Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Mismagius e os Pokémon Esquecidos

Na quinta análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time da Tier NU (NeverUsed).


Estamos de volta e dessa vez com os renegados do Metagame. Pela primeira vez trazemos para vocês um time NU (NeverUsed), segundo as regras da Smogon. Como já tivemos vários times OU (OverUsed) e Uber (os banidos de OU, e agora a recém-criada Tier), vamos procurar trazer times toda semana nas mais variadas Tiers, então sem mais demora, vamos a sexteto.

Piloswine - O Inverno está Chegando.

Piloswine @ Eviolite
Ability: Thick Fat
EVs: 240 HP / 252 Atk / 16 Spe
Adamant Nature
- Ice Shard
- Icicle Crash
- Earthquake
- Stealth Rock

O mamute de gelo da segunda geração é o nosso Lead (aquele que entra primeiro na batalha), fazendo uso das grandes vantagens proporcionadas por sua Ability e por seu item. Thick Fat faz com que ele aguente perfeitamente os golpes do tipo Fire e Eviolite faz com que suas defesas sejam aumentadas em 50%. Além disso, a sua tipagem permite que ele tome dano normal de quase todos os outros tipos.

Nosso Lead foi construído para segurar vários golpes e bater forte nos adversários que aparecerem em sua frente, por isso seus EVs (Effort Values, valores de esforço, em uma tradução literal) foram distribuídos dessa maneira. Stealth Rock é seu Move que o faz ser nosso Lead, já que ele suja o campo e prejudica todos os membros do time adversário na troca. Ice Shard é seu Move com prioridade +1, além de ter STAB (Same Type Attack Bonus, bônus de ataque do mesmo tipo, em uma tradução literal) para pegar os Dragões e Voadores que já estiverem meio prejudicados. Icicle Crash é seu STAB que bate forte, podendo deixar o adversário no raio de ação de Ice Shard. Earthquake fecha o quarteto sendo seu outro STAB que bate forte e também podendo deixar no raio do seu golpe de prioridade.

Huntail - O Caçador das Profundezas

Huntail @ White Herb
Ability: Water Veil
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Naughty Nature
- Shell Smash
- Waterfall
- Sucker Punch
- Hidden Power [Grass]

Uma das estrelas do nosso time, nosso peixe dos oceanos é nosso destruidor. Sua missão nesse time é entrar no Late Game (do meio pro fim do jogo, numa tradução literal), aumentar seus Stats e passar por cima de tudo e todos e vencer o jogo, aumentar seus Stats, passar por cima de tudo e todos e vencer o jogo. Mas claro que ele precisa ser colocado na arena com tudo a favor, ou contar com a sorte para isso. Sua Ability, Water Veil, o previne de ser queimado, ou seja, combina muito bem com a sua missão. White Herb é seu item para recuperar as suas defesas que são derrubadas com o uso de Shell Smash.

Huntail teve seus EVs distribuídos para ser o mais veloz possível e bater o mais forte que puder. Shell Smash é seu move principal, e o que o faz ser a estrela do time, pois aumenta em dois estágios o seu Attack, o Sp. Attack e a sua Speed, transformando-o numa arma de guerra. Waterfall é seu STAB que bate forte e tem uma chance de causar Flinch (uma espécie de paralisia temporária). Sucker Punch é seu golpe com prioridade +1, perfeito para pegar aqueles Pokémon já prejudicados e derruba-los. Hidden Power Grass completa o quarteto para pegar tudo aquilo que os outros golpes não podem derrubar.

Klinklang - As Engrenagens da Energia

Klinklang @ Leftovers
Ability: Clear Body
Happiness: 0
EVs: 80 HP / 252 Atk / 176 Spe
Adamant Nature
- Substitute
- Shift Gear
- Gear Grind
- Frustration

Klinklang foi um dos Pokémon mais mal vistos pelos fãs na época do lançamento dos jogos Pokémon Black e White e acabou ficando muito mal falado por quase todos. Tudo graças à sua aparência diferenciada que nada se parece com os Pokémon de gerações passadas, mas isso nada tem a ver com o Pokémon em si. Seu item nesse time é o Leftovers, que recupera um pouco do HP todo turno, e sua Ability, Clear Body, impede que os adversários diminuam seus Stats. Sua Happiness é deixada em 0 para maximizar o poder de ataque do Move Frustration.

Nossa querida engrenagem foi montada para aguentar alguns golpes e abrir caminho para o Move Substitute, que coloca um “boneco” em campo utilizando um total de 25% de HP e neutraliza quase todos os Moves do tipo Other usados pelos adversários. Shift Gear é seu Move que aumenta em um estágio o seu Attack e em dois estágios a sua Speed, perfeito para ser usado depois de Substitute. Gear Grind é seu STAB que bate muito forte depois de um Shift Gear, já que dá dois danos no mesmo turno. Frustration fecha o Set com incríveis 102 de poder, e mesmo sem STAB bate muito forte naqueles Pokémon que tomam dano neutro de Moves do tipo Normal.

