Game Music

Poké-Música Parte 1: Kanto e as primeiras melodias

Alguns bits rearranjados fazem toda a diferenca em uma jornada Pokémon.


Tratando-se de Pokémon, as primeiras palavras que vem à mente quando se pensa nos games dos monstrinhos de bolso são: competição, aventura, jornada. Porém, o que muitos esquecem é que, da mesma forma que muitos outros games, a trilha sonora também é uma das partes mais essenciais da franquia Pokémon. A partir de hoje começamos uma jornada diferente pelo universo dos monstrinhos de bolso, relembrando todas as melodias que embalaram muitas descobertas, batalhas e vitórias. Ouça e aprecie novamente as musicas clássicas dos primeiros games da franquia e da incrivel região de Kanto.
IMPORTANTE: Quer aproveitar melhor a leitura da matéria? Então coloque para tocar as músicas em destaque que se encontram no final da página!

De bit a beat

Quando se fala sobre as músicas que embalaram os games da primeira geração é impossivel não começar o assunto com um dos temas que se tornou marca registrada da série e definiu o tom de todas as aberturas dos titulos posteriores. O tema “Opening” de Red/Blue/Yellow é aquela música que está gravada para sempre na memória dos fãs e guardada com muito carinho em seus corações. Como esquecer desse tema? Começando de uma forma ritmada, ele aos poucos se transforma em uma melodia épica que mostra ao jogador o quão fascinante é o mundo Pokémon. Os remakes dos clássicos Red and Blue não somente mostraram um melhoramento gráfico e na mecânica do game, mas também apresentaram aos jogadores as suas músicas preferidas remasterizadas. O “Opening” está melhor do que nunca em FireRed e LeafGreen.
Prepare-se para viver uma incrível jornada!

Certamente, a melodia que toca toda vez que você entra em um Centro Pokémon para curar seus monstrinhos é uma das músicas que mais tocam na série e que mais tempo fica na cabeça dos jogadores durante sua jornada. Com um ritmo simples e suave, o tema combina perfeitamente com o ambiente “poké-hospitalar” do centro médico.
Admita, esse era o lugar que você mais visitava nos games.


Cada cidade da região tinha sua própria trilha musical. No entanto, uma das memoráveis com certeza é a melodia de Pallet Town. A música é muito simples e se encaixa como uma luva na perspectiva de uma cidade pequena e acolhedora. A melodia não sofreu muitas mudanças nos remakes, apenas foi remasterizada e, de certa forma, ficou mais suave do que já era.
"Pallet Town: Um começo puro e branco."


Logo quando comecamos nossa jornada Pokémon e descobrimos que existem vários treinadores espalhados pela região dispostos a batalhar, somos apresentados a um tema musical que definiria o tom de todos os encontros inesperados com outros oponentes pelo resto da série. O primeiro tema de “Battle (VS Trainer)” de Red/Blue/Yellow é uma das melodias mais clássicas da franquia. O ritmo da música é perfeito da forma como mantém um passo acelerado, combinando com o desenvolvimento do combate. Os remakes se encarregaram de conservar o tom da melodia, mas a remasterização acrescentou algumas batidas extras que melhoram no calor da batalha.
Treinadores procurando por batalhas estão por todos os cantos.


Falando em batalhas, os confrontos com cada líder de ginásio também têm uma melodia própria. Apesar de o tema ser o mesmo para todas as batalhas, ele não perde a sua força e carisma. Com batidas rápidas e alguns tons que lembram as disputas com treinadores Pokémon, o “Gym Battle” é um tema único que põe o jogador diante de um de seus maiores desafios em sua jornada. Ele precisa confrontar um treinador mais poderoso que ele próprio e provar seu valor. E não podemos nos esquecer de que o tema principal dos ginásios Pokémon, o "Pokémon Gym" se tornou uma melodia de ritmo inspirador que é utilizada em todos os games da série.
Batalhas contra líderes de ginásio: emocão garantida com uma excelente música!

De nota em música

Impossível falar em músicas da franquia Pokémon sem falar da trilha mais polêmica de toda a série. A melodia de “Lavender Town” é uma das composições mais estranhas da série. O tom ritmado e lento da canção combina muito com o clima fantasmagórico da cidade que é lar do maior cemitério Pokémon da região de Kanto, a Pokémon Tower. A bizarra melodia foi tema até mesmo de uma creepypasta mas, no final das contas, ela não causa nenhum mal a saúde e existem jogadores que certamente a consideram o melhor tema musical da série. Mesmo assim, é difícil nao ouvi-la sem sentir alguns calafrios. Em FireRed e LeafGreen e, até mesmo em HeartGold e SoulSilver, a música de Lavender Town adquiriu um tom mais calmo e perdeu boa parte de seu ar assustador.
Definitivamente, a música mais assustadora de toda a série.


A musica que se ouvia enquanto o jogador tentava investigar e sobreviver dentro do confuso esconderijo secreto da Team Rocket também é uma das trilhas mais importantes dos primeiros games. Com tons mais fortes e um ar mais agressivo, a melodia, junto com a de Lavender Town, era uma das que mais se diferenciavam nos games.
A Team Rocket não tinha um esconderijo, mas um desafio mental!


Desde o primeiro game da série, a batalha final contra o Campeão da Liga iria se tornar o clímax de jornada Pokémon. Esse momento é o auge da jornada, quando o treinador precisa enfrentar o Mestre Pokémon mais poderoso da região depois de uma exaustiva batalha contra a Elite Quatro. Em Red/Blue esse momento se torna ainda mais épico quando o Campeão é seu próprio rival. Assim, ganhar dele dá um gosto especial à vitória. A batalha se torna ainda mais épica com a trilha sonora caprichada de “Battle (VS Rival)”.
Nada como uma excelente música para embalar um dos momentos mais épicos dos games: o confronto final com seu rival!

Menções honrosas

Uma melodia que merece ser lembrada e o tema que pode ser ouvido quando o jogador entre no laboratório do Professor Oak em Pallet Town. “Oak Research Lab” é uma música divertida e especial. Pode-se dizer que os tons alternados presentes na melodia dao a ela um ar cientifico, lembrando muito os temas de laboratorios de filmes e seriados de ficção científica.
Ainda é difícil entender com um cientista renomado como o Professor Oak precisaria de duas crianças para preencher sua Pokédex, mas tudo bem. Afinal, sem isso não teríamos o game, não é?


Outra duas menções que devemos fazer são as melodias que ouvimos quando o jogador finalmente pode cruzar maiores distâncias ensinando o move “Surf” para um de seus monstrinhos e no momento em que o jogador encontra (ou se esquece de usar o Repel…) um Pokémon selvagem. Enquanto a primeira é uma música com um tom mais suave, a segunda aproveita-se de alguns elementos da melodia da batalha contra treinadores comuns.
Seja surfando com seu companheiro aquático ou encontrando um monstrinho selvagem, saiba que uma música especial sempre vai acompanhá-lo.









Para reproduzir as músicas basta selecionar a que você quiser e apertar o botão "Play" para reproduzi-la!

Então, tem alguma música dos games da primeira geração que ficaram para sempre guardadas em sua memória alem das exibidas na matéria? Não deixe de conferir a segunda parte desse especial na próxima semana, em que vamos explorar as belas sinfonias da região de Johto.

Revisão: Alan Murilo
Capa: Diego Migueis



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google