Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #200: Big N fora do Brasil, Nintendo Direct e o FIM

Confiram toda a minha sabedoria no último N-Blast Responde com a coletânea de respostas enviadas pelo Ask.


E aí, galere pedrástica! Todo mundo assistiu ao Nintendo Direct e ficou animado com as novidades? Eu gostei, mas faltou um jogo meu, para variar. ¬¬' Na coluna de hoje, como era esperado, perguntas sobre a saída da Nintendo do Brasil e sobre os novos anúncios também. Mas tem mais coisa, como Mega Man 9 e os números de vendas do DS e 3DS. Ah, sobre o "fim" do título, nesta coluna tão especial, eu tenho um anúncio importantíssimo para fazer. Assim como a Nintendo teve que tomar a difícil decisão de sair do Brasil, eu também tive que fazer uma escolha nada fácil. Esta, é a minha coluna de número 200... será a última coletânea das minhas respostas às suas perguntas do Ask. Eu sei que muitos ficarão tristes com essa notícia, mas é hora de eu partir para coisas maiores, mais à altura de minha infinita grandiosidade! Estou certo que vocês entenderão eventualmente... então, chega de enrolação e vamos lá!


Pedra, essa explosão de "Nintendo saiu do Brasil" me deixou maluco (apesar dela nunca ter entrado de fato). Agora me explique como toda essa sabedoria aonde eu poderei comprar jogos? Terei que importar de fora? Não tem nenhuma outra maneira?
Anônimo "Nuintendo" da Silva
Pois é, essa notícia pegou todo mundo de surpresa. E de uma forma nada boa. Está certo que a Nintendo estava longe de ter uma atuação sólida no Brasil, mas enquanto a esperança de todos era de que isto fosse melhorar, a notícia matou estas esperanças a pauladas. Basicamente, isto significa que os jogos e consoles não serão mais vendidos "oficialmente" no Brasil. Mas pode ter certeza que várias lojas ainda importarão e venderão.

O preço, pra falar a verdade, nem deve mudar muito já que os produtos da Nintendo no Brasil já eram astronômicos, sendo eles "oficialmente brasileiros" ou não. Sendo realistas, o cenário não vai mudar muito. Provavelmente será mais difícil achar consoles e jogos físicos para comprar, mas os preços continuarão tão altos quanto já eram. O Wii U vai continuar sem eShop brasileira, mas a estas alturas todos que querem comprar jogos digitais já contornaram esse problema, acessando as lojas americana ou canadense.
Se ao menos a eShop brasileira estivesse ativa...
Pedra do poder me responda: o 3DS esta no caminho para superar o DS ao menos no Japão?
Anônimo "D.S." da Silva
Não, ainda está longe sequer de chegar perto. Embora o 3DS tenha alcançado a respeitável marca de 50 milhões (que já é mais que o SNES, o N64 e o primeiro Xbox), o DS chegou a um total de impressionantes 155 milhões de unidades vendidas em toda sua vida (só perdendo por pouco para o PS2 que chegou aos 157 milhões). Mesmo no Japão a diferença é bem grande: 3 milhões do 3DS contra 12,5 milhões do DS. O total de vendas do 3DS com certeza ainda vai subir nestes próximos anos, mas provavelmente não conseguirá alcançar o sucesso épico do DS.


Pedra, o que você achou da desculpa esfarrapada da Nintendo sobre os impostos? Microsoft atua no Brasil e nos respeita enquanto mercado consumidor oferecendo jogos dublados e legendados... Qual o real motivo da Nintendo nunca ter nos enxergado como mercado estratégico?
Anônimo "Nintendon't" da Silva
Não é uma desculpa tão esfarrapada assim, na verdade. Sim, a Microsoft tem uma atuação bem forte no Brasil... mas para eles é mais fácil, pois graças ao seu mercado de computadores, a presença deles no Brasil já era bem maior. Mesmo assim, apenas parte do seus consoles é produzido no Brasil (por isso o preço ainda é consideravelmente alto comparado aos EUA, por exemplo). Para a Nintendo isso é bem mais complicado porque ela não tem nada de nada no Brasil, e abrir uma base de operações por aí exigiria um custo e burocracia enormes.

