Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Mega Sceptile - O Dragão das Folhas

Na terceira análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time com Sceptile, o segundo inicial de Hoenn.


Continuando os time baseados nos iniciais de Hoenn, trazemos para vocês o time baseado em Sceptile. Nosso inicial de grama incrivelmente ganhou o tipo Dragão, por quais motivos ninguém sabe. Contudo, esse não é o foco dessa coluna. Vamos continuar então nossa análise de um time com Mega Sceptile, esse time está inserido nas regras da Smogon na Tierlist Overused(OU). Então vamos ao time!


Sceptile - O Dragão das Folhas


Sceptile @ Sceptilite
Ability: Overgrow
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Dragon Pulse
- Giga Drain
- Focus Blast
- Leaf Storm

Sceptile é com certeza  um dos principais iniciais de grama dentre as 6 gerações. Muito se deve ao excelente trabalho realizado pela equipe do anime de Pokémon que o deixaram  realmente estiloso e muito legal, principalmente por ele andar por ai com um galhinho na boca, acredito que todos nós gostaríamos de deixar nossos Sceptiles iguais ao de Ash, menos na parte aonde ele é derrotado na batalha final da Liga Pokémon.

Nosso recém virado Dragão entra no time para ser nosso Late Cleaner(ou seja, aquele Pokémon que entra quando a batalha está se encaminhando para o fim e derruba tudo que aparece pela frente). Os EVs(Effort Vallues) foram distribuídos para que ele cumpra sua função perfeitamente, principalmente graças ao aumento em sua Speed e Sp. Attack. Sua nova Ability lhe dá o poder de absorver golpes elétricos e ainda aumentam um  estágio de seu Sp. Attack. Leaf Storm é o seu poderoso STAB(Same Type Attack Bonus), mas diminui em dois estágios seu Sp. Attack. Giga Drain se aproveita do seu STAB e regenera metade do HP tirado do adversário. Dragon Pulse é seu mais novo STAB e está no set para derrubar aqueles Dragões que povoam o Metagame atual. Focus Blast
fecha o quarteto pra pegar aqueles Pokémon Steel que aguentam os outros 3 golpes do set.

Sylveon - A Fada da Harmônia 


Sylveon @ Leftovers
Ability: Pixilate
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 SpD
Calm Nature
- Hyper Voice
- Wish
- Protect
- Heal Bell

Nosso querido Pokémon Eevee ganhou uma novíssima evolução, e ela é do tipo Fairy, e ganhou também uma nova Ability, Pixilate, que transforma todos os golpes do tipo Normal em Fairy e aumenta o seu poder em 33%, ou seja, uma excelente Ability. Sua função nesse time é segurar possíveis ameaças com um alto Sp. Attack, graças a sua altíssima Sp. Defense, e também recuperar os outros membros do time, além de,  é claro, bater forte e ser nossa barreira especial, para isso seus EVs foram distribuidos em HP e Sp. Defense

Tudo em Sylveon foi pensado para que ele consiga cumprir sua função com perfeição, que nesse time é recuperar o HP dos outros membros do time, com o golpe Wish, e curar qualquer Status negativo que o adversário nos impuser, Poison e Burn, por exemplo, com o golpe Heal Bell. Protect defende de qualquer golpe, seja ele direto ou indireto, e ainda recupera uma pequena quantia de HP com o item Leftovers. Hyper Voice completa nossa fadinha se aproveitando e muito da sua Ability, pois transforma esse golpe do tipo Normal em Fada e aumenta seu poder, só lembrando que Eevee aprende esse golpe com os Move Tutors de Pokémon Black 2 e White 2.

Landorus-Therian - O Guardião dos Campos


Landorus-Therian (M) @ Choice Scarf
Ability: Intimidate
EVs: 40 HP / 244 Atk / 226 Spe
Jolly Nature
- Stone Edge
- Earthquake
- Knock Off
- U-turn

Nosso gênio de terra é o terceiro membro do nosso time e ele tem uma missão muito especial, parar aqueles Pokémon voadores que povoam nosso Metagame atual além de diminuir um estágio de Attack toda vez que entra em campo, isso graças a sua Ability Intimidate. Landorus-Therian está no time com o item Choice Scarf para pegar certas ameaças com relativa facilidade, além de deixar o adversário em dúvida, pois existem diversos Sets possíveis para utilizar no nosso gênio.

Sua função nesse time é bater e correr, por essa razão os EVs foram distribuídos principalmente em Attack e Speed, e para cumprir a sua função temos o golpe U-turn, que dá um dano e nos permite trocar no mesmo turno. Earthquake é seu STAB que bate muito forte em tudo que não for voador, tenha a ability Levitate ou esteja usando o item Air Ballon. Stone Edge pega aqueles voadores que estão por toda parte. Knock Off fecha o set para pegar fantasmas e principalmente Lati@s, além é claro de retirar o item do adversário, podendo facilitar a vida dos outros membros do time.

