Top 10

Engolir e mudar: elegemos as melhores transformações de Kirby

Elegemos as dez melhores transformações de Kirby, o dono da habilidade nada comum de engolir e absorver o poder dos seus inimigos.


Kirby seria só mais um irmão perdido de Jigglypuff se não fosse pela sua habilidade de absorver as características dos seus inimigos, dando-lhe novas formas e poderes. Sua técnica avançada de sugar, engolir e se transformar tem sido seu grande diferencial, principalmente no tempo concorrido das gerações de 8-bit e 16 bit, onde o estilo plataforma era predominante. Representante máximo da fofura nos jogos, o carismático herói da Nintendo tem resistido bem ao tempo e se adaptado melhor ainda às novas gerações de consoles, mantendo sua relevância num cenário tão competitivo. Isso se deve muito a sua característica de adaptação e transformação.


A cada novo game lançado, jogadores de consoles de mesa e portátil se enchem de ansiedade para saber quais novas formas o eterno fofinho vai adquirir ao longo da jornada. Fica até difícil numerar todas as formas que ele já teve em todos esses anos (na edição Nº 25 da Revista NBlast [pág. 50], listamos todos os poderes do Kirby vistos até então), mas cada jogador tem a sua favorita. Aproveitando a proximidade da chegada de sua aventura ao Wii U, separamos as 10 melhores transformações de Kirby para você.
Difícil escolher apenas dez.

Crueldade fofa
Esse carinha pode não ser tão fofo quando você imagina. Engolir os inimigos para absorver seus poderes seria um ato de crueldade para qualquer outro personagem. Por sorte, essas bochechas rosadas deixam tudo muito mais fofo e bonitinho, não causando, desta forma, nenhum tipo de receio na hora de praticar o ato “cruel” contra os monstrinhos do jogo.

10. Circus

Não existe um padrão nas transformações de Kirby, indo de referências a personagens de jogos clássicos e elementos da natureza, até animais ou objetos. Mas, o que dizer de uma forma onde Kirby assume características de um astro do circo? Pois é, essa forma existe, e está presente na última aventura do pequeno aspirador rosa no Nintendo 3DS. Com os poderes do Circus, ele pode atacar com pinos de boliche flamejantes enquanto faz malabarismos, como inflar esculturas de balões, saltar através de aros de fogo, equilibrar-se em bolas e saltar em trampolins -– é um show completo.

09. Sleep

A vida de Kirby não sé feita só de ação e aventuras. Entre suas viagens para Dream Land, o mais esférico dos mascotes da Nintendo precisa manter sua beleza com um belo sono rejuvenescedor (ou você pensa que ele mantém essa aparência jovem por tantos anos apenas comendo e enfrentando criaturas malignas?). É, eu sei que você está se perguntando sobre o motivo desse poder praticamente inútil estar aqui (apenas alguns jogos te recompensam, com certa quantidade de HP, enquanto ele dorme), mas, seja você, ou mesmo uma bolinha rosada cheia de fofura, todos precisamos de alguns minutos de sono.

Essa é justamente a função da transformação em Sleep — além do contra-ataque causado nos jogos da série Super Smash Bros. Dormir, simplesmente dormir. Pode a terra dos sonhos estar prestes a desabar, mas se você encosta num dorminhoco, não tem outra, é sono na certa. Muitos jogadores já devem ter perdido a paciência com o Sleep, enquanto outros, como eu, apenas curtem o momento de descontração com um sorriso no rosto, admirando a beleza e a serenidade do cochilo no auge da sua beleza rosada.

08. Cupid

O que pode ser mais fofo do que um anjo cor de rosa? É justamente por essa combinação divina que elegemos a transformação em Cupid uma das dez melhores dessa criatura angelical. Nascida em Kirby and the Amazing Mirror (GBA) e tendo seu legado estendido a Squeak Squad (DS), Kirby adquiri asas e um arco com flechas, tal qual a representação usual dos cupidos. Não posso esquecer da auréola e de que as pontas das flechas foram substituídas por corações. Mas nem só de fofura dos céus vive essa forma. Kirby se torna uma espécie de arqueiro, capaz de carregar uma quantidade infinitas de suas flechas. Some a isso a habilidade de voar e de atirar vários projéteis de uma vez, e temos um dos melhores poderes de toda a série.

07. Ninja

Saído das sombras e capaz de desaparecer na escuridão, Kirby Ninja é pura ação e estilo. Se não fosse pela fofura da série, que não dá espaço para a violência desenfreada, esta seria uma das habilidades mais mortais dos nosso protagonista. Como é de se esperar de um ninja, com esta habilidade, Kirby tem sua velocidade dobrada, movendo-se com destreza pelo cenário, podendo até se segurar nas paredes e lançar projéteis com tanta maestria que nem conseguimos ver o trajeto das suas shurikens.

