Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Mega Swampert - O Guerreiro do Pântano

Na quarta análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time com Swampert, o último inicial de Hoenn.

 Hoenn chegou meus amigos! Para comemorar os novos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, estamos publicando há algumas semanas uma série de análises com times baseados nos iniciais da terceira geração, e hoje trago o último deles: um time centrado em Mega Swampert - mais uma vez pensando para as regras da Smogon, na Tier OU. Confira!
 

Swampert - O Guerreiro do Pântano


Swampert @ Swampertite
Ability: Torrent
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Adamant Nature
- Waterfall
- Earthquake
- Ice Punch
- Low Kick

Nosso inicial de água ganhou uma mega forma que treinou bastante a parte de cima do corpo mas esqueceu de treinar as pernas.Seu tamanho cresceu exponencialmente e agora ele lembra bastante um lutador, contudo ele não teve nenhuma alteração na sua tipagem. Sua função no time é bem simples, ser nosso Physical Sweeper(batedor físico, em uma tradução literal), ou seja, sua função é bater em qualquer coisa que venha a aparecer na sua frente.

Para isso ele foi montado de maneira a maximizar os seus atributos de Attack e Speed, portando seus EVs foram distribuídos para se aproveitar dos ganhos nesses atributos. Seus golpes são todos de ataques, Waterfall é seu STAB(Same Type Attack Bonus) de água com chances de causar Flinch(uma espécie de paralizia temporária no turno que ataque foi efetuado). Earthquake é seu poderoso STAB de terra e bate em quase tudo no atual Metagame. Ice Punch está no time para pegar os voadores e dragões que povoam os times e Low Kick está no time para pegar Ferrothorns e outras ameaças que os outros golpes podem não pegar.

Politoed - O Anfíbio da Chuva

Politoed @ Damp Rock
Ability: Drizzle
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpA
Bold Nature
IVs: 0 Atk
- Scald
- Ice Beam
- Hypnosis
- Perish Song

O sapinho da chuva Politoed perdeu muito da força graças a drástica mudança nas regras de climas colocadas na 6° geração. Como acho que todos sabem, os climas agora duram apenas 5 turnos podendo chegar a 8 com os respectivos itens que prolongam a sua duração. Então no nosso time Politoed tem a missão de colocar o clima e abrir o caminho para os outros membros do time derrubarem tudo e todos.

Além de chamar a chuva, no nosso time Politoed tem a missão de abrir uma brecha para os outros membros do time, além de tirar de campo possíveis ameaças. Para isso ele tem Perish Song, que derruba os Pokémon que ouvirem essa canção em 3 turnos, forçando assim uma troca. Hypnosis coloca pra dormir o Pokémon adversário e libera pelo menos um turno para colocar os Sweepers do time. Scald é seu STAB que tem uma pequena chance de queimar o adversário, chance essa que as vezes parece ativar sempre. E para fechar o quarteto temos Ice Beam para pegar os dragões e voadores que povoam o Metagame.

Kingdra -O Dragão dos Oceanos


Kingdra @ Choice Specs
Ability: Swift Swim
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Draco Meteor
- Dragon Pulse
- Scald

Nosso poderoso dragão d’água finalmente pode ser usado com sua majestosa força fora da Tierlist Uber. Graças as mudanças já comentadas com os climas, podemos usar a Ability Swift Swin a vontade, com isso Kingdra entra no nosso time para ser nosso Special Sweeper(aniquilador especial, em uma tradução livre), ou seja, passar por cima de tudo que aparecer pela frente se aproveitando do seu item, Choice Spces, que aumenta em 50% seu Sp. Attack, facilitando assim a sua função dentro do time.

Para que ele possa derrubar tudo que aparecer na frente e se aproveitar ao máximo do seu já citado item, seu moveset foi construído de maneira a bater e bater. Hydro Pump é seu poderoso STAB e se estiver debaixo de chuva pode facilmente derrubar quase tudo que aparecer na sua frente. Draco Meteor é seu outro STAB arrasa quarteirão que pega tudo menos as novíssimas fadas.Dragon Pulse e Scald são seus STABs de precaução, visto que os outros dois tem chances de erra. Kingdra bate muito, e muito forte.

Latias -O Dragão Telepata

Latias (F) @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 32 HP / 224 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Draco Meteor
- Defog
- Psyshock
- Roost

Nosso dragão Eon é o limpador do nosso time, além de ter a capacidade de bater bem forte se for necessário e se curar sozinha. Life Orb é seu item que lhe tira 10% de vida por ataque mas aumenta em 20% o seu dano, fazendo com que seu potencial de destruição cresça exponencialmente.Além é claro de aguentar uma boa combinação de golpes dos mais variados tipos.

