Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Banette e os Guerreiros Raros.

Na sexta análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time da Tier RU (RarelyUsed).


E nessa edição do Seis da Vez, teremos alguns dos melhores Pokémon da tier RU (RarelyUsed) da Smogon. Esse time foi desenvolvido para bater tanto direta quanto indiretamente no adversário, além de abrir brechas para que nossos guerreiros vençam o jogo. Então, sem mais delongas, vamos ao time.

Accelgor - O Inseto Ninja de Unova


Accelgor @ Focus Sash
Ability: Unburden
EVs: 248 HP / 120 SpA / 140 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk / 30 Def / 30 SpD / 30 Spe
- Spikes
- Bug Buzz
- Final Gambit
- Hidden Power [Rock]

O inseto ninja de Unova é o nosso Lead (aquele que entra em campo primeiro) e, se o adversário permitir, nosso Special Sweeper (destruidor especial, ou seja, aquele que pode derrubar o time adversário abusando do seu Sp. Attack). Como nosso amigo Accelgor tem uma base de defesas bem baixas, o item dele é o Focus Sash, que quando que é usado, ativa sua ability, Unburden, capaz de dobrar sua Speed e possibilitar que ele realize seu trabalho.

Como nosso Pokémon tem uma base de Sp. Attack alta e uma Speed também altaas seus EVs (Effort Values, valores de esforço, em uma tradução literal) foram distribuídos para que ele consiga bater forte e segurar alguns golpes, Spikes é seu Move que suja o campo e tira o HP de todos os tipos, exceto os tipo Flying e com as Abilities Magic Guard e Levitate. Bug Buzz é seu STAB (Same Type Attack Bonus, bônus de ataque do mesmo tipo, em uma tradução literal) que bate forte em quase tudo. Final Gambit é seu golpe suicida, já que ele causa o mesmo dano que a quantidade de HP de quem usou o Move. Hidden Power Rock fecha o quarteto para pegar outros Accelgor e Pokémon do tipo Flying que povoam todos os Metagame.

Druddigon - O Dragão Casca Grossa

Druddigon @ Chesto Berry
Ability: Rough Skin
EVs: 248 HP / 8 Atk / 252 SpD
Careful Nature
- Stealth Rock
- Dragon Tail
- Fire Punch
- Rest

O dragão da 5° geração Druddigon é o chato do time. Com bases razoáveis de defesa e um Attack bem alto, nosso dragão escamoso pode aguentar bastante tempo em campo e causar danos indiretos nos adversários, tirando os Pokémon de campo e minando o HP, caso o campo esteja sujo, com o uso de Dragon Tail. Seu Item é Chesto Berry,o faz acordar imediatamente após dormir, Rough Skin é sua Ability, que tira HP do adversário toda vez em que este é tocado.

Druddigon, nesse time, tem a missão de incomodar e atrapalhar ao máximo o adversário. Seus EVs foram distribuídos para que ele aguente vários golpes e possa permanecer quanto tempo for possível em campo. Stealth Rock é dos Moves mais chatos implementados até hoje, pois ele tira vida de todos os tipos de Pokémon, principalmente dos tipos Fire, Bug e Flying. Dragon Tail é o Move que o deixa extremamente chato, visto que ele tira quase todos os Pokémon de campo, exceto o tipo Fairy, e causa dano com STAB. O único revés é que ele tem prioridade -6, mas nem por isso é menos útil. Fire Punch é seu outro Move que causa dano devido a grande quantidade de Pokémon que tomam dano de Moves do tipo Fire. Rest fecha o quarteto para combinar com o seu item Chesto Berry, pois, depois de usado, todo o HP do nosso dragão é recuperado e ele acorda imediatamente depois disso, caso ainda esteja com a Berry

Banette - O Boneco da Maldição

Banette @ Banettite
Ability: Frisk
EVs: 248 HP / 252 Atk / 8 Spe
Adamant Nature
- Knock Off
- Will-O-Wisp
- Taunt
- Destiny Bond

Uma das piores Megas dentre todas as lançadas até hoje. Mega Banette não tem quase nenhum atrativo, exceto um Attack alto, com 165  de base e podendo chegar a 471 de valor real e a Ability Prankster, que dá prioridade +1 em todos os Moves do tipo Other e só. Seu HP é baixo, suas defesas também são baixas e o mesmo ocorre com sua Speed. Fora isso, são bem poucos os atrativos dele, mas nesse time funciona e muito bem. Por ser Ghost, ele automaticamente bloqueia o uso de Rapid Spin, Move que tira os Hazards (como são chamados o Stealth Rock, Spikes, e outros) e, como já falado anteriormente, ele bate muito forte.

