Aproveite o ano todo em Animal Crossing: New Leaf (3DS)

Saiba quando ocorrem os eventos do jogo e se programe para aproveitar todos e ser um ótimo prefeito.




Durante o ano, jogamos e terminamos muitos jogos, mas o legal dos simuladores é que eles nunca acabam, e em casos especiais como Animal Crossing, você terá diversão por 12 meses seguidos. Então que tal aproveitar o início do ano e começar, ou voltar, a jogar Animal Crossing? Ainda dá tempo de participar de todos esses eventos e mudanças que acontecem anualmente na sua cidade! Conheça aqui todos eles!


16 de janeiro: As folhas das arvores voltam a ficar verdes depois do longo inverno.

Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, outubro, novembro, dezembro: Fishing Tourney — No terceiro sábado de todos esses meses, ocorre o famoso torneio de pesca na sua vila! Nesse dia, um castor chamado Chip vai aparecer na praça e pedir peixes, às vezes um peixe específico, ou algum tipo qualquer. Corra e pegue os melhores peixes antes dos animais da sua vila, que estarão todos pescando por aí. Quem entregar o maior peixe ganha o troféu de ouro!

Nesse torneio também é possível ganhar os móveis em formato de peixes da set fish, basta sempre entregar um peixe melhor que o seu anterior para chip, que vai devorá-lo com o maior prazer!

2 de fevereiro — Groundhog Day — Algo como "dia da marmota", é pouco conhecido no Brasil e mais comum na América do Norte. Esse feriado vem de uma lenda que diz que se deve ficar observando uma toca de marmota para prever se o inverno durará mais tempo ou está prestes a acabar.! E nada melhor para celebrar esse dia do que uma estátua da nossa marmota favorita: Resetti! Fale com a Isabelle, que estará na praça de eventos para recebê-la.


8 de fevereiro*: Festivale — É o nosso tradicional Carnaval, é o evento mais "abrasileirado" do jogo. Com direito a samba, roupas coloridas, penas e um pavão dançante! Perto do dia do evento, você pode comprar roupas coloridas especiais na Able Sisters, e no
dia de Carnaval sua vila estará repleta de penas coloridas, colete elas com a sua rede e troque com Pavé, o pavão dançante, por um móvel do seu set exclusivo!
*assim como no nosso calendário, esse evento varia de dia de acordo com o ano.

14 de fevereiro:  Valentine's day —
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, no dia de Santo Antônio, mas em diversas outras partes do mundo, o santo que dá origem ao feriado é o São Valentin, e é muito comum receber ou dar chocolates nesse dia, por isso, no jogo, Isabelle lhe envirá um bolo de chocolate pelo correio; sua mãe, uma árvore de cacau para enfeitar a casa; e o The Roost servirá chocolate quente. É possível também que que você receba uma caixa de chocolates em forma de coração de um animal que seja muito seu amigo.

25 de fevereiro: A neve do inverno vai derreter e dar lugar para a grama verdinha novamente.

17 de março: Shamrock Day — Mais conhecido como Saint Patrick's day ou "Dia de São Patrício". Muito popular na América do Norte e em alguns países na Europa, é tradição usar verde, muito verde, nesse dia, em referência às roupas que o santo costumava usar, e ao trevo de três folhas que faz parte de sua história relacionada com a Santíssima Trindade. Também é muito popular o consumo de cerveja na data, mas no jogo, vamos nos contentar com um cartola verde, presente da Isabelle que estará na praça de eventos com uma placa de foto comemorativa.

