplo — irá sair voando tal qual Equipe Rocket mesmo com um ataque fraco.

Quando você vai pra fora da arena você perde uma vida e há dois principais modos pra decidir o vencedor: um é por tempo, onde as vidas são infinitas e o vencedor é aquele que tirou mais vidas e também morreu menos; e o outro modo é por contagem de vidas, onde cada um começa com um número determinado de vidas e, quando estas acabam, o jogador cai fora, até restar apenas um. Quanto aos controles, o melhor é experimentar por conta própria, mas os ataques se dividem em dois tipos: normais (padrão botão A) e especiais (padrão botão B).

Pra todos os ataques, dependendo da direção que você estiver mantendo o direcional na hora de executar, o ataque será diferente. Tem também o característico ataque "smash" que consiste em movimentar rapidamente para uma direção e, ao mesmo tempo, executar um ataque normal. Você pode segurar este ataque e, quanto mais tempo segurar, mais forte ele será. Outros movimentos incluem o pulo/pulo duplo (padrão botão X), defesa (padrão botão R) e agarramento (padrão botão L). É bastante coisa, mas posso te garantir que depois de algumas batalhas você rapidamente pegará o jeito da coisa e entenderá porque esta série é tão amada.

Boa, Mario! Ganhou meu respeito! \o/
Pedra, se o FIFA 15 não foi lançado para o Wii U, então por que foi lançado para o Wii (console que nem fabricado é mais)???
Anônimo "Fifeiro" da Silva
Pois é, bizarro, não? A verdade é que as third parties estão fugindo do Wii U mais do que vampiro foge de chicote da família Belmont. Elas acreditam que os gastos de fazer uma versão pro Wii U gera despesas, já que a quantidade de jogos vendidas para o console não compensam o custo de produção. Não deixa de ser verdade, mas isso mostra também que as empresas não se esforçam para tirar o melhor proveito do console e criar uma versão que utilize bem os recursos do Wii U, de forma a atrair os jogadores.



Pedra, o Super Smash Bros. for 3DS tem os adesivos (como aqueles do SSBB)? Se sim, tem um adesivo de vc???
Anônimo "Filatélico" da Silva
Não, Super Smash Bros. for 3DS não tem adesivos de personagens como em Brawl... o que é uma pena, porque colecioná-los era bem divertido (e, realmente, uma adesivo meu era o MÍNIMO que eles poderiam ter feito ¬¬). Há algo parecido no novo jogo que são os itens de equipamento. Assim como os adesivos de Brawl, eles permitem personalizar os personagens, modificando os atributos de ataque, defesa e velocidade e dando algumas habilidades extras. Mas ao invés de adesivos, estes itens são representados por imagens mais genéricas, como botas, espadas, escudos, cascos, etc.



Onipotente Pedra, o novo Star Fox está para ser lançado em que mês de 2015? E por que a Nintendo deixou de fazer games dessa franquia sensacional e de sucesso depois do Nintendo 64?
Anônimo "Raposo" da Silva
Por enquanto só foi dito que será em 2015, sem nenhum mês nem período específico. Pelo que vimos na última E3, o jogo ainda estava bem "cru", então eles provavelmente deixarão a revelação de mais detalhes apenas para a E3 de 2015 e imagino que o jogo seja lançado só no fim do ano. Sobre os jogos da série, eles não pararam no Star Fox 64 não. Aliás, houve vários depois dele: Star Fox Adventures (GameCube), Star Fox: Assault (GameCube), Star Fox Command (DS) e Star Fox 64 3D (3DS).

O problema é que nenhum desses foi tão bom quanto Star Fox e Star Fox 64 (bom, exceto o Star Fox 64 3D, que é um remake) e é por isso que a série está tão necessitada de novos jogos. Mas novos jogos no estilo clássico, sem guerras de dinossauros, imitações da MINHA série ou missões à pé. E ao que tudo indica, o novo jogo pra Wii U parece estar indo por esse caminho, então vamos esperar ansiosamente!


Pedra linda, eu tava jogando Wind Waker e depois que o Rei de Hyrule revela que a Tetra é a Zelda, ele fala pro Link que o herói do tempo embarcou em outra jornada e deixou Hyrule... Ele tá falando de Majora's Mask??
Anônimo "É Tetra" da Silva
Não, na verdade ele está falando sobre Ocarina of Time, que é onde ocorre a divisão das linhas de tempo. Quando o Alfacinho consegue derrotar o Ganondorf no futuro, a Zelda manda ele de volta para o passado, criando duas realidades paralelas. Em uma delas, o Alfacinho volta ao tempo de criança - enviado pela Zelda - e consegue impedir que o Ganondorf obtenha a Triforce. A continuação desta linha se dá com Majora's Mask.

Entretanto, na outra realidade - do futuro - depois da Zelda ter enviado o Alfacinho de volta, este deixou de existir nessa realidade e, assim, Hyrule ficou sem um herói (isso porque ninguém pensou no mais óbvio que era chamar a MIM! ¬¬). Sendo assim, Ganondorf acabou sendo ressuscitado e não havia ninguém para impedi-lo, levando aos acontecimentos de Wind Waker. Então, quando o Rei fala sobre o herói partindo para outra jornada e deixar Hyrule, ele se refere ao momento que o Alfacinho volta no tempo depois de derrotar o Ganondorf.


Pedra New Super Luigi U recebeu nota 77 no Metatric, você acha que foi uma boa nota?
Anônimo "Bros." da Silva
Bom, antes de tudo, vamos esclarecer que o site Metacritic não "dá" notas. O que ele faz é juntar análises de vários sites e calcular uma média das notas. Dessa forma você consegue ter uma percepção se o jogo tem uma tendência para receber notas baixas ou altas. No caso do New Super Luigi U, eu acredito que a média de 77 é justa. Ele é basicamente um "remix" de New Super Mario Bros. U, sem trazer nada de muito novo, mas alterando as fases o suficiente pra valer a pena jogar novamente sem ser repetitivo demais.

Pronto! O Luigi está na coluna. ¬¬'
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google