Rotom-Wash - A Máquina de Plasma

Rotom-Wash @ Leftovers
Ability: Levitate
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 Spe
Bold Nature
- Volt Switch
- Hydro Pump
- Will-O-Wisp
- Pain Split

Nossa querida e amada máquina de lavar entra no nosso time para ser nossa barreira de defesa física além de ser muito chato, coisa muito boa para nós, e péssima para os adversário. Rotom-Wash é um dos Pokémon mais usados no Metagame atual, nas regras da Smogon, estando sempre no Top 10 da Tierlist. A Ability da nossa máquina de lavar é a Levitate, que neutraliza a sua fraqueza a golpes do tipo Terra. Leftovers é seu item para que seja recuperado um pouco de HP por turno.

Sua função no time é bem simples, queimar os atacantes físicos do adversário com Will-O-Wisp, e drenar o HP do adversário com o golpe Pain Split, que soma o HP do Rotom com o HP do adversário e divide metade para cada um. Volt Switch é seu golpe de bater e correr, além de ter STAB, possibilita que de um dano no adversário, exceto nos Pokémon do tipo Terra, e troque no mesmo turno. Hydro Pump é seu outro STAB que bate muito forte mesmo sem nenhum EV em SP. Attack.

Heatran - O Titã de Magma

Heatran @ Leftovers
Ability: Flash Fire
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 SpD
Calm Nature
- Stealth Rock
- Toxic
- Taunt
- Lava Plume

Nosso titã de magma é o penúltimo membro do nosso time. Também é um dos mais usados segundo as listagens de utilização da Smogon, principalmente por aguentar e muito bem os golpes do tipo Fairy, além do Moveset variado, que pode ser extremamente ofensivo, ou parecido com esse apresentado, mais defensivo, mas nem por isso deixando de ser útil. Sua Ability, Flash Fire, inutiliza qualquer golpe do tipo Fire que venha a ser usado contra ela, além de aumentar o poder de todos os golpes de fogo utilizado pelo Heatran.

Heatran está no time para segurar golpes, principalmente os baseados em Special Attack, e atrasar a vida do adversário. Os seus EVs foram distribuídos para deixar o seu HP no máximo tal qual a Sp. Def. Stealth Rock é o primeiro golpe a ser utilizado para atrapalhar o adversário, pois suja o campo e causa dano em todos os tipos, principalmente os voadores e os de fogo. Toxic é para envenenar os adversários e ir minando o HP aos poucos. Taunt é para impedir que Pokémon tipo Clefable e Skarmory usem moves do tipo Other. Lava Plume fecha o moveset sendo o seu poderoso STAB, que pode ter seu poder aumentado se a Ability for ativada, além de ter 30% de chances de deixar o Pokémon adversário com Burn.

Kyurem-Black - O Dragão da Lenda

Kyurem-Black @ Leftovers
Ability: Teravolt
EVs: 144 HP / 112 Atk / / 252 SpA
Hasty Nature
- Ice Beam
- Dragon Claw
- Fusion Bolt
- Substitute

O último membro do nosso time é o poderoso Dragão de Gelo Kyurem-Black. Ele entrou aqui para ser nosso Mixed Sweeper(nosso aniquilador misto, numa tradução literal), por ter uma base gigantesca de Attack e uma boa base de Sp. Attack. O único pecado mesmo no nosso poderoso dragão é a sua tipagem, pois ele tem pelo menos 4 desvantagens de tipos muito comuns usado no Metagame e a sua Speed não é tão alta também.

No nosso time ele entra com a missão de entrar em campo e levantar um Substitute, que utiliza 25% do HP e cria uma “cópia” que toma o seu lugar até cair ou ser trocado, e passar o carro no que aparecer na sua frente. Os EVs foram distribuídos pensando nisso, para fazer com que nosso dragão tenha a oportunidade Substitute e se recupere gradativamente com Leftovers. Dragon Claw é seu STAB, não é tão poderoso quanto Outrage, mas o deixa livre para usar outros golpes se for necessário. Ice Beam é seu outro STAB para pegar os já citados voadores. Fusion Bolt fecha o quarteto para pegar aqueles Pokémon de água e aqueles que resistem ao outros três golpes.

Este foi o segundo time baseado nos iniciais de Hoenn, continue acompanhando a coluna Pokémon Blast e o Seis da Vez para conhecer o outro time. Espero que tenham gostado dessa análise e que possam apreciar o time. Se tiver alguma crítica, sugestão ou elogio comente ai embaixo, vou procurar fazer, dentro do possível, tudo que pedirem nos próximos. Até a próxima!

Colaboração: Felipe Gama
Revisão: Sérgio Estrella
Capa: Hugo H. Pereira 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google