Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #192: Rare, Silent Hill, jogos violentos, F-Zero e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


Ilustríssimos leitores blásticos e pedrásticos, mais um N-Blast Responde chegou chegando... mas, como vocês podem ver, estou pedrafalida. São muitos lançamentos para comprar e meus rupees estão mais escassos que novos jogos da série Metroid. Então, se você tem alguma indicação para trabalho de pedra, por favor, me indique! Prometo ficar parada e fofocando! xD Mas, vamos ao que interessa: perguntas! Tiro dúvidas sobre IVs em Pokémon, se a Rare pode voltar para a Nintendo, a influência de jogos violentos, a origem de Silent Hill e muito mais! Leia em 3,2,1... GO!

p.s.: A coluna de hoje vai ter MUITO Mario, sim! E se reclamar, faço um N-Blast Responde só sobre Mario!
Pedra, estou jogando Mario & Luigi Dream Team, sem se preocupar muito com subir os níveis, pois o jogo está muito fácil. Existe um incentivo como item secreto ou boss opcionais difíceis a lá Final Fantasy que me levem a querer upar?
Anônimo "Hardcore" da Silva
Sim, há uma sidequest "Mario e Mario Verde: Dream Team" para a qual você vai querer estar bem treinado: o Battle Ring. No Battle Ring, você pode batalhar novamente contra os chefes que já enfrentou, em formas mais poderosas. Não apenas isso, depois que você vencer a forma "X" de todos os chefes, o último desafio faz você lutar contra todos eles em sequência e ainda contra um chefe secreto no final!
Enquanto Mario faz todo o trabalho,
o preguiçoso Luigi fica dormindo... tsc, tsc, tsc...
Pedra, como os IV's determinam se o Pokémon é shiny? É tipo uma combinação de IV's que faz isso?
Anônimo "IV" da Silva
Os IVs eram usados para determinar se um Pokémon era shiny ou não apenas nos jogos da 2ª geração (Gold/Silver/Crystal). Nestes jogos um Pokémon era shiny quando os seus IVs de Velocidade, Defesa e Especial tinham valor 10 e seu IV de Ataque tinha valor 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15. Esses games usaram esse método, com os valores IV, para que os Pokémon continuassem compatíveis com os jogos da primeira geração. A partir da terceira geração (Ruby/Sapphire/Emerald/FireRed/LeafGreen), quando já não se precisava mais se preocupar com compatibilidade com os jogos anteriores, o cálculo para determinar a chance de ser shiny foi alterado e passou a usar o Trainer ID, Secret ID e a personalidade do Pokémon, sem mais nenhuma relação com os IV. Esse cálculo continua o mesmo até os jogos atuais, apesar de que em X/Y a margem de probabilidade foi aumentada, tornando os shinys duas vezes mais fáceis de aparecerem.

Pedra, estou em dúvida se devo comprar Hyrule Warriors ou Bayonetta 2. Você pode me falar um pouco deles e recomendar o que você acha melhor?
Anônimo "Hyrule Warrios x Bayonetta 2" da Silva
Olha, pedramente falando, eu recomendo Bayonetta 2. Pode parecer estranho porque, afinal, Hyrule Warriors é um jogo da MINHA série, certo? Mas acontece que, apesar disso, o estilo do jogo é bem diferente dos outros jogos da MINHA série, tratando-se na verdade de um jogo de Dynasty Warriors com personagens, cenários e itens de The Legend of Zelda. Isso não é ruim, Dynasty Warriors é uma série de jogos bem legais, mas a jogabilidade tende a ser um pouco repetitiva e pode não agradar a tantas pessoas como os jogos tradicionais da MINHA série. Se você não conhece a franquia, trata-se de jogos onde você basicamente passa o tempo todo batalhando contra exércitos gigantescos de inimigos e de vez em quando contra algum chefão, usando diferentes personagens e armas, cada qual com diferentes combos e ataques especiais. Nada de exploração, puzzles ou interação com personagens, como é costume nos jogos da MINHA série. Novamente, não é ruim — pelo contrário, é divertido — mas não espere um novo The Legend of Zelda.