Garbodor - A Montanha Tóxica

Garbodor @ Rocky Helmet
Ability: Aftermath
EVs: 252 HP / 196 Def / 60 Spe
Impish Nature
- Gunk Shot
- Drain Punch
- Spikes
- Toxic Spikes

Outro Pokémon que é odiado desde o seu anúncio, tudo por conta da sua aparência. Muitos usam esse argumento, e dizem que nas gerações passadas não haviam Pokémon estranhos igual a ele, mas ninguém reclama do Muk, enfim. Nossa montanha de lixo vem com o item Rocky Helmet, que tira uma porcentagem de HP toda vez que o Pokémon é tocado, e que combina muito bem com sua Ability, Aftermath, que tira ¼ de vida do Pokémon adversário se o golpe que o derrubou tocar nosso bicho.

Garbodor nesse time tem a missão de sujar o campo adversário, e para isso, ele tem Spikes e Toxic Spikes. O primeiro tira HP de todos os tipos, exceto os tipo Flying e com a Ability Levitate, e o segundo deixa com Poison o Pokémon adversário, variando o grau de envenenamento de acordo com o número de vezes utilizadas. Gunk Shot é seu STAB que bate forte e tem uma chance de deixar o adversário com Poison. Drain Punch fecha o Set para bater nos Pokémon Steel e para manter ele mais tempo em campo, já que o Move recupera um pouco de HP a cada golpe.

Mismagius - O Fantasma Encantador

Mismagius @ Colbur Berry
Ability: Levitate
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Taunt
- Nasty Plot
- Shadow Ball
- Thunderbolt

Nosso fantasminha de chapéu Mismagius é um dos mais belos Pokémon do tipo Ghost. Ele só não habita as camadas mais altas das Tiers List devido à sua baixa defesa e também ao pouco HP. Fora isso ele é um excelente Pokémon que bate muito forte e tem uma alta velocidade. Seu item é o Colbur Berry, que corta pela metade o dano causado pelos golpes do tipo Dark. Levitate é sua única Ability disponível e o deixa imune a todos os golpes do tipo Earth, incluindo os Spikes.

Mismagius no nosso time tem duas funções, atrapalhar o adversário e bater forte. Seus EVs foram distribuídos para deixar sua Speed no máximo e também para aproveitar o seu já dito potencial de destruição, por isso seu Sp. Attack fica no máximo possível. Taunt impossibilita que o Pokémon adversário use Moves do tipo Other. Nasty Plot aumenta ainda mais o seu já alto Sp. Attack em dois estágios. Shadow Ball é seu STAB que bate forte em quase tudo. Thunderbolt fecha o quarteto para pegar os Pokémon do tipo Flying e Water que infestam esse Metagame.

Kecleon - O Camaleão Transformador

Kecleon @ Assault Vest
Ability: Protean
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 SpD
Adamant Nature
- Shadow Sneak
- Sucker Punch
- Knock Off
- Drain Punch

O último membro do nosso time é o camaleão verde Kecleon, que ganhou uma incrementada incrível com XY graças a sua nova Ability, Protean, que muda o tipo do nosso Pokémon para o tipo do golpe a ser utilizado. Assault Vest também foi um excelente incremento em XY, pois ele impossibilita o uso de Moves do tipo Other, mas aumenta em 50% o Sp. Defense do Pokémon que o utiliza, ou seja, aumentando ainda mais a sua já alta defesa.

Os EVs do nosso pequeno camaleão foram distribuídos para aguentar o máximo de golpes possíveis e bater forte. Shadow Sneak é seu STAB do tipo Ghost com +1 de prioridade. Sucker Punch tem prioridade de +1 também, só que é seu STAB do tipo Dark. Knock Off tem o poder de tirar o item do adversário e que bate com 50% a mais de força se o adversário estiver com o item. Drain Punch é seu STAB lutador que prolonga  sua permanência em campo, além de pegar os tipo Normal e Steel.

Este foi o nosso primeiro time baseado em outras Tiers da Smogon. Da próxima vez, traremos um time RU (RarelyUsed). Espero que tenham curtido a análise e que gostem do time. E se tiver alguma crítica, sugestão ou elogio comente aí embaixo, vou procurar fazer, dentro do possível, tudo que pedirem nos próximos. Até a próxima!

Colaboração: Hector Llado
Revisão: Alan Murilo 
Capa: Diego Migueis



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google