5 de abril: Bunny Day — Páscoa! E o que não poderia faltar: chocolates! Seguindo a popular tradição de procurar os ovos de Páscoa, também teremos que procurar os ovos que Zipper T. Bunny escondeu na nossa cidade. Para facilitar, eu dou uma dica: Os ovos vão ser:
Tree Eggs: Vão estar dentro de algumas árvores: chacoalhe elas para eles caíirem;
Deep Sea Eggs: No fundo do mar: nade com sua roupa de mergulho e procure por sombras no fundo;
Sky Eggs: Vão estar voando com balões, igual aos presentes, use o estilingue neles e eles cairão;
Underground Eggs: Vão estar enterrados: cave nos buracos com a "estrelinha" para encontrá-los
Rock Eggs: bata nas rochas da cidade com a pá para encontrá-los;
Fish Eggs: Eles estarão "Nadando" no mar ou rio: use a vara de pescar para pescá-los.
Após encontrá-los você pode comer os ovos e obter um doce, um ticket ou um ticket especial. Esses tickets podem ser entregues para o Zipper e em troca, ele dará um item do seu set exclusivo, o "egg set", se você der sorte de pegar o ticket especial ele vai te dar uma foto dele! Já o doce você pode comer e se deliciar.

Ah! Se você provar para o Zipper que você é bom mesmo nessa coisa de encontrar ovos de Páscoa e entregar para ele um ovo de cada um dos seis tipos, ele vai te dar um presente especial!

1 de abril: April Fool's Day — Dia da Mentira — Aqui nós temos o costume de mentir de brincadeira para nossos amigos, mas na tradição da América do Norte, eles também pregam peças.! Nesse dia, uma gata sem rosto chamada Blanca vai aparecer pela sua cidade e bagunçar tudo, encontre-a e fale com ela, ela vai desaparecer! Depois disso, você vai ter que procurá-la na casa de algum animal, e é aí que começa a brincadeira. Vão haver dois animais: o original e um completamente igual, que é a própria Blanca disfarçada. Eles vão lhe dar informações sobre eles, então, preste bem atenção, que você terá que adivinhar qual animal é o verdadeiro. Ao acertar, você estará provando que vocês tem uma amizade verdadeira e o animal te presenteiará com uma foto dele. Ao conseguir desbancar a Blanca na casa de todos os animais, fale com ela na praça, e no dia seguinte você receberá uma foto dela.

1 a 10 de abril: Cherry Blossoms — Durante essa época, no começo da Primavera,  várias ávores se tornam cor-de-rosa, na sua vila, a árvore da praça e as árvores sem frutos vão ganhar essa bela coloração. E em breve as flores rosas comecarão a cair. Não deixe de ver essa beleza!


22 de abril: Earth Day — Dia da Terra — Dia de pensar nas nossas atitudes ambientais para deixar o mundo melhor e de receber um presente da Isabelle, que vai estar te esperando na praça com uma plaquinha de foto.

24 de abril*: Weeding Day — Algo como "dia de tirar mato", é um feriado criado pelo próprio jogo e comandado pelo Leif, a preguiça da loja de jardinagem. Ele propõe que a cidade seja linda e livre dos indesejáveis matinhos que nascem de vez em quando.! Os prêmios desse evento podem variar: se no dia do Weeding Day a sua cidade não tiver nenhum matinho se quer, ao falar com o Leif ele te elogiará e oferecerá para você fazer três tipos de topiaries para embelezar a cidade, mas se você nunca ligou para os matos ou ficou muito tempo sem jogar e sua cidade está uma bagunça e cheia das indesejaveis plantinhas, Leif oferecerá um incentivo para que você os arranque.! A cada quantidade, requerida por Leif, de matos arrancados, ele te dará um item do Flower Set — um dos set mais difíceis de se conseguir!

Dica: Se você for na cidade dos seus amigos ajudar a arrancar matos, o Leif dessa cidade também lhe dará os itens do set.
*Esse evento ocorre na última sexta feira de abril — muda a cada ano.