Quanto à Bayonetta 2, o foco do jogo também é nas batalhas, mas há bastante mais variedade como um todo. O sistema de luta é bem complexo, mas ao mesmo tempo fácil de aprender e nunca se torna cansativo, há muitas missões com bastante exploração e também vários desafios secretos, vários itens escondidos para encontrar, a história é absurdamente divertida e o jogo pode se tornar bem, beeem desafiante. Além disso, a Bayo pode usar roupas de personagens da Nintendo — como do Alfacinho, da princesa Peach, Samus, Foc McCloud... — que dão ainda mais variedade ao jogo, isso sem falar de um dos melhores easter eggs de todos os tempos (não vou contar pra não estragar a surpresa). Como se tudo isso já não bastasse, comprando Bayonetta 2 você ganha o Bayonetta 1, que além de também ser excelente, é ótimo para quem nunca jogou não cair de para-quedas no 2.

Resumindo: Hyrule Warrirors é bom, apesar de ser bem diferente do estilo tradicional da MINHA série, mas Bayonetta 2 é simplesmente um dos melhores jogos de Wii U até hoje e você ainda ganha o 1 de brinde!

Olá sábio mineral! Tenho duas perguntas: A Diancie é sua prima? Por que a Ubisoft baniu a música We Can't Stop de Just Dance 2014? por enquanto é só. Bjs ;)
Anônimo "Beijoqueiro" da Silva
Não, não, eu não tenho nenhum parentesco com Diancie. Ora, se esse Pokémon tivesse alguma relação familiar comigo, ele seria zilhões de vezes mais poderoso! Sobre a música We Can't Stop, da Miley Cirus, que sumiu misteriosamente de Just Dance 2014, a Ubisoft nunca deu um motivo claro para explicar o que aconteceu. De acordo com eles, a liberação dessa música nesse jogo não estava planejada e acabou acontecendo por acidente. A música acabou sendo movida para o novo jogo da série, Just Dance Now, mas ela ficou disponível como DLC do JD2014 na eShop e na loja do Xbox por alguns breves minutos, então quem conseguiu baixar, tem agora em mãos um conteúdo bem raro!

Pedra, por que a Nintendo não cai na real e compra a Rare da Microsoft? Isto é, depois das vendas de Super Smash Bros. for Wii U, já que vai ser um sucesso.
Anônimo "I want Rare" da Silva
Infelizmente não é tão simples assim e não basta a Nintendo "decidir" comprar a Rare, porque agora esta é first-party da Microsoft. Ou seja, a Rare É Microsoft. Pra que a Nintendo pudesse comprar a Rare, a Microsoft teria que primeiro desfazer a parceria e duvido muito que eles fizessem isso, por pior que estejam aproveitando a Rare. De qualquer forma, acho que a única vantagem da Nintendo comprar a Rare atualmente seria para adquirir os direitos de personagens como Banjo e Kazooie e Conker, porque em termos de talento da equipe, praticamente todos os que faziam parte da era de ouro da Rare já abandonaram o navio...
Pedra jogos violentos podem influenciar pessoas a si tornarem violentas?
Anônimo "Corta Pra Mim" da Silva
Como eu já comentei outras vezes, eu não acredito que um jogo violento isoladamente possa fazer uma pessoa se tornar violenta. Eu acho que pode influenciar, sim, mas somado a vários outros fatores. Por exemplo, se uma pessoa já tem a cabeça fraca ou está psicologicamente sensível por algum motivo, jogar um jogo que incentive a executar atos de violência pode sim ter um impacto na vida real desta pessoa.