Claro que não é impossível, mas também dá para entender o receio nisso. Aliás, foram justamente essas atuações mais fortes das concorrentes que obrigou a Nintendo a pensar duas vezes. De acordo com Bill van Zyll, diretor geral da Nintendo para a América Latina, enquanto todo mundo estava importando para o Brasil, eles não estavam preocupados. Mas agora que as concorrentes estão produzindo em parte no país e conseguindo preços menores por causa disso, a Nintendo viu que já não dava para continuar como estava. Enfim... sair do país talvez seja o primeiro passo para, um dia, voltar com a atuação mais forte que tantos fãs querem a tanto tempo... mas também não dá pra negar que, enquanto o Brasil tiver esses impostos ridículos (para tudo, mas para games em particular), a coisa vai continuar muito difícil...
Ela vai voltar mais forte!
Ola pedra de sabedoria infinita. Minha pergunta pode ser meio besta, mas como funciona o Friend Code ? Ele tem algum limite de amigos por console? Por favor me responda.
Anônimo "Rebrandts" da Silva
Ora, o que é isso, não é pergunta besta não! O sistema de Friend Codes do 3DS é meio chatinho e ultrapassado, mas é simples: cada 3DS tem um friend code (você pode ver o seu acessando a lista de amigos — aquela carinha laranja — no menu principal) e, para adicionar um amigo, basta cada um dos dois inserir o código do outro pela lista de amigos. Quando cada um registrar o código, os dois se tornarão amigos (não é lindo?) e, assim, poderão ver quando estão online, o que estão jogando e também torna mais fácil jogar online em vários jogos. O limite de amigos que um 3DS pode ter registrado é 100.
Seria bom se a outra pessoa recebesse a notificação do pedido de amizade...
ou de chamadas para o rolê :P
Pedra eu zerei Megaman 9 sem morrer!
Anônimo "Eggman" da Silva
E por que não zerou sem levar nenhum dano?? ¬¬'
Capa retrô... tão feia como as antigas capas americanas. XD
Pedra, é seguro jogar no modo For Glory do SSB for WiiU? A Nintendo disse algo? Queria muito mas estou com receio de estragar o console.‎
重野 まゆみ
Olha, depois das últimas atualizações, aparentemente não houve mais notificações de erros do tipo que estava causando a corrupção na memória do Wii U (e que em alguns casos levava ao console "brickar"). Mesmo quando o problema começou a ser reportado, entretanto, era algo bem raro de acontecer. Apenas alguns azarados passaram por isso enquanto que a grande maioria se matou de jogar no modo For Glory e não teve problema nenhum. De qualquer forma, o problema parece ter sido resolvido... claro que coisas desse tipo são totalmente imprevisíveis e não dá pra garantir que nada mais vai acontecer, mas seeee por acaso você passar por algo desse tipo, em que a memória fique corrompida, o mais importante a se fazer é NÃO formatar a memória do Wii U, pois era isso que estava causando o brick.
Quero ver quando for Pedra Only!
Hey pedra, se eu tiver um Wii U e 3DS, e ambos estiverem conectados na mesma conta e eu comprar por exemplo, Super Mario Bros. do Virtual Console, eu vou poder baixar ele tanto pro 3DS quanto pro Wii uUou apenas pra plataforma que eu estava quando comprei ele?
Anônimo "Crossbuyer" da Silva
Até o momento, as compras são fixas por console. Ou seja, se um jogo está disponível para ambos, você tem que comprar ele duas vezes pra poder jogar nos dois. Entretanto, no último Nintendo Direct, foi anunciado um primeiro jogo a usar o sistema de Cross-Buy (o nome dado a quando uma compra é compartilhada entre dois consoles), que será o Mario vs. Donkey Kong: Tipping Stars. Ao comprar esse jogo - que será lançado dia 5 de março - em um console, você poderá baixar no outro de graça. Vamos torcer pra que os resultados disso sejam bem positivos e leve a Nintendo a continuar lançando os jogos digitais dessa forma!
Finalmente! Tem que virar regra!

Ola pedra. Não vi todo o Nintendo Direct, mas a parte que vi só falou do New 3DS XL. Não vai sair a versão menor na América?
Anônimo "Indirect" da Silva
Não. A Nintendo disse que é porque eles não acharam que o modelo menor seria muito vendido nas Américas. Pode ser verdade, imagino que eles tenham decidido isso baseado na comparação de vendas entre os modelos originais do 3DS e 3DS XL... o lado ruim disso é que não teremos o modelo com capinhas customizáveis. T_T E já que você perdeu o Nintendo Direct, você pode conferir tudo na matéria feita pela Anna, do Blast e ficar por dentro das novidades.
Nada de capinhas bonitinhas por essas bandas. ¬¬

O Fim 

Bom, então é isso, meus amigos e leais fãs... essas aí foram as últimas perguntas e respostas do Ask a serem publicadas. Também abandonarei o meu perfil lá, então perguntas lá não serão mais respondidas.


....


Agora, as perguntas devem ser feitas no meu site novo! Isso mesmo, agora tenho um novo lindo e maravilhoso site feito só para receber as suas perguntas e responder com toda a minha sabedoria! Ora, eu falei que era o fim das perguntas e respostas do Ask... não em geral! xD

E com o novo site, vem um monte de ótimas novidades, como a possibilidade de fazer buscas, fazer perguntas usando as contas de Facebook ou Google+ (mas ainda com opção para os Anônimos da Silva, não se preocupem), mais espaço para as respostas, divisão por categorias... enfim, um site muito mais digno de toda a minha pedrosidade!

Então não percam mais tempo e conheçam o novo portal de perguntas e respostas do N-Blast Responde!... quem sabe a sua seja a primeira pergunta a ser respondida por lá!

Adeus ask. Agora entrem no meu site para fazerem as perguntas! XD

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google