Junho, julho, agosto e setembro: Temporada de Caça ao Inseto — É hora de caçar insetos, e a época em que a maior variedade deles aparecem. O evento de caça aos insetos, chamado de Bug-Off, ocorre no terceiro sábado de junho, julho, agosto e setembro, durante o evento um camaleão chamado Nat vai aparecer na praça de sua cidade pedindo insetos para participar da competição. Nesse dia, todos os animais da sua vila vão estar procurando pelos bichinhos e
tentando ganhar um troféu de ouro.! Capture um inseto grande, bonito e raro e mostre para Nat para garantir um troféu de primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Se você entregar um inseto que seja superior ao inseto que você entregou anteriormente, Nat te recompensará com um item exclusivo da série bug, que consiste em móveis em formato de insetos!


20 de junho: Summer Solstice — Solsticio de Verão — O Solstício de Verão significa o dia que o Sol fica posto por mais tempo. No jogo, teremos um dia inteiro (24h) de sol, até mesmo a noite, em referência aos países nórdicos que desfrutam realmente desse fenômeno. Para aguentar esse dia inteiro de Sol, Isabelle dará um óculos de sol exclusivo, ela estará te esperando na praça, também com uma placa de foto comemorativa.! É hora de aproveitar o Verão na sua vila!

16 de julho até 15 de setembro: Temporada de se bronzear — o Verão está super quente na sua vila, ótimo para aproveitar uma praia, pescar e caçar insetos, mas ficar exposto ao Sol por muito tempo vai te deixar com um bronze! Se você prefere cuidar da sua pele, basta usar um chapéu ou uma sombrinha para andar por aí.

Sábados de agosto:  Fireworks — Show de Fogos! Nas noites de todos os domingos de agosto, você pode ver, na vila toda, o céu explodir em várias cores e formas no show de fogos! Além disso, Redd estará lá vendendo biscoitos da sorte que podem ser trocados por itens especiais e exclusivos do momento, e durante todos os dias do mês, fogos estarão a venda na loja do Timmy & Tommy,  para você participar da festa. E se não bastasse o belissímo show, você ainda pode pedir para Isabelle colocar na explosão dos fogos algum dos designs que você criou!

7 de setembro*: Labor Day — Dia do Trabalho Comemorado por nós no dia primeiro de maio, a tradição na América do Norte é um pouco mais tarde, mas o princípio é o mesmo. Dia de relaxar e deixar suas tarefas como prefeito para depois. Na praça, Isabelle estará te esperando com uma cesta de piquenique e uma placa de foto!
*esse feriado ocorre na primeira segunda de setembro, então muda a cada ano.


28 de setembro*: Harvest Moon — Lua de Outono — Noite de contemplar a beleza da Lua que indica a chegada do Outono na sua vila. Durante a noite, a Lua vai estar grande e bonita, e a Isabelle estará na praça para te dar um presente, há também uma placa para tirar foto.
Dica: cada região do jogo (americana, europeia, japonesa ou coreana) terá um item diferente, então se tiver amigos nessas regiões, vale a pena pedir para ir na cidade deles buscar.
*esse feriado muda a cada ano, de acordo com o real calendário norte-americano da Lua.

13 de outubro: Explorer day — Mais conhecido como “Columbus Day”, ou dia de Colombo, celebra a data em que o Cristovão Colombo chegou nas terras da América. Na sua vila, Isabelle estará na praça para te dar um modelo de navio e também tem uma placa para fotos.

31 de outubro: Halloween — Primeiramente, antecedendo ao feriado de Halloween, as lojas vão vender itens especiais da ocasião: máscaras e roupas na Able Sisters e doces e móveis da série Spooky na loja do Timmy & Tommy. Mas se vestir de lobisomem, bruxa, fantasma, múmia, caveira, inseto e frankenstein é só o começo da brincadeira! Esse evento dura a noite toda e é um dos eventos mais divertidos e complexos do jogo.

