Seis da Vez: Ghostween, um time de fantasmas para seu Halloween Pokémon!

Na primeira análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere uma seleção de Pokémon do tipo fantasma, ou "Monoghost".


Halloween, ou Dias das Bruxas, data que nos remete a coisas assustadoras e que causam espanto. Dentre elas estão os fantasmas, e para celebrar essa data festiva trouxemos para vocês uma análise de um time especial seguindo a regra Monotype, ou seja, todos os Pokémon compartilham o mesmo tipo. Iniciaremos também uma nova seção, a "Seis da Vez", onde serão postados periodicamente diversos times  para se ter uma base em como montar o seu time.



Particularmente acho que o Gengar é o maior representante desse tipo pois é um dos primeiros bichos que vemos no jogo da primeira geração, naquela apresentação da luta contra o Nidorino, e também por ser extremamente forte e versátil. Então sem mais delongas vamos começar essa análise, um agradecimento especial ao Zancrow, um dos melhores jogadores que já vi na vida e me ensinou boa parte das coisas que sei hoje.

Gengar - O Atormentador.


Gengar (F) @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
- Focus Blast
- Substitute
- Shadow Ball
- Pain Split

O primeiro no nosso time é a sombra da Clefable, o nosso poderoso, porém de papel, Gengar! Sua função no time é bater e atormentar profundamente seu adversário. Ele é o que basicamente chamamos de hyper offense (hiper ofensivo), devido à sua alta velocidade. Gengar é fundamental no time, pois, além de bater bem, possuir sua já comentada velocidade e o combo de Substitute e Pain Split podem transforma-lo em um pesadelo para seu adversário.

Seus EVs são distribuídos de forma a melhor aproveitar as vantagens do nosso fantasminha sorridente, Life Orb aparece para aumentar ainda mais o dano e deixa-lo mais letal. Substistute e Pain Split já foram comentados, sendo usados para aumentar a sobrevida de Gengar em campo e atormentar a vida do adversário. Shadow Ball é seu poderoso golpe com STAB (Same Attack Type Bonus, ou bônus de +50% de dano para golpes do mesmo tipo que o Pokémon atacante) e Focus Blast fecha o quarteto para pegar aqueles Pokémon que resistem ao golpe principal e principalmente Tyranitar, já que esse toma x4 de dano, sendo praticamente OHKO (one hit KO).

Froslass - A Dama de Branco


Froslass (F) @ Focus Sash
Ability: Cursed Body
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
- Destiny Bond
- Taunt
- Spikes
- Icy Wind

Nossa menina tímida tem basicamente duas funções: sujar o campo e levar um adversário junto, caso de tempo. Froslass aqui nesse time foi montado para entrar e se sacrificar, ou seja, foi feito de maneira que atrapalhasse o máximo possível a estratégia do adversário. Tudo nela foi pensado nessa finalidade. Se ela entrar em campo com o tereno sujo e seu adversário com um Pokémon Scarf ou uma velocidade maior do que 350, então adeus, ela irá desmaiar.

Como já dito, seu set foi desenvolvido de maneira a atrapalhar o máximo possível o adversário. Os EVs foram distribuídos de maneira a reforçar ainda mais sua ideia, e sua Ability, Cursed Body, foi escolhida para, em casos de desmaio, ter uma chance de anular o golpe do adversário por alguns turnos.  Focus Sash é usado para dar uma oportunidade de levar seu adversário com Destiny Bond. Taunt é essencial em sua função de atrasar o adversário, tal qual Spikes, que sujam o campo e tiram vida de todos os bichos, exceto os voadores e com a Ability Levitate. Icy Wind fecha o time como seu STAB e também para incomodar, já que um estágio de velocidade é subtraído do adversário.

Golurk - O Colosso do Caos


Golurk @ Life Orb
Ability: No Guard
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
- Ice Punch
- Dynamic Punch
- Rock Polish
- Earthquake

Nosso gigante de terra tem uma missão especial no time, entrar no chamado late game (quando o combate está indo para os finalmentes) e destruir tudo que encontrar pela frente. Se o adversário não impedir que Golurk uso um Rock Polish então ele terá problemas, principalmente por poder distribuir confusões e resistir a Extremespeed, que anularia o Polish.

Golurk foi construído com uma missão, passar o caminhão em cima de qualquer um que entrar na sua frente, principalmente se usar Rock Polish. Sua Ability No Guard permite que ele acerte todos os Dynamic Punch que quiser e deixa todo mundo com confusão, ai dependendo da sorte do adversário de acertar ou não o golpe. Earthquake é seu poderoso STAB e para fechar bem o quadrado temos Ice Punch, para pegar voadores e dragões que vemos aos montes no metagame atual.

