Pokémon Blast

Mega Evoluindo a terceira geração com Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire

Pokémon OR/AS permitem revisitar a querida região de Hoenn; veja o que mudou nestes doze anos, e o por que de ter valido a pena aguardar por estes remakes.


7 de maio de 2014: o dia em que o mundo Pokémon parou. Depois de especulações (algumas um pouco infundadas, para falar a verdade), finalmente tivemos Hoenn Confirmed! Agora, depois de passados mais de seis meses de espera, temos acesso aos remakes dos jogos que, juntos, foram os mais vendidos da história do Game Boy Advance: Pokémon Ruby & Sapphire. E agora, depois de discutir um pouco sobre as inovações que cada remake da franquia Pokémon trouxe, é hora de nos aprofundarmos em Omega Ruby & Alpha Sapphire!

A demo que deixou o mundo de cabeça para baixo

No dia 21 de outubro teve início a distribuição de códigos da demonstração da Special Demo Version dos novos remakes para consoles norte-americanos. Para a frustração de vários jogadores, estes códigos não funcionavam na eShop brasileira. Buscando ter acesso imediato ao jogo, muitos fãs começaram a recorrer a medidas extremas como formatar o console para trocar a região, mesmo sabendo (ou não) de todas as consequências de fazê-lo. No dia seguinte, o código passa a servir para o Brasil, aturdindo os impacientes. Trágico, não?
Quem estava acompanhando o grupo Pokémon Blast durante esse período pôde compartilhar do sofrimento dos fãs que não souberam esperar.
De uma forma ou de outra, muitos devem ter conseguido acesso à demonstração. O jogador assume o controle de Brendan (no caso, com o nome de Orlando), e ajuda Steven Stone (campeão da Elite 4 de Hoenn) em algumas missões especiais. Nestas missões, é dado acesso aos Pokémon iniciais de Hoenn com a possibilidade da mega evolução e ainda nos é permitido capturar Glalie (ou Steelix, na versão japonesa da demo) segurando sua respectiva Mega Stone. Este Pokémon, exclusivamente, pode ser transferido para a versão completa dos jogos.

Com esta demonstração, pudemos ver Hoenn pela primeira vez em 3D, e com um maravilhoso resultado. A cidade de Mossdeep, ponto de partida da demonstração, ganhou uma nova vida no potencial gráfico do Nintendo 3DS. Dar uma olhada na região sobre Latios e Latias, então?! A vista está de tirar o fôlego. Agora, com os jogos já lançados, podemos ver tudo de perto e realmente explorar o que esta franquia sabe fazer de melhor: reconquistar o coração dos aspirantes a Mestre Pokémon em cada lançamento.

A exploração de Hoenn ganha asas

Os novos remakes tornam possível, pela primeira vez, a exploração aérea da região. Esta é possível através de Latios (Omega Ruby) ou Latias (Alpha Sapphire), que podem ser invocados através da Eon Flute. Além de se ter acesso a áreas anteriormente inacessíveis, esta novidade permite novas formas de se encontrar Pokémon como Murkrow, Taillow, Swablu e Wingull. Com a possibilidade de pousar em rotas, cidades ou ilhas à vontade, temos um leque de novas oportunidades de exploração em OR/AS!

Nos Mirage Spots, é possível encontrar diversos itens e Pokémon raros – até mesmo lendários de gerações anteriores! Alguns destes estão no próprio céu em forma de tempestades, ou ainda em ilhas especiais, que só poderão ser alcançadas com Latios/Latias. Algumas condições, entretanto, devem ser cumpridas para que se consiga ter a oportunidade de batalhar com alguns Pokémon, então fique sempre atento às novidades enquanto joga!
Há Mirage Spots tanto no ar quanto em pequenas ilhas!

A super volta das bases secretas

As bases secretas de Pokémon Ruby/Sapphire ganharam uma grande reformulação, assimilando características das de Diamond/Pearl/Platinum. Em lugares específicos, há a possibilidade de criar as Super-Secret Bases, que podem ser posteriormente compartilhadas com seus amigos através de QR codes.
Você pode também fazer Secret Pals, membros de outras bases, e trazê-los para a sua. Várias interações poderão ser desbloqueadas, pois cada Secret Pal tem uma habilidade especial que vai de melhorias na decoração do seu espaço até treinamento de seus Pokémon. Alguns podem até tomar conta de ovos Pokémon para você.

