Seis da Vez: Time Mega Blaziken - o Lutador das Chamas

Na segunda análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time com Blaziken, o primeiro inicial de Hoenn.



Hoenn está chegando! Faltam pouquíssimos dias para o lançamento dos remakes de Pokémon Omega Ruby e Alpha Saphire. O hype criado em torno dos jogos só aumentou com o lançamento da demo, a primeira da história da franquia, e já tivemos várias novidades descobertas a partir da demo. E para comemorar essa data vamos trazer para vocês análises de times com as três formas mega dos iniciais de Hoenn, iniciaremos com o Mega Blaziken, na sequência teremos o Mega Sceptile e fecharemos com o Mega Swampert, nessa ordem. Este time foi feito pensando nas regras Smogon, mais especificamente na tier Uber (para onde vão os Pokémon "banidos"), onde se encontra o Mega Blaziken. Sem mais delongas, vamos começar a análise.


Blaziken - O Lutador das Chamas


Blaziken @ Blazikenite
Ability: Speed Boost
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Protect
- Swords Dance
- Flare Blitz
- High Jump Kick

A grande estrela dessa análise, é o nosso amado, porém sempre banido, Mega Blaziken! Ao lado da fada do time, Xerneas, sua função aqui é ganhar um turno para subir um estágio de Speed, e, se o adversário permitir, levantar um Sword Dance e destruir tudo que aparecer pela frente.

O set do nosso lutador de fogo foi criado para que ele cumpra ao máximo sua função, os EVs(Effort Values) foram distribuídos pensando nisso, em batalha, é só usar um Protect para que sua Ability, Speed Boost, seja ativada e Mega Blaziken possa ultrapassar praticamente tudo no Metagame de Uber. Como já dito, se o adversário permitir, é só usar um Sword Dance e usar seus STABs(Same Attack Type Bonus) e varrer os adversários com Flare Blitz e High Jump Kick, ambos os golpes com um alto poder de destruição, mas cuidado com Giratina, pois ele aguenta os dois golpes, e se você for pego na troca usando High Jump Kick, adeus 50% de HP.

Mewtwo - O Agente da Destruição.


Mewtwo @ Life Orb
Ability: Pressure
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Psystrike
- Calm Mind
- Shadow Ball
- Ice Beam

Mewtwo é o poder. Simples assim. Tudo nele foi pensando pura e simplesmente para bater e destruir tudo que aparecer na sua frente. Com sua Speed medonha e boas bases defensivas, ele geralmente aguenta golpes que não sejam super efetivos e abrem a brecha para utilizar  um Calm Mind e nos mostrar o caminho para a aniquilação dos adversários.

Pressure é sua Ability desde sempre, e seus EVs são distribuídos para que o seu poder de destruição seja elevado, principalmente após a utilização de um ou dois Calm Mind. Psystrike está no set para pegar as Chanseys e Pokémon com uma alta base de Sp. Def. Shadow Ball pega aqueles Pokémon que resistem ao seu STAB e principalmente na troca de certos bichos. Ice Beam fecha o quarteto para pegar aqueles dragões que povoam o Metagame Uber.

Aegislash - O Escudo do Rei


Aegislash @ Leftovers
Ability: Stance Change
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 SpD
Brave Nature
IVs: 0 Spe
- Gyro Ball
- Pursuit
- King's Shield
- Shadow Sneak

O escudão da defesa tem a função de aguentar as porradas vindas de quase todos os lados. Com sua Ability, Stance Change, ele varia nas suas bases de defesa e ataque, fazendo que ele aguente alguns golpes com relativa facilidade e bata com muita força quando for necessário.

Aegislash tem seus EVs distribuídos para aguentar os golpes na forma de escudo e bater forte na forma ofensiva. O IV(Individual Values) de Speed nesse set é colocado em 0 para fazer com que Gyro Ball seja utilizado em sua potencial máxima, além de ser seu STAB. Pursuit está no set para pegar aqueles Pokémon na troca, causando um grande dano ou fazer com que o adversário desmaie. Shadow Sneak é seu outro STAB, só que com prioridade, para terminar o trabalho iniciado com Gyro Ball. King’s Shield é o golpe que permite que Aegislash transite entre as formas de ataque e defesa, além de protege-lo contra todos os golpes Físicos e Especiais, golpes do tipo Other ainda o afetam, e se o golpe for físico, com contato, exemplo de Flare Blitz, ele reduz em dois estágios o Attack do adversário.