Se já não bastassem todas as técnicas e estilos vistos em Kirby Super Star (SNES), em Squeak Squad (DS), artimanhas como o ninjutsu e a habilidade de andar sobre a água se juntam ao vasto arsenal ninja. O pouco dano causado pelos seus golpes é recompensado pela sua agilidade, permitindo ao jogador disparar ataques ininterruptos. Em Super Smash Bros., Kirby adquire uma forma semelhante a esta quando engole Sheik.

06. Whip

Para os amantes de uma boa chicotada, foi no Wii, com Kirby’s Return to Dream Land, que o nosso herói rosado incorporou um dos personagens mais marcantes do cinema. Ao melhor estilo Indiana Jones, com direito a chapéu e chicote, açoitamos inimigos com golpes rápidos e repetidos. Outra função interessante do Kirby Whip é a habilidade de alcançar objetos que estejam longe do seu alcance normal. Inclusive, seu chicote é capaz de atravessar paredes, tanto para recolher itens quanto para acertar inimigos. Como uma chicotada de leve não faz mal a ninguém, Whip veio parar no nosso top 10.

05. Plasma

Uma das habilidades mais completas de Kirby, sua forma Plasma, equilibra poder de ataque e defesa. Com ele, podemos lançar pequenas quantidades de energia estática nos adversários. Porém, caso queira causar um estrago ainda maior, basta movimentar o personagem de um lado para o outro, gerando um campo de energia ao redor de Kirby, que, quando disparado, sai destruindo tudo pelo caminho. Caso prefira, você pode usar a energia como escudo, evitando que objetos menores acertem o personagem, e até causando danos aos inimigos. E essa é só a a parte prática dessa transformação. O visual também é um grande atrativo do Kirby Plasma. Com direito a tiara e cabelos em forma de raios, nosso herói esbanja estilo.

04. Wheelie Rider

Uma das formas mais interessantes e presentes ao longo de toda a série é a Wheel. Com esse poder, Kirbv pode se transformar num pneu e correr desenfreado pelo cenário. Mas, é na sua forma Wheel Rider que o rechonchudo se torna o verdadeiro rei do asfalto. Para utilizar este “poder”, Kirby, na sua forma Whell, precisa acionar o segundo jogador, gerando uma espécie de monociclo. Basta montar no veículo para a “fusão” se completar. De chapéu e óculos, os parceiros se tornam uma combinação explosiva de velocidade de poder e destruição. Além de quebrar tudo o que vem pela frente, ainda é possível atirar projéteis enquanto o seu amigo controla a direção. É diversão para ninguém botar defeito.

03. Fighter

O que aconteceria se Kirby engolisse Ryu, da série Street Fighter? Bem, isso pode não ter acontecido realmente nos jogos da série do rosadinho, mas as referências ao lendário dono do Hadouken são evidentes nesta transformação. Como Kirby Fighter, temos uma gama de golpes baseados em diversas artes marciais e estilos de luta, além das magias ao melhor estilo Dragon Ball Z. Agarrões, socos, chutes e golpes à distância tornam esta forma uma das mais devastadoras dentro do rico arsenal do fofinho. Com uma faixa vermelha de lutador na cabeça, Kirby sai dando porrada e soltando Hadoukens e Shoryukens por DreamLand, e até em Super Smash Bros.

02. UFO

Já chegou o disco voador! Sim, os OVNIs existem. Ou pelos menos habitam a DreamLand. Uma das transformações mais raras e legais do nosso herói, faz com que ele assuma a forma de um objeto voador não identificado. Em sua forma UFO, o Kirby é capaz de flutuar livremente (a menos que você encontre uma escada) pelo cenário e desferir golpes na medida em que o botão B é pressionado. Pode não ser o mais poderoso dos poderes, mas sua beleza e raridade (são poucos os estágios em que podemos assumir esta forma) tornam esta uma das mais incríveis e marcantes transformações do Kirby. Já se foi o disco voador!

01. Sword

Empunhando uma das mais clássicas e nobres armas de todos os tempos – uma espada de cabo azul – nosso herói de gorro verde precisa superar desafios e vencer poderosos inimigos ao longo de uma difícil missão. Não, essa não é nenhuma introdução de algum jogo da série The Legend of Zelda. Na verdade, esta é forma de Kirby Sword, o lendário (e meigo) espadachim de Dream Land. Inspirado no visual e nas habilidades de Link, Sword é uma das transformações mais comuns, simples e poderosas dos jogos do imortal aspirador de monstrinhos.

É possível atacar a curtas distâncias, lançar energias quando o nível de vida está no máximo (assim como nos jogos da série Zelda), saltar e cair cortando tudo (como Link em Smash Bros.), além de poder misturar os poderes da sua espada com outros elementos (em alguns jogos). Fogo, água e trovão são alguns exemplos que podem te trazer poderes de destruição inimagináveis. Sem dúvidas, esta é a transformação que une as melhores referências, poder de ataque, magia, beleza, estilo e simplicidade.
E você, caro leitor, qual a sua transformação favorita de Kirby? Concorda com nossa lista? Deixamos alguma forma de fora? Não deixe de comentar. 
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google