Na noite do dia 31, Jack, uma simpática abóbora, vai aparecer na sua vila te pedindo doces, em especial pirulitos. Nesse dia, os animais fora de suas casas vão correr atrás de você e te chamar para "doces e travessuras". Se você tiver doces para eles, eles te agradecem com uma dica sobre o que os outros animais têm medo, e se você preferir travessuras, eles fazerem brincadeiras e charadas, se você acertar ou ganhar, eles te darão mais doces, mas se você errar, se prepare para uma peça, os itens que você está carregando podem virar papéis de parede velhos, suas roupas se tornam peças de roupas feias e por aí vai, cuidado com o que você carrega nesse dia!

Quando você tiver dicas suficientes sobre o que os animais temem, procure-os dentro de casas e fale com eles usando a máscara que eles temem, o medo será tanto que eles te oferecerão pirulitos ("lollipops")  para que você vá logo embora! Sorte sua que pirulitos são os doces preferidos do Jack, então procure ele e ofereça os pirulitos em troca de itens exclusivos da série Creepy!

Novembro: Temporada de Cogumelos — Durante o mês de novembro, as suas árvores começam a ganhar uma colaração alaranjada, são as folhas que secam e ficam prontas para cair. Você também vai perceber que alguns cogumelos vão aparecer no chão da sua vila, lembre-se sempre de coletá-los, pois todos os dias, um deles vai ser na verdade um móvel do set exclusivo de móveis de cogumelo!

26 de novembro: Harvest Festival — Festival da colheita — Mais conhecido como dia de Ação de Graças, esse feriado americano normalmente está relacionado a muitas festas e comilança! O prato tradicional é o peru, e na sua vila, ironicamente, um peru-cozinheiro chamado Frank estará te esperando na praça para usufruir da sua ajuda para preparar um banquete. Fale com ele e ele te pedirá alguns ingredientes simples como cogumelos e peixes, mas é claro que para complicar ele pede também ingredientes tipo açúcar e leite, consegui-los é simples, basta pedir para os seus vizinhos na casa deles, mas em troca eles pedirão ingredientes comuns como os peixes e cogumelos. Depois de entregar tudo certinho para o Frank, é só saborear a deliciosa comida e aproveitar o presente de agradecimento dela: uma cornucópia — que simboliza fertilidade, riqueza e abundância.

Dezembro — O último mês do ano é super animado e cheio de coisas para ver e fazer! Para começar, a neve do inverno começa a cair, o chão e as árvores ficam cobertas de neve, mudando completamente o cenário do jogo, e as lojas do Timmy & Tommy e Able Sisters  vendem móveis do set Jingle e roupas especiais de Natal, e no clima natalino, perto do Natal, os pinheiros da cidade ficam coberto de luzinhas coloridas. Além disso, em algumas noites, é possível ver a Aurora Boreal, um lindo fenômeno que ocorre nas regiões polares do planeta.


11 de dezembro a 24 de fevereiro: Temporada de bolas de neve — Uma das coisas mais divertidas da neve é a possiblidade de montar bonecos de neve! Durante o período de neve, todos os dias vão aparecer duas bolas de neve em lugares aleatórios na sua vila. Ao rolar elas no chão elas aumentam de tamanho e quando se encontram, formam bonecos de neve, conhecidos como "Snow People", dependendo do tamanho das bolas que você rolar, você monta um membro da família, que pode ser:
Snowman: Juntando duas bolas super grandes você vai fazer o "pai" da família, ele usa uma cartola e tem olhos com números. Esses números são usados para jogar bingo na cartela que ele te dá, e todo o dia ele sorteará um número. Quando você completar uma linha (horizontal, diagonal ou vertical) na cartela, ele vai te dar um item especial e exclusivo relacionado à neve!
Snowboy: Se você juntar duas bolas grandes, você vai montar o "filho" da família, se você montá-lo perfeitamente, ele vai ficar tão feliz que vai te mandar no dia seguinte um item especial de neve, do set dele.
Snowmam: Ao juntar duas bolas médias, você vai criar a "mãe", ela vai te dizer como ela ama flocos de neve e te pedir alguns, se você montá-la perfeitamente, ela vai te pedir três, se você montar ela normal ela vai te pedir cinco Os flocos de neve ficam flutuando pela sua cidade na temporada de neve, e você pode pegá-los com rede. Ao entregá-los para a mãe-de-neve, ela te dará um item do lindo e exclusivo Ice Set!
Snowtyke: E não poderia faltar o "bebê" da família, ele é feito com duas bolas de neve pequenas e pode te dar quatro itens exclusivos de neve, porém ele só ficará feliz e te dará os presentes se todos os membros da família tiverem sido montados na sua vila.