Em sua Super-Secret Base, crie seu próprio ginásio Pokémon, com batalhas que seguem as regras que você definir. Promova desafios a seus amigos convidando-os a visitá-lo!  

Reconquiste o público com movimentos espetaculares

Adicionados em Pokémon Ruby/Sapphire, os Contests estão de volta como Pokémon Contest Spectacular. Conheça Lisia, uma popular estrela dos concursos que lhe dará as primeiras orientações a respeito de como estes funcionam. Entre em uma das cinco modalidades de contests e avance nos rankings – rumo ao topo!
Os PokéBlocks estão de volta! Crie novos petiscos para melhorar os atributos de Contests de seus Pokémon utilizando variedades de Berries. Alimente-os com os Pokéblocks certos e faça do seu Introduction Round um verdadeiro espetáculo!

No Talent Round, mostre tudo o que o seu Pokémon sabe fazer combinando movimentos, deixando os oponentes nervosos e criando sequências perfeitas para excitar o público! Pokémon capazes de mega evoluir o farão quando alcançarem grandes níveis de entusiasmo da plateia, então use isto a seu favor. Descubra também as diversas vantagens de criar fãs das suas performances.

Você ganhará um Pokémon especial após seu primeiro contest: o Cosplay Pikachu! Este Pikachu único pode assumir cinco diferentes aspectos, dependendo da fantasia que estiver usando – cada uma para cada modalidade de contests. Explore o potencial deste Pokémon ao máximo! Cada fantasia do Cosplay Pikachu permite que diferentes movimentos sejam liberados, até mesmo para batalhas fora dos concursos.

Pikachu Rock Star mostra todo o seu estilo com Meteor Smash, movimento do tipo Aço.
Pikachu, Ph.D. clarifica sua esperteza com Eletric Terrain, movimento do tipo Elétrico.
Pikachu Pop Star exibe sua fofura com Draining Kiss, movimento do tipo Fada.
Pikachu Belle impressiona a todos com sua beleza ao usar Icicle Crash, movimento do tipo Gelo.
Pikachu Libre demonstra sua resistência ao usar Flying Press, movimento do tipo Voador.

PokéNav Plus é seu principal companheiro nesta jornada

O PokéNav está de volta com muitas novidades, sendo rebatizado como PokéNav Plus! Agora, este dispositivo nativo da região de Hoenn, produzido pela Devon Corporation, apresenta muito mais funcionalidades que irão deixar sua aventura mais prática e divertida. Seus quatro aplicativos principais lhe permitirão ter acesso a várias informações nunca antes vistas em jogos anteriores da franquia.

A DexNav permite descobrir variadas informações sobre os Pokémon da região que está explorando. É inclusive possível focar na busca por algum Pokémon específico com este aplicativo! À medida que aumenta seu nível de pesquisa, você poderá ver mais informações sobre o que procura; descubra também uma nova forma de registrar Pokémon na Pokédex sem precisar iniciar batalhas com esta aplicação.


Com a AreaNav, desvende os pontos mais importantes de cada localidade que pretende visitar. Além disso, tenha acesso à distribuição de Pokémon e informações sobre treinadores de onde pretende ir – inclusive se estes estão prontos para revanches. Informações sobre as Berries que houver plantado também podem ser conferidas através deste aplicativo.


A BuzzNav vem mantê-lo informado a respeito das novidades da região de Hoenn e das pessoas pelas quais passar através do StreetPass. Acompanhe aqui programas de TV a respeito de informações exclusivas de diversas localidades, contests e ainda assista a entrevistas com treinadores locais.


Através da PlayNav, busque novos treinadores com o Player Search System para trocar Pokémon, ter batalhas ou estabelecer comunicação. Aproxime-se ainda mais de seus monstrinhos de bolso no Pokémon-Amie ou faça treinamentos especiais com seus Pokémon com o Super Training. Aqui também é possível acessar várias funcionalidades dos jogos anteriores, como o GTS, Wonder Trade e O-Powers.

E assim, concluímos esta matéria sobre Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire. Claro, ainda há muito mais novidades nestas duas versões, mas deixamos isso para vocês: o que mais lhe empolga nestes remakes? Do que você sentiu falta?
Revisão: Leonardo Nazareth 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google