Latias está no nosso time com basicamente duas funções, limpar nosso campo e derrubar algumas coisas que possam atrapalhar os outros membros do time. Defog é seu golpe que limpa o campo além de diminuir a evasiva do adversário. Roost é seu golpe que recupera em 50% do HP fazendo com que ela sobreviva e fique por mais tempo em campo, mesmo que tome alguns golpes ou que LIfe Orb drene sua vida. Draco Meteor é seu STAB destruidor, pode não dar OHKO(One Hit KO, golpe de derrubar com único golpe, em uma tradução literal), mas drena uma boa parte da vida de tudo que tomar dano normal de golpes Dragon. Psyshock fecha o set para bater naquelas fadas chatas que não tomam dano para seu outro STAB e para tudo aquilo que tenha uma grande quantidade de Sp. Def.

Ferrothorn - A Planta de Espinhos de Ferro


Ferrothorn @ Leftovers
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 52 Def / 204 SpD
Relaxed Nature
IVs: 0 Spe
- Stealth Rock
- Gyro Ball
- Leech Seed
- Protect

Nosso penúltimo membro do time é o espinhento Ferrothorn. Ele está no nosso time para sujar o campo adversário e atrapalhar a vida e as estratégias do adversário. Leftovers é seu item para que seu tempo em campo seja maior e sua Ability, Iron Barbs, tira vida do adversário toda vez que ele executa um golpe que precise encostar no nosso Pokémon. Outro fator importante é a sua tipagem, nosso amigo de ferro aguenta uma grande variedade de tipos de golpes, aguentando nada menos que dez tipos e levando super efetivo de apenas dois tipos, junte a sua excelente base de stats de defesa e de ataque e pronto. Um Pokémon muito utilizado desde o lançamento da 5° geração.

O moveset de Ferrothorn foi montado para que ele execute com perfeição sua função, que é sujar e atrapalhar os adversários. Stealth Rock é o golpe que suja e afeta todos os Pokémon do adversário. Gyro Ball é seu STAB que bate forte em Pokémon que são mais rápidos que Ferrothorn, por isso seus IVs(Individual Values) são zerados em Speed. Leech Seed é seu golpe de “suga vida”, já que drena o HP do adversário todo turno. Protect é para que se possa checar qual golpe virá do seu adversário, além de se recuperar com o seu item e com Leech Seed, caso tenha sido utilizado com sucesso.

Tornadus-Therian - O Gênio da Energia


Tornadus-Therian (M) @ Assault Vest
Ability: Regenerator
EVs: 132 HP / 160 SpA / 216 Spe
Timid Nature
- Hurricane
- Knock Off
- U-turn
- Focus Blast

O último membro do nosso time é o poderoso gênio Tornadus na forma Therian. Sua função nesse time é bater e correr, ou seja, entrar em campo, causar algum dano e bater de novo fugindo do campo, e com isso recarregar o seu HP, graças a sua Ability Regenerator que recupera 33,3% de HP toda vez que entra em campo e sai. Seu item Assault Vest aumenta em 50% da sua Sp. Def. contudo limita o uso de golpes do tipo Other.

Tudo no nosso gênio foi pensado de maneira a maximizar seu tempo em campo e permitir que ganhemos tempo para pensar em estratégias para derrubar as ameaças dos adversários. Hurricane é seu poderoso STAB que pode deixar o adversário confuso, caso esteja chovendo sua chance de acerto sobre para 100%. Knock Off derruba o item do adversário e bate com 50% a mais de força, ideal para pegar Pokémon Psychic e Ghosts. U-turn é o que faz dele um Pokémon de bater e correr, pois além de dar um dano nos permite efetuar uma troca no mesmo turno. Focus Blast fecha nosso set como nosso poderoso golpe Lutador que pega os diversos Pokémon Steel e Dark que estão aos montes no Metagame.

Este foi o terceiro e último time baseado nos iniciais de Hoenn, em breve teremos outros times para vocês em outras Tiers da Smogon. Espero que tenham curtido a análise e que gostem do time. Se tiver alguma crítica, sugestão ou elogio comente ai embaixo, vou procurar fazer, dentro do possível, tudo que pedirem nos próximos. Até a próxima!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google