Chandelure  - O Devorador de Almas


Chandelure (M) @ Choice Scarf
Ability: Flash Fire
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
- Flamethrower
- Shadow Ball
- Fire Blast
- Hidden Power [Fighting]

Um dos Pokémon mais legais de todos da 5° geração é o nosso candelabro de fogo que está no time com uma função fundamental, ser nosso Revenge Killer (nosso vingador, numa tradução literal). Graças a seu Special Attack poderoso, ele pode usar o item Choice Scarf sem nenhum problema e ainda causar bom dano. Sua Ability é usada para anular Will-o-Wisp e golpes de fogo em geral.

Chandelure entra no time para ser nosso vingador, então tudo nele foi pensado de maneira a passar quase tudo que não esteja usando o item Choice Scarf, colocando na conta Alakazams e Gengars da vida. Seus EVs foram distribuídos para maximizar os seus atributos principais e capacitar nosso candelabro a cumprir a sua função. Seus golpes de STABs são Flamethrower, para ser usados em momentos na qual a prudência é mais importante,  Fire Blast, golpe arrasa quarteirão com muitas chances de errar, e Shadow Ball como seu STAB fantasma para pegar tudo o que os golpes de fogo não podem derrubar. Hidden Power Fighting completa o circo para pegar Pokémon que resistem aos seus STABs, como Tyranitar, e outros Pokémon que causem problemas.

Cofagrigus - O Caixão do Pesadelo


Cofagrigus (M) @ Leftovers
Ability: Mummy
EVs: 252 HP / 252 SAtk
Quiet Nature (+SAtk, -Spd)
- Hidden Power [Fighting]
- Shadow Ball
- Nasty Plot
- Trick Room

Em minha humilde opinião, Cofagrigus é um dos Pokémon mais esquisitos da 5° geração, mas extremamente poderosos em sua função. Com excelentes bases de defesa, ele aguenta muita porrada antes de tombar, some isso a sua Ability Mummy, que troca a Ability do adversário, geralmente forçando uma troca, e temos nosso poderoso caixão possuído.

Nosso caixão teve seus EVs distribuídos de maneira permitir que Cofagrigus aguente pelo menos 2 turnos em campo e possa bater forte no seu adversário. Com acesso ao Trick Room, que modifica a contagem de velocidade por 5 turnos, fazendo com os mais lerdos sejam mais rápidos, nosso fantasma pode auxiliar Golurk e abri caminho para a vitória. Nasty Plot tem a função de bombar seu Special Attack. Shadow Ball é seu STAB clássico que pode comprometer diversos adversários. Hidden Power Fighting tem a mesma função que teve com o Chandelure, pegar aqueles Pokémon que aguentam Shadow Ball.

Spiritomb - A Legião das Sombras


Spiritomb (M) @ Black Glasses
Ability: Infiltrator
EVs: 252 HP / 252 Atk
Brave Nature (+Atk, -Spd)
- Shadow Sneak
- Will-O-Wisp
- Pursuit
- Sucker Punch

O “chato” da equipe. Spiritomb aqui foi feito de maneira a atrapalhar e incomodar o adversário ao máximo. Com uma boa base em suas defesas, mais a Ability Infiltrator (que ignora os golpes: Light Screen, Mist, Reflect, Safeguard, and Substitute). Sua função no time é provocar danos nas ameaças que podem prejudicar o resto do time.

Os EVs foram distribuídos com o intuito de aguentar e distribuir porrada nos adversários. Para isso foram colocados 3 golpes com prioridades, sendo todas elas com STAB. Shadow Sneak tem prioridade +1 e é o ideal para dar aquele ultimo e pegar coisas que sofrem com seu dano. Will-O-Wisp entra para queimar aquele atacante ofensivo chato que tem potencial de varrer nosso time, pois além de causar dano todo turno, ele corta pela metade o ataque, ou seja, perfeito. Pursuit tem prioridade na troca além de causar dano dobrado, ou seja, pode deitar o Pokémon adversário sem o mesmo causar dano algum. Sucker Punch fecha o cerco, pois além de ter a prioridade, inútil contra Pokémon com outras prioridades, Scizor por exemplo, mas poderoso contra aqueles Pokémon sem prioridades, Alakazam por exemplo.

Chegamos ao fim do primeiro "Seis da Vez" com a análise do time Monoghost. Discorda de algum Pokémon ou set utilizado? Tem sugestões para tornar o time ainda mais eficiente? Não deixe de comentar. Em breve você verá mais times aqui no Nintendo Blast. Até lá!



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google