Seus EVs foram distribuídos para aguentar o máximo de golpes possível e bater muito forte, visto que ele fica com os já citados 471 de Attack. Além disso, Mega Banette tem a função de ser Stallbreaker (aqueles Pokémon que atrapalham os adversários quando eles usam aqueles times baseados em defesa para prolongar a batalha), principalmente por conta do Move Taunt, já que, depois de usado, com o auxílio de Prankster, bloqueia o uso dos Moves do tipo Other dos Pokémon adversário, assim impossibilitando o uso de Moves como Recover, Softboiled entre outros. Knock Off não tem  STAB, mas bate forte em tudo que toma dano neutro do tipo Dark, e dá dano 1.5x maior se o adversário tiver Item, além de tirar o mesmo. Will-O-Wisp queima o Pokémon adversário e corta pela metade o Attack do Pokémon queimado. Destiny Bond fecha o quarteto para levar o adversário junto com o Bannete. Já se o Pokémon for derrubado no turno em que for usado, ou no próximo, o Pokémon que o derrubou também desmaia.

Virizion - A Espada da Justiça

Virizion @ Lum Berry
Ability: Justified
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Swords Dance
- Close Combat
- Leaf Blade
- Stone Edge

Nossa planta guerreira é uma máquina de bater que só não habita as camadas mais altas da Tier List por ter acesso limitado aos Moves do tipo Other, em comparação com Breloom, por exemplo. Virizion, em conjunto com seus irmãos, tem a Ability Justified, que aumenta em um estágio o Attack toda vez que toma um dano de Moves do tipo Dark. Lum Berry é seu Item que cura todos os tipos de Status negativos, seja um Burn, Confusion e todos os outros.

Os EVs do nosso lutador foram distribuídos para ter o máximo de Speed, chegando a incríveis 346 pontos, e ficar com 279 de Attack. Se bem usado, Virizion pode derrubar times inteiros, graças a sua já citada velocidade e seus Moves. Sword Dance é um dos seus principais golpes, já que aumenta em dois estágios o seu Attack e abre caminho para os seus outros Moves. Close Combat é seu STAB que bate muito forte em quase tudo, só que diminui em um estágio cada uma das suas defesas. Leaf Blade é seu outro STAB que bate forte também e tem maiores chances de dar Critical Hits (danos críticos). Stone Edge fecha o Moveset para pegar os tipo Flying que infestam todos os Metagames.

Sharpedo - O Valentão dos Mares

Sharpedo @ Life Orb
Ability: Speed Boost
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Dark Pulse
- Ice Beam
- Protect

O tubarão dentuço é usado de maneira meio surpreendente nesse time. Ao invés de usarmos Moves baseados em Attack, usamos ele baseado no Sp. Attack. Simplesmente por ser inesperado, e pegar desprevinido adversários que não estão tão bem preparados. Seu Item é o Life Orb, que tira 10% de HP e aumenta em 20% de dano em todos os golpes usados pelo Sharpedo. Speed Boost é sua Ability, que aumenta um estágio de Speed em todos os Turnos que nosso tubarão estiver em campo.

Como já explicado, nosso Sharpedo foi montado para aprontar para cima dos adversários. Seus EVs foram distribuídos para ter o máximo possível de Sp. Attack, chegando a 317, o que não é tão baixo, e o máximo de Speed possível, com o excelente acréscimo vindo da sua Ability. Hydro Pump é seu STAB arrasa quarteirão, batendo muito forte em tudo que toma dano neutro de Water. Dark Pulse é seu outro STAB que tem uma pequena chance de causar Flinch (uma espécie de paralisia temporária). Ice Beam é seu outro ataque para pegar os Flying e Dragon que tem aos montes no metagame. Protect é essencial para nosso tubarão, já que permite que ele resista a todos os golpes e permite que sua Ability seja ativada e passe quase tudo no metagame RU.

Tauros - O Touro Enfurecido

Tauros (M) @ Life Orb
Ability: Sheer Force
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Naive Nature
- Fire Blast
- Ice Beam
- Return
- Earthquake

O último, mas não menos importante, do nosso time é o poderoso Taurus. Apesar de nunca ter aparecido nas Tiers mais altas, podemos dizer que esse é um Pokémon muito subestimado. Suas bases não são tão elevadas, mas, apesar disso, ele consegue bater forte em vários Pokémon. Talvez, uma das coisas que atrapalhem nosso touro seja a sua tipagem, que, mesmo tomando dano neutro de quase tudo, dá dano neutro também. Seu item é o poderoso Life Orb, que é potencializado por sua Ability Sheer Force, que ignora todo tipo de efeito secundário dos Moves, mas bate com 33% mais de força, além de ignorar os 10% de dano causado pelo seu item.

Os EVs foram distribuídos para maximizar sua Speed e Attack, e ele tem a função de ser nosso Mixed Sweeper (destruidor misto em uma tradução literal). Fire Blast é seu Move especial que pode  destruir possíveis ameaças, como Doublade, Bronzong e outros. Ice Beam pega Gligar com Eviolite e outros voadores e dragões. Return é seu STAB que bate muito forte, já que com Happiness no máximo chega a incríveis 102 da dano. Earthquake fecha o Moveset batendo naquelas ameaças que Fire Blast não consegue derrubar.

Finalizamos então esse poderoso time RU que pode bater com relativa facilidade as estratégias adversárias. Na próxima coluna teremos um time especial cheio de surpresas, e que não será nada igual aos times que vemos por ai. Espero que tenham gostado da análise e principalmente do time. Caso tenha alguma sugestão, elogio ou crítica, comente aíi embaixo. Até a próxima!

Colaboração: Felipe Gama
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google