Deoxys - O Alien Suicida


Deoxys-Attack @ Focus Sash
Ability: Pressure
EVs: 96 Atk / 160 SpA / 252 Spe
Naive Nature
- Psycho Boost
- Ice Beam
- Superpower
- Stealth Rock

Suicida. Essa palavra resume a função do Deoxys no time. Ele entra como Lead(o Pokémon que abre a batalha) suja o campo e, se possível, leva um ou dois antes de desmaiar. Simples assim. Focus Sash garante que Deoxys esteja em campo por pelo menos 2 turnos, assim fazendo com que ele cumpra sua função e possa descansar e torcer pelos seus companheiros.

Nosso alienígena foi montado executar a sua função com perfeição. Os EVs sãos distribuídos para deixar sua velocidade no máximo e também aumentar seu Ataque, Físico e Especial, e tentar derrubar o que estiver na sua frente. Psycho Boost é seu STAB para bater forte, só que derruba o Sp. Attack em dois estágios. Ice Beam está no time set para destruir aqueles dragões e voadores que povoam quase todos os metagames. Superpower pega desprevenido aqueles Pokémon do tipo Steel e Dark. Stealth Rock fecha para sujar o campo e fazer com que ele cumpra a sua função.

Arceus - O Deus de Grama


Arceus-Grass @ Meadow Plate
Ability: Multitype
EVs: 200 HP / 80 SpA / 150 Def / 78 SpD
Careful Nature
- Judgment
- Defog
- Recover
- Toxic

Deus está na área. E sua missão é simples, tirar as pedras do caminho para que seus filhos possam brilhar. Arceus aparece no time com o item Meadow Plate, que muda seu tipo para o Grass, com o intuito de parar Kyogre e espalhar envenenamento em Pokémon alheios.

Nosso criador teve os EVs distribuídos de maneira a causar dano e aguentar golpes. Judgement é seu poderoso STAB que muda de acordo com a placa colocada. Defog foi colocado para limpar o campo e amenizar os danos que poderiam ser causados nas trocas. Recover é para aumentar seu tempo em campo e ceifar o HP caso seja possível deixar o adversário envenenado com Toxic.

Xerneas - A Fada que Mantêm a Vida


Xerneas @ Power Herb
Ability: Fairy Aura
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Geomancy
- Moonblast
- Thunder
- Focus Blast

Nosso Pokémon da vida fecha nosso time com a missão de destruir adversários despreparados. O item Power Herb entra como um acelerador para aumentar ainda mais o poder de destruição da nossa Fada. Então se for possível ativar o item, utilizando seu golpe especial, a chance de vitória é muito alta.

Tudo em nosso lendário Pokémon foi pensado de maneira a aumentar seu poder e fazer com que não sobre nada na sua frente. Os EVs aumentam sua Speed e seu Sp. Attack e o transformam em uma poderosa arma de destruição, principalmente depois de utilizar seu golpe exclusivo, Geomancy, que aumenta o Sp. Atk, a Sp. Def e sua Spe. Moonblast é seu STAB que pode destruir quase tudo que aparecer na sua frente depois de aumentar os seus Stats. Thunder entra para pegar Kyogre e outros Pokémon que tomam dano Super Efetivo de golpes elétricos. Focus Blast fecha o set para pegar aqueles Steel que resistem ao seu STAB e causa muito dano em quase tudo.

Este foi o primeiro time baseado nos iniciais de Hoenn, continue a companhando a coluna Pokémon Blast e o Seis da Vez para conhecer os outros 2 times. Espero que tenham gostado dessa análise e que possam apreciar o time. Se tiver alguma crítica, sugestão ou elogio comente ai embaixo. Até a próxima!

Colaboração: Leonardo Damin
Capa: Hugo Pereira
Revisão: Sérgio Estrella

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google