21 de dezembro: Winter Solstice — Sostício de Inverno — Esse é o evento ao contrário do Solstício de Verão que acontece em junho, nesse dia, o dia todo fica noite, também em referência às regiões polares onde esse fenomeno ocorre. Isabelle, é claro, estará lá para te dar um presente, dessa vez é uma varinha de condão azul, e também tem, como sempre, a tradicional plaquinha para se tirar foto! No jogo, esse evento marca o começo oficial do Inverno.

24 de dezembro: Toy Day — Dia do Brinquedo — O dia do brinquedo, é claro, é o nosso Natal! Durante todo o mês de dezembro, os animais da sua vila vão comentar com você características sobre o presente que eles estão ansiosos para receber no Toy Day. E na noite do dia 24, no maior clima de Natal, com músicas e pinheirinhos coloridos, uma rena chama Jingle vai aparecer por aí. Ao falar com ele, você ficará sabendo que ele é um pouco… confuso, então resta a você dar os presentes para os animais, coloque sua roupa de Papai Noel (a venda na Able Sisters durante dezembro) e mãos à obra! Procure os animais pela vila, que estão ansiosos para te ver, e é importante ter anotado o que cada animal pediu, para não ter erro e todos ficarem satisfeitos.! Depois de terminar, fala com Jingle e devolva o saco de presentes para ele. Como agradecimento ele lhe dará uma decoração exclusiva de Natal. E se você acertar o presente de todos os animais da vila, no dia seguinte você receberá uma foto do Jingle!

31 de dezembro: Countdown — Contagem Regressiva — Depois de tantos eventos e festas no ano, nos resta a contagem regressiva para o ano novo! Durante todo o dia 31, Isabelle estará na praça com uma placa com um relógio fazendo a contagem regressiva para o ano novo, e ela te dará uma taça de cidra para brindar. Redd também estará lá vendendo chapéus especiais e serpentinas para ajudar na comemoração. Quando o relógio der meia-noite, fogos explodem no céu, uma música festiva toma conta da cidade e os animais dançam e festejam com chapéus coloridos! Essa festa dura
até as 2h da manhã, então vale a pena conferir e desejar um feliz ano novo para nossos amigos!

Ainda fazendo parte da comemoração de ano novo, no dia primeiro de janeiro, Isabelle ainda estará na praça e te entregará um item especial do Zodiac Set, com uma estátua do animal que simboliza o ano no zodíaco japonês!

Seu aniversário: Com certeza o evento mais importante do ano. Não deixe de jogar nesse dia! Assim que você sair da sua casa, o animal que você é mais amigo vai aparecer na sua porta e te chamar para a casa dele urgentemente.! E é claro que ele tem uma festa para você! Se você jogar frequentemente e tiver um bom nível de amizade, você ganhará um item exclusivo de festa de aniversário.! Apague as velinhas do bolo, e faça um pedido, mas cuidado se decidir contar o seu desejo para o seu amigo-animal, eles são bem fofoqueiros!

Ufa! Agora que você sabe de todos esses eventos, já pode se programar para não perder um sequer! Animal Crossing: New Leaf garante diversão para o ano todo, e não se preocupe com os dias que não têm eventos, pois sempre somos surpreendidos por algum acontecimento na nossa nem-sempre-tão pacata vila.


Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google