Mas isto é algo que pode ser causado não apenas por jogos, mas por muita coisa que existe à nossa volta, como filmes, vídeos, novelas e até mesmo notícias na televisão. Então não faz sentido cair em cima dos games dizendo que eles são a causa de comportamentos violentos, quando existem tantas outras coisas que tem tanta influência quanto, ou até mais. Porque, veja só, para uma pessoa equilibrada e com o psicológico são, jogar um jogo violento pode até ser uma forma de desestressar, de canalizar as emoções negativas, o que chega até a ser saudável. Portanto, tudo depende da pessoa que está jogando. Quanto a pessoas adultas e independentes, só podemos esperar que elas mesmas saibam o que lhes convêm jogar ou não, mas quanto às crianças, é de extrema importância que os pais conheçam bem o seu psicológico, para saber dizer o que é saudável para eles jogarem ou não.


Pedra, por que a história de Silent Hill 4: The Room é tão confusa, e a cidade de Silent Hill em si é inspirada em alguma real? (Se existir, nunca colocarei os pés nesse lugar...)
Anônimo "Medroso" da Silva
A história de Silent Hill 4 deve ser tão confusa para que você comece a questionar a sua própria sanidade mental e se sinta mais na pele do personagem. Ou isso ou os roteiristas simplesmente viajaram ao escrever a história.

Quanto à inspiração do mundo real, nunca foi dito nada sobre os jogos terem sido influenciados por algum lugar de verdade, mas quanto ao filme, o diretor disse que se inspirou na cidade de Centralia, Pennsylvania (EUA). Essa é uma cidade onde antigamente se praticava a mineração, mas onde certa vez começou um incêndio subterrâneo que ninguém mais conseguiu apagar. Eventualmente a fumaça e gases tóxicos começaram a sair para a superfície, obrigando todos a evacuarem a cidade. Embora não seja como a neblina de Silent Hill, a cidade ainda está tomada por fumaça e gases e, além disso, encontra-se atualmente deserta, a não ser por 7 residentes... que devem estar completamente loucos para quererem continuar lá.


Pedra, se no Mario Kart tem o Donkey Kong e agora o Link, há alguma possibilidade de se sair um novo F- Zero, possa haver Fox McCloud e Samus Aran jogáveis ??
Anônimo "Super Racing Bros.: Other Fox Zero" da Silva
Olha, depois do Alfacinho em Mario Kart, eu não me surpreendo com mais nada, nem com Pikachu em uma luta de Tekken!... oh, wait...

Mas falando em crossovers entre F-Zero e Star Fox, você sabia que as duas séries já têm uma certa conexão entre elas? Em F-Zero X (N64), um novo personagem foi introduzido, chamado James McCloud. Quem conhece um pouco da história do mundo de Star Fox sabe que esse é exatamente o nome do falecido pai do Fox. Não só isso, o piloto de F-Zero usa um uniforme curiosamente familiar, composto de roupas verdes, casaco branco e botas metálicas. Em F-Zero GX (GameCube) ele ainda ganhou um penteado que mais se parece a um par de orelhas de raposa. O seu carro, o Little Wyvern, tem muito em comum com as naves Arwings e a biografia do personagem em um dos jogos informa que o seu carro era antes uma nave de combate e que ele era o líder de um esquadrão chamado "Galaxy Dogs".

A biografia ainda conta que James começou a participar das corridas para ganhar dinheiro para sustentar sua esposa e filho. Por fim, em um episódio do anime F-Zero GP Legend, James fala sobre um antigo parceiro chamado O'Donnell. Em Star Fox, Wolf O'Donnell é o rival de Fox e sabe-se que teve alguma relação com seu pai. Claro que mesmo com essas "coincidências" todas resta o fato de que James, o piloto de F-Zero, é um humano, enquanto que o James pai de Fox mostrado em Star Fox é uma raposa, como seu filho. Isso torna um pouco estranho a ideia de se tratem do mesmo James e, na verdade, o próprio pessoal da Nintendo já afirmou que eles não tem nenhuma relação um com o outro.

F-Zero também já foi referenciado em um final de Star Fox Command, onde um dos finais mostra Fox e Falco se tornando em pilotos de "G-Zero".

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google